conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Rondonópolis registra criação de 1.347 novos empregos com carteira assinada

Publicado

Rondonópolis acumula superávit de 1.347 postos de trabalho formais nos doze meses terminado em fevereiro, com uma variação positiva de 2,49% em relação ao mesmo período anterior. É o que revela os números do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que foram divulgados recentemente. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

Conforme os números do Caged, o saldo também é positivo na geração de empregos formais nos primeiros dois meses de 2019. No período foram admitidas 5.297 pessoas e 5.268 demitidas, resultando em 29 empregos a mais.

No acumulado de fevereiro, Rondonópolis apresentou o saldo positivo de 51 postos de trabalhos formais, ou seja, com carteira assinada. Ao todo foram admitidas 2.672 pessoas e 2.621 desligadas, saldo de 51 vagas.

O maior responsável pelo salto positivo na geração de empregos na cidade é o setor de serviços, que no período de 12 meses, terminado em fevereiro, admitiu 11.732 e demitiu 11.126, dando um superávit de 606 postos de trabalhos formais.

No primeiro bimestre de 2019 o setor obteve um saldo positivo de 43 empregos, com 2.132 admissões contra 2.089 demissões. O Caged apontou, também, saldo positivo de 203 vagas em fevereiro. No total, 1.148 pessoas foram contratadas com carteira assinada e 945 desligadas.

O setor de comércio aparece no balanço do Caged como o segundo maior gerador de postos de trabalho em Rondonópolis nos últimos 12 meses.  A cidade teve 428 empregos a mais, já que o total de pessoas admitidas foi de 9.113 e 8.685 desligadas.  A variação positiva é de 2,70% em relação ao acumulado do mesmo período anterior.

Veja Mais:  Semana da Pátria é oficialmente aberta em Rondonópolis

O saldo positivo do comércio no acumulado dos últimos 12 meses, porém, não se verifica quando se olha o comportamento do setor nos dois primeiros meses de 2019. O Caged aponta saldo negativo, com 40 vagas perdidas. Foram abertas 1437 e fechadas 1.477.

O comércio da cidade também registrou mais demissões do que admissões em fevereiro. Segundo o Caged, ao todo são oito postos de trabalho formais a menos, já que foram contratadas 730 pessoas e demitidas 738.

Todavia, esta variação negativa entre contratações e demissões, registrada no setor, neste primeiro bimestre de 2019, tradicionalmente ocorre, no início de ano, por causa do fim das contratações temporárias para as vendas de Natal.

A construção civil é terceiro setor que mais gerou empregos em Rondonópolis no acumulado dos últimos 12 meses e o que apresenta a maior variação positiva em comparação ao período semelhante anterior: 3,18%. O saldo positivo é 148 novos postos de trabalho formais, pois foram contratadas 3.895 pessoas e demitidas 3.747.

Rondonópolis também registrou na agropecuária e serviços industriais de utilidade pública saldo positivo no acumulado do período de 12 meses analisado pelo Caged. No primeiro foram 161 novos postos e 28 no segundo.

Este ano o saldo é positivo nestes dois setores. Na agropecuário o saldo é de 197 vagas e 38 no setor de serviço industrial de utilidade pública.  Só em fevereiro estes dois setores somam oito e 20, respectivamente.

Veja Mais:  Moradores comemoram asfaltamento da Vila Mineira

Nos setores de indústria de transformação e da extração mineral o saldo é negativo em Rondonópolis. O número de empregos perdidos no período de 12 meses é de nove e 15, respectivamente. Já no primeiro bimestre foram, respectivamente, 233 e quatro, sendo que em fevereiro o Caged revelou 171 e dois empregos a menos.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Vilmar Pimentel é cotado para assumir a Coder

Publicado

Foto: Assessoria

O vereador Vilmar Pimentel (SD), é cotado para assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER).

Pimentel tem sido mencionado como possível substituto da ex-presidente Nivea Calzolari que deixou a companhia na ultima sexta-feira (11).

Segundas informações dos bastidores políticos, cogitaram o nome de Pimentel para assumir a Coder, pois é bem visto e tem bom relacionamento com os servidores da companhia, pois no legislativo municipal é um ferrenho defensor das causas trabalhista dos colaboradores da pasta.

De acordo com a assessoria do vereador, até o momento Pimentel não recebeu nenhum convite oficial, mas se surgir, Vilmar deverá avaliar com sua assessoria.

O convite por parte do executivo deve ser feito ao edil na próxima segunda-feira (14).

Comentários Facebook
Veja Mais:  Unidades de Educação começam a receber coletores de resíduos recicláveis
Continue lendo

Rondonópolis

Câmara é intimida a exonerar cargos comissionados

Publicado

O Juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rondonópolis, Márcio Rogério Martins, intimou o município na pessoa do Prefeito José Carlos do Pátio, no prazo de 30 dias, a proceder com o levantamento dos cargos comissionados da Câmara de Vereadores, cujo as funções não preencham os requisitos constitucionais, exonerando todos os servidores ocupantes destes e, sendo o cargo indispensável ao funcionamento do órgão legislativo, passe a provê-lo por meio de concurso público, ficando proibidas novas nomeações para tais cargos por meio comissionado.

Também definiu que adotando as providências e medidas necessárias, ao final do prazo de 180 dias, haja proporcionalidade entre o número geral de servidores comissionados e efetivos em atividade ficando a critério do Presidente da Casa de Leis escolher a melhor forma de equalizar os números conforme posto na fundamentação da decisão em questão. O documento trás que o descumprimento das determinações acarretará em multa processual de R$ 5 mil/dia chegando a R$ 50 mil em desfavor do município e do Presidente da Câmara.

O juiz alega no documento que poderá ser adotada medida mais drástica ao cumprimento da decisão em caso de ineficácia da multa aplicada, sem prejuízo ainda de responderem os responsáveis pelo descumprimento desta por ações cíveis e criminais em razão de sua inércia. Quanto às gestantes e mulheres em período de estabilidade gestacional, a exoneração só será instituída após este prazo.

Veja Mais:  Sanear realiza manutenção da bomba do poço artesiano que abastece a região do Conjunto São José e Jardim Liberdade

Tanto o município de Rondonópolis, ora representado pelo prefeito José Carlos do Pátio, quanto o presidente da Câmara, Claudio Antônio de Carvalho, o Claudio da Farmácia, terão o prazo de 30 dias para recorrer da decisão. Veja na integra processo Câmara

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Projetos da Unemat e Feciti são apresentados para alunos da Escola Daniel Martins Moura

Publicado

Foto: Assessoria

Esta quinta-feira (10) foi dia dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Daniel Martins Moura conhecerem o projeto arquitetônico da sede da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) elaborado pela Prefeitura de Rondonópolis. O prefeito Zé Carlos do Pátio acompanhado de alguns secretários municipais falou também sobre a Feira de Ciência Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (Feciti).

Às vésperas de decidirem qual curso superior vão fazer os estudantes conheceram o projeto desenvolvido pelo município para a construção da sede da Unemat em Rondonópolis. Projetada para atender cerca de 1.800 alunos, a universidade pública oferece atualmente três cursos de graduação e tem capacidade e área livre para expansão.

A Prefeitura tem feito ações para fortalecer o setor da educação e a tendência é que a cidade se transforme em polo educacional. Convênios com o Senai, investimentos de melhoria na estrutura da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e o custeio da Unemat em Rondonópolis abrem novas possibilidades para os futuros profissionais.

Os alunos da Escola Estadual Daniel Martins Moura conheceram também a Feira de Ciência Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (Feciti). Com inscrições abertas para apresentar projetos e ideias inovadoras, a Feciti incentiva e premia os melhores trabalhos desenvolvidos por estudantes de todas as fases e níveis de graduação, profissionais e inventores autônomos.

Esse ano a Feciti chega na sua quarta edição e acontece entre os dias 21 e 22 de outubro na feira da Vila Aurora. As inscrições dos projetos se encerram no próximo sábado (12). Interessados podem participar acessando o site feciti.rondonopolis.mt.gov.br.

Veja Mais:  Moradores comemoram asfaltamento da Vila Mineira

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana