conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Pinheiro e moradores debatem ações do Município no Grande Terceiro

Publicado

Davi Valle

O programa “Prefeito no seu bairro” teve sua segunda edição realizada nesta terça-feira (11). Na oportunidade o chefe do executivo de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, esteve no bairro Grande Terceiro, situado na região Leste, ouvindo as solicitações de moradores e lideranças comunitárias. No encontro, foram apresentadas demandas ligadas as áreas da saúde, infraestrutura, lazer e integração social.

O Grande Terceiro é uma comunidade oriunda do remanejamento de milhares de famílias atingidas pela enchente de 1974, uma das mais devastadoras que Cuiabá já sofreu. Com 41 anos completados em 2019, o local é mais um que ainda sofre com os efeitos do crescimento desordenado. Para sanar as necessidades, o Município já desenvolve ações que resultarão em melhorias para os mais de 2.500 moradores da região.  

No bairro, estão em andamento neste momento, a reforma e ampliação do Centro de Saúde e a construção de uma praça pública. Também está prevista para o segundo semestre, a revitalização completa do centro comunitário. “São ações que vão contribuir para a construção de um novo tempo para essa comunidade tão tradicional. O poder público tem o dever de oferecer esses equipamentos que dão ao cidadão uma melhor qualidade de vida”, enfatizou o prefeito.

Além disso, o prefeito destacou que já existe um projeto pronto para a construção da rede de drenagem em todas as vias. “Essa é uma intervenção que já fizemos todos os levantamentos e está orçada em cerca de R$ 2,5 milhões. Não é uma obra barata, mas entendemos que é de fundamental importância para acabar com os problemas de alagamento enfrentados pelos moradores. Estamos na busca de recurso para começar o trabalho”, explicou Pinheiro.

Veja Mais:  Prefeito recebe representantes do setor de fabricantes de móveis para construção de um polo moveleiro na Capital

Para o presidente da Associação de Moradores e subprefeito da Regional Leste, Ricardo Lobo, a presença do prefeito no bairro, para um diálogo aberto com os moradores, demonstra o olhar cuidadoso que a gestão tem tido com as comunidades mais afastadas da região central. Ele reforçou ainda que as obras, nas diferentes áreas, além de representar um avanço na infraestrutura do bairro, também colabora para a autoestima do cidadão.

“O nosso Centro de Saúde é uma referência na cidade e a ampliação vai melhorar as condições de atendimento da população. Paralelo a isso, a comunidade vai ganhar dois novos espaço para lazer e integração social, com a construção da praça e reforma do centro comunitário”, pontuou Lobo.   

A segunda edição do programa “Prefeito no seu bairro” contou também com as presenças do secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, do diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, da diretora de Atenção Básica, Mirian Naschenveng, e lideranças comunitárias da região Leste.

 

Comentários Facebook

Na Capital

Prefeitura divulga a lista dos classificados para o Curso Preparatório Comunitário

Publicado

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá finalizou nessa sexta-feira (20) a relação dos classificados para a segunda edição do Curso Preparatório Comunitário (CPC). A lista conta com 1.554 nomes, que irão participar do intensivão em sete polos distribuídos pelas diferentes regiões da cidade. As aulas inician já nesta segunda-feira (23). 

Nos polos para o qual se inscreveram, os aprovados deverão comparecer com uma fotocópia do seu RG, CPF e comprovante de residência, a fim de efetivar a matrícula. Em caso de aluno menor de 18 anos, a matrícula deve ser feita com o acompanhamento de um responsável. Aqueles que no dia estabelecido, não comparecerem para realização do processo perderão o direito à vaga.

O CPC foi Idealizado com o objetivo de preparar alunos com baixa renda familiar para as provas de vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O curso pode ser feito por estudantes que já concluíram ou ainda concluirão, até dezembro de 2019, o 3º ano do ensino médio da rede pública ou privada. No segundo caso, é necessário que o aluno seja bolsista e comprove tal condição”, explica o coordenador-geral do CPC, professor Claudio Taques, o Pardal.

Conforme o planejamento da Secretaria de Inovação e Comunicação, pasta responsável pela coordenação do CPC, as aulas serão ministradas na Escola Estadual Presidente Médici (vespertino/noturno), na Unic — Beira Rio (vespertino), Unic — Barão (vespertino/noturno), Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza (vespertino/noturno), Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa (vespertino), Espaço Cultural Silva Freire (noturno), e no bairro Bela Vista (noturno).

Veja Mais:  Obras de contenção de erosão são iniciadas em diversos pontos da cidade

Confiara abaixo as listas dos aprovados em cada polo 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Mais de mil pessoas serão capacitadas na 2ª Etapa do Qualifica Cuiabá 300 que começa na segunda-feira (23)

Publicado

José Ferreira

As aulas da 2ª etapa do Programa Qualifica Cuiabá 300 começam na segunda-feira (23), onde foram selecionadas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para a realização dos cursos de formação de Recepcionista, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Mestre de Obras, Pintor de obras, Instalador, operador e montador de computadores, Confeiteiro, Padeiro, Salgadeiro, Auxiliar Administrativo de informática e Assistente de RH.

Essa é a 2ª edição do Programa Qualifica 300, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os cursos oferecidos foram divididos em três etapas, sendo que a primeira encerrou as atividades no dia 13 de setembro.

As unidades contempladas foram os Cras dos bairros CPA, Osmar Cabral, Dom Aquino, Tijucal, Praieiro, Nova Esperança, Pedra 90, Pedregal, Planalto e no Centro de Referência de Assistência Especializada (Creas) Norte. As atividades serão ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 a 30 participantes em cada turma. Nessa 2ª etapa, serão capacitadas 1.080 pessoas com término das atividades previstas para o dia 18 de novembro. 

Os critérios para o acesso ao ensino é possuir registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).

Veja Mais:  Prefeito recebe representantes do setor de fabricantes de móveis para construção de um polo moveleiro na Capital

“Essa edição está mais completa com o acesso aos cursos voltados também aquelas pessoas que deixaram seus países, por diversas razões, atrás de oportunidade e não podemos fechar os olhos para essa realidade. A marca da nossa gestão é de cuidar das pessoas, pensar nelas e essa edição do Qualifica traduz isso muito bem”, elencou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

“Dia D” dará agilidade ao atendimento de PCDs no Sine Municipal

Publicado

Dedicado ao atendimento às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados, o Dia D, realizado pelo Sine Municipal, vai ampliar a intermediação de vagas entre empresas e candidatos na sexta-feira (27). O objetivo é incluir ou reinserir este público no mercado de trabalho, facilitando o acesso e ao atendimento do órgão.

Sendo assim, aqueles que procurarem pelo posto de atendimento do Shopping Popular, poderão solicitar e retirar a Carteira de Trabalho na mesma data. A emissão do documento tem tempo estimado entre 10 e 15 dias fora do evento.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, o local foi escolhido porque cumpre a vários critérios de acessibilidade.

“Nós constamos, inclusive, com uma intérprete de libras, que propicia a interação com pessoas com deficiência auditiva. Temos que ir para além do discurso e de fato estimular o preenchimento de vagas específicas para PCD que, por diversos fatores, acabam não sendo ocupadas”, diz.

Os interessados devem comparecer à unidade munidos de carteira de trabalho e RG para fazer ou atualizar o cadastro. As senhas serão distribuídas a partir de 7h. Não é necessário fazer agendamento prévio. Lá serão realizados atendimentos para carteira de trabalho, entrada no seguro desemprego e emissão de cartas de entrevista.

A coordenadora do Sine Municipal, Fernanda Rodrigues, destaca que semanalmente são oferecidas dezenas vagas exclusivas para PCD. O último quadro, divulgado na terça-feira (17), por exemplo, conta com 21 oportunidades destinadas ao cargo de auxiliar administrativo.

Veja Mais:  Prefeitura publica editais de convocação para as funções de Professor, TDI, TNE e CAD

Neste contexto, a parceria com as empresas é fundamental, uma vez que àquelas que empregam mais de 100 trabalhadores precisam preencher um percentual de 2 a 5% de PCD. “Não basta apenas oferecer a vaga, também é necessário promover as adequações necessárias para receber esse funcionário”, reforça Fernanda.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana