conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Prefeito e secretários recebem lideranças indígenas para tratar sobre melhorias nas aldeias

Publicado


O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio, secretários, gerentes de departamento e assessores receberam as lideranças indígenas das aldeias da Reserva Tadarimana na tarde desta sexta-feira (17) para tratar sobre as melhorias desenvolvidas na comunidade.

Durante a reunião, cada representante apresentou as ações de cada secretaria. Dentre as principais executadas estão, a reforma e ampliação da escola, melhorias nas estradas rurais, entrega de uniformes, reforma e construção de campos de futebol, formação de professores indígenas, gradeação, entrega de plantio de mudas, reforma da farinheira e a entrega de um trator agrícola.

Ainda estão sendo viabilizados a perfuração de poços artesianos e de tanques de peixes. Além disto, as famílias contam com atendimento médico e odontológico e assistência social.

Para o prefeito, é importante contribuir para o desenvolvimento da melhoria da situação dos povos indígenas, por isso, foram realizadas diversas reuniões com os índios bororos no sentido de melhorar os indicadores sociais e ajudar para que os mesmos possam produzir alimentos para sustentabilidade e renda para as famílias indígenas juntamente com o artesanato.

Além disto, Pátio pediu para que os gestores se empenhem ainda mais na execução das atividades que vão melhorar a situação dos índios. 

Fonte:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura de Rondonópolis paga salário de agosto nesta quinta-feira (29)

Rondonópolis

Saúde reforça atendimento na UPA e mantém as unidades de Terceiro Turno abertas na segunda e terça de feriado

Publicado


Em função do aumento na demanda de atendimento de casos de urgência e emergência no feriado de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, irá reforçar o serviço médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e manterá o atendimento nas cinco unidades de terceiros turnos na segunda-feira (24) e terça-feira (25).

O município conta hoje com os terceiros turnos na Policlínica Itamarati e nos Posto de Saúde da Família (PSFs) Cidade de Deus, Vila Olinda, Nossa Senhora do Amparo e Vila Rica. As cinco unidades estarão abertas na segunda e terça das 18 às 24h para atendimentos de urgência e emergência. Assim, pacientes que necessitem de atendimento médico podem procurar o terceiro turno mais próximo de casa com maior comodidade.

Os terceiros turnos funcionam normalmente de segunda a sexta-feira, das 18 às 24h, com equipe para atendimentos de urgência e emergência. Aos sábados e domingos, as urgências e emergências são atendidas exclusivamente pela UPA.

Além do reforço no atendimento por meio das unidades de terceiro turno, a coordenação da UPA irá aumentar a quantidade de médicos plantonistas como o objetivo de garantir maior rapidez no atendimento, já que o período tem aumento na demanda de casos de emergência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também dará suporte para as unidades de terceiro turno, bem como à UPA e ao Pronto Atendimento Infantil, que funciona normalmente.

Veja Mais:  Reginaldo visita residencial Altamirando, constata abandono e cobra respostas da Prefeitura

A coordenação do Samu explica que os pacientes dos terceiros turnos que necessitarem de transporte em casos de solicitação do médico para transferências entre unidades de saúde para casos graves, serão atendidos normalmente no feriado. Casos menos graves, mas que ainda precise de transferência são feitos pela central de ambulâncias.

Postos de saúde fechados

Na segunda e terça de Carnaval, as unidades básicas de saúde não funcionam. O atendimento médico volta ao normal na quarta-feira (26).

Fonte:

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Saúde alerta população para a prevenção contra as ISTs

Publicado


Com a chegada das festividades de um dos eventos mais populares do Brasil, o carnaval, aumenta a preocupação dos profissionais da saúde quanto à prevenção de doenças, principalmente as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nesta sexta-feira (21) a Secretaria Municipal de Saúde começa a intensificar a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Todas as unidades de saúde receberam lotes de preservativos e estão disponibilizando gratuitamente para a população. A gerente do departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariuva Valentin Chaves, reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar complicações futuras com a saúde e pede que as pessoas procurem as unidades e retirem seus preservativos.

Para a campanha durante o carnaval a Saúde também vai disponibilizar os preservativos para retirada em postos de combustíveis, casas noturnas, casas de shows, espaços onde serão realizados eventos alusivos à festividade e também em associações de moradores.

A ação intensificada neste período tem o foco voltado para a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis por meio de relação sexual sem uso de preservativo ou de outras formas de contato. “Queremos que a população curta o carnaval com consciência, segurança e tranquilidade para evitar preocupações depois da folia”, comenta.

Apesar da concentração de esforços para orientação e conscientização da população o número de pessoas infectadas pelo HIV tem aumentado. Em Rondonópolis, no ano passado foram 160 homens e 61 mulheres, sendo que em 2018 foram registrados 141 homens e 42 mulheres, de acordo com dados do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Veja Mais:  Reginaldo visita residencial Altamirando, constata abandono e cobra respostas da Prefeitura

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde em Mato Grosso, entre os anos de 2011 a 2019, foram notificados 3.376 casos de HIV em adultos o que continua sendo um grande desafio para a saúde pública. Em caso de suspeito de contagio é fundamental buscar um diagnóstico precoce para que sejam tomadas as devidas ações de adesão, tratamento e acompanhamento.

Fonte:

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Comunitário faz parceria com empresários, Setrat e revitaliza sinalização de bairros

Publicado

Foto: Assessoria

O líder comunitário dos bairros Jardim Eldorado, Mirassol, Santa Fé e Copacabana, Wilber Maciel realizou no mês de dezembro um levantamento das principais ruas com maior movimentação da região que compõe o grande Conjunto São José.

Com base do resultado da pesquisa, o ativista mapeou as vias que precisavam de receber reforço na sinalização de solo. Para dar celeridade no serviço, Wilber promoveu uma parceria entre a comunidade, empresários e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SETRAT. ”Firmamos um grande trabalho em nossa região. Os empresários dos bairros e moradores fizeram a doação de material e a Setrat, através do secretário Rodrigo Metello promoveu o reforço da pintura e a recolocação de algumas placas. Melhorou tanto no visual da nossa região quanto na segurança”.

O empresário Ailton Ferreira pontuou a importância do trabalho para motoristas e pedestres. “Ficou muito bom. Precisávamos dessa revitalização principalmente na faixa de pedestre. O Wilber está de parabéns”.

A moradora Mercimeire Belo também fez questão demonstrar sua satisfação com trabalho. “Quando a sociedade trabalha em consenso com o poder público as coisas andam. O Wilber foi atrás de parcerias e conseguiu realizar um grande trabalho na região. O trânsito fica com toda certeza mais seguro”.

No início de janeiro o líder comunitário promoveu um grande mutirão de colação de placas de PARE nos principais cruzamentos dos bairros Jardim Eldorado, Mirassol, Santa Fé e Copacabana. O serviço também foi executado pela SETRAT.

Veja Mais:  Decreto suspende atendimento nos órgãos públicos durante o Carnaval

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana