conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Rica em minerais águas termais traz benefícios para saúde e bem estar

Publicado

Foto: Assessoria

Com o cotidiano cada vez mais corrido e estressante, a procura por uma melhor qualidade de vida é essencial para a longevidade, por isso as pessoas estão buscando meios saudáveis para manutenção do corpo e da mente dentro de parâmetros recomendáveis pela medicina. Uma forte aliada para combater esses males segundo os especialistas são as águas termais, que são ricas em minerais famosas em revigorar as energias e ajudar no rejuvenescimento.

As mais fontes termais conhecidas mundialmente ficam localizadas na Itália e França, onde milhares de turistas as visitam como os reis da antiga Roma e os pensadores franceses, mas isso não significa que precise viajar para o exterior para usufruir dos benefícios das águas termais. Bem próxima de Rondonópolis, a 25 km do centro a Águas Quentes Cidade de Pedra oferece águas minerais de temperatura média de 42ºC, o complexo idealizado e construído em 2013 pelo empresário Waltencyr Santiago, que viu uma ótima oportunidade de ingressar no segmento de turismo, com a descoberta de águas termais em sua propriedade. “Nós compramos a área em 2009 e quando perfuramos o poço e jorrou água quente, começamos a projetar um empreendimento que atendesse a demanda dos rondonopolitanos e visitantes de nossa cidade e hoje chegamos a quase 5 mil pessoas por mês frequentando o nosso termas”, comentou.

TERAPIA – A fisioterapeuta Claudine Almeida Oliveira destaca que as terapias realizadas em águas termais servem com um ótimo complemento no tratamento em fisioterapia. “Hoje já se sabe bastante da importância da terapia das águas termais como auxilio em alguns tratamentos, pois elas apresentam vários benefícios aos pacientes em tratamento como: relaxamento muscular, analgesia e o empuxo aliviando o estresse sobre as articulações fazendo com que uma atividade de sustentação de peso, por exemplo, que pode ser contraindicado no solo, possa ser realizado com segurança no tratamento em águas quentes”, explicou.

Veja Mais:  Obras de revitalização do Mini-estádio Pinheirão avançam

A terceira idade é um dos grupos que mais se beneficia com os banhos em águas termais, a principal vantagem é em relação à mobilidade, pondera a especialista. “Já no caso de tratamento com idosos, o tratamento com banho em águas quentes, auxiliam os idosos na locomoção, já que fora da água, apresentam dificuldades de se locomover. Esse tipo de tratamentos não ajuda apenas na questão de saúde física dos pacientes, mas também no psicoemocional”, comentou.

Segundo o professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Caio Augusto Marques, o processo de surgimento das águas termais é natural e faz parte de um ciclo. “De modo simplificado, a origem das águas termais tem relação com o processo de infiltração da água. A água infiltra no solo e nas rochas, onde fica armazenada. Como há aumento de temperatura conforme aumento da profundidade, esta água se aquece. Junto a isso, tem o calor emanado da camada da Terra chamada Manto. Se a crosta terrestre for relativamente fina onde se tem água armazenada, o calor do Manto aquece. Essa água chega à superfície como uma nascente de rio, ou é puxada como as águas de poços artesianos”, explicou.

CONCEITO – Termalismo é o conjunto de relações e vantagens que derivam de deslocação e permanência de pessoas nas estâncias termais, com o fim de obterem melhores condições de saúde, ou evitarem sua degradação, mediante a utilização de fatores e meios terapêuticos. Já é prática médica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Além disso, sempre exerceu forte fascínio sobre o homem, sendo a mais antiga opção natural de saúde, bem-estar e prazer.

Veja Mais:  Prefeitura realiza últimos trabalhos para concluir sede do SAMU

Comentários Facebook

Rondonópolis

Campanha Natal Solidário será lançada em Rondonópolis nesta terça-feira  

Publicado

 

A campanha Natal Solidário 2019, do Instituto Cometa de Cáceres, que tem como tema ‘Fazer o bem é o melhor caminho’, será lançada na Câmara Municipal de Rondonópolis no dia 17 de setembro,  às 15 horas. As organizações Sociais de Rondonópolis assumem o projeto no município, e vão buscar trabalhar em conjunto com o Poder Executivo, secretarias municipais de Assistência Social, parceiros e patrocinadores. A iniciativa é realizada por meio da doação de alimentos, que será incentivada através da troca de três quilos de alimentos não perecíveis por um cupom de prêmios, no qual o doador concorrerá a cinco prêmios, dentre as quais constam: 01 carro Hyundai – HB20 (Unique), 01 Moto Honda CGStart; 01 geladeira,01 fogão e 01 Smart TV.

 A campanha foi lançada em agosto, na Assembleia Legislativa, para todos os municípios de Mato Grosso, com a presença dos representantes de diversas entidades e os municípios que fizeram adesão.  Entre os parceiros do instituto, que estão na coordenação estadual, estão a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios-APDM, Coegemas, Rotary Clube, Lions Club, Cruz Vermelha, Undime,  Secretaria de  Estado de Assistência Social e Cidadania-Setasc e a Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM.

 Em Rondonópolis estão coordenando a campanha: URAMB – União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros que irá  mobilizar todos os presidentes de bairros, Associação de Mulheres do Estado de Mato Grosso que irá agregar todas organizações sociais e Rotary e Lions Clube.

Veja Mais:  Locutora Lucimar Sesmilo recebe Título de Cidadã Rondonopolitana

 A presidente do Instituto Cometa, Rosimari  Ribeiro, disse que o objetivo é arrecadar alimentos para atender as comunidades em situação de vulnerabilidade. A meta da campanha é arrecadar cerca de 600 toneladas de alimentos, com 200 mil cupons. O sorteio será no dia 7 de dezembro, através  pela Loteria Federal.

A presidente do Instituto relatou que as ações são  desenvolvidas em Cáceres desde 2014 e em 2019 o Instituto ampliou o projeto para todos os Municípios que fizerem adesão. O instituto tem projetos nas áreas de Educação, Saúde, Meio ambiente e Social com a  campanha para o Natal com a arrecadação de alimentos. “Decidimos expandir esta ação do Natal Solidário para outros municípios de Mato Grosso”, disse ela.

Durante o lançamento assinarão o Termo de aceite as instituições que queiram desenvolver a campanha. Estarão disponíveis para as instituições os cupons, o kit com as peças de publicidade da campanha, entre banner, cartaz, modelo do cupom e a camiseta que será usada pelas equipes que vão trabalhar na campanha do Natal Solidário digital para reprodução e inclusão da logo dos parceiros locais.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Leilão anual de animais em prol da APAE ocorre no próximo dia 22 de setembro

Publicado

Foto: Assessoria

A 12ª edição do leilão de gado de corte e doações em prol da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Rondonópolis (Apae) vai acontecer no próximo dia 22 de setembro, no recinto da Lance Livre Leilões, a partir das 11 horas.

Toda a arrecadação do leilão será revertida para a própria Apae em sua manutenção e no atendimento de 290 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, onde é oferecido o transporte, alimentação, acompanhamento especializado, consultas médicas e alguns programas de assistências as famílias.

A diretora da Apae, Karla Paes destaca que o leilão é de fundamental importância para estes serviços possam ser continuados durante todo o ano. “Para nos mantermos nós dependemos da realização destes tipos de eventos, como o leilão de animais e o Costelão, então nós da Apae convidamos a comunidade, os pecuaristas para prestigiarem lá no dia. E também teremos outros itens além dos animais, que foram doados pelo comercio local, por que além de estar fazendo bons negócios estará colaborando com a Apae”, comentou.

Ainda segundo Karla Paes, a instituição ainda está aberta a receber mais doações de gado, e outros animais como carneiro, porcos e cães. Antes do leilão será servido aos presentes um almoço e logo a seguir começaram os lances solidários. O evento conta com a organização do Rotary Club de Rondonópolis Rondon em parceria com a empresa Lance Livre Leilões.

Veja Mais:  Funcionários do Hospital Regional de Rondonópolis realiza manifestação para reivindicar o pagamento do salário

A Apae é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que há mais de quatro décadas proporciona atendimento à pessoa portadora de necessidades especiais em Rondonópolis, visando inclusão social aos atendidos. A entidade fica localizada na avenida Padre Anchieta, nº 890, na Vila Aurora. Outras informações pelo telefone (66) 3422-2985.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Separar o lixo doméstico é um passo importante no processo de reciclagem

Publicado

 

Coleta seletiva

O lixo vem causando problemas às cidades, ao meio ambiente e à nossa saúde. O lixo que produzimos em nossa casa ou em qualquer outro local é destinado a um aterro sanitário. O aterro de Rondonópolis foi instalado no ano de 2017 e a previsão é que funcione no mesmo local por 20 anos. Quanto menor a quantidade de lixo que enviarmos para lá, mais tempo ele irá durar.

E como diminuir esse lixo? É simples, utilizando menos objetos e produtos e desperdiçando menos. Outra ação importante é destinar os materiais recicláveis para a reciclagem. A maioria dos materiais que utilizamos não precisam ir para o lixo, e você pode destiná-los para um local apropriado. Destinar os materiais recicláveis corretamente significa enviá-los para a coleta seletiva.

É assim que funciona: o caminhão do Sanear passa pela sua rua tocando uma música. Quando este caminhão passa, os coletores vêm buscar os plásticos, metais, papéis e vidros, que você utilizou em sua casa. Os materiais da coleta seletiva são encaminhados para cooperativas. Depois disso, são levados para uma indústria que faz a reciclagem destes resíduos e eles se tornam coisas completamente novas.

E agora a Usina de Triagem conta também com uma máquina que tritura e derrete isopor. Para as empresas que desejam se desfazer deste material e não sabiam como, podem entrar em contato com a presidente da Cooperativa Nova Esperança pelo telefone (66) 9 9678-7938 ou levar o produto em um dos pontos de coleta instalados nos órgãos públicos e escolas da cidade.

Veja Mais:  Funcionários do Hospital Regional de Rondonópolis realiza manifestação para reivindicar o pagamento do salário

Lembre-se: com a coleta seletiva você contribui para o trabalho das cooperativas dos catadores, que são os responsáveis por destinar os materiais para a reciclagem. São 40 famílias que sobrevivem deste serviço, portanto, façamos a nossa parte.

 

Em quantos bairros o caminhão da coleta seletiva passa?

São trinta e cinco (35) bairros atendidos com a coleta seletiva, sendo eles: segunda-feira – Colina Verde, Mariela, Jardim Mato Grosso, Coophalis, Copasem, Santa Marina, Parte da Vila Aurora – 3; terça-feira – Loteamento Jambalaia, Jardim Brasília, Jardim dos Pioneiros, Vila Santo Antônio, Jardim Oliveira e Vila Esperança; quarta-feira – Parte do Jardim Mato Grosso, Parte da Vila Aurora – 1 e Copa Rondon; quinta-feira – Loteamento Cellos, Prolongamento do Loteamento Cellos, Loteamento Santos Dumont, Jardim Urupês, Bairro Santa Cruz, Loteamento Nossa Senhora Aparecida e Vila Santa Luiza; sexta-feira – Vila Aurora – 2, Jardim Paulista, Jardim Beira Rio, Loteamento Kennedy e Jardim São Francisco; sábado – Jardim Pindorama 1 e 2, Jardim Santa Marta, Residencial das Violetas, Residencial Quitéria, Residencial das Orquídeas e Parte do Buriti até Av. Plínio de Aguiar.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana