conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Pinheiro lamenta falecimento do conhecido pediatra Dr. José Fernando Vinagre

Publicado

É com muita tristeza que o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu a notícia do falecimento do médico pediatra Dr. José Fernando Maia Vinagre na tarde deste sábado (25). Conhecido por toda a cuiabania, Vinagre é também filho do famoso médico pediatra, Dr. José de Faria Vinagre e que juntos deixaram uma história de serviços prestados à população cuiabana.

José Vinagre estava internado na UTI do Hospital São Mateus, em Cuiabá, em estado gravíssimo. Há quase dez dias ele vinha sentindo fortes dores, que associou à diverticulite, mais tarde constatada que seria apendicite. Ele teve um quadro de apêndice supurado, o que evolui para infecção generalizada. Vinagre vinha passando mal há sete dias e na nesta sexta-feira (24) teve que ser operado às pressas para limpeza pulmonar, mas não resistiu.

“Dr. José Vinagre lutou muito pela saúde de Cuiabá! Tive o prazer de conversar com ele recentemente, antes da terrível doença. Minhas sinceras condolências aos familiares e aos cuiabanos que perdem um grande defensor da saúde da nossa Capital”. Peço a Deus que conforte os corações dos amigos e familiares neste delicado momento de dor”, lamenta Pinheiro.

José Fernando Vinagre Formou-se na Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ), em 1975. Em Mato Grosso, foi presidente da Sociedade de Pediatria e do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), de 1998 a 2001. Também é fundador da Academia de Medicina do estado.

Veja Mais:  Juíza alerta que exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente

Ainda não há informações sobre o velório do médico.   

Comentários Facebook

Na Capital

Prefeito vistoria andamento de obras da UPA Verdão e promete entrega para março

Publicado


O prefeito Emanuel Pinheiro aproveitou a manhã desta segunda-feira (24) de carnaval para vistoriar a conclusão das obras da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas do bairro Verdão.

No ato, o gestor avaliou principalmente os itens de acabamentos reprovados por ele na véspera do natal (24/12/19) quando esteve na unidade.

“Solicitei trocas  de portas, piso, pedras dos balcões de atendimentos a pinturas. Exigi tudo da melhor qualidade e estou aqui nesta segunda-feira de carnaval para atestar que saia como determinei à minha equipe na véspera de natal quando vim ‘in loco’ verificar a unidade”, pontuou. 

Satisfeito com as melhorias, Pinheiro que vem se consolidando como fiscal das obras de sua gestão, deu previsão de término e projetou a entrega da UPA para o próximo mês. “Prometi fiscalizar pessoalmente todas as obras da minha gestão e entregar unidades da mais alta qualidade como a população merece. No caso da UPA, exigi o mesmo acabamento que foi entregue no HMC – padrão SUS superior à unidades privadas, o mesmo exigindo e cobrado para todas as obras da gestão Emanuel Pinheiro. Farei ainda mais duas ou três visitas e se tudo continuar acontecendo como previsto, iremos entregar a UPA Verdão no próximo dia 09”, declarou Pinheiro. 

DESTAQUE NACIONAL

Juntas as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) dos bairros Verdão e Jardim Leblon que estavam paralisadas em gestões anteriores, colocarão Cuiabá em posição de destaque nacional na cobertura de urgência e emergência tão logo sejam entregues à população.

Veja Mais:  Prefeito entrega UPA Verdão nesta quinta-feira, 26 e avança na reestruturação da urgência e emergência

A afirmação é endossada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 10, de 03 de janeiro de 2017. O documento, que redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento de UPA 24h de Pronto Atendimento como Componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Sistema Único de Saúde, estipula 250 a 300 mil habitantes por UPA. 

Partindo da decisão, Cuiabá, que possui pouco mais de 600 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e está no limite de cobertura preconizada pelo MS com as UPAS SUL, no bairro Pascoal Ramos e a Norte no Morada do Ouro, terá quatro para pouco mais de 600 mil habitantes.

A previsão da gestão é que ambas estejam em pleno funcionamento até maio deste ano.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Pequenos foliões se divertem na tarde de domingo no Carnaval da Gente

Publicado


O domingo(23) foi dos foliõenzinhos no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. O segundo dia do “Carnaval da Gente” iniciou com a matinê as 17h e o espaço logo foi tomado por versões em miniatura da mulher maravilha, homem aranha e uma porção de princesas. O evento é promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo. A realização é da Nilmo Eventos, com patrocínio da Águas Cuiabá e Skol. 

“Fazer um carnaval para a família cuiabana, essa foi a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro quando começamos a pensar no canrval 2020. E vendo as crianças aproveitando a tarde de domingo, se divertindo, podemos dizer que conseguimos”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo. 

Para garantir a segurança dos pequenos durante a folia, o Juizado tem atuado na verificação de documentos de responsáveis e menores de idade na entrada do espaço especialmente preparado para Folia de Momo. A ação de identificação é realizada em parceria com o Projeto Proteger, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e vai acontecer em todos os dias de festa.

A juíza Patrícia Ceni explica que não há uma exigência de documentos apenas para as crianças, mas também para todos os adultos que chegam ao evento. A medida funciona como prevenção em qualquer caso infortúnio que possa ocorrer durante o evento.

Veja Mais:  Bandas do Exército e da Polícia Militar levam humanização à pacientes do Hospital São Benedito

“Não podemos ter crianças e adolescentes adentrando ao local sozinhas ou com pessoas que não sejam, realmente, os responsáveis legais e que a gente não consiga identificar os pais. Então há uma determinação que ao adentrar o local esteja portando documento, ou certidão de nascimento ou documento com foto, que possa caracterizar o vínculo entre o responsável legal e a criança que está adentrando. É a forma de ter mais segurança, de evitar crianças perdidas, ou que estejam no evento e os pais não saiba, um adolescente que fugiu de casa e veio para o carnaval sem os pais saberem. É um cuidado necessário para a gente evitar qualquer tipo de transtorno e garantir mais segurança para o evento”, explicou a juíza.

De vestido de princesa azul e um arquinho de coroa, a bebê Maria Júlia de um ano e três meses dava seus passos meio inseguros mas cheios de vontade ao som das maravilhas da matinê deste domingo (23). Sua mãe, Joyce de 33 anos, trouxe a filha para curtir seu primeiro carnaval junto com o esposo. Viemos trazer ela para curtir o carnavalzinho e interagir com outras crianças. Não somos muito de carnaval, mas queríamos que ela se divertisse e a estrutura está bem bacana”. 

Os primos Ana Júlia e Leonardo, ambos com nove anos se divertiam correndo juntos pelo espaço coberto em frente ao palco, nas mãos uma tinta em spray que vez ou outra usavam para colorir os próprios cabelos. “A gente comprou a tinta com nosso próprio dinheiro e a gente veio aqui pra se divertir”, falou Leonardo. “Eu estou me divertindo muito, estou gostando muito da música”, completou Ana Júlia. 

Veja Mais:  Prefeito entrega UPA Verdão nesta quinta-feira, 26 e avança na reestruturação da urgência e emergência

Durante a noite, quem animou a galera foi o grupo Toq D’Prazer, seguido de Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. 

Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha. 

Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’. 

O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Todos os menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

 

Programação Carnaval da Gente 2020:

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha 

Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja). 

Veja Mais:  Juíza alerta que exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente

 

Serviço:

O que: Carnaval da Gente 2020

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h 

Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

História dos carnavais de Cuiabá é contada em exposição fotográfica no MISC

Publicado


Tempos de desfile na Getúlio Vargas, de carnavais de marchinha, de blocos que se espremiam entre as paredes de casarões no Centro Histórico. Tempos de Jejé e de Liu Arruda e tantos outras personalidades da cultura cuiabana. Estes momentos podem ser revividos na exposição “Carnavais dos Carnavais” em exibição no Museu da Imagem e do Som, até o dia 15 de março. A entrada é gratuita.

“É uma exposição que valoriza a cultura do carnaval de rua de Cuiabá, que vem de muito tempo e que tem que ser reverenciada. Uma homenagem a todos que contribuíram no fomento à cultura cuiabana e a manter essa tradicional folia viva em Cuiabá”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

São 60 fotografias que reconstroem os momentos marcantes dos carnavais de Cuiabá, desde a década de 1970 até o fim da década de 1990. O material é parte do acervo fotográfico do próprio MISC e foi cuidadosamente selecionado pelo coordenador do Museu, Cristóvão Luiz em homenagem a uma das festas mais tradicionais do Brasil e também de Cuiabá.

“É uma forma de preservação da memória, então quando você ouve falar do Sayonara, Dom Bosco e Clube Feminino é uma viajem pelas fotografias. A parte boa disso tudo é ter gente de 90 anos que passa por aqui e conta histórias, diz lembrar. As pessoas viajam no tempo e reconhecem familiares”, explicou o coordenador do MISC.

Veja Mais:  Bandas do Exército e da Polícia Militar levam humanização à pacientes do Hospital São Benedito

Além das fotos, também estão à disposição para visita do público, máscaras e fantasias preservadas. O Museu do MISC funciona de segunda à sábado, das 8h às 18h.

SERVIÇO:

O que: Exposição fotográfica “Carnavais dos Carnavais”

Quando: até o dia 15 de março, das 8h às 18h, de segunda a sábado

Onde: Museu da Imagem e do Som (MISC)

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana