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Culinária

Mousse de chocolate proteica e dicas para consumir chocolate sem sair da dieta

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chocolate é bem-vindo em diversos momentos. Ele tem lugar garantido na Páscoa, tem um dia mundial, comemorado em julho, e também um dia nacional, celebrado neste domingo, 28 de outubro. Que tal aproveitar a data com uma mousse de chocolate proteica que é uma bela sobremesa até para quem está de dieta?

Mousse de chocolate proteica leva chocolate 70% na receita, uma versão mais saudável que a ao leite
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Mousse de chocolate proteica leva chocolate 70% na receita, uma versão mais saudável que a ao leite

A receita é da chef especializada em gastronomia funcional Malu Lobo. Essa mousse de chocolate proteica , como explica Malu, é uma versão mais leve que as mousses tradicionais por não levar creme de leite.

A sugestão da chef é uma opção de sobremesa para quem está de dieta e contando calorias. Pode ser feita tanto com adoçante quanto com açúcar demerara, que já é mais saudável que o branco por ser menos processado.

Como preparar a mousse de chocolate proteica

Chef Malu Lobo ensina passo a passo da mousse de chocolate proteica, opção de sobremesa leve e fácil de fazer

Divulgação/Malu Lobo

Chef Malu Lobo ensina passo a passo da mousse de chocolate proteica, opção de sobremesa leve e fácil de fazer

Veja o passo a passo:

Ingredientes

  • 170 g chocolate 70% (deixe um pouco separado para enfeitar o prato)
  • 100 ml de leite vegetal ou semi desnatado
  • 1 gema ou 2 colheres rasas de biomassa de banana verde
  • 4 claras batidas em neve ( ou 5 se forem ovos pequenos )
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres sopa adoçante forno e fogão ou açúcar mascavo ou demerara
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Modo de preparo

O primeiro passo é bater as claras em neve com o sal e o adoçante. O ponto certo é quando obter picos firmes de clara.

Use um bowl para derreter o chocolate. Para isso, leve o chocolate ao microondas por 30 segundos. Mexa depois desse tempo e repita todo o processo, até que o chocolate esteja derretido.

Depois, em um bowl  ou tijela maior, junte o leite e as gemas (ou a biomassa de banana verde) ao chocolate. Em seguida, adicione as claras em neve em duas etapas, misturando devagar para que elas incorporem na receita, mas sem perder a textura aerada.

A receita rende seis potinhos de mousse de chocolate proteica. Separe as porções e leve para gelar por aproximadamente 2 horas. Na hora de servir, decore com raspas de chocolate.

Mais dicas para comer chocolate sem culpa

Vale lembrar que as melhores versões de chocolate são aquelas com os maiores teores de cacau. Esse item contém flavonoides, antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres, e polifenois, que contribuem para diminuir o nível da pressão arterial e faz bem à saúde do coração.

A receita de Malu, por exemplo, usa chocolate 70% cacau . Essa é uma versão mais amarga que a ao leite, mas que costuma ser bem aceita e uma boa ideia para começar a consumir um chocolate com menos gordura e açúcar. Se preferir, pode consumir versões ainda mais saudáveis, como a 85% o mesmo 100% cacau .

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Culinária

Rosca de Leite condensado Mais Fácil do Mundo

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A Rosca de Leite condensado Mais Fácil do Mundo

✅ INGREDIENTES

✦ 1 lata de leite condensado
✦ 1 lata de óleo (mesma medida da de leite condensado)
✦ 1 lata de leite (a mesma medida da de leite condensado)
✦ 4 ovos
✦ 2 saquinhos de fermento biológico em pó fleischmann (20g)
✦ 1 kg de farinha de trigo (e mais um pouquinho para chegar no ponto até a massa desgrudar das mãos)

✅ MODO DE PREPARO

➥ Coloque todos os ingredientes menos a farinha, no liquidificador e bata por 2 minutos
Depois em uma bacia grande coloque os ingredientes batidos e junte a farinha aos poucos, até dar o ponto de soltar das mãos
Sove bem a massa para que cresça (não tenha preguiça esse é o segredo para ficar fofa)
Em seguida enrole a massa no formato que desejar
Coloque nas assadeiras e deixe crescer por 1 hora
Aqueça o forno antes de colocar os tabuleiros de rosca
Depois coloque no forno e asse por 30 minutos (dependendo da temperatura de cada forno, pode ser mais de 30 minutos ou menos)
Depois de assadas, jogue a calda que desejar em cima.

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Culinária

Está tentando emagrecer? 5 alimentos que podemsabotar sua dieta

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Para emagrecer rápido é preciso fazer alguns esforços, como abrir mão de alimentos que prejudicam a queima de gordura e aderir a uma dieta mais regrada. Outro ponto é ficar atento aos produtos que parecem saudáveis, mas que podem acabar atrapalhando a jornada da perda de peso.

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emagrecer
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Consumir esses alimentos pode não ser uma boa ideia se a sua intenção é emagrecer rápido. Saiba quais são eles

Há alimentos que funcionam como sabotadores de dietas como a low carb, em que o objetivo é emagrecer . O especialista em emagrecimento, Rodrigo Polesso, que também é idealizador do site “ Emagrecer de Vez ”, diz que esses produtos são ricos em glicose, substância que estimula a produção de insulina.

A insulina tem a missão de controlar a glicose no sangue, mas também pode bloquear a queima de gordura. Esse impedimento gera aumento no estoque de gordura no corpo e, consequentemente, eleva o peso.

Polesso conta que alguns alimentos populares são amplamente recomendados, entretanto contribuem com a ação da insulina em excesso e dificultam a perda de peso.

Pães feitos com farinha de trigo

pães
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Ele afirma que pão, integral ou não, não ajuda a perder peso, e indica o consumo de pães de farinhas de oleaginosas

O especialista afirma: integral ou não, o pão não colabora com o emagrecimento. “Não é segredo para ninguém que pão colabora para o ganho de peso e deve ser evitado”, declara. Ele explica que o alimento tem farinha de trigo em sua composição, e trigo é, basicamente, amido. Depois do processo de digestão, o trigo se transforma em açúcar no sangue.

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Para substituir esse alimento, ele sugere pães feitos com farinhas de oleaginosas, como é o caso da farinha de amêndoa e da farinha de coco.

Sucos de frutas

suco de frutas
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O açúcar presente nos sucos de frutas, por mais que seja natural, não colabora com a perda de peso

Polesso vai na contramão de muitos especialistas e garante que o suco de frutas não ajuda a perder peso . “É fisiologicamente impossível que açúcar, natural ou não, promova a queima de gordura”, enfatiza ele.

A laranja, uma das frutas mais escolhidas para fazer sucos, é composta basicamente por açúcares, ou seja, carboidratos. Para Polesso, é melhor comer a fruta ao invés de tomar o suco, e dar preferência àquelas que possuem baixo índice glicêmico.

Além disso, água com gás ou água saborizada com limão, por exemplo, também podem ocupar o lugar dos sucos, porém com moderação. “O objetivo é não ter bebida doce toda refeição para não criar uma espécie de vício com este hábito”, acrescenta.

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Café e chá com açúcar

café e chá
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O café e o chá, para não prejudicarem a alimentação, devem ser adoçados com adoçantes, não açúcar

O alerta para o café e o chá serve para quando essas bebidas são adoçadas com açúcares brancos, de coco, demerara e mel, por exemplo. Para dar um gosto doce ao chá e o café, o especialista aconselha a substituir o açúcar por adoçantes sem calorias, como o eritritol e a stévia.

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Apesar disso, Polesso ressalta a importância de tomar bebidas puras. “Ao acostumar o paladar com o gosto doce, acabamos ficando reféns desse hábito. É sempre melhor controlar o seu gosto por doce do que ser controlado por ele”, pontua.

Tapioca

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Tapioca não é recomendada para quem quer emagrecer, mas pode ser eficaz na manutenção do peso

A tapioca, tal como o pão, é uma fonte de energia, mas não de nutrientes, e se torna ainda mais prejudicial para perder peso quando é consumida com outras formas de gordura.

“Trata-se de uma questão de prioridade metabólica: o amido (glicose) será transformado em energia antes pelo corpo e a gordura consumida junto será estocada em velocidade recorde”, esclarece Polesso. Para substituir, ele aconselha omeletes ou panquecas de farinha de amêndoa.

Embora não seja recomendada para quem quer emagrecer rápido , a tapioca pode fazer parte de dietas. “Não se trata de um alimento tóxico e pode ser muito bem-vinda no estilo da alimentação forte, desde que a pessoa tenha como objetivo simplesmente a manutenção do peso”, reforça.

Barrinha de cereal

barrinha de cereal
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Polesso declara que barras de cereal são “terríveis” e indica o que pode substituir o alimento na rotina

O especialista salienta que juntar grãos integrais e barras de cereal e vincular à ideia de emagrecer está errado. “A ingestão de algumas delas pode até fazer a pessoa engordar mais do que se tivesse comido uma barra de chocolate”, diz.

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Ele explica a afirmação e expõe que esses alimentos são adoçados e os cereais que também estão na composição são amidos, ou seja, açúcar. Para Polesso, as barrinhas de cereais são muito prejudiciais, e podem ser trocadas por nozes, amêndoas, avelãs e pedaços de coco. ­­­

Fonte: IG Delas
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Culinária

Como preparar pratos saudáveis em restaurantes por quilo?

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Almoçar ou jantar em restaurantes por quilo é a opção de muita gente para os dias mais corridos ou por quem preza pela variedade e escolha de cada ingrediente do prato. No entanto, há quem acabe exagerando na hora de comer nesses locais, prejudicando a saúde – o que mostra a importância de saber como montar pratos saudáveis também fora de casa.

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pratos saudáveis
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Preparar pratos saudáveis em restaurantes por quilo não precisa ser um desafio. Nutricionista ensina e dá dicas

A nutricionista Maria Clara Pinheiro esclarece o cuidado que se deve ter para preparar pratos saudáveis em restaurantes por quilo . “Sempre que for comer, procure olhar todo o buffet antes de se servir”.

A dica ajuda a evitar excessos. “Se você já sabe que a carne que vai comer está no final do buffet, você não precisa pegar nenhuma outra que esteja no início, por exemplo”, destaca a nutricionista.

Cuidado com as armadilhas na hora de montar o prato

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Cuidado com as armadilhas! Comidas com muito molhos e frituras devem ser evitados, e é melhor variar nas escolhas

Pinheiro explica que é melhor optar por alimentos que não estejam “escondidos” em molhos e escolher apenas um tipo de carne ou massa, sem misturar. “Determine antes de se servir o que deve conter no seu prato. Por exemplo: um tipo de carne, um tipo de carboidrato (massa, batata ou arroz), um tipo de grão (feijão, grão de bico ou lentilha) e muitos vegetais”, enfatiza.

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A nutricionista ressalta que nem todo alimento gelado é salada e, portanto, é saudável. “Tenha atenção! Se para consumir alface, você precisa de molho, bacon, cruton e queijo parmesão, é melhor não comer alface”, diz Pinheiro. Ela ainda declara que é melhor fugir da salada ceaser, por exemplo.

“Cuidado com legumes gratinados, cheios de molho branco e queijos, evite carnes empanadas e arroz à piamontese”, aconselha a especialista.

Foque nos alimentos saudáveis dos restaurantes

pratos saudáveis
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Os restaurantes por quilo também possuem alimentos saudáveis nas opções, como é o caso de legumes e verduras

Pinheiro comenta que há diversos alimentos benéficos para a saúde que podem compor a refeição nesses restaurantes, como é o caso de legumes e verduras, filé de frango, carne bovina magra de churrasqueira, filé de peixe, feijão e arroz integral.

“Procure não misturar frituras, massas e molhos gordurosos. Opte por carnes magras, legumes e verduras. Tenha em mente que não se pode ser saudável consumindo ‘só o gostoso’”, acrescenta ela.

A nutricionista apresenta um exemplo de prato saudável que pode ser feito nesses restaurantes: a entrada, diz ela, pode ser uma salada com as folhas disponíveis no dia. “Varie! Não consuma só alface. Experimente agrião, acelga, rúcula, etc.”, indica. Também é recomendado o consumo de tomate, palmito, cebola, cenoura e beterraba.

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Para o prato principal da refeição, Pinheiro sugere um filé de frango grelhado ou um filé de peixe assado. Pode ser até duas fatias de alcatra da churrasqueira. O importante é escolher apenas uma das opções para manter a alimentação adequada.

Para completar, ela aconselha o consumo de arroz integral ou de brócolis e o feijão. Além disso, a nutricionista fala que purê de abóbora, abobrinha refogada, berinjela assada ou legumes no vapor podem compor o prato. Na sobremesa, é recomendado investir em uma taça de salada de frutas ou uma rodela de abacaxi.

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Maria Clara Pinheiro alerta para importância de escolher os alimentos que proporcionem benefícios no momento de preparar  pratos saudáveis . “A comida é nosso combustível e, por isso, devemos priorizar a qualidade na maior parte do tempo”.

“Não deve comer como se fosse folga ou fim de semana. Procure escolher alimentos saudáveis, saladas e legumes, carnes magras, evite frituras e cuidado com molhos gordurosos”, sugere a nutricionista.

Fonte: IG Delas
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