conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Política MT

Projeto institui campanha de prevenção e combate às espécies de cegueira

Publicado

Projeto de lei nº 452/2019, apresentado em sessão plenária e de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD)- Nininho, objetiva conscientizar a população mato-grossense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira. A campanha de combate e prevenção às diversas espécies de cegueira terá o mês de abril como mês de desenvolvimento de ações sobre o tema, anualmente, fazendo ainda parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso.

Com o intuito de conscientizar a população, a campanha “Abril Marrom” terá atividades de promoção ao conhecimento sobre as diversas causas que levam à cegueira e como preveni-las, além de estimular ações educativas por parte dos seguimentos sociais e instituições públicas que envolvam  a doença.

De acordo com o deputado Nininho, o projeto, se sancionado, dará publicidade a um assunto de extrema  importância, afinal “nossos olhos, nossa visão é um patrimônio precioso e precisa receber a devida atenção e cuidado”. “Poucos sabem, mas existem muitas espécies de cegueira que são irreversíveis, como o glaucoma, e diante de números alarmantes de casos não diagnosticados e não tratados a tempo percebi a importância da campanha de prevenção”, explicou o autor.  “É preciso um esforço das entidades médicas, centros hospitalares e governo para minimizar os casos de cegueira provocados por falta de diagnóstico”, complementou Nininho.

O parlamentar ainda lembrou que muitas vezes as pessoas só buscam tratamento quando não é possível reverter a doença, e isso, geralmente, por falta de acesso à informação. Logo, destaca-se a importância de informar, prevenir e combater as causas da cegueira. A campanha irá conscientizar sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado para evitar que doenças  que afetam os olhos se agravem.

Veja Mais:  Thiago Silva garante apoio à mototaxistas

DADOS

De acordo com dados do IBGE de 2010, no Brasil há mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo.

Como exemplo de doença que causa perda irreversível da visão se não tratada é o glaucoma e isto se deve principalmente ao fato de ser uma doença silenciosa. Quando surgem os primeiros sinais, o risco de o paciente ter importante perda da visão é iminente e definitivo.

Segundo as estatísticas fornecidas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia apontam um milhão de vítimas do glaucoma, no país. Ainda de acordo com o conselho, estima-se que 70% dos portadores não estejam em tratamento;  até 2020, a expectativa é a de que 80 milhões de brasileiros desenvolvam essa patologia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: ALMT
Comentários Facebook

Política MT

‘Estamos nessa discussão para construir um projeto para Rondonópolis em 2020’ diz Thiago Silva

Publicado

Foto: Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva (MDB), que tem seu nome cotado para disputar a Prefeitura de Rondonópolis, em 2020, defende que o partido mantenha o protagonismo de continuar comandando grandes cidades no Estado a partir das eleições do próximo ano. Ele recebeu a visita em seu gabinete, na sexta-feira (20), do presidente regional da agremiação, o deputado federal Carlos Bezerra.

“É com satisfação que recebemos o nosso líder Carlos Bezerra para discutir o processo eleitoral do próximo ano. O MDB é um partido muito forte em Mato Grosso, está em um momento muito bom no Estado. Hoje temos a maior bancada de deputados na Assembleia. Em Rondonópolis não é diferente, além de ter o deputado Carlos Bezerra, tem o presidente da Câmara, vereador Claudio da Farmácia, e depois de 20 anos, a Câmara de Rondonópolis elegeu um deputado estadual”, disse.

Conforme Thiago Silva, em Rondonópolis o partido está formando um grupo forte que não exclui ninguém. “Temos representantes como lideranças da agricultura familiar, servidores público, do movimento estudantil e também da classe empresarial”.

Para Thiago Silva, “o MDB é um partido muito forte, que tem história e representatividade no município de Rondonópolis. Estamos nessa discussão para construir um projeto para Rondonópolis. É o segundo maior PIB de Mato Grosso. Somente para este ano tem uma previsão de arrecadação de mais de R$ 1 bilhão. Com esse recurso, podemos fazer muito mais pela cidade”, disse.

Veja Mais:  Comunidade Jarudore é apoiada pelas forças políticas de MT

Eleito deputado estadual com mais de 19 mil e 300 votos, a maioria deles conquistado em Rondonópolis (mais de 15 mil), sua cidade natal, o jovem economista de 32 anos, que já foi vereador por dois mandatos, disse que o partido está conversando com a população para escolher um nome para disputar a prefeitura. “A decisão será tomada de forma conjunta com a população para que realmente nós possamos priorizar a qualidade de vida e principalmente aqueles que mais precisam do poder público”, destaca.

“Hoje temos um quadro de vereadores no município. Estamos trabalhando sim para ter uma candidatura na cidade e para ser protagonista nessas eleições. O partido está criando um fórum para discutir isso com a população. Temos vários nomes que podem ser candidatos e vamos definir isso com a sociedade civil organizada”, reforçou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Delegado Claudinei faz solicitações à Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

Publicado

Foto: SANDRA LUCIA RODRIGUES COSTA

Com demandas nas áreas esportiva, cultural e social, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) se reuniu na tarde da última quinta-feira (19) com o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Neves. Quem também participou da reunião foi a coordenadora de Esportes de Rondonópolis, Roseane Prado, o vereador por Jaciara, professor Adnan e a secretária de Educação de Jaciara, Ana Paula Bueno, além dos tenentes do Corpo de Bombeiros Militar, Ednaldo e Geová.

“Nessa reunião, o secretário-adjunto esclareceu que, dentro de poucos dias, o Estado disponibilizará materiais esportivos para vários municípios, dentre eles, Rondonópolis. Aproveitamos, e também apresentamos outras demandas que recebemos dos municípios”, adiantou o Delegado Claudinei.

Conforme o secretário Jefferson Neves, foi aprovada uma ata de aquisição de materiais esportivos para a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que está prevista para o mês de outubro e deverá beneficiar vários municípios mato-grossenses. “O recurso é da ordem de 410 mil advindos do Fundo de Desenvolvimento Esportivo do Estado de Mato Grosso (Funded-MT) e deverá ser liberado nos próximos 30 dias”, afirmou Neves.

“Gostaria de agradecer o deputado Delegado Claudinei por nos dar atenção, temos em Rondonópolis muitos projetos de iniciação esportiva e estamos nos sentindo abraçados por vocês e muito felizes pela novidade de que deveremos receber materiais esportivos”, disse Roseane Prado.

Veja Mais:  Thiago Silva garante apoio à mototaxistas

OUTRAS DEMANDAS – Na oportunidade, o parlamentar solicitou equipagem do projeto social Bombeiros do Futuro em Alto Araguaia e apoio para o projeto social de musicalização e capacitação profissional para instrumentistas de sopro, percussão, teclas e cordas em Jaciara. E também falou do projeto social 2º Cine Cidadania – Humor com Atitude, numa parceria com a dupla artística Nico e Lau, para levar cinema, humor e palestras nos bairros periféricos.

INDICAÇÃO ACADEMIA AO AR LIVRE – O deputado também apresentou a indicação de academias ao ar livre para os assentamentos Márcio Pereira, Nova Catanduva, Padre Josimo e Povoado do Alto Bandeirante no município de São Jose do Povo.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Governador Atribui Recuperação do Anel Viario de Rondonópolis a Recursos viabilizado por Sebastião Rezende e Nininho

Publicado

Foto: Assessoria

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, participou nesta quinta-feira (12/9), em Rondonópolis, da solenidade de emissão da ordem de serviço para a restauração completa do Anel Viário que margeia o município. Na ocasião, ele fez questão de ressaltar a importância dos deputado estaduais Sebastião Rezende e Nininho na viabilização dos recursos necessários para as obras do Anel Viário.
Conforme Mauro Mendes, o começo da restauração do Anel Viário de Rondonópolis somente está sendo possível devido ao apoio dos parlamentares da legislatura passada, que aprovaram em janeiro deste ano o Novo Fethab, que aumentou os recursos para obras estruturantes no Estado. “É esse recurso que tem ajudado o Governo a tocar mais de 100 obras em todo o estado de Mato Grosso. Estivemos agora, por exemplo, visitando obras em Guiratinga, Tesouro, entre tantas outras cidades”, argumentou.
Dessa forma, o governador agradeceu na solenidade a todos os deputados estaduais que tem trabalhado por Mato Grosso, em especial ao Sebastião Rezende e ao Nininho por terem votado a favor do Novo Fethab, que “é o dinheiro voltado para o cidadão em forma de obras e serviços”. Antes dessa solenidade, Mauro Mendes já tinha reconhecido, durante encontro em Cuiabá, a importância do trabalho de Rezende para contratação da empresa para recuperação do Anel Viário de Rondonópolis.
O deputado Sebastião Rezende também prestigiou ontem o lançamento das obras de recuperação do Anel Viário, lembrando que, desde o começo do ano, fazia articulações para inclusão desse serviço na lista de prioridades do governo. “Nós respaldamos em 100% a proposta do governador Mauro Mendes referente ao Novo Fethab porque entendemos a sua importância e, hoje, temos os recursos e serão mais de R$ 5,9 milhões a serem investidos no nosso Anel Viário”, enfatizou.
A empresa Enpa Engenharia e Parceria Eirelli foi a vencedora da licitação da obra de recuperação de 16 quilômetros do Anel Viário, que se encontra com o pavimento todo destruído e cuja situação vem fazendo com que motoristas com carretas pesadas desviem caminho pelo perímetro urbano. O custo previsto da revitalização do trecho é de R$ 5,947 milhões.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Escolas de MT poderão ter programa de acompanhamento para alunos com transtornos de déficit de atenção
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana