conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Rondonópolis ganha sua primeira base descentralizada do Samu-192

Publicado

None

Foto: Assessoria

Rondonópolis irá ganhar a sua primeira base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).  A inauguração da base descentralizada será inaugurada pela Prefeitura de Rondonópolis na próxima sexta-feira (14), às 8h. Anexa à unidade de saúde da Vila Canaã, localizada na rua Alberto Correia, no Jardim Ipanema, a base descentralizada funcionará como suporte para garantir atendimentos mais rápidos e eficazes.

Com funcionamento 24h, a base descentralizada, que atenderá uma área com grande demanda do serviço, contará com uma equipe de socorrista e uma ambulância à disposição. O espaço, viabilizado com recursos dos cofres do município, dispõe de garagem para a viatura, uma sala de descompressão e um alojamento.

“A base pretende diminuir o tempo resposta para as possíveis chamadas da região que serão recebidas em situações de emergência. O espaço contará com uma equipe, composta dois técnicos de enfermagem e um bombeiros, que vão se empenhar para atender cada paciente de acordo com suas necessidades específicas”, destaca o coordenador do Samu-192 de Rondonópolis, Heusnan Lima Freitas.

Ele observa que quanto mais perto o atendimento e o socorro de urgência estiver perto, mais rápido se faz o salvamento. “Muitas vezes, um ou dois minutos são fundamentais para que a pessoa possa viver. Com a descentralização, conseguimos diminuir o tempo resposta, aumentando as chances de sobrevivência para quem está sendo socorrido”, frisa o coordenador.

Veja Mais:  Moradores recebem títulos de propriedade em Rondonópolis

Atualmente, para atendimentos em regiões mais distantes da base central, localizada na região da Vila Operária, “a equipe gasta um tempo de deslocamento de 15 minutos, dependendo da situação de trânsito, em bairros da região Salmen, por exemplo”. A expectativa é que, com o serviço iniciado da base descentralizada, o tempo caia.  A base fará atendimentos de chamadas dos bairros da regiões da Canaã, Salmen, Parati, Centro e Vila Goulart.

A implantação da base descentralizada do Samu 192 faz parte do projeto da Prefeitura à ampliação dos serviços de urgência na cidade. “Já temos licitada mais uma base descentralizada, que será implantada no Jardim Santa Marta”, revela Heusnan, acrescentando que, com isso, “vamos ter mais celeridade no tempo resposta dos atendimentos, pois descentralizando os atendimentos, conseguiremos fazer com que na hora do chamado as equipes estejam mais próxima do lugar da ocorrência”.

Mensalmente, o Samu-192 de Rondonópolis tem uma média de mil atendimentos. Heusnam comenta, ainda, que a Prefeitura os esforços que a Prefeitura tem feito para promover melhorias nos serviços do Samu-192 de Rondonópolis, visando promover um atendimento com mais excelência e com mais dignidade.

Após investir na inauguração de uma nova Central de Regulação do Samu-192, mais moderna, em 2017, visando dar mais rapidez no atendimento aos pacientes e eficiência na regulação, a Prefeitura está investindo cerca de R$ 245 mil na construção da sede própria do Samu, ao lado do 3º CBM. A inauguração está prevista para o próximo mês.

Veja Mais:  Prefeitura vai acionar MPF para fiscalizar recursos da Santa Casa

“A obra da nossa sede já está 90% dos serviços concluídos e a expectativa nossa é de que já em julho possamos estar realizando este sonho da antigo de todos os integrantes do Samu em Rondonópolis, que foi criado há mais de 13 anos no município”, ressalta, lembrando que o Samu local é o único do Estado a ser qualificado pelo Ministério da Saúde, por atender os atender os requisitos preconizados.

O município fez, também, recentemente, um investimento na renovação de 100% da frota do Samu-192. Adquiriu com recursos próprios quatro novas viaturas e com mais uma doada pelo Ministério da Saúde, o município poderá trabalhar agora com uma reserva técnica, garantindo assim que não ocorra descontinuidade dos serviços, caso ocorra problemas com alguns dos veículos. O investimento considerado histórico para renovação de 100% da frota do Samu-192 foi de mais de R$ 690 mil.

Atendimentos

O Samu deve ser acionado para atendimento de urgência em situações, tais como trauma em vítima de acidente de trânsito; choque elétrico; suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral; intoxicação ou queimadura grave; urgência psiquiátrica; vítima inconsciente; agressão por arma de fogo ou arma branca; e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Todas as chamadas passam pela análise de uma Central de Regulação Médica, via o telefone 192, que classifica a gravidade do caso e determina a resposta mais adequada para cada paciente. O serviço funciona 24h por dia com equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor de veículo de urgência.

Veja Mais:  Prefeitura trabalha para resolver problemas no sistema de geração da folha de pagamentos e liberar salários o mais breve possível

Comentários Facebook

Rondonópolis

Sanear informa interrupção no abastecimento de água na região do Residencial Rosa Bororo

Publicado

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear informa que nesta terça-feira (18) a equipe estará trabalhando na troca da bomba do poço do Rosa Bororo com o intuito de melhoria no setor de abastecimento. Com isso, teremos desabastecimento de água nos residenciais Rosa Bororo e parte do Parque Universitário e Vila Olinda. A equipe vai levar o

A equipe do Sanear pede que, durante este período, os moradores racionem água, bem como, não realizem atividades que possam aumentar o consumo em suas casas, pois apesar da solução vir de forma rápida, a distribuição é gradativa, levando um pouco mais de tempo para que todas as residências sejam abastecidas normalmente.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Zé do Pátio encaminha à Câmara projeto de apoio para categorias de base do União E.é do Pátié do Pátio
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito recebe ministro de Infraestrutura para visita ao terminal ferroviário e a obra da BR-364

Publicado

Foto: Assessoria

O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio recepcionou nesta sexta-feira (14) o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas e o governador do Estado de Mato Grosso Mauro Mendes, ambos em sua primeira visita oficial ao município. A agenda foi marcada pela visita ao terminal ferroviário e a obra de travessia urbana da BR-364.

“É um orgulho ter a presença do ministro, é uma pessoa técnica extremamente qualificada, tem uma visão ampla sobre Mato Grosso, é muito importante porque Rondonópolis está se tornando uma referência nacional. É a cidade que mais exporta em Mato Grosso e está entre as 40 que mais exportam no país e a que mais importa no estado também. Quero parabenizar o governo federal pela vinda do ministro e por este objetivo de olhar mais pela região Centro-Oeste”, destacou o prefeito.

Pátio ainda falou da importância da visita do governador e da necessidade de olhar mais pelo município.

“É uma satisfação ter a primeira visita do governador a Rondonópolis e espero que assim possamos buscar caminhos e aproximar. Rondonópolis precisa ser retribuído pelo que oferece para o estado de Mato Grosso. Então é muito importante fazermos uma discussão sobre os problemas que a cidade passa e construir uma parceria para resolvermos os problemas como é do Anel Viário, a ponte da W-11, vou ajudar o estado a fazer a drenagem quero ser parceiro,” frisou o gestor.

Veja Mais:  Moradores recebem títulos de propriedade em Rondonópolis

Em sua primeira visita oficial a Rondonópolis Mauro Mendes falou a visita do ministro Tarcísio Gomes de Freitas e sobre as obras do Estado no município.

“É uma importante visita do ministro para falarmos sobre logística e falarmos desta importante ferrovia que já chegou a Rondonópolis e gostaríamos para que ela possa prosseguir Mato Grosso adentro. Sobre o anel viário nós tínhamos marcado para dia 17 a abertura de licitação, mas tivemos que fazer um novo projeto. A W-11 é uma ponte importante, não só ela, mas todo o encabeçamento,” explicou o governador.

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas frisou que Mato Grosso será o estado que mais receberá investimentos do governo federal. “Mato Grosso é uma prioridade para o governo federal, pela pujança, pelo potencial, é o estado que seguramente vai receber a maior quantidade de investimentos. Já existem benefícios que vão beneficiar o Estado diretamente e indiretamente”, informou o ministro.

Ainda participaram da agenda, os senadores Wellington Fagundes – que fez o convite ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas – e Jayme Campos, a presidente da Assembleia Legislativa Janaína Riva, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários municipais, entre outros.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Centro Pop faz campanha para arrecadar roupas e agasalhos

Publicado

Com a proximidade do inverno e a possibilidade das baixas temperaturas prejudicar a saúde das pessoas em situação de rua, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop de Rondonópolis está realizando uma campanha para arrecadar roupas e calçados, principalmente roupas de frio.

Essa semana foram colocados quatro pontos de coleta que receberam uma caixa laranja identificada com o cartaz da campanha. Os interessados em contribuir doando peças novas ou usadas podem procurar as caixas que estão na Prefeitura, nas Secretarias Municipais de Promoção e Assistência Social e de Saúde e também na Câmara de Vereadores.

A coordenadora do Centro Pop, Cristiane dos Santos Ponce, explicou que a intenção é arrecadar roupas, calçados, toalhas, meias, agasalhos, mochilas entre outros itens. “Como a maioria das pessoas que vivem na rua são homens, a preferência é por peças masculinas, mas qualquer item que for doado será muito bem aproveitado”, comentou.

O Centro Pop mapeou em Rondonópolis quase 200 pessoas vivendo nas ruas da cidade. Todos os itens arrecadados serão repassados para esse público que passa diariamente na unidade para se alimentar e até tomar banho, aproveitando o kit higiene que recebe gratuitamente do município.

Além dos quatro pontos de coleta, os materiais podem ser doados também na sede do Centro Pop que fica na rua Poxoréo 840, no centro da cidade. Outros pontos de coleta deverão ser instalados para auxiliar na campanha que acontece até o dia 27 de julho.

Veja Mais:  Sindicato do Comércio Varejista esclarece sobre o funcionamento dos supermercados durante o Carnaval

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana