conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Prefeito participa da abertura do 2º semestre letivo da UFR e reafirma disposição de fazer parcerias e convênios

Publicado

Foto: Assessoria

O prefeito Zé Carlos do Pátio participou, na tarde desta segunda-feira (6), da abertura oficial do segundo semestre letivo de 2019 da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A solenidade, que marcou também a abertura da Semana Acadêmica, contou com as presenças, além de Pátio, do vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares; Pró-Reitora do Câmpus, professora Analy Polizel; e de outras autoridades políticas locais e acadêmicas.

Em sua fala, Pátio fez uma defesa firme da universidade pública e lamentou os cortes de verbas que as instituições federais de ensino superior vêm sofrendo por parte do governo federal. “Esta abertura do semestre acontece num momento triste. As universidades federais brasileiras sofreram cortes de 30% dos seus orçamentos. Precisamos abrir um debate. Temos que debater o que está acontecendo com este país, que está reduzindo os recursos investidos na Educação como um todo”, ressaltou o prefeito, lembrando que o município, também, tem sofrido com a política atual da União de reduzir os investimentos que afetam o setor educacional brasileiro.

“Com os cortes do orçamento da Educação, Rondonópolis não está conseguindo recursos da União para construir creches e escolas. Até mesmo para a Apae (Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais) o governo federal não cumpriu com os repasses, tivemos que assumir a parte dele para não deixar fechar as portas da entidade, que cumpre um papel social importante”, observou o prefeito.

Veja Mais:  No Abril Azul, Semed lança projeto com foco no autismo

“Mesmo assim, digo a vocês hoje aqui, não abaixem a cabeça. Tem que lutar e acreditar sempre!  Nós (Prefeitura de Rondonópolis), mesmo com todas as dificuldades, estamos investindo recursos próprios na construção de novas creches e escolas, bem como reformando várias unidades da rede. São treze novas creches e quatro escolas que estamos construindo”, citou Zé Carlos do Pátio.

Ele ressaltou que as universidades são espaços importantes para o livre debate das ideias, a democratização dos saberes e onde são criadas as bases do desenvolvimento nacional em diversas áreas. “Portanto, não podem ser esvaziadas, têm que ser fortalecidas. É na universidade pública que o filho do trabalhador, das pessoas mais pobres podem ter acesso a uma educação superior de qualidade”, salientou.

Pátio, por fim, reafirmou a sua disposição de continuar sendo parceiro para o fortalecimento e a consolidação da UFR. “Já fizemos vários convênios e parcerias. Reafirmo aqui que continuaremos sempre abertos a novas parcerias com a UFR, que é muito importante para impulsionar o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade e região”, frisou Pátio.

Representante da Câmara Municipal de Rondonópolis na solenidade, o vereador Silvio Negri, que também é professor no curso de Geografia da instituição, ressaltou que esta “aproximação” entre a prefeitura e universidade é importante para superar o momento de dificuldade causado pelos cortes orçamentários e o município possa contar com uma universidade pública fortalecida.

Veja Mais:  Prefeitura apresenta Feciti e projeto arquitetônico da Unemat para os alunos do Eemop

“O governo federal este ano cortou R$ 8 bilhões da Educação, não só das universidades, mas até da Educação Básica. Por isso, sem dúvida, este apoio é fundamental e faz-se necessária cada vez mais esta aproximação, que já rendeu bons frutos tanto para universidade como para prefeitura, por meio das parcerias e convênios realizados”.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Câmara realiza Sessão Extraordinária na próxima segunda-feira (21) para sabatinar Argemiro no comando da CODER

Publicado

Argemiro Ferreira-Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Rondonópolis realiza nesta segunda-feira (21) a partir das 14h00, no Plenário Ulysses Guimarães a 41ª Sessão Extraordinária, convocada pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Cláudio da Farmácia (MDB), a pedido do prefeito municipal Zé Carlos do Pátio, para apreciação de Projetos de Lei do Poder Executivo.

Serão apreciados projetos de crédito suplementar, para a educação, meio ambiente, crédito especial para esporte e lazer, e também será realizada a sabatina com o novo indicado para presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder, Argemiro Ferreira de Souza.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Em parceria com Comcit, Prefeitura de Rondonópolis promove Café Empreendedor no dia 14
Continue lendo

Rondonópolis

Vereador fiscaliza obras de drenagem e pavimentação asfáltica

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Cláudio da Farmácia (MDB) foi até os bairros Jardim das Paineiras e Oásis ontem pela manhã (16) a pedido dos moradores dessa região para fiscalizar o andamento das obras de infraestrutura que estão sendo realizadas na comunidade, indicações do parlamentar e de outros vereadores da Casa de Leis.

As obras de drenagem de água pluvial e pavimentação de algumas ruas estão sendo feitas pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis através da Construtora Amil Ltda, e estão orçadas em mais de dois milhões de reais, com recursos do Governo Federal e contrapartida do município. De acordo com o parlamentar, os moradores estão com receio de que as obras parem, e também pediram pela pavimentação em todas as ruas dos bairros.

“Na nossa avaliação o que está sendo feito, está indo muito bem, sabemos que ainda falta muitas coisas para serem feitas. Quanto a pavimentação asfáltica de todo o bairro, isso ainda não está sendo executado, somente parte, mas estamos na cobrança junto ao prefeito para que coloque em prática o asfaltamento do restante do bairro”, relatou Cláudio da Farmácia.

Mirian Fernandes é moradora há 20 anos no Jardim das Paineiras, e sempre esperou por essas obras na região que trarão benefícios para todos. “Para nós é um motivo de alegria, de realizar esse sonho, que com essas obras acabarão as grandes enxurradas, a poeira das ruas que estão sendo asfaltadas e que nos faz ficarmos doentes, mas acredito que vai melhorar muito mais, e só temos que agradecer primeiramente a Deus, e aos vereadores que estão lutando por nós”, falou a moradora.

Veja Mais:  Segue disputa para a nova gestão da OAB de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Setrat reforça pintura de faixas de pedestres em diversos pontos da cidade

Publicado

Foto: Assessoria

A Secretaria municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) concluiu essa semana a revitalização da pintura das faixas de pedestres localizadas no entorno da Prefeitura Municipal e também da feira livre da Vila Aurora. Os dois pontos foram escolhidos por conta do grande número de pessoas que transitam nos locais diariamente.

O secretário Rodrigo Metello, responsável pelas ações que envolvem o transporte e o trânsito no município, explicou que a Setrat mantém constantemente o serviço de reforço da pintura das faixas em diversas regiões da cidade, visto que esse trabalho necessita de atenção para garantir a segurança dos pedestres.

Dezenas de pessoas entre servidores públicos e contribuintes buscam a sede da Prefeitura – Palácio da Cidadania – para resolver problemas burocráticos e atualizar os impostos e no local e a sinalização horizontal, no caso a faixa de pedestre, auxilia no controle do trânsito e traz mais segurança para os pedestres atravessarem as ruas.

O município investiu recentemente na compra de uma tinta especial que dá maior durabilidade depois de aplicada à quente sob o pavimento. É essa tinta que está sendo utilizada pela Setrat na revitalização das faixas de pedestres que também será aplicada nos próximos dias na avenida Presidente Médici.

A via vai receber faixas que, emitem um efeito sonoro ao motorista, para chamar a atenção dos condutores por conta do grande fluxo de pedestres e também para reduzir a velocidade no local, semelhante a que foi feita na avenida Frei Servácio.

Veja Mais:  Prefeitura faz audiência pública da LDO 2020 no dia 24

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana