conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Prefeitura entrega cinco novos pontos de ônibus em 2019; 200 serão substituídos

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá inaugurou cinco pontos de ônibus em 2019. As entregas são fruto de parceria público/privada, firmada pela Lei Adote um Ponto (6.154/2016), e correspondem a quatro paradas no padrão “Alencastrinho”, na região central, e um no modelo container, instalado em frente ao Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, no Ribeirão do Lipa.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, o primeiro modelo se assemelha a parada da Rua Joaquim Murtinho, nos fundos da Basílica Senhor Bom Jesus. Os abrigos foram instalados em frente à Câmara Municipal, ao Estádio Eurico Gaspart Dutra (Dutrinha), ao Asilo Santa Rita e na Rua Ramiro Noronha. 

Já o segundo tipo é inspirado na Estação Alencastro e na parada em frente ao Shopping Pantanal, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA). Nestes casos a estrutura conta com placas solares, pontos de USB, minibiblioteca, jardim suspenso e isolamento térmico. 

O secretário da Pasta, Antenor Figueiredo, afirma que o prefeito Emanuel Pinheiro priorizou estes dois modelos distintos por conta da viabilidade de sua implantação. Sendo assim, até o próximo ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deverá substituir 200 pontos pela Capital, sanando o problema de paradas com defeito.

Seguindo a proposta de reaproveitamento de containers, a Semob finaliza nos próximos 15 dias a revitalização do ponto da praça Maria Taquara. A parada da Praça Ipiranga, por sua vez, terá as obras iniciadas na segunda-feira (14) e tem previsão de entrega de 90 dias.

Veja Mais:  Plano de recuperação de nascente cumpre mais uma etapa com plantio de mudas

Cuiabá conta atualmente com 2.500 pontos de ônibus, divididos entre abrigos e placas de indicação de parada dos coletivos.

 

Parceria com iniciativa privada

Figueiredo reforça que nestes casos não há gastos para a gestão, uma vez que os investimentos são feitos por empresas que participam do certame de seleção. Todos os pontos serão construídos por meio do processo de chamamento público, no qual a iniciativa privada é incentivada a aderir à política denominada “Adote Um Abrigo”.

Por meio dessa dinâmica, empresas conquistam o direito legal de explorar o espaço com o uso de publicidade, à medida que também assumem a responsabilidade de zelar pelo lugar, com as devidas manutenções necessárias. 

 

Ele explica ainda que todo o trâmite é realizado por meio da adesão de empresas a um termo de cooperação, que resulta na construção dos pontos. “O prazo mínimo para exploração é de cinco anos, podendo ser prolongado conforme a legalidade dos trâmites institucionais”, finaliza.

 

Comentários Facebook

Na Capital

Mutirão da Limpeza atende comunidade da região Sul neste sábado (19)

Publicado

O bairro Jardim Industriário I, situado na região Sul da Capital, foi selecionado pela Prefeitura de Cuiabá para receber o programa “Mutirão da Limpeza”, que acontece neste sábado (19). Atendendo a cada fim de semana uma comunidade diferente, a ação de limpeza levará mais de 250 servidores, que prestarão diversos serviços de zeladoria, ajudando a melhorar o visual da localidade e a qualidade de vida daqueles que residem no bairro.

No período das 7h às 11h, serão realizados os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública. A medida, planejada pelo Município para ser executada de forma contínua, ainda contemplará a região com as atividades de plantio de mudas nativas e um verdadeiro pente-fino na coleta de resíduos domiciliar.

Durante o Mutirão da Limpeza, também será realizada a eliminação de bolsões de lixo. Para a execução desse serviço, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – pasta responsável pela coordenação das ações de zeladoria na cidade – disponibilizará caminhões e outros maquinários necessários para a execução da operação. Dessa forma, a meta é efetuar a limpeza total de todas as áreas identificadas e dar a destinação correta aos resíduos retirados.

Do mesmo modo, os moradores terão a oportunidade de fazer o descarte de materiais inservíveis, de maneira segura e dentro da lei, por meio do programa Cata-treco. A medida é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros, sejam lançados irregularmente em locais inapropriados. A orientação é que, antecipadamente, o cidadão faça a limpeza de seu quintal e já deixe esses materiais separados para o recolhimento.

Veja Mais:  NOTA DE ESCLARECIMENTO – Suposta falta de anestesia no PS

Serviço

Assunto: Realização do programa Mutirão da Limpeza

Local: Jardim Industriário I

Horário: 7h às 11h

Data: 19 de janeiro, sábado

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Cuiabá já recebeu mais de 100 quilômetros de novas redes de água e esgoto

Publicado

Mais de 100 quilômetros de novas redes de água e esgoto já foram instalados ao longo das quatro regiões do município. O avanço na área de saneamento básico é uma das principais bandeiras do prefeito Emanuel Pinheiro. Contando com a parceria também da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Arsec), o compromisso do gestor é de que sejam entregues obras de qualidade, com um menor impacto possível no dia a dia do cidadão.

A postura adotada pelo chefe do Executivo tem sido determinante para que os índices de cobertura do essencial serviço evoluam substancialmente na Capital. Dessa forma, o Município planeja que, já ao fim de 2019, o percentual de áreas atendidas pela rede coletora – considerando o esgoto captado e tratado nas estações – salte dos 33%, recebidos em 2017, para 61%. Além disso, o projeto geral, firmado pelo prefeito, estabelece que, até 2024, o índice chegue à marca de 91%, elevando Cuiabá ao patamar de umas das cidades mais ambientalmente sustentáveis do país.

Cientes dos desafios e do compromisso com a população, Prefeitura, Arsec e Águas Cuiabá vêm ampliando a interlocução e o acompanhamento da execução das obras. “Solicitei à Arsec que mantenha intensa a fiscalização das obras para que essa rotina seja um vetor de qualidade nos serviços executados pela concessionária de serviços de água e esgoto. O interesse público em prol de um saneamento de qualidade é prioridade na gestão”, anuncia Pinheiro.

Veja Mais:  População da região Norte é contemplada com serviços do Mutirão Socioassitencial

Conforme o panorama de serviços executados apresentado pela concessionária, já foram implantados 57 quilômetros de novas redes no sistema de esgotamento sanitário. Outros 43 quilômetros de novas tubulações de água também foram incorporados à rede, com o objetivo de trazer mais eficiência ao abastecimento de água na cidade. 

“Estamos fazendo as adequações necessárias em cumprimento às determinações da Prefeitura Municipal e Arsec, inclusive, contratando novas empresas em substituição às que não estejam atendendo a qualidade de serviços que exigimos e que Cuiabá merece. O compromisso da concessionária, pactuado em contrato e também junto ao Ministério Público, é o de entregar serviços de qualidade à população”, destaca o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani. 

Obras

Os trabalhos de implantação de novas redes fazem parte do plano emergencial de saneamento básico, previsto no contrato de concessão e em acordo firmado junto ao Ministério Público Estadual. O documento contempla a implantação, modernização e ampliação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade. O plano prevê investimentos da ordem de R$ 228 milhões até o final de 2019.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Com apoio da Prefeitura, Rotaract reúne jovens de todo Brasil em Cuiabá

Publicado

Com apoio da Prefeitura de Cuiabá, centenas de jovens se reúnem para a 45ª Conferência Nacional de Rotaract Club (Conarc). O evento, que reúne integrantes de 18 a 30 anos, teve abertura quarta-feira (16) e se estende até o domingo (20). Esta edição celebra a essência do SER e VIVER dos rotaractianos brasileiros, que atualmente possuem 7.836 associados, em 639 clubes espalhados em 519 cidades do país.

De acordo com o presidente da Rotaract Brasil, Samuel Neivel, este é o maior encontro da divisão do clube no Brasil. “É um momento de treinamentos, crescimento individual. Além disso temos um concurso de projetos, conhecemos os projetos de destaque do Brasil e promovemos um concurso de oratória, para desenvolver a liderança, o profissionalismo, a prática de falar em público”, explica.

Samuel reforça que há ainda palestras sobre ações que causam impacto na vida das pessoas e lembra reforça a importância do apoio das prefeituras nas edições. “O encontro do ano passado aconteceu em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A cidade interessada se candidata e passa por um processo de avaliação e votação. Neste ano temos a candidatura única para Rio Preto (MG), que será votada aqui.”

A proposta do Conarc foi apresentada ao prefeito, Emanuel Pinheiro, em dezembro de 2018, tendo sido prontamente aprovada junto a outros projetos do Rotary. Na ocasião ele destacou a importância da parceria entre o grupo e a gestão. “Receber essas iniciativas, de grupos que tem vontade de participar e fazer a cidade melhorar, nos dá ainda mais estímulo para trabalhar por Cuiabá”.

Veja Mais:  Prefeitura já atendeu mais de 6 mil alunos no programa que busca qualidade de vida

Na opinião do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, além de fomentar as ações de um dos mais tradicionais e respeitados clubes do Brasil, o encontro também apresenta saldo positivo para o município que o recebe. “É preciso considerar também o fluxo de pessoas que passará por nossa cidade, fomentando o turismo e a cultura local” diz.

 

O Rotaract

O Rotaract é um clube de jovens líderes que desenvolvem ações e projetos em suas comunidades e no mundo todo. Seu parceiro, o Rotary Club, é um exemplo para todas as nações de trabalho comunitário no desenvolvimento de campanhas que buscam a paz e o desenvolvimento, pautados no lema ‘‘dar de si antes de pensar em si’’.

O distrito 4440 compreende quase a totalidade de Mato Grosso, ficando de fora apenas três cidades. São mais de 300 rotaractianos espalhados em 26 clubes, que se reúnem anualmente nos eventos distritais conhecidos como ADIRC (Assembleia Distrital de Rotaract Club), Olimpiotaract (Olimpíadas de Rotaract Club) e CODIIRC (Conferência Distrital de Interact e Rotaract Club), além de fóruns de área e acampamentos de região.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana