conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Curiosidades

Origem do Dia dos Namorados no Brasil

Publicado

No mundo todo, diversas datas são comemoradas todos os meses, são dias de homenagem às mães, pais, profissionais, santos, elementos da natureza, personalidades importantes e personagens históricos. Uma das celebrações mais importantes é a do Dia dos Namorados, porém, esta data possui diversas origens, algumas bem curiosas, outras envolvendo fatores econômicos e crendices populares.

Foto: JeniFoto / Shutterstock.com

Foto: JeniFoto / Shutterstock.com

Uma das lendas sobre a origem remete à época anterior ao nascimento de Jesus Cristo. Na Roma antiga, o Dia dos Namorados teve início quando o imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens em 270 a.C. O objetivo era diminuir o número de homens casados e ter mais soldados em seu contingente. Insatisfeito com a proibição, o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos escondidos. Após descoberto, foi preso e condenado à morte. Na prisão, Valentinus apaixonou-se por uma moça cega, filha do carcereiro. Com um milagre, ele recuperou a visão de sua amada e deixou-lhe uma carta antes de ser decapitado. No bilhete, lia-se “from your Valentine” (do seu Valentinus). Foi desta frase que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim), data comemorada, até hoje, nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro.

No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa no mês. Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória, que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações. A data não foi escolhida por acaso. No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então a escolha do Dia dos Namorados ficou para um dia antes destas homenagens ao santo do amor. A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.

Veja Mais:  Homem vai ao hospital depois de chorar sangue e descobre condição rara; entenda

Desde então, casais apaixonados trocam presentes como chocolates, flores, ursinhos de pelúcia, cartões e outras lembranças para reafirmar o amor e o carinho que sentem todo dia 12 de junho.

Comentários Facebook

Curiosidades

Idosas passam oito anos escavando com colher e criam ‘cratera’ em torno de casa

Publicado

Casa
Reprodução/TV Globo

Segundo equipe de engenharia, muro da casa de idosas tem risco de desabar

Duas irmãs passaram aproximadamente oito anos escavando o quintal de sua casa com uma colher de pedreiro e jogando o barro na rua em que moravam no bairro Benedito Bentes, em Maceió, formando uma espécie de “cratera” ao redor da residência. O caso viralizou após o vereador Siderlane Mendonça (PEN) compartilhar o caso em uma rede social.

Leia também: Idoso de 75 anos briga com vizinho por ‘árvore milagrosa’ e acaba esfaqueado

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as idosas , identificadas como Maria Rita e Maria José, foram transferidas para a casa de parentes nessa terça-feira (9) e estão recebendo acompanhamento psicológico e de assistência social. O que os envolvidos no caso procuram saber, agora, é se houve ou não negligência por parte da família.

Vizinhos relataram aos jornais locais que, há oito anos, as irmãs cavavam o quintal de casa, colocavam o barro dentro de um balde e jogavam na rua – ação que foi flagrada pelo vereador da cidade e publicada em suas redes sociais. Após alguns anos, o imóvel ficou ‘ilhado’ e as mulheres passaram a usar uma escada para sair e entrar de casa .

Leia também: Idoso perde casa por dívida e mata advogado que arrematou imóvel em leilão

A Defesa Civil de Maceió foi acionada e a equipe de engenharia afirmou que há risco de o muro da casa das idosas cair, assim como algumas paredes das casas vizinhas, que já apresentam rachaduras, segundo os moradores.

Veja Mais:  Homem é velado em bar, com direito a banda de forró e bebidas

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Continue lendo

Curiosidades

Mulher contrai infecção e fica com orelhas deformadas após colocar piercings

Publicado

IstoÉ

mulher
Reprodução

Mulher foi diagnosticada com grave quadro de queloide

Uma mulher de 29 anos, identificada como Jennifer e moradora da Filadélfia, nos Estados Unidos, ficou com as orelhas deformadas após colocar piercings no local e contrair uma infecção.

Leia também: Australiano morre após comer lagartixa para vencer aposta durante festa

Por conta do peso nas orelhas , a mulher sentia vertigem e dores de cabeça intensas. Ela decidiu procurar a médica Sandra Lee, famosa nas redes sociais com o nome de Dr. Pimple Popper.

A médica , que tem um programa no canal TLC , diagnosticou Jennifer com um grave quadro de queloide, submetendo a paciente a uma cirurgia. As orelhas da jovem, porém, não terão uma “aparência normal” novamente, segundo Sandra Lee.

Leia também: Mulher aciona polícia de Nova York para ‘salvar’ guarda-sol de suicídio

“As orelhas me dão muitas dores e ficaram incrivelmente pesadas. Elas me causam dores de cabeça. Tenho medo que elas fiquem maiores, posso ser ridicularizada”, afirmou Jennifer, segundo reportagem do jornal The Sun .

Fonte: IG Nacional
Comentários Facebook
Veja Mais:  Empresa anuncia licença paternidade de seis meses com salário integral
Continue lendo

Curiosidades

7 razões pelas quais algumas mulheres precisam fazer xixi o tempo todo

Publicado

Women's Health

Você está tomando um café, e, de repente, tem que sair correndo de uma reunião com medo de molhar as calças. Ou, uma hora depois de fazer uma parada na estrada, você precisa parar em outro posto de gasolina para ir ao banheiro. Parece que ultimamente você está sentindo vontade de fazer muito xixi – e não sabe ao certo o que está acontecendo com sua bexiga.

mulher no banheiro
shutterstock

Quantas vezes você sente vontade de fazer xixi por dia?

Leia também: Dicas para acabar com a retenção de líquido e o inchaço no corpo

“Há uma série de razões que influenciam a frequência com que temos que urinar. Isso inclui idade, dieta, condições médicas, medicamentos, volume e tipo de ingestão de líquidos”, explica Ekene Enemchukwu, urologista do Stanford Medical Center (EUA).

Mas a verdade é que algumas pessoas só têm uma anatomia diferente e uma bexiga menor, ou seu corpo produz mais urina. Também é possível que você conheça alguém que beba uma tonelada de água, mas que nunca precise fazer xixi , por exemplo.

Outra das razões mais comuns por trás do desejo de fazer muito xixi: a idade. Conforme você envelhece, há um risco maior de bexiga hiperativa e incontinência urinária, como a perda do controle da bexiga , o que pode causar problemas incrivelmente irritantes.

Mas ei, e se você ainda se considera jovem para isso? No seu caso, aqui estão algumas das razões pelas quais você pode fazer muito xixi – e o que fazer para melhorar isso.

Por que você precisa fazer muito xixi?

1. Você está tomando muito café

Irritantes da bexiga, como bebidas carbonatadas, comidas apimentadas, frutas ácidas, adoçantes artificiais, açúcares e álcool, podem deixar você urinando bastante. As bebidas com cafeína têm um efeito particularmente forte.

Veja Mais:  Exagero? Mãe compra inúmeros presentes de Natal para os filhos e divide opiniões

“A cafeína é tanto um irritante direto da bexiga, e também é um diurético ”, explica Bilal Chughtai, professor de urologia da Weill Cornell Medicine (EUA). “Isso torna a bexiga mais hiperativa, e também faz com que você produza mais urina.”

Para reduzir o seu desejo de fazer xixi, limite-se a duas xícaras de bebidas com cafeína por dia – esse é o máximo antes de começar a aumentar sua frequência urinária, descobriu um estudo no International Urogynecology Journal .

2. Você está estressada

Como se a ansiedade e o estresse não fossem o suficiente, aqui está um efeito colateral menos falado: fazer muito xixi. “Às vezes, se você está ansiosa ou estressada, isso pode levar a uma alta sensibilidade da bexiga”, explica Chughtai.

3. Você tem uma infecção do trato urinário

Sim, você adivinhou: infecções urinárias (também conhecidas como “cistite” se as bactérias atingirem a bexiga) adoram fazer você sentir muita vontade de urinar.

Se você tem uma infecção do trato urinário, provavelmente precisará de um antibiótico para manter os sintomas sob controle (e começar a fazer xixi normalmente novamente).

4. Você está com constipação

Se você já está constipada há algum tempo, a micção frequente pode acompanhar seus sintomas. Por quê? Muito esforço sobrecarrega os músculos da bexiga e o assoalho pélvico, que são essenciais para ajudar você a controlar o desejo de fazer xixi. Com o tempo, esse excesso de pressão enfraquece os músculos, dificultando sua manutenção. Muitas vezes, aumentar a ingestão de fibras é suficiente para mover as coisas.

Veja Mais:  Bolo de casamento bizarro mostra noivos como se estivessem mortos

5. O bebê está colocando pressão extra na sua bexiga

Fazer xixi ou vazar enquanto está grávida? Isso é típico. Na verdade, quatro em cada dez mulheres grávidas lutam com a incontinência urinária, segundo uma revisão no International Urogynecology Journal .

O ganho de peso e o crescimento do bebê também podem exercer mais pressão sobre o assoalho pélvico e os músculos da bexiga, enfraquecendo sua capacidade de manter o xixi. O que mais? Quanto mais fraca a bexiga, menos urina você pode armazenar, provocando o desejo de fazer xixi e mais vazamentos.

Boas notícias, no entanto: depois de dar à luz, seus músculos normalmente curam e você recupera o controle da bexiga. Com isso, sua frequência urinária também diminui). Se ainda tiver problemas de bexiga seis semanas depois do bebê, faça uma consulta ao seu médico.

Leia também: Menstruação atrasada e muito mais: veja 10 sintomas de gravidez

6. Você tem diabetes

Alguns sintomas de diabetes descontrolado? Excesso de sede e micção frequente (micção noturna também pode ser um sinal). Se você tem diabetes não tratada, seu corpo está tentando se livrar do excesso de açúcar no sangue. Isso significa que você acaba fazendo muito xixi. A desidratação pode seguir fazendo por um ciclo vicioso.

7. Você tem cistite intersticial

A bexiga cronicamente inflamada e irritada pode ser seu grande problema. Se você está sofrendo disso, sua área pélvica provavelmente dói. E fazer uma pequena quantidade de urina já lhe dá algum alívio. Porém, assim que sua bexiga se enche, você sente dor novamente. Às vezes, o desejo de fazer xixi é constante – mesmo que já tenha ido ao banheiro. Soa familiar? Vá ao médico (que pode encaminhá-lo para um urologista) para identificar a condição e obter tratamento, que geralmente é uma mistura de medicamentos e estilo de vida.

Veja Mais:  Ex-BBB Dhomini vende cosméticos

Lembre-se: fazer muito xixi também pode ser totalmente normal!

Honestamente, talvez você apenas exagere na água ou o café um dia. Assim, além de abordar as questões acima, Enemchukwu fez seus pacientes praticarem técnicas de retenção da bexiga como esta:

Se você normalmente urina a cada duas horas, tente esticar para duas e meia ou três entre os intervalos. “O objetivo é treinar a bexiga ao longo do tempo para manter mais urina”, diz ela.

E, é claro, sempre há exercícios de que fortalecem o assoalho pélvico para dar aos músculos da bexiga o apoio de que precisam para manter seu xixi.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana