conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Política MT

Projeto exige código de rastreabilidade para produção de ovos em MT

Publicado


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 590/19, que exige o código de rastreabilidade na casca dos ovos produzidos em Mato Grosso. De autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), o objetivo é informar o consumidor desde a procedência até a comercialização, identificando o produto de forma individual.

Esse projeto foi apresentado no ano passado e aguarda o parecer do Núcleo Econômico da Casa de Leis. Se aprovado, os ovos comercializados em supermercados poderão ser vendidos nas embalagens conforme a legislação vigente. Contudo, os ovos sem identificação individual não poderão ser comercializados de forma fracionada.

Botelho defende a necessidade de aumentar a segurança alimentar para quem consome o produto. Cita o aumento significativo de 7,6% da produção de ovos no estado, tornando-o maior produtor de ovos de galinha da região Centro-Oeste em 2016, se destacando entre os estados que contribuíram para que a atividade comercial no país registrasse a maior produção em quase 30 anos. Para se ter uma ideia, em 2018, Mato Grosso produziu mais de 5,41 milhões de dúzias de ovos. 

“Essa medida garantirá segurança nutricional e de saúde aos consumidores”, argumenta o parlamentar. Para isso, os ovos deverão sair das granjas devidamente identificados na casca com o código que informará a data de produção e o registro no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Outro ponto de atenção é a questão da refrigeração, ou seja, o ovo tem até 21 dias para ser comercializado em temperatura ambiente, e no máximo 30 dias, se refrigerado.

Veja Mais:  CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal ouviu José Carlos do Pátio

Além disso, Botelho observa a importância de as associações, por meio de parcerias, buscarem auxílio junto aos órgãos competentes para que o custo final não seja repassado ao consumidor de forma abusiva.
“Queremos garantir a segurança alimentar do povo mato-grossense”, afirma o parlamentar.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Política MT

Mais de 400 pessoas da região da Vila Operária já foram qualificadas com cursos viabilizados por Thiago Silva

Publicado

Foto: Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) entregou mais uma remessa de certificados do curso de Dicção e Oratória da Fundação Ulysses Guimarães – FUG. Na região do Sudeste do Estado do Estado a entidade é coordenada pelo parlamentar.

A última entrega aconteceu na Associação de Moradores do Distrito da Vila Operária (AMDVOP). Mais cem pessoas receberam o certificado de conclusão do curso, que impacta diretamente na performance de comunicação tanto na vida pessoal quanto na profissional. Dona Lurdinha foi aluna da última turma e garante que a qualificação é um diferencial para quem deseja evoluir nas relações. “É muito completo. Esse curso ajuda na comunicação e quebra alguns tabus. Eu tinha grande dificuldade em falar para várias pessoas. Recentemente participei de uma reunião, com dezenas de pessoas. Falei por quase uma hora, consegui transmitir o que precisava e fui aplaudida de pé. Tudo isso graças a essa grande iniciativa, implantada pelo nosso deputado Thiago Silva”.

O líder comunitário da Vila Operária Camargo Pires é voluntário da ação há 7 anos. Ele conta que só no distrito da Vila Operária mais de 400 homens e mulheres já foram qualificadas com a inciativa. “Eu recebo muito retorno daqueles que fizeram o curso em nossa comunidade. Muitos ligam ou mandam mensagens afirmando que conseguiu emprego e uma promoção em virtude das informações que receberam. Sentir essa mudança positiva na vida das pessoas e saber que você está contribuindo com isso não tem preço. É uma satisfação imensa”.

Veja Mais:  Mato Grosso poderá aderir ao Plano Nacional de Alfabetização

Somando a cidade de Rondonópolis e outros municípios de Mato Grosso, mais de 3.600 pessoas foram qualificadas pelos cursos da FUG. Números que aumentaram significativamente depois que o deputado Thiago Silva e sua equipe assumiu as ações da fundação na região. “Estamos passando por um processo de expansão e precisamos atender mais municípios. Precisamos qualificar o trabalhador e oferecer ferramentas para que ele aumente as possibilidades no mercado de trabalho. Vamos trabalhar e contribuir para melhorar os índices de emprego em nosso Estado”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Vereador Vanderlei Roberto Sartori lança sua pré-candidatura a prefeito de Pedra Preta

Publicado

Foto: Assessoria

O Vereador de Pedra Preta Vanderlei Roberto Sartori (PSDB), lançou na última semana seu nome como pré-candidato ao executivo Municipal nas eleições 2020. Parlamentar de primeiro mandato e com excelente serviços prestados a população de Pedra Preta, o edil foca suas ações com o objetivo de conquistar a cadeira no executivo municipal, e já tem planejamento caso vença as eleições.

“Se a população de Pedra Preta confiar a mim o próximo mandato de prefeito, meu governo será baseado em 5 pilares”. Disse o edil.

1 – Tolerância zero com a corrupção e o desperdício do dinheiro público, com isso sobrará dinheiro para investimentos;

2 – Reestruturação da máquina pública através de uma ampla reforma administrativa, de valorização e capacitação dos servidores públicos;

3 – Moralização e transparência das licitações e compras públicas;

4 – Preparação do município para recebimento de empresas geradoras de emprego, através da aprovação do plano diretor, readequação da legislação tributária municipal e fomento ao comércio local;

5 – Eficiência dos serviços públicos de saúde, educação e manutenção das malhas viárias urbana e rural.

“Precisamos modernizar a gestão pública, colocando pessoas com pensamentos voltados ao desenvolvimento e o bem – estar da nossa população”. Comentou Vanderlei.

Comentários Facebook
Veja Mais:  CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal ouviu José Carlos do Pátio
Continue lendo

Política MT

Thiago Silva assume luta pela regularização fundiária em comunidades rurais de Mato Grosso

Publicado

Foto: Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) realizou nos últimos dias extensa agenda de visitas a comunidades rurais na região de Rondonópolis. O parlamentar foi buscar informações sobre a regularização das terras de centenas de famílias, que aguardam o título de posse definitivo.

A convite do presidente do Assentamento São Francisco, Carlos Bispo, Thiago participou de um encontro com presença de lideranças da Gleba Cascata, Assentamento Primavera, Pontal do Areia e com agricultores familiares de Poxoreú e São José do Povo.

O deputado ouviu o anseio dos produtores que aguardam há mais de 30 anos pela regularização fundiária de suas propriedades. “A vinda do deputado em nossa região renova nossas esperanças, ele tem feito um grande trabalho para quem vive da agricultura familiar e tenho certeza que vai contribuir com nossa luta. Precisamos resolver esta demanda dos documentos, isto vai fazer justiça social. Criamos nossos filhos aqui, tiramos nosso sustento dessas terras e ainda contribuímos para colocar a comida da mesa de milhares de pessoas”, conta Carlos Bispo.

A região visitada pelo deputado é uma das maiores produtoras de farinha do sudeste de Mato Grosso e também produz banana em larga escala, milho e hortaliças. A pecuária de corte e de leite também tem grande representação. Tal produtividade é tocada por mais de 300 famílias. “O agricultor familiar precisa ser mais valorizado. Só neste entroncamento de são mais de mil pessoas tirando sustento e oferecendo emprego e renda. Oferecer meios para os pequenos produtores é uma luta antiga nossa, que vem desde os tempos de vereador. Vamos encampar esse trabalho e buscar informações sobre a demora pela liberação dos documentos de posse desses trabalhadores. Já conversei com o deputado Carlos Bezerra e se for necessário vamos procurar a sede do INCRA, em Brasília para cobrar explicação pela falta de respostas”.

Veja Mais:  Assembleia entrega Certificado de Responsabilidade Social

Thiago Silva ainda garantiu apoio a outras demandas citadas pelos trabalhadores rurais como a construção de uma ponte de cimento na MT- 458 sobre o Córrego do Berigue, pavimentação de 50km da MT-270 até o distrito Jarudore, município de Poxoréu, como também a perfuração de um poço artesiano. “Com relação a ponte, já fizemos uma indicação [nº 3077/2019] para a Secretaria de Estado de Infraestrutura. Essa passagem e fundamental para o escoamento da produção. Com relação ao asfalto, vamos apresentar para o governo a importância da criação de um novo corredor agrícola que poderá ser utilizado por pelos menos quatro municípios e baratear o preço dos alimentos. Um estudo para perfuração do poço já foi encomendado para a Funasa e agora vamos acompanhar de perto para que o processo saia o do papel o quanto antes”.

Ao longo de 2019 o deputado Thiago Silva trabalhou pela liberação de patrulhas mecanizadas para região sudeste. Tratores e implementos agrícolas já foram entregues para Rondonópolis e Pedra Preta. O parlamentar também conseguiu destravar a perfuração de poços na região. Mais 15 já foram concluídos.

Buscando fortalecer o setor, o deputado apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o projeto de lei 797/2019 que incentiva o cooperativismo para os pequenos produtores. O Objetivo é promover organização e rentabilidade real para as comunidades rurais.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana