Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Prefeitura apresenta soluções e trabalha para regularizar mais de 100 famílias

Publicado

Foto: Assessoria

Mais de 100 famílias da Comunidade Rio Arareau Vivo, região da Mata Grande, em Rondonópolis, que sonham em ter a situação regularizada quanto às suas terras, onde muitos retiram o seu sustento, tiveram a esperança renovada. Em reunião na Prefeitura por intermédio do vereador Juary Miranda, o prefeito Zé Carlos do Pátio apresentou soluções para resolver o problema social enfrentado pelas famílias.

“Os moradores compraram a área deles, pagaram e não receberam a documentação. Eles não contam com água de qualidade, não tem luz e estão há mais de quatro anos no local. Então decidimos que nossa equipe monte um processo, protocole na Prefeitura e vamos ver toda a legalidade para implantarmos inicialmente a rede de energia elétrica e depois ver as outras questões que precisam de apoio” explicou o prefeito.

Segundo a Associação de Trabalhadores Rurais da Comunidade Rio Arareau Vivo, a área foi adquirida pelos moradores há quatro anos e subdivida em 136 lotes. O vereador Juary Miranda destacou a importância do apoio do poder público em buscar uma forma para solucionar o problema dos trabalhadores rurais.

“O prefeito esteve conosco no sábado (27) reunido na Associação Rio Arareau Vivo, onde tem mais de 100 famílias assentadas, sem energia, sem a infraestrutura devida. Desta reunião culminou com a nossa vinda ao gabinete para que a prefeitura busque uma alternativa legal para atender esses trabalhadores com energia e futura regularização fundiária, visto que, eles compraram e pagaram seus imóveis e não tem a documentação devida. Eles são trabalhadores que querem produzir e temos que apoiar,” disse Juary.

Veja Mais:  Veja vídeo, Motorista de aplicativo e taxistas desentendem em Rondonópolis

O representante da Comunidade Rio Arareau Vivo, Luis Nunes, explicou que a luta dos trabalhadores era antiga, mas com o apoio da administração municipal vai minimizar os problemas enfrentados pelos moradores.

“O apoio do prefeito Zé Carlos do Pátio através do vereador Juary será muito bom, porque nosso sofrimento é grande. Nós temos muitos moradores que tem criação de frango e porcos e água que utilizamos vem de um poço de um motor bomba, mas que sempre está na oficina, está difícil para nós. Então, vai ser uma mudança muito grande acreditamos muito no prefeito que está realizando muitos trabalhos parecidos como esse e estamos confiantes que o nosso também será beneficiado,” comemorou o morador.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Rondonópolis tem Dia “D” de vacinação contra a influenza neste sábado (20)

Publicado

Idosos, crianças e demais grupos prioritários poderão se imunizar contra a gripe neste sábado (20) durante o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Rondonópolis. Para atender a população, a Secretaria Municipal de Saúde manterá todas as unidades básicas de saúde, incluindo as policlínicas, abertas das 7 às 11h e das 13 às 17h.

Podem se vacinar contra a gripe, nesta primeira fase da campanha, os idosos com mais de 60 anos; crianças entre seis meses e seis anos; gestantes; puérperas; professores; profissionais de saúde; segurança pública; motoristas; pessoas portadoras de doenças crônicas; e, imunossuprimidos.

A superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Vânia Scapini, destaca que é fundamental que as pessoas se imunizem contra a gripe. “Estamos com os prontos socorros lotados com pessoas com síndromes respiratórias, principalmente, influenza, então convocamos a todos que fazem parte dos grupos prioritários que se vacinem nesta primeira etapa da campanha”, afirma.

Vânia orienta que a vacina contra a influenza pode ser tomada mesmo que a pessoa esteja gripada ou com febre baixa, bem como não há contraindicação de ser tomada junto a outros imunizantes. “Pode vacinar com gripe ou com febre baixa. Os sintomas não são intensificados com a vacina. E não tem contraindicações de ser tomada junto com outras vacinas. Isso não é empecilho”, reforça e acrescenta que “quando vacinamos em massa, impedimos a propagação do vírus. Temos uma eficácia maior na imunização e reduzimos internações”.

Veja Mais:  Estudantes podem requerer ou renovar 'Passe Livre' no Cidade de Pedra

Campanha antecipada

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, nesta primeira fase, foi antecipada em Rondonópolis, teve início em 27 de março e segue até 30 de maio. Quem ainda não se vacinou, além do Dia “D”, pode comparecer também de segunda a sexta-feira em uma unidade básica de saúde do Município para se imunizar.

A previsão é que a segunda etapa da campanha tenha início após o dia 30 de maio, quando a imunização contra a influenza teve de ser ampliada para outros públicos.

Hora de atualizar o cartão de vacinação

O Dia “D” também será uma oportunidade para a população colocar em dia o cartão de vacinação. A Saúde irá disponibilizar nas unidades de saúde todas as vacinas que compõem o Plano Nacional de Vacinação (PNI), além do imunizante contra a Covid-19 e HPV.

“É uma oportunidade para que crianças, adolescentes e adultos possam por em dia o cartão de vacinação. Então convocamos todos para comparecerem às unidades de saúde neste sábado”, conclui a superintendente.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Estudantes de Guiratinga conhecem estrutura do Sanear

Publicado

Os alunos da Escola de Ensino Integral Maria de Lourdes, do município de Guiratinga, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre saneamento básico durante uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rondonópolis.

Acompanhados pelos professores Ozeias Almeida, Maycon Lenno de Souza e Ricardo Ferreira, os estudantes puderam explorar as instalações das duas unidades, além de conhecerem os laboratórios e participarem de palestras explicativas ministradas por técnicos do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).

A visita fez parte de um projeto multidisciplinar desenvolvido pela escola, que tem como objetivo não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o tema do saneamento básico, mas também orientá-los na escolha de suas futuras carreiras profissionais.

Um dos momentos marcantes da visita foi a conversa com o presidente do Sanear, Paulo José Correia, que fez um resumo de sua trajetória lembrando a origem humilde na zona rural, a vinda para a cidade e a atuação profissional como professor, secretário de Habitação e hoje presidente da maior autarquia de saneamento do Estado.

“Sou um exemplo de que é possível realizar sonhos. Todos temos direito, precisamos apenas ter oportunidade e disposição para desenvolver nosso potencial”, afirmou.

Paulo José também falou aos visitantes sobre os investimentos que tornaram Rondonópolis uma referência nacional em saneamento básico. “Hoje nos orgulhamos do serviço prestado à população e temos satisfação em compartilhar essa experiência com outras cidades de Mato Grosso e do País”.

Veja Mais:  Atendimento da Caixa D’Agua estará operando temporariamente no Sanear Monte Líbano

Atualmente, o município atende integralmente 100% da população urbana com serviços essenciais como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e coleta seletiva de resíduos recicláveis.

O professor Ozeias Almeida disse que a visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora e prática. “Isso estimula a reflexão sobre a importância do saneamento para o desenvolvimento sustentável e o impacto das escolhas profissionais na construção de um futuro mais justo e equitativo. Foi uma experiência muito importante, para nós e para os alunos”, ressaltou

As escolas e organizações da sociedade civil interessadas em conhecer a estrutura do Sanear podem agendar as visitas através de ofício encaminhado à direção da autarquia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito e secretariado anunciam melhorias no bairro Jardim Itapuã

Publicado

O prefeito José Carlos do Pátio e seu secretariado estiveram nesta segunda-feira (15) no bairro Jardim Itapuã para ouvir a comunidade e anunciar melhorias e projetos que beneficiarão a região.

Um dos anúncios mais esperados pela comunidade foi a regularização fundiária, um passo essencial para garantir segurança e estabilidade aos moradores da região. A partir da próxima segunda-feira (22), uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo estará na escola Arão Gomes das 12h às 18h, realizando levantamentos e orientando a população sobre o processo de regularização fundiária que será realizada no bairro.

Além disso, outro anúncio aguardado foi a construção de um centro comunitário. A secretária de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati, destacou que a equipe responsável finalizará o projeto e encaminhará para licitação. “O salão comunitário será entregue com cercamento, concertina, sistema de monitoramento e parte das mobílias, visando proporcionar à comunidade um espaço adequado para diversas atividades e encontros” disse a secretária.

Durante a reunião, o prefeito enfatizou o compromisso da gestão em atender às demandas da população local. Além dos anúncios mencionados para a região, também foi destacada a construção de uma ponte ligando o bairro Taiti ao anel viário, que está em fase final de execução, faltando apenas a conclusão do aterro e do asfaltamento, que em breve será entregue à comunidade.

A reunião foi recebida de forma positiva e o líder comunitário Denis Medeiros expressou sua gratidão ao prefeito pelo trabalho realizado no bairro.

Veja Mais:  Projeto de lei que isenta moradores de pagar 'IPTU' tramita na câmara

O encontro também contou com a presença de vereadores e do presidente do Sanear, Paulo José Correia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana