conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Rondonópolis investe em saúde praticamente o dobro que lei determina

Publicado

Investimento na saúde é prioridade em Rondonópolis. A Prefeitura aplicou no ano de 2018 o montante de R$ 137.605.899,77, o que corresponde a 29,20 % do orçamento total do município. O valor investido no setor é praticamente o dobro do que a legislação determina. O mínimo constitucional exigido é de 15%.

A priorização dos investimentos para melhorar o atendimento na saúde pública do rondonopolitano fez com que o município lançasse ainda em 2017 o programa “Fila Zero”.

Quase um ano depois do seu lançamento, os números apresentados no final do ano passado foram significativos. Em abril de 2017, por exemplo, 25.298 pessoas aguardavam por algum tipo de exame em Rondonópolis. No final do ano, os dados da secretaria municipal de Saúde apontavam apenas 4.482 agendamentos. Isto representa uma redução na demanda reprimida de mais de 80%.

Além disso, exames que antes eram feitos em Cuiabá passaram a ser realizados em Rondonópolis, dando mais comodidade ao paciente da cidade, que não mais precisa enfrentar uma cansativa viagem até a capital mato-grossense. Como por exemplo, tomografia computadorizada, cintilografia e ressonância magnética, que tiveram, inclusive, uma longa fila zerada.

Outros exames que também tiveram a demanda reprimida zerada em Rondonópolis foram ultrassonografia, mamografia, endoscopia, ecocardiograma, biópsia de próstata e eletrocardiograma.

Os números do programa também mostram avanços na realização de cirurgias eletivas, que reduziu mais de 70% a demanda reprimida. Em março de 2017 estavam na fila de espera: 9.409 pessoas. No final de 2018, conforme os números da secretaria, eram 2.870.

Veja Mais:  Lançamento do projeto 'O Dia Mundial de Limpeza corre um RIO VERMELHO' acontece hoje em Rondonópolis

O município, também, zerou as filas de espera por vários tipos de cirurgias: ginecológica, hérnia, vesícula, cabeça e pescoço, varizes, próstata, hemorroidas e otorrinolaringologia.

Ao final do último ano, Rondonópolis apresentou avanço na realização de procedimentos de angioplastia e cateterismo, além das cirurgias cardíacas “de peito aberto” pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que antes não eram realizadas na cidade, somente em Cuiabá. Em 2018, segundo os dados da secretaria municipal de saúde, ocorreram no município 210 cirurgias deste tipo.

A prefeitura também investiu na ampliação da rede de atenção básica de saúde do município, na aquisição de novas ambulâncias, equipamentos e uma nova van para transportar com mais comodidade os pacientes da nefrologia. Também foram adquiridos novos veículos para o melhor atendimento de toda a rede.

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Obra de drenagem na W11 evolui com duas frentes de trabalho

Publicado

 

w11.

Realizada pela Prefeitura de Rondonópolis, a obra à implantação do sistema de drenagem das águas pluviais na parte final da avenida W11, mais precisamente no trecho que passa ao lado do condomínio Terra Nova, avança com bom ritmo de trabalho.

A intervenção irá solucionar definitivamente um problema antigo de vazão das águas da chuva que descem de outros bairros da região em grande velocidade na direção ao Rio Vermelho, causando transtornos aos moradores das imediações da via. No local, chegou a se formar uma grande erosão.

No momento, as equipes da empresa contratada pelo município para a execução dos serviços atuam em duas frentes simultâneas. “Estão trabalhando no aterramentos das aduelas de concretos já instaladas. E, também, à finalização da concretagem de berços para na próxima semana assentar mais uma etapa de aduelas”, comentou o fiscal da obra, o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Victor Araújo Rodrigues.

Executado com recursos próprios, o projeto prevê a instalação ao longo de 443 m de duas linhas de aduelas de concreto, medindo 2m x 2m. Essa dimensão foi projetada para suportar ao grande volume de água que se acumula no local em época de chuvas.

Dos 443 m previstos para receber aduelas, já foi executado o assentamento em 256m, o que corresponde a 886 unidades das peças pré-moldadas em concreto armado. “A empresa fornecedora conseguiu normalizar a entrega das aduelas e, com isso, o serviço de instalação está evoluindo bem”.

Veja Mais:  Pátio autoriza o pagamento da periculosidade para vigilantes

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Sessão Solene homenageará personalidades de Rondonópolis

Publicado

A Câmara Municipal de Rondonópolis realiza amanhã (14) às 19h00 no Plenário Ulysses Guimarães da instituição a 9ª Sessão Solene, e esta foi requerida pelo vereador Juary Miranda (SD) onde homenageará diversas personalidades do município entregando honrarias de Moções de Congratulações.

Serão entregues cerca de 90 honrarias a pessoas do município que prestaram relevantes trabalhos à cidade, são membros de clubes de serviço, servidores públicos, moradores da zona rural, e pioneiros que há mais de 40 anos estão ajudando a construir a cidade.

“A cidade não é construída só pelo prefeito, vice-prefeito, os 21 vereadores e o secretariado, é construída por uma população, e nós estamos buscando homenagear e não chega nem a meio por cento do que eles fizeram por Rondonópolis, e pra mim é uma honra muito grande homenagear essas pessoas”, disse o vereador.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Sincomroo realiza Assembleia e define propostas para feriados de 2020
Continue lendo

Rondonópolis

Após denúncia da Audicom-MT, TCE instaura representação para apurar irregularidades na unidade central de controle interno de Rondonópolis

Publicado

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) decidiu, na última semana, pela abertura de representação de natureza interna (Processo nº 295418/2019) para apurar suspeitas de irregularidades graves relativa ao quadro estrutural da Unidade Central de Controle Interno (UCCI) do município de Rondonópolis. A decisão foi tomada após denúncia da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT).

Conforme decisão do presidente do TCE-MT (Processo nº 362409/2018), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, a Unidade Técnica de Instrução detectou achados que justificam a instauração de representação. Segundo informações do TCE-MT, as irregularidades apontadas dizem respeito a desestruturação do Controle Interno da Prefeitura pela falta de carreira dos Controladores, bem como legislação que possibilita que pessoas estranhas à carreira de fiscalização interna sejam nomeadas para exercer funções privativas de Auditores e  Controladores Internos, salários incompatíveis com a responsabilidade e complexidade do cargo e reduzido número de profissionais efetivos para atender a demanda constitucional de fiscalizar a segunda maior economia do Estado de MT.

A partir da decisão, o TCE-MT fará uma apuração mais aprofundada do caso no período compreendido entre 01/01/2012 a 31/12/2017, ouvirá os envolvidos garantindo o direito ao contraditório, para então emitir um relatório para que o conselheiro relator possa tomar a decisão final.

Preliminarmente foram denunciados o ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Santos Muniz, por revogar a Lei 7.481 de 2012 sem criação de perfil para controlador interno em nova lei de planos, cargos e carreiras, e o atual prefeito José Carlos Junqueira de Araújo, por dar posse aos servidores aprovados em concurso como analista instrumental e não controlador interno, além da secretária de Governo do Município, Mara Gleibe da Fonseca por nomear controladores internos em secretaria diversa da Unidade Central de Controle Interno – UCCI.

Veja Mais:  Semed atua no combate à evasão e abandono escolar com novas ações

A direroria executiva da Audicom-MT, explica que a busca da Associação é pelo fortalecimento das Unidades de Controle/Controladorias  municipais de Mato Grosso, com a garantia do respeito às leis, de modo a viabilizar a efetiva fiscalização das contas públicas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana