conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e Nova Acrópole realizam Café Filosófico sobre Arquitetura Sagrada

Publicado

“Arquitetura Sagrada: A busca pelo eterno – sob a ótica da Filosofia à Maneira Clássica”. Este é o tema do workshop que ocorre no sábado (17.08), Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – MASMT, em parceria com a Nova Acrópole Cuiabá.

O evento, com entrada franca, é voltado para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o simbolismo e a finalidade da arquitetura sagrada, ou mesmo, saber o significado dos elementos que compõe igrejas e catedrais. Link para inscrições aqui!

A programação será dividida em duas partes. Das 14h às 15h30 haverá a palestra do professor de filosofia da Nova Acrópole Cuiabá, Rafael Ferreira, estudioso da simbologia teológica que ministra aulas nas áreas de simbologia, mitologia, arte e ciência.

“Os construtores de catedrais não estavam construindo apenas uma edificação e sim verdadeiras obras de arte que tinham um sentido religioso, artístico e político. Além disso, essas grandes estruturas serviam para que as pessoas pudessem se inspirar e elevar a consciência”, adianta o professor Rafael Ferreira.

Na sequência, está reservada a oficina prática com o artista plástico Carlos Pina. Os estudantes farão desenhos à mão livre dos símbolos e da estrutura da Igreja do Bom Despacho. A inscrição para oficina será realizada antes da palestra, sendo limitada a 20 pessoas.

Café Filosófico

Com encontros recorrentes desde o ano de 2015, o Café Filosófico ocorre no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso e é livre para todas as idades. De acordo com Viviene Lozi, diretora do Museu, trata-se de uma ação desenvolvida para a socialização.

Veja Mais:  Trio é preso após tentativa de roubo em Rondonópolis

“Todos podem participar, independentemente de sua bagagem filosófica. O evento visa proporcionar um momento para que a comunidade científica e a sociedade civil possam discutir ideias do universo filosófico, político, social, religioso, cultural e artístico, dentre outros temas”, diz Lozi.  

A diretora ressalta ainda que a retomada do encontro consta no plano educativo do programa “Museu para Todos”. “Esta data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrada pelas instituições museológicas em que reafirmamos o nosso processo de trabalho em virtude da preservação e conservação do patrimônio cultural”, explica.  

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um dos muitos aparelhos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e fica aberto à visitação de quarta-feira à domingo, sempre das 9h às 19h.

O Museu dispõe de exposições, visitas mediadas, palestras e oficinas. “Proporcionando à sociedade uma abordagem dialógica que reafirma o valor inestimável, a importância histórica e cultural, além da durabilidade representativa simbólica/material que os museus têm na nossa região”, conclui Viviene Lozi.

Serviço

Tema: Workshop “Arquitetura Sagrada: A busca pelo eterno”

Quando: Sábado, 17 de agosto a partir das 14h

Onde: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Inscrições: https://bit.ly/31nnwv3

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Outras informações: (65) 3646-9101.

Veja Mais:  Centenas de brinquedos e eletrodomésticos são arrecadados para a Santa Casa

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Projeto com TCE-MT leva UFMT e Uniselva para conferência na Áustria

Publicado

O projeto “Aperfeiçoamento do Controle Interno do TCE-MT e MPC-MT (Ministério Público de Contas), por meio de Processos de Educação Mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação e Métodos Inovadores em Gestão Pública”, levou a Universidade Federal de Mato Grosso e a Fundação Uniselva a participarem da 8ª Conferência Internacional sobre Governo Eletrônico e a Perspectiva dos Sistemas de Informação – Egovis 2019. O evento será realizado entre os dias 26 e 29 de agosto deste ano na cidade de Linz, na Áustria.

Os professores Cristiano Maciel, do Instituto de Computação (IC) da UFMT e diretor-geral da Fundação Uniselva, e Paulo Augusto Ramalho de Souza, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), farão a apresentação dos resultados do trabalho realizado com o Tribunal de Contas de Mato Grosso desde o final de agosto de 2017.

Os resultados do projeto resultaram no artigo científico “Indicators of Municipal Public Management: Study of multiple Performance Measurement Systems” (Indicadores da Gestão Pública Municipal: estudo de múltiplos Sistemas de Medição de Desempenho, em tradução livre), que também será apresentado na Egovis 2019.

Professore Cristiano Maciel, do Instituto de Computação (IC) da
UFMT e diretor-geral da Fundação Uniselva.

O projeto da Uniselva com o TCE-MT desenvolve atividades referentes ao Projeto 1 do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI, que trata de medir o desempenho das ações dos municípios em relação aos Planejamentos Estratégicos. A pesquisa faz uma análise dos planos estratégicos desenvolvidos pelos municípios que aderiram ao PDI, por meio de um estudo qualitativo e quantitativo dos 498 indicadores circunscritos ao Sistema de Monitoramento de Indicadores.

Veja Mais:  Empresários conhecem mudanças na Jucemat que facilitam abertura de novas empresas

Para isso, os autores desenvolveram um arcabouço metodológico para a análise dos indicadores utilizados na avaliação, monitoramento e controle do planejamento estratégico dos municípios. Realizaram uma pesquisa bibliográfica sobre gestão pública e, em seguida, desenvolveram um arcabouço técnico conceitual, que permitiu a exploração dos 1.094 indicadores presentes no Sistema de Monitoramento para alcançar uma padronização de 498 indicadores que foram, posteriormente, utilizados nas análises. Por fim, foi proposto um conjunto de indicadores padronizados para a gestão municipal.

O trabalho ainda tem como autores: Marcus Wilian Pedrotti de Oliveira, Renato Neder, Alexandre Martins dos Anjos e Débora Pedrotti Mansilla, da UFMT, e Naíse Godoy de Campos Silva Freire, José Marcelo de Almeida Peres e Cassyra Vuolo, do TCE-MT.

Os autores voltaram-se para o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), instituído em 2012 pelo TCE-MT com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade. O programa é constituído por seis projetos e contou com a adesão de 24 dos 141 municípios mato-grossenses.

O tema da Egovis 2019 é “Inovação Tecnológica para Democracia, Governo e Governança”. É organizada pela DEXA Society e, a cada ano, reúne especialistas de universidades, da administração pública e da indústria para discutir sistemas de informação e de governo eletrônico a partir de diferentes perspectivas e disciplinas.

Veja Mais:  Trio é preso após tentativa de roubo em Rondonópolis

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Pleno do Tribunal de Contas se reúne na terça-feira, 27, para julgar 35 processos

Publicado

A sessão pode ser acompanhada ao vivo pelo site do Tribunal de Contas

Consulte
                                     PAUTA DE JULGAMENTO                                    
                                          PLENÁRIO VIRTUAL                                       

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso se reúne na terça-feira (27/08), a partir das 8h30, para análise e julgamento dos 35 processos administrativos da pauta. Entre eles Representações de Natureza Interna (RNI) e Externa (RNE), Recursos Ordinários e Recursos de Agravo, Levantamentos, Pedidos de Rescisão, Contas Anuais de Governo e Contas Anuais de Gestão, Tomada de Contas, Auditorias e Embargos de Declaração.

Desses 35 processos, o Pleno irá julgar pedidos de homologação de quatro medidas cautelares concedidas pelos conselheiros em Representações Internas e Externas e que aguardam pedidos de vistas. Estão na pauta também processos administrativos referentes a levantamentos e monitoramentos que verificam o cumprimento de determinações feitas pelo TCE-MT.

Ao todo, a Corte de Contas aprecia quatro monitoramentos do cumprimento de decisões do TCE-MT pelas Prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Sorriso. Já com relação às auditorias de conformidade, serão analisadas duas realizadas na Câmara Municipal de Várzea Grande e na Prefeitura Municipal de Primavera do Leste.

Veja Mais:  STF põe fim em pensões vitalícias de ex-governadores de MT

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO

A sessão ordinária do Tribunal Pleno pode ser acompanhada presencialmente ou pela internet, por meio do Portal do TCE-MT (www.tce.mt.gov.br) ou pelo YouTube.

TRANSMISSÃO AO VIVO  REDES SOCIAIS
 

A sessão plenária é aberta à população, pode ser acompanhada pela internet no Portal do Tribunal de Contas, TV AL canal 30.1, ou pelo canal da instuição no YouTube

@tcematogrosso

/TCEMatoGrosso

@TCEmatogrosso
tcematogrosso

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Licitação em Alto Araguaia continua suspensa e prefeito é multado

Publicado

Conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso,
Luiz Carlos Pereira

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Luiz Carlos Pereira, manteve a suspensão da Concorrência Pública nº 01/2019, orçada em R$ 2.937.800,70, do Município de Alta Araguaia, que tinha como objeto Registro de Preços para eventuais e futuras contratações de empresa especializada em execução de serviços de pavimentação asfáltica. O conselheiro aplicou multa individual de 24 UPFs ao prefeito, Gustavo de Melo Anicézio; à presidente da Comissão de Licitação do município, Flavianne Naves Fontoura; à secretária da Comissão de Licitação, Leidiane Pereira Farias; e a um membro da comissão, Raul Oliveira Valeiro, em razão de quatro irregularidades detectadas na licitação.

Foram 6 UPFs por cada irregularidade, sendo elas: ausência de projeto básico devidamente aprovado pela autoridade competente, em prejuízo à delimitação do serviço licitado, considerando a disponibilização de apenas um mapa de localização de ruas proveniente do Google Earth; ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro responsável pela elaboração da planilha orçamentária; utilização do Sistema de Registo de Preços, inaplicável para o processo licitatório em análise, uma vez que não se trata de demanda rotineira; além de possíveis cláusulas restritivas em decorrência da exigência de atestado de capacidade técnico operacional com registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e do condicionamento da realização da visita técnica à presença de engenheiro que faça parte do quadro técnico da empresa licitante.

Veja Mais:  Trio é preso após tentativa de roubo em Rondonópolis

O conselheiro substituto ainda determinou à à atual gestão do Município de Alto Araguaia que nas licitações para obras e serviços de engenharia elabore o respectivo projeto básico; exija a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos profissionais técnicos responsáveis pela elaboração do projeto, da planilha orçamentária e de outros documentos pertinentes, bem como dos responsáveis pela execução e fiscalização de obras e serviços de engenharia; observe a excepcionalidade da aplicação do Sistema de Registro de Preços para as licitações de obras e serviços de engenharia, limitando-se aos casos em que a natureza comum do serviço seja evidente e incontroversa; se abstenha de utilizar o Sistema de Registro de Preços para as licitações em que for possível mensurar previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração; se abstenha de realizar exigências de qualificação técnica não previstas em lei e que não apresentem pertinência com o objeto, em respeito ao artigo 37 da Constituição Federal.

O Julgamento Singular nº 959/LCP/2019, referente à Representação de Natureza Interna (Processo nº 103489/2019), foi disponibilizado na edição nº 1.706 do Diário Oficial de Contas desta quinta-feira (22 de agosto).

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana