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Não é dieta nem exercício, mas ajuda a emagrecer: conheça o mindful eating

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Mindful eating – alimentação consciente, em português – é um padrão alimentar que pode ser grande aliado na jornada para emagrecer a tempo de aproveitar o verão. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa estratégia não se firma com dieta, e, sim, como um modo de alcançar seus objetivos por meio da mente.

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O mindful eating significa “alimentação consciente” e é mais uma estratégia alimentar eficaz para perder peso

Gabriela Cilla, nutricionista clínica, funcional e esportiva da Clínica NutriCilla, diz que mindful eating é um termo em evidência na alimentação por não haver necessidade de se fazer restrições no cardápio, ao contrário de muitas dietas.

“Quando a gente vive em privação, a gente tem uma restrição muito grande, então as pessoas perceberam que elas podem ter um estilo de vida muito saudável e mesmo assim conseguir comer as coisas que elas gostam”, diz Gabriela ao Delas .

Como funciona o mindful eating?

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Para que o mindful eating funcione do modo adequado, é importante ter os objetivos viáveis e bem definidos

Para a estratégia funcionar bem, é necessário ter as metas e objetivos bem definidos e “saber administrar os sentimentos”. É importante entender que as orientações e planejamentos mudam conforme o tempo que a pessoa tem para alcançar o resultado desejado, ou seja, se sua intenção é emagrecer para aproveitar os dias de mais calor, é preciso estabelecer prioridades.

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Gabriela cita um exemplo: “Quer atingir um objetivo rápido e as pessoas do trabalho não colaboram, então [a pessoa] vai ter que saber lidar com isso. Ou sabe lidar com a questão de que, naquele momento, tem algumas pessoas comendo besteiras e, para ela, aquilo realmente vai atrasar, ou ela vai acabar cedendo”, explica.

A nutricionista comenta que o organismo reage bem a restrições por um curto período de tempo e, portanto, não há problema em se privar de alguns alimentos para ficar em forma no verão . “Tudo o que é de curto período de tempo a nossa cabeça, nosso ânimo, funcionam muito bem. Tudo o que ultrapasse um mês, um mês e meio, vira uma coisa que é rotina, que é frequência, a gente não consegue lidar muito bem”, exemplifica ela.

“O agora e as escolhas do agora podem interferir nos resultados de amanhã. Para quem quer ter o emagrecimento rápido para o verão, ter isso muito bem resolvido na cabeça acho que é válido”, ressalta.

Além disso, a especialista destaca ser importante ter o acompanhamento profissional adequado, criar um cardápio que seja viável e a realização de atividades físicas, uma vez que isso ajuda a acelerar os resultados.

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Benefícios do mindful eating

Gabriela comenta que o mindful propicia que, ao estabelecer prioridades, a pessoa fique bem com suas próprias escolhas. Por isso, o padrão alimentar trabalha muito a questão da ansiedade, reduz a compulsão e diminui o sentimento de culpa. “A pessoa fica bem mais resolvida, então acredito que esses sejam os maiores benefícios. Saber lidar com as escolhas de uma forma muito mais leve”, declara a nutricionista.

Além disso, por estar diretamente atrelada à mente, implantar essa estratégia no dia a dia ajuda a combater doenças.

“É um fator totalmente preventivo para a questão emocional. Diminui o índice de depressão, se a pessoa está muito bem resolvida, não precisa fazer coisas que são extremistas, então a gente previne uma compulsão, um distúrbio de imagem… A gente reeduca”, enfatiza ela.

“[A pessoa] vai sempre buscar opções que são melhores, então, previne doenças crônicas, até mesmo melhora o índice de sedentarismo, porque dá para incluir uma atividade física no plano”, acrescenta.

Como aplicar no cotidiano?

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A melhor forma de aplicar o método no dia a dia é fazer uma autoanálise e definir metas atingíveis

A prática de colocar o mindful eating na rotina começa quando há uma autoanálise. De acordo com Gabriela, é fundamental que a pessoa aceite a condição que se encontra nesse momento e defina o que é preciso fazer para alcançar a meta que deseja.

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“É interessante traçar todo um planejamento real com um médico ou um nutricionista que te acompanha [e definir] metas que são atingíveis. É o primeiro ponto. Porque se as metas não são atingidas a gente se frustra, e a frustração piora tudo”, pontua.

Como o mindful é uma estratégia mental, não é necessário atrelar o padrão a nenhuma dieta, porém, é importante anotar as atividades diárias a serem feitas para ter um “incentivo” no dia a dia. “Mindful é, literalmente, sua cabeça cuida de tudo. A cabeça controla tudo. Você tem que controlar sua cabeça, suas escolhas têm que ser muito bem pensadas e muito bem executadas”, salienta a especialista.

“Se eu como todo dia Mc Donald’s, e eu deixar de comer o Mc Donald’s, isso já vai me ajudar. Já melhorou 50% do que estava no meu dia”, exemplifica. “É ter noção da realidade e, frente a ela, traçar um objetivo que seja atingível”, diz ela.

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Quem pode fazer o mindful eating?

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De acordo com a nutricionista, o mindful eating está dentro de todos os seres humanos e deveria ser praticado

Segundo afirma Gabriela Cilla, uma das melhores coisas do mindful eating é que ele não tem nenhuma restrição. Qualquer pessoa pode fazer ou, confirme declara a nutricionista, todos deveriam fazer.

“É que as pessoas não sabem que existe isso, talvez todos devessem praticar. É tentar frente ao caos, achar uma luz”, conta. “O mindful está dentro de todo mundo, a gente só precisa saber explorar e aflorar isso, porque é do ser humano”, finaliza Gabriela.

Fonte: IG Delas
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Presente de Natal para crianças: opções a partir de R$ 24,99

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Ainda não escolheu o presente de Natal para os pequenos? Para te ajudar nessa missão, fizemos uma lista com opções a partir de R$ 24,99 para todas as idades. São brinquedos, livros, acessórios, roupas e muito mais!

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Fonte: IG Delas
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Benefícios vão além da decoração: 5 plantas que ajudam a reduzir umidade da casa

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As plantas ajudam a deixar a decoração da casa mais bonita e interessante. No entanto, esses não são os únicos benefícios oferecidos por elas. Isso porque algumas espécies são capazes de remover a umidade excessiva dos ambientes e, com isso, evitar ao máximo a proliferação de ácaros, fungos e outros seres indesejados.

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O Lírio da Paz está entre as plantas que ajudam a decorar o ambiente e, ao mesmo tempo, remover a umidade do local

Sabemos que esses microrganismos, que adoram se alojar em ambientes com umidade alta, são capazes de desencadear diversas doenças respiratórias. Com isso, os moradores podem desenvolver crises de asma,  rinite alérgica e outros problemas que podem trazer prejuízos à saúde e comprometem a qualidade de vida.

Os benefícios das plantas para o bem-estar já são conhecidos há muito tempo. Em 1989, uma pesquisa da NASA constatou que algumas espécies possuem a capacidade de purificar o ar e absorver a umidade do ambientes. Diante disso, com a ajuda da Thermomatic, empresa que fabrica desumidificadores de ambientes, o Delas separou cinco opções para você apostar:

1. Lírio da Paz

O Lírio da Paz é uma espécie que funciona muito bem em ambientes fechados e pouco iluminados. Para crescer, ela absorve a umidade presente no ar. Através de sua beleza e do brilho das folhas, ganha destaque nos ambientes com sua forma encantadora. Ela é ideal para quem tem uma rotina agitada e, com isso, passa pouco tempo em casa. 

Em  entrevista prévia ao Delas , Silma Fernandes, consultora de Feng Shui e paisagista, aponta outro benefício dessa planta: melhorar o equilíbrio dos ambientes . A profissional diz que ela limpa os pensamentos negativos, as ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos eletroeletrônicos e celulares e até mesmo a má energia do esgoto. 

2. Samambaia 

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Reprodução/Pinterest

A samambaia pode ser colocada em qualquer canto da casa, em especial de forma suspensa, mas não deve receber sol direto

A samambaia é usada com frequência na decoração dos lares. Ao iG , Maier Gilbert, agrônomo e paisagista,  já havia ensinado que o ideal é deixá-la em um local de meia-sombra, que receba sol de manhã ou à tarde. O ideal é, pelo menos, duas horas por dia. A exposição direto à luz solar pode fazer com que ela fique amarelada.

Cada vez mais popular, a planta pode ser colocada em qualquer canto da casa, até mesmo de forma suspensa, mas desde que as orientações acima sejam respeitas para evitar que ela seja prejudicada. Vale destacar, ainda, que, ao absorver a umidade do ar, ela puxa impurezas, como benzeno e xileno.

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3. Clorofito 

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De crescimento rápido, o clorofito pode ser usado de diversas formas e remove até 90% das impurezas do ar em 48 horas

Nativo da África do Sul, o clorofito, de folhas verdes, longas, curvadas e crescimento rápido, é capaz de remover 90% das impurezas do ar em até 48 horas. Em reportagem anterior , a paisagista Nô Figueiredo explica que a opção é versátil e pode ser usada em diferentes situações, como jardins verticais, painéis verdes e outras opções pendentes. 

4. Hedera Helix

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Com folhas pequenas e bem desenhadas, a Hedera Helix é mais uma opção que você pode adotar em casa

A Hedera Helix, chamada popularmente de Hera, possui folhas pequenas e bem desenhadas. E você pode aproveitar seus benefícios. Isso porque, além de diminuir a quantidade de água em forma de vapor no ar, ela também absorve mofo e material fecal de animais de estimação e microrganismos presentes no ar.

Para essa espécie, a paisagista Nô sugere utilizá-la como forração de canteiros ou vasos. A espécie também pode ser cultivada em um cachepô pequeno como planta pendente ou, ainda, enrolada em uma estaca de madeira. Combiná-la com outras plantas é uma alternativa bem-vinda, que pode ajudar a criar ressultados interessantes. 

5. Palmeiras

As palmeiras crescem de forma satisfatória em locais úmidos. A do tipo Areca bambu, por exemplo, está entre as plantas mais indicadas para ambientes domésticos por ter capacidade de absorver poluentes internos. A paisagista Christiane Roncato já falou ao Delas que a espécie precisa ser exposta primeiro na meia-sombra e somente depois no sol. 

Fonte: IG Delas
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Presente de Natal para crianças: 30 opções a partir de R$ 24,99

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Ainda não escolheu o presente de Natal para os pequenos? Para te ajudar nessa missão, fizemos uma lista com opções a partir de R$ 24,99 para todas as idades. São brinquedos, livros, acessórios, roupas e muito mais!

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Presentes para bebês

Presentes para crianças a partir dos três anos

Presentes para crianças a partir dos seis anos

Presentes para crianças a partir dos nove anos

Para todas as idades


Fonte: IG Delas
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