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Carros e Motos

Porsche 718 T virá ao Brasil, inclusive, na versão com câmbio manual

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Porsche 718 T: uma versão mais exclusiva, com motor 2.0 de 300 cv de potência e kit especial
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Porsche 718 T: uma versão mais exclusiva, com motor 2.0 de 300 cv de potência e kit especial

Boa notícia aos puritstas. Conforme apurado pela reportagem do iG Carros, o Porsche 718 T virá ao Brasil com uma inusitada versão manual. A dupla Cayman e Boxster ainda está para ser revelada ao público no Salão de Detroit (EUA), mas a marca alemã já declarou que ambos serão disponibilizados por aqui. Ainda é difícil estipular uma data, mas sabemos que os esportivos poderão desembarcar no Porto de Cariacica (ES) entre o fim de 2019 e o começo de 2020.

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Neste caso, o modelo troca o motor 2.5 de 366 cv da versão GTS por um 2.0 turbo menos potente, na casa dos 300 cv. Com câmbio manual, o Porsche 718 T tem apenas 1.350 kg, peso que aumenta para 1.380 kg com a caixa de dupla embreagem (PDK). De qualquer forma, com a relação entre peso-potência de 4,5 (4,6) kg/cv, o esportivo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 (4,7) segundos. A velocidade máxima do esportivo é 275 km/h, de acordo com os números da fabricante.

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No pacote de equipamentos disponíveis estão incluídos itens como rodas com aro de 20 polegadas de diâmetro, distância livre do solo 20 milímetros menor que nas demais versões do Porsche 718 T Cayman e Boxster e pacote Sport Crono.

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A exclusividade do Porsche 718 T


Porsche 718 T faz tributo ao emblemático 911 T, objeto de desejo no fim dos anos 60
Arquivo/Porsche

Porsche 718 T faz tributo ao emblemático 911 T, objeto de desejo no fim dos anos 60


A Porsche faz questão de salientar que os modelos com a sigla “T” tradicionalmente estão ligados ao prazer de dirigir, como o 911T, de 1968. Entre os itens exclusivos, há bancos esportivos com ajustes de duas posições, seção central em tecido Sport-Tex preto e o logo “718” bordado nos apoios de cabeça.

Além disso, a dupla Porsche 718 T surge com frisos decorativos do painel de instrumentos e do console central, que se destacam com um acabamento preto brilhante. Por fora, chamam atenção detalhes como as coberturas cinzas dos retrovisores, as faixas laterais nas portas e as saídas de escapamento pretas, bem no centro do para-choque.

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Desafio dos 10 anos: como eram os carros populares em 2009?

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Entrou no Facebook ou Instagram hoje? Então você foi bombardeado com uma infinidade de fotos com a hashtag “Ten Years Challenge” (desafio dos dez anos), mostrando como seus amigos eram há uma década anos em comparação com a atualidade. Só no Instagram, já são mais de dois milhões de postagens, definindo como a brincadeira caiu no gosto de seus usuários. A tag, claro, foi impulsionada por diversas personalidades da mídia, com participações de Eliana, Viviane Araújo e até Madonna.

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Com muito tempo livre, nossa reportagem ficou imaginando como a indústria automotiva também mudou nos últimos dez anos. O VW Gol era o carro mais vendido, motores de três cilindros não existiam e também não havia qualquer chance remota de modelos híbridos e elétricos chegarem ao mercado. Na mesma pegada da hashtag do desafio dos dez anos , nossa redação mostra como eram os carros mais vendidos do Brasil em 2009, comparado aos dias de hoje. 

1 – VW Gol


Desafio dos 10 anos: o VW Gol era pelado, e contava com a versão City para aumentar as vendas
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Desafio dos 10 anos: o VW Gol era pelado, e contava com a versão City para aumentar as vendas

O VW Gol era mais feliz em 2009. Ele mantinha o posto de líder absoluto de mercado, com 303 mil emplacamentos. Em comparação, o atual modelo mais vendido do Brasil é o Onix, com pouco mais de 210 mil unidades. Vale lembrar que a Volkswagen tinha duas gerações do Gol no mercado ao mesmo tempo, sendo que uma delas mantém sua estrutura até os dias de hoje. Sua versão de maior sucesso tinha motor 1.0, de 76 cv e 10,6 kgfm de torque,mas também havia um modelo 1.6, de 104 cv.

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Mesmo depois do Desafio dos 10 anos, o VW Gol continua sendo o carro mais vendido da marca alemã
Divulgação

Mesmo depois do Desafio dos 10 anos, o VW Gol continua sendo o carro mais vendido da marca alemã

Dez anos depois, o Gol ainda não perdeu seu status de estrela. Foi o quarto modelo mais vendido do Brasil no ano passado, ganhando até mesmo uma nova versão automática. Com um pouco mais de potência e um cilindro a menos no motor, entrega 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque na versão 1.0, bem como 120 cv na versão 1.6 automática.

Também chama atenção o fato dos carros serem praticamente pelados em meados de 2009. O Gol Trend básico não tinha ar-condicionado, travas elétricas, desembaçador, ABS e computador de bordo, itens que o modelo 2019 integra desde as versões mais simples.

2 – GM Prisma


Desafio dos 10 anos: o Chevrolet Prisma é um dos únicos modelos do passado que preservam o nome
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Desafio dos 10 anos: o Chevrolet Prisma é um dos únicos modelos do passado que preservam o nome

Refresque sua memória com os modelos que a Chevrolet vendeu no Brasil há dez anos: Celta, Astra, Corsa, Vectra, Meriva e Zarifa. Todos feitos pela Opel, descontinuados ou substituídos por carros totalmente novos. O único que mantém o nome desde então é o Prisma , que era a versão sedã do Celta em 2009. Em sua versão Maxx, vinha equipado com motor 1.4, de 97 cv da Família I. Curiosamente, dez anos depois, o modelo 2019 preserva o mesmo motor na família Onix.


Após o Desafio dos 10 anos, o Chevrolet Prisma deverá ser repaginado em breve, junto do Onix
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Após o Desafio dos 10 anos, o Chevrolet Prisma deverá ser repaginado em breve, junto do Onix

A GM fez alguns acertos para extrair mais potência e melhorar o consumo. Atualmente, os números divulgados ficam na casa dos 106 cv de potência e 13,9 kgfm de torque. O porta-malas também cresceu, indo de 439 litros para 500 litros na troca de geração que aconteceu em meados de 2012. Conforme as movimentações da Chevrolet, o novo Prisma deverá ser renovado junto do Onix ainda este ano.

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3 – Ford Ka


Desafio dos 10 anos: o Ford Ka mudou de categoria, passando de um subcompacto para o terceiro hatch mais vendido
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Desafio dos 10 anos: o Ford Ka mudou de categoria, passando de um subcompacto para o terceiro hatch mais vendido

Eis um caso de carro que mudou de categoria. O Ford Ka era um subcompacto em 2009, onde duas pessoas teriam que se apertar muito para encaixarem no banco traseiro. O espaço para os joelhos também era escasso, fazendo com que os ocupantes mais altos tivessem seus meniscos esmagados. O motor, à época, era o popular Rocam 1.0, de 72 cv de potência e 9,3 kgfm de torque.


Com o Desafio dos 10 anos, destacamos o surgimento da versão aventureira do Ford Ka, a FreeStyle
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Com o Desafio dos 10 anos, destacamos o surgimento da versão aventureira do Ford Ka, a FreeStyle

Dez anos se passaram e o Ka deu um verdadeiro salto. O segundo modelo mais vendido do País conta até com versão sedã e aventureira, elevando o seu patamar e reduzindo o Fiesta a pó. Hoje, sua versão 1.0 tem 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Há também uma versão 1.5 de três cilindros, com 136 cv de potência e 16,1 kgfm de torque. Apesar da evolução, seu porta-malas diminuiu em relação ao modelo anterior. São atuais 257 litros, ante 263 l de 2009.

4 – Fiat Uno


Desafio dos 10 anos: nosso carismático Mille ainda estava no mercado, fazendo muito sucesso nas frotas
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Desafio dos 10 anos: nosso carismático Mille ainda estava no mercado, fazendo muito sucesso nas frotas

Talvez este seja um dos carros mais queridos dos brasileiros. Afinal, quem nunca andou no compacto quadradinho que preservou o mesmo design por 30 longos anos? Quando foi lançado em 1984, o Uno foi considerado um dos carros mais tecnológicos de seu tempo, ganhando muito destaque entre a classe média. Curiosamente, o modelo quase foi descontinuado nos anos 90, com a chegada do lançamento do Palio. Os bons números, por outro lado, garantiram sua permanência no mercado por mais duas décadas.

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O substituto do Mille começou sua vida bem entre os modelos do desafio dos 10 anos. Perdeu expressão para o Mobi
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O substituto do Mille começou sua vida bem entre os modelos do desafio dos 10 anos. Perdeu expressão para o Mobi

O modelo finalizou seu ciclo na versão 1.0 Economy, que tinha 66 cv de potência e 9,2 kgfm de torque. Sem qualquer vaidade, tornou-se um dos carros favoritos das frotas de empresas como as de telefonia, caindo nas graças dos internautas pelo meme “Uno de escada no teto”. Anos depois, a Fiat investiu no Novo Uno, sem o mesmo prestígio de nosso querido Mille. Atualmente, é vendido com motor 1.0 de três cilindros e 77 cv de potência, agonizando com o lançamento de novos modelos como Mobi e Argo.

5 – Renault Sandero


Desafio dos 10 anos: o Renault Sandero começava a elevar o status das vendas da Renault
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Desafio dos 10 anos: o Renault Sandero começava a elevar o status das vendas da Renault

Com três anos de mercado, o Renault Sandero já buscava posições de destaque no ranking de vendas de 2009. Foi o décimo quinto mais vendido do Brasil, atrás de nomes como Fiesta, Corolla e Fox. A versão de maior sucesso era a Expression com motor 1.0 da família D4D, desenvolvendo 77 cv de potência. Havia também um modelo 1.6, de 95 cv e 14,1 kgfm de torque.


Após o desafio dos 10 anos, também podemos colocar o Sandero que ganhou outras versões além da Stepway no Brasil
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Após o desafio dos 10 anos, também podemos colocar o Sandero que ganhou outras versões além da Stepway no Brasil

Quando o assunto é espaço interno, o Sandero atual é imbatível. São 2,59 metros de entre-eixos (contra 2,52 m do Onix) que garantem o tamanho generoso, ainda mais por conta da largura dos bancos dianteiros. Sobra espaço para as pernas, podendo levar até um adulto no meio do banco traseiro com conforto razoável. Outro ponto de destaque é o porta-malas de 320 litros. São 20 litros a mais que Argo, Polo e Yaris, e gritantes 40 litros a mais que o Onix. Com motor 1.0, de 82 cv e 10,5 kgfm de torque a 5.000 rpm, o Sandero não faz feio ante os outros participantes do desafio dos dez anos .

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Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 passa a ter multimídia com TV de série

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Os 6 anos de mercado do Hyundai HB20 foram de sucesso. E as mudanças na linha 2019 darão mais fôlego ao modelo
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Os 6 anos de mercado do Hyundai HB20 foram de sucesso. E as mudanças na linha 2019 darão mais fôlego ao modelo

A Hyundai prepara o lançamento da nova geração do HB20 para o segundo semestre do ano. Mas, antes disso, resolve deixar o atual um pouco mais equipado. Então, a partir da versão Comfort Plus 1.0, o carro passa a ter multimídia com TV digital e na Premium os bancos do sedã e do hatch agora vêm de fábrica revestidos de couro.

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 A linha 2019 do Hyundai HB20 começa a chegar às lojas por preços que partem de R$ 44.490 e chegam a R$ 72.990. A central multimídia blueMedia com TV digital tem tela de 7 polegadas sensível ao toque e oferece, entre outros recursos, conectividade com Apple CarPlay e Google Android Auto, ambos capazes de reproduzir o aplicativo de trânsito e navegação Waze.

Ainda de acordo com a Hyundai, entre os recursos da central multimídia há também streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB, auxiliar, comandos de áudio e Bluetooth no volante e botão de reconhecimento de voz. A versão de entrada Unique, para HB20 e HB20S , segue sendo vendida com sistema blueAudio, que conta com comandos de áudio e Bluetooth no volante.

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Detalhes do novo Hyundai HB20


Hyundai Saga no Salão do Automóvel 2018: protótipo antecipa detalhes da nova geração do Hyundai HB20
Cauê Lira

Hyundai Saga no Salão do Automóvel 2018: protótipo antecipa detalhes da nova geração do Hyundai HB20

 Apesar do carro flagrado em testes esteja camuflado, é possível notar que as mudanças serão mais significativas do que as adotadas até agora no compacto Hyundai HB20 . As novidades já deverão começar pela frente com faróis de linhas mais angulosas, seguindo o estilo do sedã Elantra que acaba de ser renovado na linha 2019. Os vincos nas laterais, bem como as lanternas traseiras e outros detalhes também deverão mudar.

Ainda entre as novidades que deverão ser adotadas, estima-se que o para-choque traseiro irá ter uma luz de ré incorporada, assim como já aconteceu em modelos, como a primeira geração do Ford Focus. Além disso, haverá novos conjuntos de rodas e calotas e novos traços na linha de cintura, o que ajudará a deixar o novo HB20 hatch com desenho mais arrojado.

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Como não poderia deixar de ser, além do Hyundai HB20 hatch também passarão por mudanças a versão sedã e o HB20X, com apelo aventureiro e que deverá ficar mais próximo de um SUV do que é atualmente, seguindo os passos do Honda WR-V. Ainda não há boas imagens do interior, mas sabe-se que também terá umas série de novidades no painel, bancos, quadro de instrumentos, entre outros itens. Veja abaixo os preços da linha HB20 2019.

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Hatch ( Hyundai HB20 ) 

♦ 1.0 Unique – R$ 44.490

♦ 1.0 Comfort Plus – R$ 48.990

♦ 1.0 Turbo – R$ 53.190

♦ 1.6 Comfort Plus – R$ 55.590

♦ 1.6 R-Spec automático – R$ 64.990

♦ 1.6 Premium automático – R$ 68.990

♦ 1.6 Premium automático – R$ 72.590
Aventureiro ( Hyundai HB20 X )

Sedã ( Hyundai HB20 S ) 

♦ 1.0 Unique – R$ 48.990

♦ 1.0 Comfort Plus – R$ 52.990

♦ 1.0 Turbo – R$ 58.190

♦ 1.6 Comfort Plus – R$ 60.990

♦ 1.0 Comfort Plus automático – R$ 64.990

♦ 1.6 Style automático – R$ 66.990

♦ 1.6 Premium automático – R$ 72.990

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Nova Yamaha Lander chega na 2ª quinzena deste mês por R$ 16.990

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Nova Yamaha Lander chega para oferecer mais versatilidade na cidade, sem abandonar adereços off-road
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Nova Yamaha Lander chega para oferecer mais versatilidade na cidade, sem abandonar adereços off-road

Apresentada em novembro de 2018, a Yamaha Lander 250 ganha preço e data de lançamento para o Brasil. A trail que irá suceder tanto a Lander antiga quanto a Ténéré 250 começará a ser vendida a partir dessa quinzena de janeiro por R$ 16.990 (sem incluir frete), apostando no visual robusto e conforto da Ténéré para encarar a líder de mercado Honda XRE 300.

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A Yamaha Lander 250 marca uma mudança na estratégia da empresa, reduzindo a oferta de modelos no segmento para focar em apenas uma moto que unisse tudo o que havia de bom na Lander anterior e na Yamaha Ténéré 250 — e até um pouco da XT660, como seu design. Recebeu um assento mais confortável, mais largo e com dois níveis, enquanto o garupa passa a contar com alças de apoio de alumínio.

A nova Lander ganhou também um novo tanque de combustível, de maior capacidade: passou de 11 para 13,6 litros. As carenagens externas ao tanque, que o protegem de danos em eventuais quedas, estão diferentes e mais fáceis de serem substituídas, porém isso não alterou muito o visual do conjunto. A nova moto tem ainda o diferencial de alguns componentes pintados de preto, como as laterais do motor, os amortecedores dianteiros e a balança traseira.

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Seu motor tem 249,5 cc e injeção flex, com duas válvulas no cabeçote. Gera 20,9 cv e 2,1 kgfm, quando abastecido com etanol. O movimento chega às rodas com ajuda do câmbio manual de 5 marchas. Traz freios hidráulicos ABS com disco de 245 mm na frente e de 203 mm atrás. O chassi de aço com berço semi-duplo é totalmente novo, reforçado na traseira, para que possa carregar até 7 kg no bagageiro. A suspensão usa um garfo telescópico de 41 mm na dianteira e monoamortecida na traseira, mesmo conjunto usado na Lander anterior, mas agora com um curso de 220 mm na frente e 204 mm na traseira.

Nova Yamaha Lander promete


A nova Yamaha Lander tem como objetivo desbancar a rival da Honda em vendas, a XRE 300
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A nova Yamaha Lander tem como objetivo desbancar a rival da Honda em vendas, a XRE 300

Com o objetivo de desbancar a Honda XRE 300 , e sendo um meio-termo entre a off road Yamaha Lander atual e a aventureira Ténéré, certamente mais próxima a esta última quando analisadas as suas características técnicas, podemos dizer que a nova motocicleta da Yamaha poderá satisfazer melhor o motociclista que busca algo mais confortável, tanto no uso urbano quanto para pequenas aventuras na terra no fim de semana.

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Para compensar a eliminação da versão aventureira Ténéré, a nova Yamaha Lander contará com um kit de acessórios originais que inclui bagageiro, baú nas medidas 33 ou 35 litros, protetor lateral de motor e para-brisa. As cores disponíveis serão azul, branco e preto. Apenas para referência, a Lander atual custa R$ 15.690 e a Ténéré custa R$ 16.490. É equipada com faróis, lanternas e luz de posição FULL LED e painel digital com iluminação em LED, com função de consumo instantâneo e média de consumo. A Yamaha ainda oferece o Kit Touring para a Lander 250, adicionando acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho (33 e 35 litros) e protetor lateral do motorista e para-brisa.

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