conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Prefeitura de Cuiabá avança na construção de complexo de lazer

Publicado

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá avança na construção do complexo de lazer do bairro Jardim Cuiabá. O planejamento é que a obra seja concluída e entregue à população no mês de abril. 

Depois de finalizar a edificação da rede de drenagem no campo de futebol, os trabalhos estão voltados para o levantamento do vestiário, alambrados e arquibancadas do espaço esportivo. A obra é coordenada pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e Obras Públicas.

A intervenção na área de mais de 10 mil metros quadrados, situada na Avenida Oito de Abril, foi iniciada em 2018 e é fruto de uma parceria firmada entre o Município, o Instituto Lions da Visão e Câmara Municipal de Cuiabá, por meio de emenda parlamentar do ex-vereador e atual deputado estadual Paulo Araújo. 

“Nossa gestão tem colado em prática um plano de democratização do acesso do cidadão aos espaços públicos, que se encontravam limitados a determinadas regiões. Por meio desse projeto, estamos construindo praças, parques e complexos esportivos ao longo de toda a cidade. Essa obra no Jardim Cuiabá, por exemplo, beneficia pelo menos outras 50 comunidades da região Oeste, fomentando a interação social e o esporte amador”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A nova área de recreação contará também com duas quadras de areia, playground, academia ao ar livre, espaço para atividades físicas, ambiente para food truck, vagas de estacionamento nas quatro extremidades e instalação de iluminação de LED. Conforme o projeto, o vestiário terá um setor reservado para as equipes esportivas e outro, exclusivo, para o restante do público.

Veja Mais:  Reajuste da Tarifa de Ônibus será debatido em audiência pública

“É um projeto completo, que transformará essa área em um dos grandes espaços de lazer de Cuiabá. Além de todas essas opções de entretenimento, que os moradores terão à disposição, vamos fazer também um trabalho de iluminação, garantindo segurança aos frequentadores, paisagismo e jardinagem, bem como executar as medidas necessárias para assegurar a acessibilidade”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Comentários Facebook

Na Capital

Consultório Itinerante leva atendimentos para mais comunidades

Publicado

Davi Valle

Desenvolvido pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), o ‘Programa Consultório Itinerante’ vem cumprindo sua missão de levar atenção integral e humanizada à saúde da população nas comunidades rurais e terapêuticas, onde não há abrangência das unidades da Estratégia Saúde da Família. Nesta semana, as comunidades rurais Conquista I e terapêutica Paraíso recebem os serviços.

Reestruturado pela gestão Emanuel Pinheiro, em menos de dois anos, o programa ofertou 28 mil atendimentos inerentes à Atenção Básica. Dentre eles estão consultas, pré-consultas, procedimentos ambulatoriais, exames clínicos diversos, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, entre outros procedimentos.

Nesta semana, a unidade móvel que é composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, contemplam as comunidades rurais Conquista I e terapêutica Paraíso. Esta última atende pessoas em vulnerabilidade social em tratamento contra dependências químicas.

Além dos procedimentos de praxe, a equipe ainda realiza encaminhamentos para exames e consultas especializadas e para tratamentos odontológicos, psicológicos, preventivos do colo uterino e demais especialistas.

O enfermeiro e responsável técnico pela unidade móvel, Marcelo Coelho enfatiza que as ações realizadas pela equipe do ´Consultório Itinerante´ reforçam a continuidade de um trabalho que vem se solidificando desde o início do projeto e fortalece o compromisso da atual administração  municipal, que é garantir a prevenção, promoção e a recuperação da saúde da população consoante aos princípios e diretrizes da Atenção Básica de Saúde.  

Veja Mais:  Saúde da mulher é tema da semana em alusão ao ‘Outubro Rosa’ no hospital São Benedito

“Por meio das visitas podemos intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta e ainda humanizamos as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculos com a população. Além disso, o reflexo desse trabalho é evidenciado quando verificamos que os cartões de vacina tanto de crianças quanto os de adultos estão em dia, quando pacientes hipertensos e diabéticos comparecem nos dias de atendimento para monitorar a pressão arterial, mensurar a glicemia capilar e retirar as medições de uso continuo ou ainda quando percebemos mudanças de hábitos de vida de alguns pacientes que passaram a praticar atividades físicas, controlando o peso e mantendo dentro de sua possibilidade uma alimentação mais saudável, após as nossas orientações”, destacou o enfermeiro.

A unidade móvel ambulatorial também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Também é objetivo do ´Consultório´ humanizar as práticas de saúde com o estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população; proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde.

Confira o calendário de atendimentos do Consultório Itinerante para o mês de fevereiro;

18/02 – Comunidade Conquista I

19/02 – Coleta Conquista I

20/02 –  Casa Terapêutica Paraíso

Veja Mais:  Primeira-dama e equipe de Assistência Social visitam famílias afetadas por chuvas torrenciais

21/02 – Coleta Paraíso

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Limpeza de bocas de lobo é realizada na Trincheira do Tijucal

Publicado

Davi Valle

A força-tarefa para limpeza emergencial das bocas de lobo da Capital ganhou reforço na última sexta-feira (15). A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu parceria com a concessionária de saneamento do município para realização de desobstruções pontuais na rede de drenagem, que inclui tubulações e bueiros.  

A primeira ação, teve como ponto de atuação o Complexo Viário Walter Rabello, a popular Trincheira do Tijucal. Servidores da Secretaria de Obras Públicas e equipe da Águas Cuiabá, utilizando equipamentos pesados, retiraram terra e lixo (inclusive pneus) das tubulações. O objetivo foi diminuir os riscos de alagamentos na região, ocasionados pelo índice de chuva acima da média, verificado nesta temporada.

A Prefeitura tem mobilizado suas equipes e instituições parceiras, para que todo o aparelhamento e profissionais disponíveis no município possa trabalhar em prol da otimização das estruturas de escoamento de águas pluviais. “Cada contribuição, quer de conhecimento, de tecnologia, equipamentos e força de trabalho é muito importante neste momento. As chuvas estão muito acima da média e, com isso, a área urbana sofre. Nossa função é criar soluções e a soma de esforços é o caminho mais eficiente neste sentido”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Com a parceria, a concessionária de saneamento básico trabalhará juntamente com as equipes da Secretaria de Obras neste período. “Estas ações emergenciais e pontuais vão gerar importantes benefícios à comunidade em geral. Vamos atuar em conjunto com o poder público para que o impacto à mobilidade e à segurança dos pedestres e dos veículos, em caso de eventuais novas situações de fortes chuvas, seja o menor possível”, observou o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani. 

Veja Mais:  EcoCuiabá 2020 é apresentada em Brasília e garante apoio de ministérios

A concessionária atuará com a utilização de profissionais e do caminhão hidrojato. Adquirido em 2018 para a desobstrução de redes de esgoto, o equipamento é um importante aliado na prevenção dos alagamentos em vias públicas. Atualmente, a Secretaria de Obras conta com duas equipes de manutenção e dois caminhões hidrojato, que realizam uma média de 100 atendimentos por mês. 

“Estamos trabalhando pela comunidade. Mas precisamos do apoio de todos. Aproveito, então, para enfatizar que a parceria pela cidade, para ser de fato eficaz, precisa de cada munícipe. No que se refere às redes de drenagem, todo cidadão pode colaborar com uma atitude simples e fundamental: jogar o lixo apenas no lixo. Isso faz uma grande diferença”, declarou o secretário de Obras, Vanderlúcio Rodrigues. 

(Colaborou Assessoria Águas Cuiabá)

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Projeto que beneficia pequenos produtores é aprovado na ALMT

Publicado

A emissão de autorização de despesca, que permite ao produtor transportar e comercializar pescado diretamente em feiras e mercados de Mato Grosso, será permitida até 31 de dezembro de 2020. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa na quinta-feira (14), após solicitação do secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Gilberto Gomes. O substitutivo integral do Projeto de Lei 258/18, altera o parágrafo único do artigo 15-A da Lei nº 8.464/06.  

Gomes falou sobre a importância da aprovação para que os pequenos produtores não sejam prejudicados na comercialização de seus produtos. O prazo é importante para que todos se estruturem às exigências da lei, inclusive a indústria de beneficiamento. “Viemos apresentar a situação do setor e pedir celeridade na tramitação do projeto, para que a lei seja publicada e suspenda a urgência de entrepostagem, para que sejam feitas políticas públicas com mais e cuidado com os pequenos produtores”, explicou.

De acordo com o secretário, a não aprovação da proposta ameaçaria, inclusive, a realização do programa Peixe Santo, que chega em 2019 à sua 28ª edição. “Estamos falando em 140 toneladas de comercialização de pescado somente na Semana Santa, em Cuiabá”, explica. Na ocasião, o secretário lembrou que em 2018 essa lei foi alterada cassando a despesca e obrigando que todos os produtos passassem nos entrepostos para ter a certificação.

Veja Mais:  Programação do Final de Semana em Cuiabá

“Essa é uma questão bastante nevrálgica sobre o prisma da comunidade de uma forma geral porque em Cuiabá, por exemplo, temos poucos entrepostos, o custo para manipulação é consideravelmente elevado para o pequeno produtor e o alto custo inviabiliza a possibilidade de comercialização”, esclareceu Gomes, ao acrescentar que há projetos para tentar viabilizar recursos à construção de entrepostos para simplificar a administração, que poderá ser feita por associações de feirantes, reduzindo o custo.

Aprovado em 1ª votação no mês passado, o substitutivo integral foi apresentado pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), ao PL 258/18 de autoria do primeiro-secretário, deputado Max Russi (PSB). Na terça-feira (12) o assunto foi debatido em reunião na presidência da ALMT, entre ele, o secretário, o vereador da capital Vinicyus Hugueney e os deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Paulo Araújo (PP).

No substitutivo integral, Botelho destaca a importância de o setor produtivo se organizar para ampliar a disponibilidade dos estabelecimentos registrados e aptos a receber e processar o pescado produzido em Mato Grosso. “Sendo assim, é necessária a ampliação do prazo até 31 de dezembro de 2020 para adequações necessárias, para que não haja um grande prejuízo ao setor e à economia local”, diz trecho do projeto.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana