conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Rondonópolis ganha sua primeira base descentralizada do Samu-192

Publicado

None

Foto: Assessoria

Rondonópolis irá ganhar a sua primeira base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).  A inauguração da base descentralizada será inaugurada pela Prefeitura de Rondonópolis na próxima sexta-feira (14), às 8h. Anexa à unidade de saúde da Vila Canaã, localizada na rua Alberto Correia, no Jardim Ipanema, a base descentralizada funcionará como suporte para garantir atendimentos mais rápidos e eficazes.

Com funcionamento 24h, a base descentralizada, que atenderá uma área com grande demanda do serviço, contará com uma equipe de socorrista e uma ambulância à disposição. O espaço, viabilizado com recursos dos cofres do município, dispõe de garagem para a viatura, uma sala de descompressão e um alojamento.

“A base pretende diminuir o tempo resposta para as possíveis chamadas da região que serão recebidas em situações de emergência. O espaço contará com uma equipe, composta dois técnicos de enfermagem e um bombeiros, que vão se empenhar para atender cada paciente de acordo com suas necessidades específicas”, destaca o coordenador do Samu-192 de Rondonópolis, Heusnan Lima Freitas.

Ele observa que quanto mais perto o atendimento e o socorro de urgência estiver perto, mais rápido se faz o salvamento. “Muitas vezes, um ou dois minutos são fundamentais para que a pessoa possa viver. Com a descentralização, conseguimos diminuir o tempo resposta, aumentando as chances de sobrevivência para quem está sendo socorrido”, frisa o coordenador.

Veja Mais:  Habitação e Defesa Civil visitam moradores de área de risco na Vila Canaã

Atualmente, para atendimentos em regiões mais distantes da base central, localizada na região da Vila Operária, “a equipe gasta um tempo de deslocamento de 15 minutos, dependendo da situação de trânsito, em bairros da região Salmen, por exemplo”. A expectativa é que, com o serviço iniciado da base descentralizada, o tempo caia.  A base fará atendimentos de chamadas dos bairros da regiões da Canaã, Salmen, Parati, Centro e Vila Goulart.

A implantação da base descentralizada do Samu 192 faz parte do projeto da Prefeitura à ampliação dos serviços de urgência na cidade. “Já temos licitada mais uma base descentralizada, que será implantada no Jardim Santa Marta”, revela Heusnan, acrescentando que, com isso, “vamos ter mais celeridade no tempo resposta dos atendimentos, pois descentralizando os atendimentos, conseguiremos fazer com que na hora do chamado as equipes estejam mais próxima do lugar da ocorrência”.

Mensalmente, o Samu-192 de Rondonópolis tem uma média de mil atendimentos. Heusnam comenta, ainda, que a Prefeitura os esforços que a Prefeitura tem feito para promover melhorias nos serviços do Samu-192 de Rondonópolis, visando promover um atendimento com mais excelência e com mais dignidade.

Após investir na inauguração de uma nova Central de Regulação do Samu-192, mais moderna, em 2017, visando dar mais rapidez no atendimento aos pacientes e eficiência na regulação, a Prefeitura está investindo cerca de R$ 245 mil na construção da sede própria do Samu, ao lado do 3º CBM. A inauguração está prevista para o próximo mês.

Veja Mais:  Atendimentos no Ganha Tempo agora são feitos por agendamento

“A obra da nossa sede já está 90% dos serviços concluídos e a expectativa nossa é de que já em julho possamos estar realizando este sonho da antigo de todos os integrantes do Samu em Rondonópolis, que foi criado há mais de 13 anos no município”, ressalta, lembrando que o Samu local é o único do Estado a ser qualificado pelo Ministério da Saúde, por atender os atender os requisitos preconizados.

O município fez, também, recentemente, um investimento na renovação de 100% da frota do Samu-192. Adquiriu com recursos próprios quatro novas viaturas e com mais uma doada pelo Ministério da Saúde, o município poderá trabalhar agora com uma reserva técnica, garantindo assim que não ocorra descontinuidade dos serviços, caso ocorra problemas com alguns dos veículos. O investimento considerado histórico para renovação de 100% da frota do Samu-192 foi de mais de R$ 690 mil.

Atendimentos

O Samu deve ser acionado para atendimento de urgência em situações, tais como trauma em vítima de acidente de trânsito; choque elétrico; suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral; intoxicação ou queimadura grave; urgência psiquiátrica; vítima inconsciente; agressão por arma de fogo ou arma branca; e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Todas as chamadas passam pela análise de uma Central de Regulação Médica, via o telefone 192, que classifica a gravidade do caso e determina a resposta mais adequada para cada paciente. O serviço funciona 24h por dia com equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor de veículo de urgência.

Veja Mais:  Vereador Roni Cardoso junto com desportistas reúne com Zé do Pátio e cobra revitalização de campo de futebol

Comentários Facebook

Rondonópolis

Prefeito anuncia obras na região da Vila Olinda

Publicado

Foto: Assessoria

O prefeito Zé Carlos do Pátio anunciou na noite de ontem (19) na quadr5a de esportes do Jardim Ana Carla em uma reunião com vereadores, secretários municipais e moradores dos bairros Pedra 90, Vila Olinda e Ana Carla, várias obras que serão iniciadas nesta região nos próximos dias. As demandas foram levadas ao gestor pelo vereador Cláudio da Farmácia, presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis.
De acordo com o vereador ele já estava cobrando do prefeito as principais demandas da comunidade, como lama asfáltica, ampliação do PSF Industrial que contempla os bairros Ana Carla e Vila Olinda e operação tapa buracos. O prefeito informou que essas obras começarão em breve.
“Com essas obras de infraestrutura eu acredito que vai trazer um benefício grande para essa população, uma vez que está sendo feita aqui nos bairros adjacentes a obra de esgoto sanitário, a pavimentação lá no bairro Pedra 90 das Travessas B1 e B2 e outras, e a população tá feliz com essas obras que estão chegando aqui”, relatou Cláudio da Farmácia.

“Essas obras que estão chegando à nossa região são muito importantes, principalmente essa do Jardim Ana Carla onde o asfalto já não existe, e a reforma da sede da Unisal, agradeço a todas as forças políticas e ao Cláudio da Farmácia pelo esforço de trazer melhorias para a nossa região”, falou a líder comunitária do Pedra 90 Hilda Furacão.

Veja Mais:  Região do Globo Recreio tem fornecimento de água interrompido

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Escola do Legislativo entrega certificados aos formandos do curso de Libras

Publicado

Foto: Assessoria

Foi entregue hoje (21) durante a Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores os certificados aos alunos que concluíram o curso de Língua Brasileira de Sinais – Nível Básico, oferecido pela Escola do Legislativo “Antônio Nestor de Araújo”.

Essa foi a segunda turma de Libras formada pela Escola do Legislativo, onde 23 alunos participaram da capacitação que teve duração de três meses e envolveu servidores públicos municipais e sociedade civil. O curso teve o objetivo de trabalhar ainda mais a inclusão social do surdo na comunidade, visto que no dia a dia nos deparamos com essa situação e é preciso comunicar-se.

As aulas foram ministradas pelo pós-graduado em Letras e Educação Especial e Libras Josimar da Silva Cezar, que na oportunidade recebeu uma Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados ao município pelo vereador Reginaldo Santos. “Eu me sinto honrado em fazer parte no âmbito da divulgação da Língua de Sinais em Rondonópolis, da importância de se trabalhar a inclusão verdadeiramente, e essa casa tem mostrado que a inclusão não tem que ser só nos papéis, nas leis, tem feito com que a inclusão aconteça não só dentro das escolas, como na cidade como um todo”, falou Josimar da Silva Cezar.

Os alunos fizeram ainda, uma apresentação em Libras da música Imagine, de John Lennon, e em seguida os parlamentares entregaram os certificados. A Escola do Legislativo já está trabalhando para fazer turmas para o curso avançado e intermediário em Libras, que serão voltados a alunos que participaram das duas turmas formadas.

Veja Mais:  Habitação e Defesa Civil visitam moradores de área de risco na Vila Canaã

“Eu não tenho dúvidas que este curso vem qualificar e dar oportunidade de comunicação, que acima de tudo vem trazer a inclusão, inserir a melhor forma de comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes. Sinto-me honrado em poder estar neste momento presidente da Escola do Legislativo e de ter uma equipe que está conosco, para que nós possamos cada vez mais levar o Poder Legislativo para próximo da comunidade”, afirmou o presidente da Escola do Legislativo, o vereador Vilmar Pimentel.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Inaugurado em Rondonópolis; Impostômetro divulga arrecadação em tempo real

Publicado

Foto: Assessoria

A CDL de Rondonópolis inaugurou hoje pela manhã (21) o impostômetro, um painel de led que informa tem tempo real a arrecadação do país, estado e do município. O equipamento está afixado no topo do prédio do Eita Bier, na esquina da Avenida Lions Internacional com a Rua Dom Pedro II, uma das esquinas mais movimentadas da cidade. Além da arrecadação, também são divulgados serviços e produtos da CDL e do SPC Brasil.

O ação é considerada utilidade pública e vai ao encontro de propostas de transparência. A meta é conscientizar a população de quanto paga de impostos para que seja cobrado o melhor uso do dinheiro público.

A parceria foi feita entre a CDL e o site impostômetro.com.br que divulga quanto os órgãos estão arrecadando em imposto, tributos, taxas, multas entre outros.

Neste ano, o brasileiro precisou trabalhar 153 dias somente para pagar impostos.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Vereador Roni Cardoso junto com desportistas reúne com Zé do Pátio e cobra revitalização de campo de futebol
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana