conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Projeto Samuzinho forma em Rondonópolis neste ano quase sete mil aliados contra o trote

Publicado

Foto: Assessoria

Contribuir para a redução de acidentes, o número de trotes e promover a cidadania e o desenvolvimento sociocultural das crianças, transformando-as em multiplicadores em seus lares é um dos objetivos do Projeto Samuzinho, que na manhã desta quarta-feira (12) encerrou as atividades de 2018, em uma solenidade de formatura na Escola Municipal Rural da Gleba Dom Bosco. O projeto fecha o ano com quase sete mil crianças atendidas.

“Essas crianças serão multiplicadoras das informações de educação ambiental, cidadania e trânsito, assim como das ações que visam diminuir os trotes ao Samu, Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar, que prejudicam constantemente o nosso trabalho de salvar vidas”, disse o médico do Samu, Pedro Ivo Maggi, que está assumido a coordenação do projeto, no lugar do também médico, Wellington Milhomen.

“Pretendemos no próximo ano dá continuidade nas ações desenvolvidas em 2018, tentar levá-lo para rede estadual de ensino também e ir aperfeiçoando. Queremos também fazer um trabalho de educação continuada com professores, principalmente no quesito de urgências básicas dentro das escolas”, completou o médico Pedro Maggi.

O projeto Samuzinho foi implantado pela Prefeitura de Rondonópolis este ano, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), em parceria com diversas secretarias municipais, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Polícia Militar (PM) e a Polícia Militar Ambiental (PMA).

Veja Mais:  Câmara Municipal emite Nota de Pesar pela morte do empresário e pioneiro 'Diógenes de Abreu'

Segundo Pedro, este ano o Samuzinho capacitou 6.968 crianças de 25 escolas da rede municipal de ensino. O projeto levou ainda informações para motoristas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e funcionários de duas empresas privadas da cidade.

Nos encontros e palestras dos instrutores do Projeto Samu, as crianças aprenderam que realizar trotes ao 190 (PM), 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros) traz prejuízos e atrasos na assistência no atendimento prestado para a população. Além disso, receberam noções básicas à prevenção de acidentes, informações sobre o serviço de urgência e emergência, assim como das regras de trânsito, afim de que se tornem multiplicadores e cidadãos mais conscientes quanto ao respeito a legislação.

Aluna do sétimo ano da Escola Municipal Rural da Gleba Dom Bosco, Eloá Vitória, de 11 anos, aprendeu a lição direitinho. “O Samu salva vida, por isso as pessoas não podem por brincadeira telefonar para passar trote”, frisa, ressaltando que o trote é crime e passível de multa.

Comentários Facebook

Rondonópolis

PASSE LIVRE: Alunos da rede municipal e estadual devem fazer o cadastramento até o próximo dia 29

Publicado

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) está fazendo o cadastro e o recadastramento dos alunos das redes municipal e estadual para garantir o Passe Livre no transporte coletivo. O período de recebimento dos pedidos desses alunos e também os das escolas particulares, Unemat, Secitec e cursos técnicos se encerra no próximo dia 29.

No caso dos estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) o cadastro ou recadastramento já está sendo feito e termina no dia 25 de abril. Os alunos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) devem solicitar o passe livre no período de 22 de abril à 15 de julho, pois ainda estão cursando o período letivo do segundo semestre de 2018 e têm as recargas do cartão garantidas até o prazo.

As solicitações estão sendo feitas na sede da Setrat, que fica na Avenida Dom Wunibaldo 1275, na região central da cidade, de segunda à sexta-feira a partir das 13 horas. Diariamente são distribuídas 40 senhas para esse tipo de atendimento. Os alunos menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Os estudantes ou responsáveis devem se apresentar com RG, CPF, Certidão de Nascimento, Casamento ou Averbação de Divórcio, comprovante de endereço, comprovação de renda de todos adultos que residam no endereço de moradia  do aluno, folha resumo do Cadastro Único,  declaração de inexistencia de vaga, caso necessário. O formulário de requerimento está disponível no site da Prefeitura, no link Passe Livre, dentro do meu Cidadão.

Todos os pedidos passarão por avaliação do departamento expeditor do Passe Livre da Setrat e serão aprovados caso atendam a todos os requisitos determinados por lei.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Cadastro de fornecedores disponível
Continue lendo

Rondonópolis

Guinancio convoca secretária de Receita a prestar esclarecimentos na Câmara

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Subtenente Guinancio (PSDB), apresentou nesta quarta-feira (20), durante a Sessão Ordinária, um requerimento em que pede a presença da secretária de Receita do município, ex-diretora administrativa e financeira da Coder, Erazilene Valentim Silva a prestar esclarecimentos no Plenário da Câmara sobre a emissão de alvarás de uso de solo.
Ela deve comparecer à Casa de Leis na próxima quarta-feira (27).
“O vereador está respaldado pelo voto, o cidadão confiou nele, por isso temos que cobrar e fiscalizar. Como membro da CCJ da Câmara defendo a democracia, o Estado Democrático de Direito e a separação dos poderes, então cada um deve saber o seu limite e responder pelos seus excessos”, afirmou o vereador ao explicar que a equipe da secretária não quis receber o vereador Roni Magnani para esclarecer assuntos relativos ao tema objeto da convocação.
“A tripartição dos poderes precisa ser respeitada, por qualquer autoridade”, concluiu o parlamentar.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Com Bolsonaro eleito Presidente da República PSL poderá lançar candidato a prefeito em Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Sanear realiza obra para melhorar o abastecimento de água nos bairros Parque São Jorge e Sagrada Família

Publicado

Foto: Assessoria

Os moradores do Parque São Jorge e Sagrada Família estão recebendo uma obra que vai melhorar o abastecimento de água na região. Uma nova rede está sendo construída na Avenida W-11, bem como em outras ruas do bairro Parque São Jorge, e esta vai abastecer as residências daquela comunidade. A rede que já existia e abastecia ambos os bairros, agora vai atender exclusivamente o bairro Parque Sagrada Família.

A ideia é equilibrar o abastecimento na região e melhorar o atendimento nos bairros citados. A obra, que começou no dia 18 de março, está sendo feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC I, e em abril deve ser entregue para mais de 1300 famílias daquela região.

O diretor técnico da autarquia, Hermes Ávila, pede que a população tenha paciência e atenção ao transitar pela W-11 e demais vias do bairro Parque São Jorge e também pede a compreensão dos moradores quanto ao transtorno que a obra irá causar. “Nosso intuito é melhorar o abastecimento na região e para isso foi necessário realizar a instalação de uma nova rede. Para tanto, as redes já existentes terão que ser interligadas a nova e isso vai obrigar a equipe a desligar, por um período, o abastecimento das casas. É uma obra rápida, mais que trará um resultado significativo para os moradores”, concluiu.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Sábado está repleto de eventos da Prefeitura em Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana