conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Esportes

Regras administrativas podem deixar jogador de futebol “desempregado” no Brasil

Publicado

É de conhecimento geral que algumas transações são feitas nas famosas janelas de transferências. Citarei um caso real, uma trágica situação da realidade futebolística. Mas, em decorrência da confidencialidade que permeia as negociações, os nomes das partes não serão revelados.

Um atleta brasileiro obteve a rescisão do seu contrato de forma unilateral pelo não recebimento de salários de um clube turco. Tudo de acordo com a legislação daquele país e com base no Regulamento de Status e Transferências de Jogadores da FIFA .

O jogador regressou ao seu país para procurar emprego e um clube brasileiro se interessou e o “contratou”. Entretanto, para sua surpresa, obteve a seguinte resposta da entidade máxima do futebol nacional ao tentar registrá-lo em setembro de 2018:

“Conforme informado pela Federação Turca. Foi uma rescisão unilateral do atleta. Por conta disso a transferência só pode ser feita na próxima janela em janeiro [de 2019]”.

Apenas para refrescar a memória: o atleta não recebia salários na Turquia desde o início de 2018 e conseguiu a rescisão de seu contrato em maio do mesmo ano. Ao retornar ao Brasil foi “contratado” por um clube nacional, mas não conseguiu ser registrado.

Tudo isso significa dizer que, por questões meramente administrativas, o atleta em questão está em condição idêntica a de um desempregado, posto que impedido de exercer sua profissão.

Veja Mais:  Final da Copa 2022 no Catar está marcada para cidade que ainda nem existe

A negativa de registro se deu pelo previsto no artigo 47 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que possui a seguinte redação:

Artigo 47 – O pedido de transferência no TMS (Transfer Matching System – *que é o sistema internacional de transferência de atletas) só pode ser feito em um dos 2 (dois) períodos anuais de registro definidos pela CBF.

Parágrafo Único – Só é admitida a solicitação de transferência fora desses períodos caso seja comprovada a rescisão por mútuo acordo ou encerramento do contrato de trabalho desportivo no exterior antes do término da janela de transferência anterior, nos termos do artigo 6º do Regulamento da FIFA sobre o Status e a Transferência de Jogadores.

Na nossa leitura, o artigo 6º do Regulamento da FIFA, mencionado no regulamento nacional, protege a rescisão por justa causa e não por mútuo acordo, senão vejamos:

Os atletas poderão ser registrados em apenas um dos dois períodos anuais de registro fixados pela Associação competente. As Associações podem fixar diferentes períodos de registro para suas competições masculinas e femininas. Como uma exceção à esta regra, um profissional cujo contrato tenha expirado antes do final do período de registro poderá ser registrado fora deste período. As associações estão autorizadas a registrar tais profissionais desde que seja dada a devida consideração à integridade esportiva da respectiva competição. Nos casos em que um contrato tenha sido rescindido por justa causa, a FIFA poderá adotar medidas provisórias visando evitar o abuso, sujeito às previsões do artigo 22 – (tradução livre)

Veja Mais:  Palmeiras empata com o Galo, mas mantém diferença para o Inter na liderança

Note que não existe a previsão de “mútuo acordo” na regra internacional, porque ela protege aquele o atleta que não teve culpa na rescisão antecipada do seu contrato de trabalho. No entanto, nossa entidade nacional ao redigir seu regulamento, assim não entendeu.

Desta feita, um atleta que não recebia salários (alimentos) na Turquia é punido duplamente já que, em sua pátria, por interpretação e regulamentação equivocada da entidade nacional, ficou impossibilitado de exercer seu ofício até 10 de janeiro de 2019– quando da abertura da janela de transferências.  


Algumas transações são feitas nas famosas janelas de transferências
Reuters

Algumas transações são feitas nas famosas janelas de transferências

Detalhe, para piorar a situação, as inscrições para a competição estadual encerram-se dia 11 de janeiro de 2019. Considerando o fuso horário da Turquia (+ 5 horas) a efetivação de sua inscrição pode restar prejudicada para a primeira rodada do campeonato, ou seja, o problema se perpetua.

É lamentável que situações como a descrita acima ocorram no futebol. Como a entidade maior do futebol brasileiro não abre os olhos para a situação delicada de um atleta que simplesmente pleiteia o exercício de sua profissão e é punido duplamente? Esperamos que a interpretação transcrita no regulamento seja revista em breve para que outros atletas não sejam mais impedidos de atuar em situações análogas.

Leia também:

Profissionalização dos árbitros de futebol: o que diz a Justiça?

Veja Mais:  Após confusão, Conmebol define final da Libertadores fora da Argentina

Comentários Facebook

Esportes

PSG já tem time dos sonhos para próxima temporada; veja os nomes

Publicado


Thomas Tuchel, técnico do PSG, quer time estrelado na próxima temporada
Divulgação/PSG

Thomas Tuchel, técnico do PSG, quer time estrelado na próxima temporada

Desde que Nasser Al-Khelaifi assumiu a presidência do PSG, a Liga dos Campeões virou prioridade para a equipe, porém mesmo com um elenco estrelado o time não tem correspondido aos desejos do empresário.

Leia também:  Real Madrid trata contratação de Mbappé como prioridade para o próximo ano

Após mais uma decepção, caindo nas oitavas de final para o Manchester United, o PSG já planeja a próxima temporada no torneio e tem uma grande lista de compras para a janela de verão.

De acordo com o jornal britânico The Sun , a equipe parisiense já tem seu ‘time dos sonhos’ e ela começa com a substituição do goleiro. Gianluigi Buffon foi contestado na derrota por 3 a 2 para os ingleses e deve dar lugar ao francês Alphonse Areola na próxima temporada.

A zaga é o único ponto da equipe que não deixa o treinador Thomas Tuchel preocupado. A intenção é que a formação principal seja Thomas Meunier, Marquinhos, Thiago Silva e Juan Bernat.


O time dos sonhos do PSG tem Kross, Kanté e Griezmann
Reprodução/Infobae

O time dos sonhos do PSG tem Kross, Kanté e Griezmann

No meio de campo, o PSG está de olho na contratação de Toni Kroos, jogador do Real Madrid, e N’Golo Kanté, campeão mundial com a França em 2018 e atualmente no Chelsea.

Leia também:  Atacante Jonas se emociona ao ser escolhido melhor jogador do ano no Benfica

Veja Mais:  Uefa aprova e VAR já será usado nas oitavas de final da Liga dos Campeões

Segundo o jornal, o time está disposto a oferecer 90 milhões de dólares para o alemão Kroos e aumentar em 50% seu salário. Já os valores de negociação de Kanté não foram relevados, pois a equipe aposta no momento irregular da equipe inglesa para que o jogador aceita a proposta.

O trio de ataque dos sonhos da diretoria é Neymar Jr. , Mbappé e Antonie Griezmann, atualmente no Atlético de Madrid. O uruguaio Edinson Cavani tem sido sondado por outras equipes como o Borussia Dortmund e não faz parte dos planos do PSG para a próxima temporada.

Leia também:  Completando 10 anos de carreira, Neymar segue em alta na seleção brasileira

Depois de ser absolvido da punição da Uefa por ultrapassar o teto de gastos de um clube europeu, o chamado ‘Fair Play Financeiro’, o PSG deve atuar com força no mercado de transferências de julho. Resta saber se, além de contratar nomes de peso para o elenco se os atuais medalhões, como Neymar, continuarão na equipe.

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Pika Pau Conveniência conquista título do Campeonato Municipal Society

Publicado

Pika Pau Conveniência Campeão- Foto: Ilcimar Aranhas

Com um um grande público e fairplay dentro de campo, marcou a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Society que aconteceu na noite desta sexta-feira (22) em Rondonópolis no CT do Vila Aurora.

O confronto foi entre as equipes do Pika Pau Conveniência e Cervejaria Petrópolis.

Na primeira final jogo de ida o Pika Pau Conveniência venceu pelo placar de 4 a 3 e obteve a vantagem no jogo de volta, mas não foi preciso, pois novamente venceu e desta vez pelo placar de 2 a 1, conquistando o título da competição.

Melhor goleiro Junior Nogueira- Foto: Ilcimar Aranhas

O artilheiro da competição foi Edilson Junior com 35 gols marcados pela equipe da Mecânica Cascavel. Melhor Goleiro foi Junior Nogueira ‘Muralha’ da equipe Cervejaria Petrópolis.

Cervejaria Petrópolis Vice-campeão- Foto: Ilcimar Aranhas

A competição foi organizada pelo desportista Cidão do Esporte.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Atacante Pedro, do Fluminense, passará por cirurgia e só volta a jogar em 2019
Continue lendo

Esportes

Rodada da NBA tem atuação de gala de Harden e LeBron fora dos playoffs

Publicado


Astro da franquia de Houston anotou incríveis 61 pontos nesta sexta e foi o grande destaque da rodada da NBA
Reprodução/@rockets

Astro da franquia de Houston anotou incríveis 61 pontos nesta sexta e foi o grande destaque da rodada da NBA

61 pontos! Esta foi a marca alcançada por James Harden na noite desta sexta-feira, em mais uma rodada da NBA . O astro dos Rockets foi o grande nome da vitória por 111 a 105 sobre o San Antonio Spurs e igualou a maior marca de sua carreita na liga norte-americana.

Apesar da exibição espetacular de seu principal jogador, o time de Houston teve muita dificuldade para garantir mais a vitória no clássico texano. Jogando em casa nesta rodada da NBA , os Rockets estiveram atrás no placar em boa parte do segundo tempo. Porém, Harden e cia “explodiram” no final do último quarto, fazendo chover bolas de três.

Além do cestinha, Chris Paul (18 pontos) e Eric Gordon (12) foram os principais pontuadores dos donos da casa. Pelo lado perdedor, Bryn Forbes somou 20 pontos, enquanto DeMar DeRozan, maior estrela do elenco comandado por Gregg Popovich, contribuiu com apenas 16.

O resultado manteve os Rockets perto dos líderes da Conferência Oeste. Faltando menos de dez partidas para o final da temporada regular, o time de Houston tem 4 jogos de desvantagem para Warriors e Nuggets.

Veja Mais:  Brasileirão: Guipa analisa a tabela e escala melhores e piores do campeonato

Leia também: Ídolo do Lakers, Shaquille O’Neal tocará no Lollapalooza Chicago como DJ Diesel

Já os Spurs somam a 31ª derrota, a segunda seguida após uma série invicta de nove jogos, e ainda seguem com situação indefinida na tabela, uma vez que tem seis jogos de vantagem para os Kings com nove ainda por disputar.

Resultados da rodada da NBA – 22/03/2019

  • Memphis Grizzlies 119 x 123 Orlando Magic
  • Los Angeles Clippers 110 x 108 Cleveland Cavaliers
  • Denver Nuggets 111 x 93 New York Knicks
  • Oklahoma City Thunder 116 x 109 Toronto Raptors
  • San Antonio Spurs 105 x 111 Houston Rockets
  • Miami Heat 87 x 116 Milwaukee Bucks
  • Brooklyn Nets x Los Angeles Lakers (em andamento)

Com fim de jogo melancólico, Lakers estão fora


Franquia do Brooklyn venceu dentro do Staples Center e acabou com as chances do rival
Reprodução/@Nets

Franquia do Brooklyn venceu dentro do Staples Center e acabou com as chances do rival

No duelo que fechou a rodada da NBA, o Los Angeles Lakers precisava vencer o Brooklyn Nets no Staples Center para manter viva a esperança de classificação aos playoffs. Não deu certo. Apesar de ter sido uma partida bastante disputada, os Nets comandaram o placar durante todo o jogo. O astro LeBron James até tentou comandar as ações dos donos de casa, mas foi em vão.

Leia também: Astro do NBB, Shamell Stallworth visita estudante ferido no ataque de Suzano

“King” James, inclusive, protagonizou cena triste nos segundos finais da partida. Os Lakers perdiam por 3 pontos, 109 a 106, e o camisa 23 tinha a bola nas mãos para buscar o empate. Ao iniciar o ataque, escorregou, perdeu a bola e deixou a quadra machucado.

Veja Mais:  Após confusão, Conmebol define final da Libertadores fora da Argentina

No fim, os Nets venceram por 111 a 106, somaram a 38ª vitória na temporada regular e seguem firmes na briga pela pós-temporada na Conferência Leste. Já LeBron , e os Lakers, ficam de fora dos playoffs. Esta será a primeira vez que o astro não jogará a fase final da NBA desde 2005, quando ainda defendia o Cleveland Cavaliers.

O que vem por aí

A próxima rodada da NBA , que acontece neste sábado, terá oito confrontos. Destaque para o confronto dos Sixers, que vem de uma sequência de seis vitórias seguidas, com os Hawks, que, apesar de já estarem eliminados, têm complicado a vida dos rivais nos últimos jogos.

Leia também: vitórias dos líderes do Oeste e Hawks surpreendendo Jazz são destaques de 5ª

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana