Pesquisar
Close this search box.

Policial

Policial Civil de Mato Grosso é o primeiro a concluir curso de Pilotagem Policial no Distrito Federal

Publicado

 Assessoria | PJC-MT

O investigador de polícia Carlos Juliano Kunze representou a Polícia Civil de Mato Grosso no X Curso de Pilotagem Policial, realizado pela Polícia Militar do Distrito Federal. Ao todo, 22 policiais participaram do curso, sendo 18 policiais militares do Distrito Federal, dois policiais rodoviário federal (PRF), um policial militar de Goiás e um policial civil de Mato Grosso.

Segundo Juliano, ele é o único policial civil formado nesse curso no país. “São realizadas provas prática e teórica para selecionar o candidato e durante o curso temos provas semanais com caráter eliminatório”.

Durante os 35 dias de curso, de 15 de março a 22 de abril de 2019, os policiais aprenderam técnicas de direção defensiva evasiva e ofensiva, técnicas de comboio e escolta, técnicas de dirigibilidade off-road, reação a emboscada embarcado e mecânica básica, totalizando carga horária de 222 horas/aula.

Ao final, o curso complementará o conteúdo do projeto que está sendo desenvolvido pela Polícia Civil de Mato Grosso. “Estou formulando um projeto nesses moldes para implantação do Curso de Pilotagem Policial aqui no Estado”, pontuou o policial, que ficou classificado em 6º lugar, no final do curso.

O curso foi realizado no Centro de Treinamento e Especialização da Polícia Militar do Distrito Federal (Ctesp PMDF).

 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil prende em Cáceres autores de furto a estabelecimento comercial

Policial

Vem aí o FETRAN 2024: Educação, Arte e Diversão no Trânsito!

Publicado

No próximo dia 18 de abril, terão início as inscrições para a 19ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) 2024 em Mato Grosso.

Este evento, promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no estado (SPRF/MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/MT), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT), além de prefeituras municipais e diversos outros parceiros, tem como objetivo principal sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre a importância do comportamento correto no trânsito.

O FETRAN utiliza o teatro como uma poderosa ferramenta didática, visando formar cidadãos comprometidos com a segurança própria e a dos outros nas vias públicas, promovendo assim um convívio social mais harmonioso. Além disso, o festival busca fomentar a produção cultural e artística nas escolas, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.

O festival será dividido em seis etapas, sendo cinco regionais e uma estadual. Confira o calendário das etapas regionais do FETRAN 2024 em Mato Grosso:

Etapa Aricá Mirim: Campo Verde, de 03/06 a 07/06/24
Etapa Araguaia: Primavera do Leste, de 17/06 a 21/06/24
Etapa Guaporé: Campo Novo do Parecis, de 12/08 a 21/08/24
Etapa Várzea Grande: Várzea Grande, de 26/08 a 30/08/24
Etapa Teles Pires: Sorriso, de 23/09 a 26/09/24

Os vencedores de cada uma dessas etapas regionais terão a oportunidade de competir na etapa estadual, que será realizada em Cuiabá, no Cine Teatro Cuiabá, de 23 a 26 de setembro de 2024.

Veja Mais:  Polícia Civil prende em Cáceres autores de furto a estabelecimento comercial

As inscrições para o FETRAN 2024 podem ser feitas através do site oficial do evento, www.fetran.com.br, dos dias 18 de abril a 25 de maio de 2024.

Estudantes e escolas interessados em participar deste importante festival educativo e cultural têm a chance de contribuir ativamente para a construção de um trânsito mais seguro e consciente.

Fonte: PRF – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar prende suspeito por estupro de vulnerável contra duas irmãs de 5 anos

Publicado

Policiais militares do 5º Batalhão prenderam, na madrugada desta quarta-feira (17.04), suspeito por estupro de vulnerável contra duas irmãs de apenas cinco anos, no bairro Jardim Liberdade, no município de Rondonópolis (220 km de Cuiabá). O homem seria o namorado da mãe das vítimas. 

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 17 horas, os policiais foram acionados por duas conselheiras tutelares para se deslocar até uma escola infantil. As testemunhas relataram que as vítimas reclamaram para as professores sobre dores nas partes íntimas. A mãe das meninas também foi acionada e informou que elas nunca se queixaram da situação. 

As meninas contaram que o suspeito seria o tio delas, o então namorado da mãe, que seria a única pessoa a ter maior contato com as vítimas. As equipes se deslocaram até a casa do suspeito, uma kitnet que fica no mesmo bairro, na Rua Solange R. Lima, no entanto o homem não foi localizado.

As crianças foram encaminhadas para uma uma unidade de Pronto-Atendimento Infantil. Uma equipe médico informou que elas apresentavam hematomas vistos a olho nu nas partes íntimas. 

Mais tarde, ainda em buscas pelo suspeito, por volta da meia-noite, as equipes retornaram até a casa do homem, que foi detido em flagrante. A mãe das meninas também foi levada para prestar esclarecimentos. Eles foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer. 

Veja Mais:  PM fecha boate por oferecer drogas e bebidas alcoólicas a adolescentes; dono foi preso

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende autores de homicídio de trabalhador de fazenda em Paranatinga

Publicado

Um grave homicídio que vitimou o trabalhador de uma fazenda no município de Paranatinga foi esclarecido pela Polícia Civil, na segunda-feira (15.04), com o cumprimento de mandado de prisão de dois homens apontados como autores do crime.

Os suspeitos, de 19 e 20 anos, foram identificados em investigações conduzidas pela Delegacia de Paranatinga e tiveram os mandados de prisão temporária, decretados pela Justiça por crime de homicídio qualificado pelo motivo fútil. A morte do trabalhador foi decretada após os suspeitos encontrarem uma foto da vítima fazendo um sinal alusivo a outra facção criminosa.

As investigações iniciaram no dia 18 de março, após o corpo da vítima, Ariel das Chagas dos Santos, de 20 anos, ser localizado em um milharal, próximo a estrada de acesso ao lixão da Vila de Santiago do Norte.

De acordo com as investigações, no dia dos fatos, a vítima e mais dois colegas, trabalhadores de uma fazenda, saíram para uma festa, onde ingeriram bebida alcoólica ficando bastante alterados, ocasião em que tiveram uma desavença com outro grupo que estava no mesmo local.

Durante a briga, os trabalhadores foram levados para uma residência a poucos metros do local, onde os suspeitos em análise dos celulares, encontraram uma fato da vítima, fazendo um sinal de referência a uma facção criminosa rival a do grupo, fato que teria decretado a sua morte.

Veja Mais:  Polícia Civil prende traficante envolvido em desaparecimento e homicídio em Várzea Grande

Dois dos trabalhadores foram conduzidos para uma região de mata, onde ocorreu o crime, porém uma das vítimas conseguiu fugir, enquanto Ariel era executado por um dos criminosos. Com base nos elementos levantados durante as investigações, o delegado Gabriel Conrado Souza, representou pela prisão temporária dos suspeitos, que foram deferidas pela Justiça.

As ordens de prisão contra os investigados foram cumpridas, nesta segunda-feira (15), no distrito de Santiago do Norte. Interrogados, os investigados confessaram a prática do crime, sendo um deles responsável por levar os trabalhadores até a região de mata e o outro por executar a vítima com golpes de faca.

Os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no crime.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana