conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Representantes de 15 comunidades debatem melhorias em Saúde na Pré-conferência Rural ‘Fazenda Velha’

Publicado

A segunda etapa da ‘Pré-Conferência Municipal de Saúde’ reuniu representantes de 15 comunidades rurais na quarta-feira (13). Os debates aconteceram na Escola Municipal Rural Novo Renascer, na comunidade Fazenda Velha (a 50 km de Cuiabá), e tem por objetivo definir as diretrizes das políticas públicas de saúde a serem adotadas ao longo do tricentenário da Capital.

Durante a solenidade de abertura, a secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, Janaína Penha, explicou que as problemáticas em saúde, bem como a solução para as mesmas, servirão de subsídio para a 13ª Conferência Municipal de Saúde a realizar-se em abril. Ela enfatizou ainda a importância da participação popular, especialmente dos moradores da zona rural.

Ao todo o Conselho realizará nove Pré- Conferências, sendo quatro nas regionais urbanas e mais cinco rurais. As propostas levantadas nestas etapas subsidiarão Conferência Municipal subsequentemente a Nacional. “É um momento de luta, de formação de opinião e defesa de ideias. Por isso é tão importante a participação de todos, especialmente da zona rural que possui dificuldades no acesso a saúde.”

De acordo com o vice-presidente da comunidade Raizama, Almindo Reis, foi pensando nesta dificuldade de acesso que surgiu uma das principais propostas debatidas no evento: o acréscimo de equipes do Consultório Itinerante. O projeto oferece atendimentos médico e odontológico e demais atribuições inerentes da Atenção Básica às 250 famílias da região.

Veja Mais:  Procon orienta sobre os cuidados com as compras virtuais

“Nosso maior anseio é a construção de um Centro de Saúde. Entretanto, sabemos que, segundo o Ministério da Saúde, não atingimos o quantitativo populacional. Então, a possibilidade de melhoria para a nossa região é que sejam aumentadas as equipes do Consultório Itinerante, para que possamos receber mais vezes por mês a atenção especial que eles nos dedicam”, destacou.  

Outros assuntos como o fortalecimento e ampliação da participação social, modelo de atenção, planejamento e financiamento do SUS e a valorização do trabalho e educação em saúde também foram discutidos durante esta etapa. Seguindo o cronograma, a próxima Pré-Conferência acontece no sábado (16), na Regional Oeste. 

 

Comentários Facebook

Na Capital

Alunos da rede municipal conhecem a Câmara Municipal de Cuiabá

Publicado

Jorge Pinho

Alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Prof. Ranupho Paes de Barros, localizada no bairro Jardim Santa Isabel, na Regional Oeste da capital, estão participando esta semana de mais uma edição do Projeto “Cuiabaninhos na Câmara”. A proposta é desenvolvida pelo Núcleo da Escola Legislativa da Câmara Municipal de Cuiabá, com o objetivo de apresentar aos estudantes do 8º e 9º Anos da rede municipal, conteúdos acerca de história de Cuiabá.

Desde quarta-feira (22), quatro turmas da unidade educacional estão se revezando na visita para conhecer a sede do legislativo cuiabano, administração, legislatura, atividades parlamentares, funções dos vereadores e, principalmente, a história do parlamento cuiabano e sua formação ao longo dos anos.

“A proposta da gestão é atender a comunidade escolar, os alunos das redes municipal e estadual de ensino, possibilitando a eles conhecer um pouco da Câmara, da sua história, principalmente a atribuição dos vereadores, para que se sintam incentivados a participar da vida política”, disse o chefe da Escola Legislativa, Danilo Monlevarde. 

Danilo contou que foi uma surpresa para a equipe do projeto, o fato dos alunos, ao contrário do que pensaram, já terem uma ideia sobre a divisão de poderes e noções sobre a atribuição dos parlamentares, e disse que o acesso maior a informação ajuda na formação dos estudantes de forma geral, e no reconhecimento do trabalho realizado pelo parlamento e sua importância para o desenvolvimento do município.

Veja Mais:  Pedal Semob leva ciclistas até Praça Cultural do CPA II

A visita inclui a parte externa da Câmara onde se encontra o Centro Geodésico da América do Sul onde é contado um pouco sobre a história do Marechal Cândido Floriano da Silva Rondon e são realizadas atividades utilizando a rosa dos ventos que tem na base do Obelisco, para que os alunos aprendam sobre latitude e longitude das capitais dos países da América do Sul.

A professora de Geografia Xênia Castilho Reis, que dirigiu o grupo na visita, explicou que as aulas de campo, educativas, culturais ou esportivas complementam o trabalho realizado em sala de aula. Elas oferecem ao aluno a possibilidade de vivenciar, na prática, muitos conceitos apresentados classe e melhoram o seu desempenho de forma geral. “É importante para os estudantes ter a oportunidade de vivenciar, fora da sala de aula, os conhecimentos que adquiram em classe. Nesse caso, conhecer a organização política de Cuiabá, o funcionamento dos poderes e a função dos vereadores no contexto da formação de políticas públicas para a população é fundamental para que no futuro possam fazer boas escolhas para a sua vida como cidadãos conscientes”, disse a professora Xênia.

Nesta quinta-feira (23), outro grupo de alunos visitará a Câmara Municipal. Cerca de 100 alunos estão participando da aula de campo. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Moradoras do Jardim Araçá são preparadas para o mercado de trabalho

Publicado

José Ferreira

Boas oportunidades para quem busca por capacitação e também para quem pretende aprender para seguir em uma nova profissão, mas não tem condições de arcar com os custos.

No Cras do bairro Jardim Araçá, as alunas estão tendo a oportunidade de aprender as técnicas no curso de manicure e pedicure. A capacitação faz parte do Programa Qualifica 300 – Edição Mulher, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh).

Nessa edição do projeto Qualifica 300, a edição é voltada para as mulheres, capacitando- as para o mercado de trabalho.

Com 160 horas/aula, o curso forma profissionais por meio de aulas teóricas e práticas supervisionadas. “O profissional pode atuar em salões de beleza, clínicas de estéticas, SPA e em domicílio, como contratado ou autônomo. Não simplesmente aprender como fazer unha, mas sim todos os cuidados das unhas das mãos e dos pés, aplicando as normas de biossegurança, bem como o planejamento da carreira, noções de mercado, adotando atitudes empreendedoras”, explicou a professora Anni Marçal.  

Quem demonstrou que aprendeu no curso foi a aluna Josiane Auxiliadora de Miranda. Segundo ela, por mais que já trabalhe na área, o curso lhe ofereceu ferramentas que eram desconhecidas. Apesar de parecer simples o modo de esmaltar as unhas, tem todo um segredo para um trabalho de qualidade. “Sem falar no modo do corte das cutículas, tem uma técnica diferenciada. Tenho certeza que a partir de agora, vou oferecer um serviço de muito mais qualidade para as minhas clientes e futuros agendamentos. Estou muito satisfeita com os resultados”, comentou.

Veja Mais:  Secretaria de Educação notifica Selecon e último dia para entrega de documentos ocorre com tranquilidade

Keila Arruda foi uma pessoa atendida pela Josiane durante o curso, pois além de aprender e testar entre as participantes, o atendimento foi aberto para a comunidade. “A minha nota é 10. Ela é bem caprichosa, tem todo cuidado para não machucar. Está de parabéns. Tem tudo para ser uma ótima profissional no mercado. Eu indico com toda certeza”, disse.

Essa é a proposta do projeto Qualifica 300- Edição Mulher que está sendo realizado nas 14 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com ofertas de cursos nas mais diversas áreas, como beleza, estética, alimentação e artesanato, tendo como principal objetivo profissionalizar a comunidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeito discute reestruturação da atenção básica com equipe técnica da Secretaria de Saúde

Publicado

Gustavo Duarte

Com a abertura por etapas do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o prefeito Emanuel Pinheiro tem intensificado as ações para a reestruturação da Atenção Básica, cujo objetivo é resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelo atendimento nas emergências dos hospitais.

As unidades da Atenção Básica são compostas por equipes multiprofissionais, formadas por agentes comunitários de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico de família e comunidade, cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal.

Nesta semana Pinheiro esteve reunido com o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, os secretários adjuntos, Luiz Gustavo Raboni e João Henrique Paiva, a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng, o diretor de Obras da SMS, Wellington Simões, o diretor Administrativo Financeiro da SMS, Oséas Machado, bem como profissionais técnicos da Atenção Básica para discutir os caminhos a serem seguidos a partir de agora.

Durante a reunião o prefeito ouviu os técnicos da Estratégia de Saúde da Família, da Saúde Bucal e da parte de obras para saber do panorama das unidades de Atenção Básica do município. Também ouviu as propostas de melhorias e de inovações que os técnicos levaram para a reunião. No próximo encontro, os profissionais vão fazer apresentações dos projetos sugeridos para serem realizados até o fim da gestão.

Veja Mais:  Poderes Executivo e Legislativo Federal se unem em prol dos gargalos da saúde pública

A Atenção Básica atende 100% da população cuiabana e quanto mais investimentos realizados, eleva a promoção à saúde, e consequentemente, diminui o número de pessoas que precisam de atendimentos na Atenção Secundária e Terciária. “Esse é o nosso objetivo. Vamos cuidar 100% da saúde preventiva da população cuiabana, investindo na reestruturação completa e na humanização da Atenção Básica. Criando este novo formato de humanização da saúde pública, com prioridade na rede primária, vamos reestruturar a Secundária, dando um novo formato para as UPAs e Policlínicas, enquanto gradativamente, estamos implantando o novo modelo da Terciária com o atendimento em rede do HMC e São Benedito”, explicou o prefeito.  

Pinheiro lembrou do compromisso firmado com a população, que é de até o fim da sua gestão entregar uma nova estrutura na saúde pública de Cuiabá.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana