conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Policia Federal

PF e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho desarticulam organização criminosa especializada em fraudes contra o INSS

Publicado

Salvador/BA – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária, deflagra nesta quarta-feira (9/10) a Operação Caduceu, que visa desarticular uma organização criminosa atuante nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, voltada à prática de fraudes em desfavor do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Estão sendo cumpridos 15 mandados judiciais, sendo 3 de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, em Salvador e Camaçari, na Bahia, e em Aracaju, Sergipe.

Conforme apurado, o grupo criminoso é liderado por um dos maiores fraudadores da história do INSS, na área de benefícios. Há registros da conduta criminosa deste estelionatário desde a década de 1980, pela qual responde a diversos processos penais e dezenas de inquéritos policiais, sempre por fraudes à Autarquia Federal.

Comprovou-se, durante as investigações, que as fraudes eram executadas em dois momentos: a) criação de vínculos empregatícios fictícios, inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por meio de GFIP’s extemporâneas, para comprovação da qualidade de segurado; b) uso de documentos médicos falsos com o objetivo de simular patologias para obtenção de benefícios previdenciários, em especial o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Para tanto, participavam da organização criminosa, dentre outros, um técnico em contabilidade – daí o nome da Operação –, um servidor do INSS, além de uma pessoa responsável por falsificar os laudos e relatórios médicos utilizados pelos criminosos.

Veja Mais:  Polícia Federal apreende 557 kg de cocaína no Porto de Navegantes

O prejuízo estimado aos cofres públicos supera os R$ 7 milhões, relativos a pelo menos 140 benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, poderão se revelar muito superiores.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, uso de documento falso, falsidade ideológica e falsificação de documento público, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.

Será concedida entrevista coletiva, às 10h, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, Av. Engenheiro Oscar Pontes, 339, Água de Meninos, Salvador.

 

Comentários Facebook

Policia Federal

PF apreende máquinas caça-níqueis em camarote no Sambódromo do Rio de Janeiro

Publicado


Rio de Janeiro/RJ  – Na tarde de hoje (27/2), a Polícia Federal apreendeu seis máquinas caça-níquel em um camarote corporativo na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro/RJ.

No local, os agentes encontraram, além das máquinas, equipamentos e mesas que supostamente indicam que o ambiente estaria sendo utilizado para jogos clandestinos.

A ação aconteceu a partir de uma denúncia anônima, e as investigações prosseguirão para apurar condutas de suspeitos de participarem dos fatos apurados pela PF.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
cs.srrj@dpf.gov.br | www.pf.gov.br
(21) 2203-4404 / 4405 / 4406 / 4407

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Federal combate a caça ilegal no oeste catarinense
Continue lendo

Policia Federal

PF apreende 23 kg de cocaína em Pelotas/RS

Publicado


Pelotas/RS – Ação integrada entre a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar resultou na apreensão de 23 quilos de cocaína e na prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas, nesta quinta-feira (27/2).

Policiais abordaram um ônibus de linha interestadual regular – Florianópolis/Rio Grande – em atividade de rotina realizada no posto da PRF, na rodovia BR 116, em Pelotas. A fiscalização teve a utilização de cães farejadores, que indicaram a presença da droga na mochila e na bagagem de um dos passageiros.

O homem, de 24 anos e natural de Santo Amaro da Imperatriz (SC), foi conduzido à delegacia da Polícia Federal em Pelotas e será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual.

 

Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Pelotas

Fone: (53) 3309.9000

Comentários Facebook
Veja Mais:  PF apura fraudes em licitação em município rondoniense
Continue lendo

Policia Federal

PF apura atividade clandestina em operações de câmbio

Publicado


Recife/PE – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27/2) a Operação Aqua, que apura suspeita de atividade clandestina em operações de câmbio, evasão de divisas ao exterior, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Recife, destinados a endereços de pessoas e empresas, nos bairros do Pina e Ibura, em Recife, além de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes.

Segundo os dados obtidos pela Polícia Federal até então, os investigados atuam há vários anos como doleiros na capital pernambucana. A maior parte dos dados que constam no inquérito instaurado foi alcançada por meio de cooperação internacional com os Estados Unidos da América.

Se condenados por todos os crimes investigados, os suspeitos podem cumprir penas de até 24 anos de reclusão.

O nome da operação decorre de alusão a empresas de distribuição de água mineral pertencentes a indivíduos sob investigação, em nome das quais teriam sido abertas contas bancárias para realização de movimentações financeiras ilícitas. 

 

Contato: (81) 2137-4076
E-mail: cs.srpe@dpf.gov.br

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Federal apreende 557 kg de cocaína no Porto de Navegantes
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana