Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Rondonópolis abre a 3ª temporada do Projeto Mais Milho nesta sexta-feira

Publicado

Com o tema “Quais serão as oportunidades e os grandes desafios após os resultados dessa eleição?” a cidade de Rondonópolis (MT) abre, no dia 9 de novembro a 3ª temporada do Projeto Mais Milho.  O projeto é uma realização da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e Canal Rural, com a coordenação técnica da Embrapa Milho e Sorgo.

O Mais Milho realiza fóruns em diversos estados, onde são discutidas e debatidas as variadas perspectivas de como o milho pode avançar em produtividade, tecnologia, mercado e valorização do produto. Nesta edição serão realizados três painéis com os temas: Avaliação dos cenários político e econômico para 2019, A tecnologia a favor do produtor rural e Etanol de Milho: como fazer parte desta oportunidade.

O evento acontece no auditório do Parque de Exposições Wilmar Perez de Farias às 8 horas (horário local). As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo link:https://www.sympla.com.br/mais-milho-2018-2019–pos-eleicao-oportunidades-e-desafios__378764 . O projeto Mais Milho tem o patrocínio da Ihara e Indutar. A etapa de Rondonópolis tem o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis.

MAIS MILHO 2018/2019

DIA: 09/11/2018

HORÁRIO: 08h

ONDE: Auditório do Sindicato Rural de Rondonópolis- Parque de Exposições

Inscrições gratuitas: www.canalrural.uol.com.br

PROGRAMAÇÃO:

8h – Café da manhã

8h30 – Abertura

Veja Mais:  Comissão de Transportes faz relatório após reuniões com categorias

Julio Cargino – presidente do Canal Rural

Antônio Galvan – presidente da Aprosoja MT

Gutemberg Carvalho Silveira – presidente da Aprosmat

Antônio Álvaro Corsetti Purcino – presidente da Embrapa Milho e Sorgo

Sebastião Barbosa – presidente da Embrapa

Alysson Paolinelli – presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho)

Blairo Maggi – ministro da agricultura, Pecuária e Abastecimento

PAINEL 1:

Avaliação dos cenários político e econômico para 2019

Palestrante: Augusto Nunes, jornalista

Debatedores:

Blairo Maggi – ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

José Medeiros, senador

Selma Arruda, senadora eleita

Wellington Fagundes, senador

Neri Geller, deputado federal eleito

Leonardo Ribeiro Albuquerque, deputado federal

PAINEL 2:

Milho 4.0: saiba quais são as práticas de produção que aumentam a produtividade

Palestrante: Adilson Pereira Duarte, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

Debatedores:

Breno Hinnah, engenheiro agrônomo

Bento Manoel, engenheiro agrônomo

Emerson Barghi, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo

PAINEL 3:

Palestrante: Glauber Silveira, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho)

Debatedores:

Ricardo Tomczyk, presidente da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM)

Ricardo Reis, professor da Faculdade de Ciências Agrárias – FCAV/UNESP Jaboticabal

Henrique Ubrig, Executive Chairman de FS Bioenergia

12h30 – almoço

Realização: Abramilho, Aprosmat, Aprosoja e Canal Rural

Patrocínio: INDUTAR e IHARA

Coordenação técnica: Embrapa

Apoio: Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis

Comentários Facebook

Rondonópolis

Rondonópolis comemora Dia Nacional do Livro Infantil na Biblioteca Rachid

Publicado

Rondonópolis promove programação na Biblioteca Municipal Rachid Mamed em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil com resgate da literatura infantil durante visitação de alunos das escolas da cidade.

Na manhã desta quinta-feira (18), participaram do circuito cultural os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Frei Milton Marques da Silva, após visita ao Museu Rosa Bororo, estiveram na biblioteca realizando atividade de pintura, mediação de história, leitura e lanche.

A data 18 de abril foi escolhida como Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao dia de nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira sendo o primeiro a escrever para crianças.

“A maioria dos nossos alunos não conhecia a biblioteca, não tem esse contato com o livro e a leitura, então é importante trazer eles para abrir esse horizonte, para entenderem a importância da leitura na vida deles”, explicou a coordenadora da EMEB Frei Milton, Rosilete de Carvalho.

Segundo a gerente do núcleo de bibliotecas do município, Valtuira Moreira, esse momento é importante para reforçar a importância do livro e da leitura, um hábito que está se perdendo devido as tecnologias.

“Faço um convite a comunidade, venham. Pais, tragam seus filhos, venham fortalecer nossas bibliotecas públicas, temos livros de qualidade e espaço climatizado”, disse Moreira.

As atividades específicas para alunos das escolas públicas e privadas acontecem todas as quintas-feiras do ano mediante agendamento que precisa ser realizado pela direção escolar antecipadamente.

Veja Mais:  Justiça reconhece irregularidade em eleição no Sindicato dos Transportes

A Biblioteca Municipal Rachid Mamed funciona de segunda à sexta-feira das 7 às 17h – sem intervalo para almoço – disponibilizando para toda comunidade leitura no local, computadores com acesso à internet e empréstimo de livro. O endereço é Avenida Marechal Rondon, 639 no Centro.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Rondonópolis tem Dia “D” de vacinação contra a influenza neste sábado (20)

Publicado

Idosos, crianças e demais grupos prioritários poderão se imunizar contra a gripe neste sábado (20) durante o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Rondonópolis. Para atender a população, a Secretaria Municipal de Saúde manterá todas as unidades básicas de saúde, incluindo as policlínicas, abertas das 7 às 11h e das 13 às 17h.

Podem se vacinar contra a gripe, nesta primeira fase da campanha, os idosos com mais de 60 anos; crianças entre seis meses e seis anos; gestantes; puérperas; professores; profissionais de saúde; segurança pública; motoristas; pessoas portadoras de doenças crônicas; e, imunossuprimidos.

A superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Vânia Scapini, destaca que é fundamental que as pessoas se imunizem contra a gripe. “Estamos com os prontos socorros lotados com pessoas com síndromes respiratórias, principalmente, influenza, então convocamos a todos que fazem parte dos grupos prioritários que se vacinem nesta primeira etapa da campanha”, afirma.

Vânia orienta que a vacina contra a influenza pode ser tomada mesmo que a pessoa esteja gripada ou com febre baixa, bem como não há contraindicação de ser tomada junto a outros imunizantes. “Pode vacinar com gripe ou com febre baixa. Os sintomas não são intensificados com a vacina. E não tem contraindicações de ser tomada junto com outras vacinas. Isso não é empecilho”, reforça e acrescenta que “quando vacinamos em massa, impedimos a propagação do vírus. Temos uma eficácia maior na imunização e reduzimos internações”.

Veja Mais:  Compir discute plano de ação para 2023

Campanha antecipada

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, nesta primeira fase, foi antecipada em Rondonópolis, teve início em 27 de março e segue até 30 de maio. Quem ainda não se vacinou, além do Dia “D”, pode comparecer também de segunda a sexta-feira em uma unidade básica de saúde do Município para se imunizar.

A previsão é que a segunda etapa da campanha tenha início após o dia 30 de maio, quando a imunização contra a influenza teve de ser ampliada para outros públicos.

Hora de atualizar o cartão de vacinação

O Dia “D” também será uma oportunidade para a população colocar em dia o cartão de vacinação. A Saúde irá disponibilizar nas unidades de saúde todas as vacinas que compõem o Plano Nacional de Vacinação (PNI), além do imunizante contra a Covid-19 e HPV.

“É uma oportunidade para que crianças, adolescentes e adultos possam por em dia o cartão de vacinação. Então convocamos todos para comparecerem às unidades de saúde neste sábado”, conclui a superintendente.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Estudantes de Guiratinga conhecem estrutura do Sanear

Publicado

Os alunos da Escola de Ensino Integral Maria de Lourdes, do município de Guiratinga, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre saneamento básico durante uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rondonópolis.

Acompanhados pelos professores Ozeias Almeida, Maycon Lenno de Souza e Ricardo Ferreira, os estudantes puderam explorar as instalações das duas unidades, além de conhecerem os laboratórios e participarem de palestras explicativas ministradas por técnicos do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear).

A visita fez parte de um projeto multidisciplinar desenvolvido pela escola, que tem como objetivo não apenas enriquecer o conhecimento dos alunos sobre o tema do saneamento básico, mas também orientá-los na escolha de suas futuras carreiras profissionais.

Um dos momentos marcantes da visita foi a conversa com o presidente do Sanear, Paulo José Correia, que fez um resumo de sua trajetória lembrando a origem humilde na zona rural, a vinda para a cidade e a atuação profissional como professor, secretário de Habitação e hoje presidente da maior autarquia de saneamento do Estado.

“Sou um exemplo de que é possível realizar sonhos. Todos temos direito, precisamos apenas ter oportunidade e disposição para desenvolver nosso potencial”, afirmou.

Paulo José também falou aos visitantes sobre os investimentos que tornaram Rondonópolis uma referência nacional em saneamento básico. “Hoje nos orgulhamos do serviço prestado à população e temos satisfação em compartilhar essa experiência com outras cidades de Mato Grosso e do País”.

Veja Mais:  Compir discute plano de ação para 2023

Atualmente, o município atende integralmente 100% da população urbana com serviços essenciais como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e coleta seletiva de resíduos recicláveis.

O professor Ozeias Almeida disse que a visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora e prática. “Isso estimula a reflexão sobre a importância do saneamento para o desenvolvimento sustentável e o impacto das escolhas profissionais na construção de um futuro mais justo e equitativo. Foi uma experiência muito importante, para nós e para os alunos”, ressaltou

As escolas e organizações da sociedade civil interessadas em conhecer a estrutura do Sanear podem agendar as visitas através de ofício encaminhado à direção da autarquia.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana