conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

MPE indicia PMs por homicídio triplamente qualificado por morte de tenente do BOPE

Publicado

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 13ª Promotoria de Justiça Criminal, denunciou os policiais militares Lucélio Gomes Jacinto, Joailton Lopes de Amorim e Werney Cavalcante Jovino, por homicídio triplamente qualificado praticado contra o 2º tenente do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Carlos Henrique Paschiotto Scheifer, em maio de 2017.

A motivação do crime, conforme o MPE, foi evitar que a vítima adotasse medidas contra os denunciados que pudessem resultar em responsabilização e, até mesmo eventual perda da farda, por desvio de conduta em uma operação que culminou na morte de um dos suspeitos de roubo na modalidade “novo cangaço”.

Consta na denúncia, que o TEN PM Carlos Henrique Paschiotto Scheifer foi atingido por um disparo frontal efetuado pelo próprio colega de farda na região abdominal no mesmo local que no dia anterior tinha sido palco de confronto entre policiais e suspeitos de roubo.

Origem do Conflito: Segundo o Ministério Público, os fatos começaram com a perseguição da viatura da polícia, cuja equipe estava sob o comando da vítima, a dois automóveis, sendo um veículo Nissan Frontier e o outro um automóvel Mitsubishi L200 Triton com indivíduos suspeitos da prática de crimes de roubo. Na ocasião, um dos veículos acabou tomando rumo ignorado e o outro perdeu o controle na estrada, quando quatro de seus ocupantes já desceram efetuando vários disparos contras os policiais.

Veja Mais:  Homem é preso por cultivo de maconha e cativeiro de animais silvestres

A tentativa de prender os assaltantes que, inicialmente, parecia ter sido frustrada acabou obtendo êxito no dia seguinte com apoio de outros militares que atuavam em cidades próximas. Um dos veículos foi localizado em um posto de combustível na cidade de Matupá e o condutor, identificado como Agnailton Souza dos Santos, foi preso.

Consta na denúncia, que a partir das informações obtidas no interrogatório do acusado, a equipe de agentes liderada por Scheifer efetuou cerco policial a um imóvel localizado em um Bairro na cidade de Matupá, para prender outros suspeitos.     Durante a ocorrência, um deles, que “supostamente” portava arma de fogo, teria tentado evadir-se do local e foi atingido por um disparo de fuzil efetuado pelo CB PM Lucélio Gomes Jacinto, vindo a óbito.

“Conforme restou apurado nos presentes autos, a lavratura do supracitado boletim de ocorrência foi objeto de divergências e até mesmo de desentendimento entre a vítima, TEN Scheifer, e o denunciado CB PM Lucélio Gomes Jacinto, pois, há fundadas suspeitas que fora inserida, no referido BO, declaração falsa, com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, no que diz respeito às circunstâncias da morte do indivíduo Marconi Souza Santos”, descreveu o promotor de Justiça Allan Sidney do Ó Souza.

Segundo ele, testemunhas relataram durante inquérito policial que presenciaram o desentendimento entre a equipe e o TEN Scheifer. Em um determinado momento, os denunciados teriam se reunido às portas fechadas para conversarem sobre o ocorrido.

Veja Mais:  Governo inaugura trincheira que conecta Cuiabá com todas regiões do estado

Morte de Scheifer: No mesmo dia, durante diligência realizada no local do primeiro confronto com os ocupantes dos veículos, o TEN Scheifer foi atingido por disparo de arma de fogo na região abdominal.

Inicialmente, conforme o Ministério Público, os colegas de farda sustentaram que a vítima havia sido atingida por disparo efetuado por suspeito não identificado, que estaria em meio à mata, do outro lado da rodovia. Após a realização do laudo pericial ficou comprovado que o projétil alojado no corpo do tenente partiu de um fuzil portado pelo Cabo PM Lucélio Gomes Jacinto.

“Somente após a balística descortinar que o disparo que atingira mortalmente o TEN Scheifer ter saído da arma de fogo portada pelo denunciado CB PM Jacinto, que então mudando a versão de outrora, ele alegou ter se equivocado da pessoa do TENScheifer com a do suspeito”, afirmou o promotor de Justiça.

Segundo ele, nenhuma das versões apresentadas pelo autor dos disparos foi plausível. “A vítima foi atacada frontalmente (o denunciado afirmara que ela estava de costas) e, em posição de descanso (quando não há perigo pela frente), embora o acusado assevere que o ofendido se apresentava em posição de tiro ‘vietnamita’ (uma forma de posição de ataque)”, sustentou.

Da redação com Repórter MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Rede Federal sai do ar e serviços do Detran ficam indisponíveis

Publicado

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) informa que a rede WAN (Administração de Rede de Longa Distância), disponibilizada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), está fora do ar.

O problema foi comunicado à MTI pelo Serpro na tarde desta terça-feira (18.06) e atinge os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em razão disso, os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão temporariamente indisponíveis.

Técnicos da MTI acompanham a solução do problema por parte do Serpro e vão atuar para que a conexão seja restabelecida o mais breve possível.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Veja Mais:  Delegacia Virtual registra quase 100 mil ocorrências de extravio de documentos
Continue lendo

Mato Grosso

Escola de Apiacás desenvolve projeto de prevenção à gravidez na adolescência

Publicado

A Escola Estadual Vinícius de Moraes, localizada no município de Apiacás (a 1.010 quilômetros de Cuiabá), desenvolveu o Projeto de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que teve a participação de 75 alunos, do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. O Projeto contou com ciclo de palestras e atividades voltadas para o tema tendo a participação de uma psicóloga e duas enfermeiras.

Elaborado com palestras e questionários e atividades práticas, o projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Apiacás, que disponibilizou as enfermeiras e a psicóloga. O encerramento do projeto ocorreu na sexta-feira (07.06).

Segundo a diretora da escola, Jaqueline Marrafão, o projeto surgiu após a equipe gestora observar o número de adolescentes grávidas na escola, em especial nas turmas do ensino médio. “Diante do cenário, fizemos uma parceria com a Secretaria de Saúde e iniciamos o projeto, cujo resultado foi o melhor possível”, frisa.

A diretora e o coordenador pedagógico, professor Onivar Moura Paz, relatam que o projeto teve sua primeira edição em 2018. Diante das avaliações positivas de alunos e professores, o mesmo foi aprimorado e inserido no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola para anos posteriores.

A diretora explica que, neste ano, o projeto se iniciou com um ciclo de palestras da psicóloga Priscila Lima Pinheiro, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, que enfocou a gravidez precoce. Em seguida, aplicou questionário sobre os sonhos e objetivos que os adolescentes têm para suas vidas.

Veja Mais:  Governo inaugura trincheira que conecta Cuiabá com todas regiões do estado

Na sequência, as enfermeiras Bruna Baumann e Caroline Torres realizaram palestras referentes ao corpo humano, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e métodos contraceptivos.

“Em um terceiro momento a psicóloga retorna para a escola para terminar a atividade prática realizada com os alunos, e observar os relatos frente às dificuldades que tiveram. Os alunos gostaram muito, pois tiraram suas dúvidas com profissionais capacitados para o assunto”, ressalta a diretora.

De acordo com a professora Ana Tiele Nascimento, o ciclo de palestras foi de suma importância para os alunos, pois trouxe informações novas e eles tiraram também suas dúvidas sobre o tema, enfocando nas consequências de uma gravidez precoce.

Para o decorrer do ano de 2019, a escola ainda trabalhará temas como bullying e prevenção às drogas.

Responsabilidade

Como parte do trabalho prático, os alunos deveriam cuidar de um objeto, com o máximo de carinho e cuidado. O escolhido foi um ovo cru. Todos tinham a responsabilidade de levar este objeto a todos os lugares no período de uma semana. A diretora lembra que, no momento final, faltavam vários ovos, muitos quebrados. 

“O ovo é um objeto frágil que precisava de um cuidado especial, assim como a gente tem que ter conosco. O que cada um fez com ele para não quebrá-lo, foi o foco da socialização. Cada um relatou sua experiência. Isso foi muito importante para todos”, ressalta a diretora.

Veja Mais:  Polícia Militar orienta comunidade escolar sobre cuidados na volta às aulas

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Novas regras sobre portabilidade estão em vigor

Publicado

As novas regras de portabilidade de carência dos planos de saúde, determinadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), estão valendo desde 03 de junho em todo o país. Agora, beneficiários de planos de saúde coletivos empresariais também podem mudar de plano sem cumprir novamente os prazos de carência. Esses consumidores representam 70% do mercado de planos de saúde, segundo a agência reguladora do setor.

 

Diante das novas possibilidades, o Procon-MT alerta para que o consumidor não deixe de entender os detalhes dessas novas regras e faça uma pesquisa aprofundada caso deseje trocar de plano. “O consumidor não pode deixar de analisar o histórico, a rede de atendimento e também ponderar os valores e taxas do novo plano de saúde”, pondera Márcia Conceição, coordenadora de Conciliação e Turma Recursal do Procon-MT.

 

As mudanças permitem agora a realização da portabilidade a qualquer tempo, uma vez cumprido o prazo mínimo de permanência no plano. Além disso, é possível mudar para um plano mais abrangente, cumprindo somente a carência das novas coberturas. Outra novidade é que o protocolo para portabilidade agora é enviado de forma eletrônica, através do Guia ANS de Planos de Saúde.

 Acesse a Resolução Normativa nº 438

(Com informações da ANS)

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Veja Mais:  Programa da ONU investirá R$ 3 milhões em projetos sustentáveis em MT
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana