conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Prevenção e qualidade de vida são foco do Grupo Doenças Crônicas Articulares

Publicado


Desde o início de fevereiro acontece no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Conjunto São José, às sextas-feiras, das 7h30 às 9 horas, o Grupo Doenças Crônicas Articulares, que acolhe pessoas de todas as idades que precisem de orientação sobre esse tipo de enfermidade e é conduzido pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

“A concepção deste trabalho surgiu a partir de questões que eu recebia dos integrantes do Grupo de Hipertensos e Diabéticos, o Hiperdia, nas caminhadas que eles realizam no Conjunto São José e das quais eu participava. Então, percebendo que suas dúvidas giravam em torno de doenças que, em sua maioria, são crônicas, para ajudá-los surgiu esse projeto”, conta Claudine Oliveira, que é fisioterapeuta do Nasf e a idealizadora do Doenças Crônicas Articulares.

Até agora, já ocorreram três encontros. “Cada semana tem um assunto que eles apontaram como pauta. Nessa primeira turma são 30 membros. Iniciamos com uma roda de conversa em que eles expuseram as dores e as enfermidades sobre as quais gostariam de saber como lidar melhor. Assim, fizemos uma lista e a cada semana tratamos de um desses assuntos. Na segunda reunião, aproveitando o Fevereiro Roxo, falamos sobre fibromialgia e lúpus. E, desta última vez, convidamos uma farmacêutica para orientá-los sobre cuidados no consumo de remédios”, comenta Claudine.

Veja Mais:  Visando incentivar a prática de exercícios e apontar novo rumo de vida, Smel oferece Mais Esporte, Mais Cidadania a alunos de Rondonópolis

Artrite e artrose, osteoporose, tendinite e bursite, lombalgia, patologias da coluna, problemas do joelho e reumatismo estão entre os tópicos elencados pelos participantes dessa primeira turma, segundo a fisioterapeuta. “Além de dar orientações e explicações a respeito dos temas, também ensinamos exercícios para amenizar as dores”, relata a profissional do Nasf, que enfatiza que o sedentarismo é fator prejudicial à saúde.

Outra turma no Conjunto São José deve começar as atividades no segundo semestre, mas suas inscrições já estão abertas e podem ser feitas no PSF do bairro. E, com início previsto para março, está sendo montada uma turma no Jardim Santa Clara, cuja matrícula pode ser realizada no PSF local. Os interessados precisam apresentar documento de identificação com foto, carteira do SUS atualizada e comprovante de endereço. 

Fonte:

Comentários Facebook

Rondonópolis

Sandra Raquel se filia ao PSL e assume PSL Mulher de Rondonópolis

Publicado

“Buscarei ações que promova melhorias na qualidade de vida das mulheres e seus familiares”, diz Sandra Raquel.

Assinatura na Ficha de Filiação ao PSL, Sandra Raquel, esposo Wellington Portela, Presidente do PSL Rondonópolis Sirdinez Venâncio e Lázaro Corrêa da Silva.

A ativista dos direitos das mulheres Sandra Raquel Mendes se filiou nesta terça-feira (01), ao Partido Social Liberal (PSL) e aceitou o convite de liderar o PSL Mulher de Rondonópolis e articular com a direção municipal as candidaturas de mulheres aos cargos do legislativo e executivo local.

Sandra Raquel é presidente e fundadora da Associação de Mulheres de MT, organização sem fins lucrativos que trabalha na defesa das mulheres do estado de Mato Grosso e combate à violência doméstica.

Antes de criar a associação presidiu por oito anos o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Rondonópolis, tornando destaque no estado pela atuação incansável na defesa das mulheres violentadas e desamparadas na cidade.

Sua história e notável pela superação da violência doméstica sofrida por seu ex-companheiro e hoje sendo exemplo de empoderamento feminino através de suas palestras requisitadas por todas as regiões do Mato Grosso.

Buscará no PSL juntamente com suas lideranças, especialmente com o deputado estadual Delegado Claudinei  Lopes promover melhorias na qualidade de vida das mulheres e seus familiares, bem como ampliar ações e políticas públicas na defesa das mulheres de Rondonópolis.

Veja Mais:  Gildo Moura é eleito presidente do Caiçara Tênis Clube

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Médicos e enfermeiros da UPA e PAzinho participam de capacitação sobre a Covid-19

Publicado


.

A Prefeitura de Rondonópolis segue reforçando o trabalho visando o controle do novo coronavírus na cidade e oferecer o máximo de segurança no atendimento dos pacientes. Médicos e enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAzinho) estão passando por treinamento para a utilização correta dos os EPIs exigidos para o atendimento de pacientes e o manejo dos equipamentos para socorrer pacientes com suspeita da doença. No treinamento, conduzido pela médica infectologista Vanessa Siano, os profissionais também receberam instruções para evitarem a própria contaminação

“A capacitação e a atualização fazem parte das ações adotadas para o enfrentamento do coronavírus”, disse a coordenadora da UPA, Vânia Scapini. “Os nossos profissionais estão prontos para o manejo correto dos equipamento e ofertar o máximo de segurança no atendimento. Além disso, para os cuidados necessários de prevenção que devem ter, afim de evitar o seu contágio”, completou.

Durante o treinamento, a infectologista passou orientações para os profissionais de saúde que abordam desde o uso de equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e aventais, “A forma correta de usar as vestimentas adequadas e os EPIs são de suma importância para evitar o contágio.  Por isso, são orientados dos cuidados na hora de retirar essas vestimentas e equipamentos, porque o Covid-19 é transmitido de forma muito rápida”, lembrou. 

Ela ainda passou aos profissionais da UPA e PAzinho informações de métodos mais complexos de segurança e assistência ao paciente, principalmente relacionados à ventilação mecânica para os casos mais graves.

Veja Mais:  Licitação para reforma do Estádio Luthero Lopes será realizada no dia 24

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

RONDONÓPOLIS: Vereador faz indicação para que contribuintes recebam isenção proporcional de impostos

Publicado

Foto: Assessoria

As medidas de prevenção contra a propagação do Coronavírs pegaram a todos de surpresa. Ninguém estava esperando ou se preparando economicamente para ficar sem trabalhar por dias ou até meses, principalmente autônomos e diaristas, que acabam sendo muito afetados.

Pensando em uma forma de ajudar a população, o vereador Subtenente Guinancio (PSDB) fez uma indicação para que os contribuintes sejam isentos dos impostos de cada competência, proporcional aos dias parados por conta dos decretos.

De acordo com o parlamentar, a solicitação se justiça porque tanto o estado, quanto o município, já estão autorizados a descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e a flexibilização da Lei das Licitações frente a pandemia.

“Essa indicação é no sentido de que nosso prefeito faça esse desconto proporcional aos dias parados. Não adiantaria fazer um Projeto de Lei, isso é apenas uma indicação legislativa, que é o que posso fazer com o poder que tenho” afirmou o parlamentar.

Comentários Facebook
Veja Mais:  UBS do Jardim Paineiras vai atender cerca de 1,2 mil famílias
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana