Pesquisar
Close this search box.

Policial

Polícia Civil desarticula organização criminosa em Sapezal

Publicado

 

A Polícia Civil de Sapezal (480 km a Noroeste) cumpriu mandados de prisão preventiva contra dois suspeitos de tráfico de drogas, que integram uma organização criminosa que vinha praticando diversos crimes na região.

Na manhã desta segunda-feira (04.02), policiais civis deram cumprimento ao mandado de prisão de Cléber Viana de Jesus, 41 anos, e na sexta-feira (01.02) passada foi preso D.B.S. de 29 anos.

Cleber já estava preso na cadeia de Campo Novo dos Parecis, e mesmo já recolhido, ordenava de dentro da cadeia a crimes do lado de fora. O delegado titular da Delegacia de Sapezal, Valmon Pereira, disse que criminosos fora da cadeia ficavam responsáveis por cumprir as “obrigações” do preso Cleber.

“Por conta disso pedimos à Justiça para que ele seja transferido da cadeia da região”, declarou o delegado.

O trabalho de investigação começou depois da prisão em flagrante de Manoel Messias realizada pela Polícia Militar na cidade em novembro de 2018, ocasião em que foram apreendidos cinco quilos de maconha.

De acordo com as investigações, sete pessoas faziam parte do grupo. A estrutura contava com uma mulher na contabilidade, sendo também identificada a conta bancária para a movimentação financeira do tráfico.

De posse dessas informações, o delegado Valmon Pereira representou pela prisão preventiva dos suspeitos, além de outras medidas para desarticulação financeira, como bloqueio de conta bancária e apreensão de valores. Os pedidos foram deferidos  pelo Poder Judiciário local.

Veja Mais:  Suspeito de furto de gado é preso em posse de arma de fogo em Cotriguaçu

De acordo com o delegado Valmon, a operação visa pôr fim a um grupo muito bem estruturado, que praticava diversos crimes em Sapezal, não só o tráfico de drogas.

“Para se ter uma ideia, Cléber Viana foi preso em abril de 2018, após cumprimento de mandado de prisão por roubo com restrição da liberdade da vítima. Nessas ações criminosas, Viana roubava camionetes na cidade, levando-as para fora do país onde trocava por drogas. Depois da prisão de Viana, não foi mais registrado roubos de veículos no município” destacou a autoridade policial.

Outros três mandados de prisão encontram-se em aberto, cujos alvos não foram localizados até o momento.

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil identifica autor e esclarece morte de jovem em São Félix do Araguaia

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de São Félix do Araguaia (1.200 km a nordeste de Cuiabá), identificou o autor do grave feminicídio que vitimou a jovem Eva Carla da Silva Amurim, ocorrido no mês de novembro de 2023 no município. O corpo da vítima foi encontrado no dia 20 de março pela equipe da Polícia Civil com auxílio de familiares da jovem.

O autor feminicídio, apontado como criminoso de alta periculosidade, já se encontra recluso no presídio de Água Boa por envolvimento em outros crimes graves como tráfico de drogas e furtos em propriedades rurais.

As investigações conduzidas pela equipe de policiais da Delegacia de São Félix do Araguaia revelaram que a vítima veio de Bom Jesus do Araguaia para encontrar com seu namorado (autor do crime), e após isso, desapareceu completamente, sem manter contato com sua família.

Sabendo que o investigado pertencia a uma facção criminosa, a avó da vítima, que a tratava como filha, expressou sua oposição ao relacionamento e confirmou às autoridades policiais que o suspeito esteve em sua residência, pedindo para levar a jovem para São Félix do Araguaia.

Interrogado pelo delegado Ivan Albuquerque Soares, o investigado confessou a autoria do crime e disse que matou a vítima motivado por ciúmes, sendo o principal suspeito desde o desaparecimento da jovem.

“A vítima pagou um preço terrível por desobedecer a orientação da avó e envolver-se com um criminoso ligado a facção criminosa. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no crime, uma vez que o suspeito não matou a vítima sozinho”, disse o delegado.
 

Veja Mais:  Polícia Civil de MT participa de operação nacional para prender autores de homicídio e feminicídio

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil cumpre 15 mandados contra foragidos da Comarca de Campo Verde

Publicado

Quinze mandados de prisão foram cumpridos pela Polícia Civil, na Operação “Full Stop – Ponto Final”, deflagrada pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas em conjunto com a Delegacia de Campo Verde (131 km ao sul de Cuiabá).

O trabalho integrado realizado entre os dias 10 a 17 de abril, teve como objetivo dar cumprimento as ordens judiciais de prisão expedidas pelo juízo da Comarca de Campo Verde, pelos crimes homicídio, roubo, estupro e pensão alimentícia.

Os mandados foram cumpridos nos municípios de Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Nova Mutum, Campo Verde e no Estado do Tocantins.

Durante a ação foram contabilizadas 130 diligências, como levantamento de endereços dos foragidos, consultas em banco de dados, checagens nos sistemas policiais, entre outros serviços investigativos.

Na ocasião as equipes constataram que quatro foragidos estão mortos, e dois estão desaparecidos conforme informações obtidas junto aos familiares e constatação através de sistema.

Além das 15 prisões cumpridas em desfavor dos procurados, a Operação “Full Stop – Ponto Final” resultou na prisão em flagrante de quatro pessoas pelo crime de tráfico de drogas.

Atuaram nessa ação oito policiais civis e um delegado de polícia.

Vista em Campo Verde

Durante a deflagração da Operação “Full Stop – Ponto Final”, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, esteve na cidade de Campo Verde e assinou o Termo de Construção da nova Delegacia de Polícia do município.

Veja Mais:  Polícia Civil de MT participa de operação nacional para prender autores de homicídio e feminicídio

Participaram do evento o secretário de Segurança Pública, César Roveri, o delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos, a delegada regional de Primavera do Leste, Anamaria Machado Costa, o delegado da Polinter, Fernando Vasco Spinelli, os delegados de Campo Verde, Philipe Pinho e Bruno Barcelos, a juíza de Direito, Caroline Schneider, o promotor de Justiça, Arivaldo Guimarães, além de outras autoridades.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Operação cumpre 90 prisões em três estados contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa em Sorriso

Publicado

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela Delegacia de Sorriso. Os alvos são criminosos investigados por integrar organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas.

As ordens judiciais decretadas pela Vara Especializada contra o Crime Organizado da Comarca de Sinop são cumpridas em 10 cidades de Mato Grosso e nos estados do Rio de Janeiro, Pará e no Distrito Federal.

A investigação que embasou a operação atual é decorrente de elementos informativos apurados na Operação Recovery 3, que apurou a atuação dos investigados, parte deles mesmo detidos em unidades do Sistema Penitenciário continuavam ordenando a execução de ações criminosos a comparsas que estão nas ruas.

Um dos alvos de novo mandado de prisão é Robson Júnior Jardim dos Santos, conhecido como ‘sicredi’. Ele foi alvo das fases anteriores da Operação Recovery por ordenar a execução de homicídios na região de Sorriso e responsável pelo tráfico de entorpecentes. Além da nova ordem de prisão, Robson e outro comparsa tiveram ordenados pela justiça o isolamento no regime disciplinar diferenciado (RDD). Mesmo detido em unidades prisionais do Rio de Janeiro, onde foi preso a primeira vez por decisão da justiça de Mato Grosso e depois transferido para cá, Robson continuou exercendo a liderança no tráfico de drogas e determinando a diversos comparsas a execução do tráfico e de outros diversos crimes graves, como homicídios e torturas, entre outros.

Veja Mais:  Polícia Civil prende em Cuiabá autor de duplo homicídio ocorrido em Campo Verde

A Operação Recovery Ultimato integra o planejamento estadual da Polícia Civil na desarticulação de organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas como meio de financiar outras ações delituosas graves, como homicídios, a exemplo de investigações recentes como as que deram origem às Operações Follow the Money, Gravatas e Apito Final.

Prisões em 13 cidades

A Polícia Civil cumpre as prisões nas cidades de: Cuiabá, Várzea Grande, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Água Boa, Colíder, Barra do Bugres (MT); Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF) e Thailândia (PA).

A Operação Recovery Ultimato tem apoio das Delegacias Regionais da Polícia Civil de Tangará da Serra, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nova Mutum, Rondonópolis, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Água Boa e Cuiabá; Gerência de Combate ao Crime Organizado, Gerência de Operações Especiais e das Diretorias de Atividades Especiais e de Inteligência.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana