conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Projeto que institui a divulgação do uso de Bengala Verde é aprovado

Publicado

O Projeto de Lei do vereador Batista da Coder (SD) que institui a divulgação do uso da Bengala Verde em Rondonópolis, como meio adequado para identificar pessoas com baixa visão, foi aprovado na última Sessão Ordinária (05) no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara Municipal de Vereadores.

A lei tem como objetivo conscientizar a todos sobre as dificuldades que uma pessoa com baixa visão tem, como por exemplo, reconhecer rostos, ler placas de sinalização, letreiros de ônibus, atravessar as ruas, entre outras, e ficará a cargo do Poder Executivo de fazer a divulgação, por meio de eventos como palestras e seminários que apresentem o cotidiano de uma pessoa com baixa visão. O uso da “Bengala Verde” irá facilitar a distinção das pessoas com baixa visão das pessoas cegas.

“A sociedade muitas vezes por falta de conhecimento não sabe diferenciar, e por isso, quem tem baixa visão, são taxadas como mentirosas, e essas pessoas precisam de ajuda, porque elas também têm direitos que precisam ser respeitados”, disse a pedagoga deficiente visual Leandrina de Oliveira Pereira dos Santos.

A cor utilizada para o objeto representa esperança. Além disso, também possui o significado de “ver-de outra maneira” ou de “ver-de novo”. A Bengala Verde é um instrumento de suma importância para orientação, mobilidade, identificação e inclusão social das pessoas com baixa visão, bem como para a conscientização da sociedade sobre a existência e as consequências da baixa visão.

Veja Mais:  Secretaria promove ações de melhorias para usuários de programas sociais em Rondonópolis

Considera-se uma pessoa de baixa visão, aquela que apresenta alteração, com restrição visual menor ou igual a 20/200, ou inferior a 30% da visão do melhor olho, ou campo visual (visão lateral) menor que 20 graus, mesmo com o uso de óculos adequados e após ter passado por todos os procedimentos clínicos ou cirúrgicos, e utilizado de todos os recursos óticos disponíveis para a melhora da capacidade visual.  “Diferenciar as bengalas por cores, fará com que os cidadãos que tem baixa visão não passem constrangimentos e discriminação ao serem comparados com pessoas totalmente cegas”, destaca o vereador Batista da Coder.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Prefeitura inaugura base descentralizada do Samu na Vila Canaã

Publicado

None

Wheverton Barros – Gcom

Na tarte desta quinta-feira (13) Rondonópolis ganhou uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192. A nova base foi construída anexa a unidade de saúde na Vila Canaã e vai funcionar 24 horas nos sete dias da semana com uma equipe de socorristas de plantão e uma ambulância a disposição.

Essa é a primeira base descentralizada construída no município. Durante a inauguração o prefeito Zé Carlos do Pátio revelou que mais uma base já foi licitada e deverá ser construída no bairro Jardim Santa Marta, junto ao Hospital Municipal. Pátio ressaltou que todo esse investimento de recurso próprio que está sendo feito tem o objetivo de garantir um salvamento mais rápido, resguardando a vida de quem precisa do serviço.

A base está estruturada com uma sala de descompressão que funciona como recepção, um alojamento e uma garagem coberta para a viatura. No local a equipe socorrista está composta por dois técnicos de enfermagem e um bombeiro.

A nova unidade na Vila Canaã vai reduzir o tempo de atendimento em mais da metade, conforme informou o coordenador do SAMU Rondonópolis, Heusnan Lima Freitas. “Essa unidade vai atender exclusivamente a região que abrange bairros como a Vila Canaã, Jardim Ipanema, Vila Salmen, Parati, Centro e Vila Goulart”, comentou.

Em média o Samu Rondonópolis atende cerca de mil ocorrências por mês e com a base descentralizada em funcionamento, a equipe de socorrista poderá chegar em locais de onde foram feitos os chamados com mais rapidez, garantindo assim uma sobrevida maior para as vítimas.

Veja Mais:  Prefeitura de Rondonópolis reforma o ‘Mini Estádio’ Pinheirão

De acordo com o coordenador do Samu Rondonópolis o objetivo principal da construção das unidades descentralizadas é poder chegar aos locais do chamado mais rápido e fazer um prognóstico mais preciso sobre o caso para o qual foram chamados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito reúne com lideranças da Unisal e define mutirão para este fim de semana

Publicado

Foto: Assessoria

O prefeito Zé Carlos do Pátio recebeu na manhã desta quarta-feira (12) em seu gabinete lideranças da União das Associações de Moradores de Bairros da região Salmen (Unisal) onde foram apresentadas as demandas dos comunitários e ficou definido um mutirão para o próximo fim de semana.

 “Vários presidentes da Unisal, da região Salmen, os líderes da Vila Rosely, Morumbi, Copacabana, Romana, Alvorada, Estrela D’Alva, Maria Tereza estão aqui reivindicando um tapa-buraco, limpeza, terminar a unidade de saúde da família, regularização fundiária e nós fizemos o compromisso com a comunidade que nós vamos atendê-los imediatamente,” explicou o prefeito.

O vereador Adonias Fernandes que intermediou a reunião agradeceu ao gestor o compromisso com a comunidade. “Quero agradecer o prefeito Zé Carlos do Pátio que tem sempre nos atendido aqui, é uma reivindicação das comunidades, vai melhorar estrada da grande região Salmen e uma boa notícia que está trabalhando um PSF para atender o Fiúca, o Magnólia, Morumbi,” ressaltou o vereador.

O presidente da Vila Rosely e Jardim Morumbi, Sebastião Surubi, saiu satisfeito da reunião. “Foi muito produtiva essa reunião, agradecer ao prefeito que vai fazer um mutirão sábado e domingo naquela região, e convidar os moradores para que participe e nos ajude, não só vim cobrar, mas ajudar também para melhorar nosso bairro,” disse o morador.

O mutirão será realizado neste fim de semana na Escola Municipal da Vila Rosely com diversos serviços públicos, como operação tapa-buracos, regularização fundiária, iluminação, entre outros.

Veja Mais:  Ajude sua TV a encontrar os canais digitais

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Lançamento do Livro À Sombra do 13 é hoje

Publicado

O lançamento do Livro “À Sombra do 13” do escritor Édson Ceretta, é logo mais a noite, às 19h13 na Casa do Rio – Casario em Rondonópolis. O livro que já está pronto, tem 252 páginas, contendo iluminuras e imagens nos 13 capítulos, é uma obra de romance de ficção, que tem como cenário uma cidade imaginária do Rio Grande do Sul, chamada “Penumbrópolis”. Tem a produção cultural do escritor Hermélio Silva, revisão profissional da escritora Elaine Aliaga, e o artista plástico, Professor Sênio Alves, assina as gravuras e as iluminuras dos 13 capítulos.
O livro “À sombra do 13” conta a história de um guarda-livros que é surpreendido em sua rotina, em uma sexta feira 13, ao ser atormentado por estranhos e inesperados acontecimentos, envolvendo números e datas, relacionados ao “13”. Em dado momento, o personagem se vê rendido por embaraçosas forças do destino. Aterrorizado e sem saída, ele decide finalmente dar cabo em sua vida. O que será que acontece com esse guarda-livros? Qual decisão ele tomará? E o que será de “Penumbrópolis”?
Édson Ceretta, nasceu em Palmitinho – RS. Tem 42 anos, e há 15 reside em Mato Grosso, e sempre foi um apaixonado pela leitura e escrita. “Há muito tempo eu vivo sonhando em lançar um livro, e esse livro que hoje está intitulado “À Sombra do 13″ é um projeto pessoal. A história surgiu devido a uma cadeia de situações negativas que aconteceram comigo, na adolescência, juventude, e hoje é um sonho ver materializado esses fatos negativos e cabulosos, que só quem ler saberá quais são”, relatou o escritor Édson Ceretta.

O lançamento do livro “À sombra do 13” é aberto ao público, e contará com a performance musical de MPB do Cleyton Fraummer. As 40 primeiras pessoas que levarem um pacote de fraldas descartáveis poderão trocar por um livro. As fraldas serão doadas a entidades filantrópicas.

Veja Mais:  Câmara derruba veto sobre proposta de regularização de publicidade visual

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana