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Mato Grosso

Procon-MT registra mais de 17 mil reclamações no primeiro semestre de 2019

Publicado

No primeiro semestre de 2019, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Estado (Procon-MT) registrou 17.546 reclamações em Mato Grosso, quase 5% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Deste montante, 11.010 foram registradas de forma presencial e outras 6.536 de modo online, pela plataforma www.consumidor.gov.br

Pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que corresponde aos atendimentos presenciais, a área “Serviços Essenciais” foi a mais reclamada do primeiro semestre de 2019, com 6.296 reclamações. Em seguida vem a área  “Assuntos Financeiros”, com 1.832 registros; seguida de “Serviços Privados”, com 1.228 atendimentos.

Ainda no ranking semestral do Sindec, a área  “Produtos”, ocupa o quarto lugar, com 1.222 registros. Em quinto aparece “Alimentos”, com 166 procedimentos, e em sexto, com 177 registros, a área “Saúde”. Em último lugar, com 89 registros, está “Habitação”.

Ranking semestral do Consumidor.gov, ver tabela 1. 

Ranking mensal

Em junho foram registradas pelo Procon-MT 2.899 reclamações de consumidores. Deste total, foram 1.842 registros pelo Sindec, enquanto que no atendimento online, pela plataforma www.consumidor.gov.br, registrou-se 1.057 reclamações.

No Sindec, em junho, a área “Serviços Essenciais” também se manteve na liderança de reclamações, com 1.051 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é “Energia Elétrica”, que fechou junho com 581 registros. Em relação à energia, o problema mais reclamado é “cobrança indevida/abusiva”, com 306 reclamações. 

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Na sequência de assuntos, aparecem a área “Água/Esgoto”, com 257 registros; seguido de “Telefonia Celular”, com 132 reclamações. Nesses dois assuntos, a cobrança indevida também se mantém como problema mais frequente apresentado pelos consumidores. 

O segundo lugar é ocupado pela área “Assuntos Financeiros”, que apresentou em junho 326 reclamações, sendo: 88 registros para “Banco Comercial”, 82 para “Cartão de Crédito” e 70 para “Financeira”.

A área “Serviços Privados” ficou na terceira posição, com 213 registros. No assunto “TV Por Assinatura” foram registradas 53 reclamações. “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)” foram 39 e “Informática (Provedor de Acesso a Internet)” 25 registros. 

Na quarta posição aparece “Produtos”, com 206 registros. Já a área “Saúde” subiu para o quinto lugar do ranking, com 26 reclamações. Em seguida aparece “Habitação” com 14 registros. Na sétima e última posição do ranking está “Alimentos”, com seis registros.

Ranking de junho do Consumidor.gov, ver tabela 2. 

Tabela 1. Ranking Semestral/ www.consumidor.gov

De 01 de janeiro a 30 de junho de 2019, o Procon-MT registrou 6.536 reclamações pela plataforma www.consumidor.gov.br

 

Posição

Área

Nº de reclamações

Telecomunicações

2.586

Serviços Financeiros

2.007

Produtos de Telefonia e Informática

600

Transportes

492

Demais Serviços

264

Demais Produtos

253

Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos

203

Turismo/Viagens

59

Saúde

57

10º

Alimentos

09

11º

Água, Energia e Gás

04

12º

Educação

01

13º

Habitação

zero

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Tabela 2. Ranking de junho/ www.consumidor.gov.br 

Em junho de 2019, o Procon-MT registrou 1.057 reclamações pelo www.consumidor.gov.br

Posição

Área

Nº de reclamações

‘Telecomunicações’

393

Serviços Financeiros

345

Transportes

89

Produtos de Telefonia e Informática

84

Demais serviços

55

Demais produtos

39

Produtos eletroeletronicos e eletrodomesticos 

26

Saúde

14

Turismo/Viagens

10

10º

“Alimentos” e “Água, Energia e Gás”

01

 

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Mato Grosso

Carnaval 2020: Ações preventivas garantem segurança dos foliões em Mato Grosso

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O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está presente em 29 pontos de festividades, em 23 municípios mato-grossenses na Operação Carnaval 2020. A operação foi lançada na sexta-feira (21.02) e se estende até a Quarta-feira de Cinzas (26.02). Mais de 800 bombeiros militares estão empenhados em atividades de prevenção nos pontos de folia. O número de pontos de festas carnavalescas cresceu em 20% em 2020, em relação a 2019.

O CBMMT está presente nos locais de festa e também atendendo as ocorrências que surgem pelas demandas urgentes.

Primavera do Leste

A festividade realizada pela prefeitura municipal contou, na noite de sábado (22/02), com ação de prevenção do CBM até as 3h da manhã, quando as apresentações foram encerradas. No local, cerca de 500 pessoas comemoraram o início do carnaval.

Confresa

Na manhã do sábado, iniciu o Carnaval no município de Confresa. O Núcleo Bombeiro Militar Confresa e a Escola Militar Tiradentes realizaram panfletagem sobre dicas de segurança para o período de carnaval, nos principais pontos de movimento de público na cidade. A ação continuou no domingo de manhã.

Já no domingo, bombeiros e alunos, com apoio do CONSEG, continuaram a ação dando dicas de segurança na feira pública.

Colíder

Na tarde do sábado o CBM em Colíder realizou Ponto Base no Lago dosPioneiros, local onde se aglomera a população da cidade, principalmente em dias de folga. Colíder não realizou ações de Carnaval neste ano, mas o CBM se fez presente no local de lazer com concentração de público.

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Jaciara

Na praça Tamoios, em Jaciara, não houve carnaval, mas foi realizada a 29ª Corrida de Carnaval. O CBM esteve presente dando o apoio solicitado pela prefeitura municipal.

Campo Verde

Desde a sexta-feira (21/02), na avenida Mato Grosso, no ponto de maior movimento, no início do carnaval em Campo Verde, o Corpo de Bombeiros Militar tem realizado ação de prevenção. No sábado (22) a 11°CIBM realizou prevenção nos locais de reunião de público do município.

A Operação Carnaval 2020 tem o objetivo de realizar ações de segurança para impedir tragédias capazes de acabar com a diversão durante a folia carnavalesca. 

Fonte: GOV MT

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Ações preventivas garantem segurança dos foliões em Mato Grosso

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O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está presente em 29 pontos de festividades, em 23 municípios mato-grossenses na Operação Carnaval 2020. A operação foi lançada na sexta-feira (21.02) e se estende até a Quarta-feira de Cinzas (26.02). Mais de 800 bombeiros militares estão empenhados em atividades de prevenção nos pontos de folia. O número de pontos de festas carnavalescas cresceu em 20% em 2020, em relação a 2019.

O CBMMT está presente nos locais de festa e também atendendo as ocorrências que surgem pelas demandas urgentes.

Primavera do Leste

A festividade realizada pela prefeitura municipal contou, na noite de sábado (22/02), com ação de prevenção do CBM até as 3h da manhã, quando as apresentações foram encerradas. No local, cerca de 500 pessoas comemoraram o início do carnaval.

Confresa

Na manhã do sábado, iniciu o Carnaval no município de Confresa. O Núcleo Bombeiro Militar Confresa e a Escola Militar Tiradentes realizaram panfletagem sobre dicas de segurança para o período de carnaval, nos principais pontos de movimento de público na cidade. A ação continuou no domingo de manhã.

Já no domingo, bombeiros e alunos, com apoio do CONSEG, continuaram a ação dando dicas de segurança na feira pública.

Colíder

Na tarde do sábado o CBM em Colíder realizou Ponto Base no Lago dosPioneiros, local onde se aglomera a população da cidade, principalmente em dias de folga. Colíder não realizou ações de Carnaval neste ano, mas o CBM se fez presente no local de lazer com concentração de público.

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Jaciara

Na praça Tamoios, em Jaciara, não houve carnaval, mas foi realizada a 29ª Corrida de Carnaval. O CBM esteve presente dando o apoio solicitado pela prefeitura municipal.

Campo Verde

Desde a sexta-feira (21/02), na avenida Mato Grosso, no ponto de maior movimento, no início do carnaval em Campo Verde, o Corpo de Bombeiros Militar tem realizado ação de prevenção. No sábado (22) a 11°CIBM realizou prevenção nos locais de reunião de público do município.

A Operação Carnaval 2020 tem o objetivo de realizar ações de segurança para impedir tragédias capazes de acabar com a diversão durante a folia carnavalesca. 

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Prazo de pagamento para placas finais 2 e 3 encerra na sexta-feira (28)

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Os proprietários de veículos com placa de final 2 e 3 devem efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o dia 28 de fevereiro. Os contribuintes têm duas opções de pagamento: cota única ou parcelado em até seis vezes, todas sem o benefício da redução no valor. Os descontos de 5% e 3% foram concedidos apenas para os pagamentos realizados até os dias 10 e 20 de fevereiro, respectivamente.

Após o último dia útil do mês de fevereiro (28) o IPVA será acrescido de juros e multas. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento, podem dividir o débito em parcelas iguais e sucessivas. Para que a negociação tenha validade, o pagamento da primeira parcela deve ser efetuado até o dia 28. Além disso, o valor por parcela não poderá ser inferior a uma Unidade Padrão Fiscal (UPF), que para este mês está cotada em R$ 148,98.

Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve emitir a guia de recolhimento no portal da Sefaz, no banner IPVA 2020. Ao acessar o serviço, o proprietário do veículo também poderá consultar informações como possíveis débitos pendentes e parcelamentos.

O pagamento poderá ser efetuado mediante a apresentação do documento de arrecadação nas seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil e correspondente bancário, SICREDI, BANCOOB, Bradesco e correspondente bancário, Itaú, PRIMACREDI e Santander. Confira as datas de vencimento das próximas placas.

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Finais 4 e 5

Recolhimento em cota única com 5% de desconto – Até 10.03.2020

Recolhimento em cota única com 3% de desconto – Até 20.03.2020

Recolhimento em cota única sem desconto ou da 1ª parcela – Até 31.03.2020

Recolhimento integral com multa e juros – Após 31.03.2020

Finais 6 e 7

Recolhimento em cota única com 5% de desconto – Até 13.04.2020

Recolhimento em cota única com 3% de desconto – Até 20.04.2020

Recolhimento em cota única sem desconto ou da 1ª parcela – Até 30.04.2020

Recolhimento integral com multa e juros – Após 30.04.2020

Finais 8 e 9

Recolhimento em cota única com 5% de desconto – Até 11.05.2020

Recolhimento em cota única com 3% de desconto – Até 20.05.2020

Recolhimento em cota única sem desconto ou da 1ª parcela – Até 29.05.2020

Recolhimento integral com multa e juros – Após 29.05.2020

Final 0

Recolhimento em cota única com 5% de desconto – Até 10.06.2020

Recolhimento em cota única com 3% de desconto – Até 22.06.2020

Recolhimento em cota única sem desconto ou da 1ª parcela – Até 30.06.2020

Recolhimento integral com multa e juros – Após 30.06.2020

Fonte: GOV MT

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