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Saúde

Saiba como criar o hábito de beber mais água diariamente

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Minha Saúde

Os brasileiros bebem, em média, cerca de 1,8 litro de líquidos por dia. Mas, aparentemente, deveriam beber mais água. A quantidade ideal é de 2 litros, ou seja, 200 mililitros — o equivalente a um copo — a menos do que o recomendado para um adulto ao longo desse período.

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mulher bebendo água arrow-options
shutterstock

Consumo médio de água dos brasileiros está cerca de 200 mililitros abaixo do recomendado, que é dois litros por dia

Na realidade, a indicação ideal é de 35 mililitros de reposição por quilo de peso. Então, uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deveria beber 2,4 litros de água diariamente.

Porém, apenas 42% dos líquidos que os brasileiros bebem são água pura. O resto é suco, chá, refrigerante, café e outras bebidas. A maioria delas costumam ser doces e, muitas vezes, os consumidores ainda adicionam mais açúcar.

Beber água pura é fundamental para favorecer inúmeras reações importantes para o organismo. Entre elas, a manter a glicemia sob controle, aproveitar os nutrientes e quebrar a gordura armazenada no corpo.

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As informações são de estudo conduzido pela Danone Research, que avaliou o consumo de líquidos por pessoas de todas as idades em 13 países, incluindo o Brasil.

Como criar o hábito de beber mais água diariamente


Não espere a sede chegar

A sede é um sinal tardio. Desse modo, quando ela aparece, significa que o corpo já está menos abastecido de líquido do que deveria. Isto é, já está no início do processo de desidratação.

Tome um copo de água a cada hora ou hora e meia

Fracionando o consumo, mantemos a hidratação constante. O corpo humano precisa estar sempre com líquido em quantidade suficiente para suas reações. Não adianta tomar 1/2 litro de água de manhã, que logo será eliminada como urina, e não beber nada à tarde.

Use um aplicativo

Nesse caso, podemos usar a tecnologia a favor. Alguns aplicativos fazem soar o alarme do celular de tempos em tempos, lembrando o horário de tomar mais água. Portanto, quem ainda não tem o hábito de se hidratar sempre deveria instalar um desses apps em seu smartphone .

Deixe uma garrafinha de água por perto

Manter água sobre a mesa de trabalho ou de estudo facilita muito. Sem ter muita consciência, muitas pessoas vão protelando a ideia de se levantar para ir até o filtro quando estão tremendamente ocupadas. Sendo assim, lembre-se sempre de abastecer a sua.

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Tomar um copo de água ao sentir fome entre as refeições

A explicação é que, no cérebro, a área que percebe o aumento do apetite é a mesma que interpreta o sinal da sede. E, muitas vezes, cria uma confusão entre as duas sensações. Por isso, é possível que aquilo que alguém ache ser fome seja simplesmente vontade de beber água .

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Fonte: IG Saúde
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Saúde

8 alimentos anti-inflamatórios para viver mais e melhor

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Runner's

Você pode até já comer frutas e legumes como parte de uma dieta saudável e equilibrada. Contudo, embora tenha a noção de que eles fazem bem, talvez não saiba exatamente como eles funcionam no organismo. Por exemplo, você sabia que alguns  alimentos anti-inflamatórios  podem te ajudar e são fáceis de serem consumidos?

cesto com grutas como maçã, amoras e morangos arrow-options
shutterstock

Frutas vermelhas são aliadas da saúde e alimentos anti-inflamatórios

De acordo com uma nova pesquisa da Edith Cowan University (ECU), na Austrália, os compostos encontrados em muitas frutas e legumes podem ser responsáveis ​​por alguns benefícios. Chamados de flavonoides , eles podem ajudar a reduzir o risco de morte precoce devido a doenças crônicas, como o câncer e doenças do coração. 

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No estudo, publicado na revista Nature Communications, os pesquisadores reuniram dados de um artigo dinamarquês chamado Diet, Cancer, and Health, que analisou a dieta de 56.048 dinamarqueses ao longo de 23 anos. 

As descobertas? Os participantes que consumiram cerca de 500 miligramas (mg) de flavonóides por dia tiveram o menor risco de morte precoce por câncer ou doença cardíaca. No entanto, o benefício era ainda maior entre as pessoas com maior risco dessas doenças. Como quem fumava regularmente ou consumia mais de duas bebidas alcoólicas por dia.

Possíveis causas

Eis o porquê: de acordo com Nicola Bondonno, co-autora e pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Ciências Médicas e da Saúde da ECU, a inflamação e os danos nos tecidos e células podem aumentar o risco de doenças cardíacas e câncer. O que eles notaram foi que os compostos flavonoides reduzem esses níveis.

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“Acreditamos que talvez seja por isso que as pessoas que têm uma dieta rica em compostos flavonoides apresentam menor risco de doenças cardíacas e câncer”, disse ela à Runner’s World US. “Como fumar e beber podem aumentar a inflamação , é por isso que os flavonóides são mais protetores em pessoas que têm esses hábitos”.

barras de chocolate amargo sobre mesa de madeira arrow-options
Shutterstock/Divulgação

Chocolate amargo é um dos alimentos que pode ajudar a reduzir riscos


A importância dos alimentos anti-inflamatórios

“No entanto, mesmo se você não fuma e bebe regularmente, pode se beneficiar com a ingestão de cerca de 500 mg de flavonoides por dia”, afirma Nicola. Ela observou, também, que aqueles que fumam ou bebem regularmente “podem obter benefícios adicionais” ao consumir mais do que o recomendado.

Então, quais são os alimentos ricos em flavonoides? De acordo com o Journal of Agricultural and Food Chemistry, algumas boas fontes incluem:

  • Frutas vermelhas;
  • Maçãs;
  • Uvas;
  • Bananas;
  • Alcachofras;
  • Abacates;
  • Chá;
  • Chocolate amargo.

Por exemplo, 100 g de chocolate amargo contém cerca de 200 mg de flavonol. Ele é o principal tipo de flavonoide. Já a maçã contém cerca de 60 mg de flavanol. Colocar uma variedade desses alimentos anti-inflamatórios nas  refeições e lanches pode ajudá-lo a chegar a atingir a meta.

Mas embora esses alimentos e bebidas cheios de flavonoides possam beneficiar sua saúde, eles não o protegem contra todos os riscos associados ao fumo e ao alto consumo de álcool, segundo Nicola. Portanto, embora uma cerveja pós-corrida seja refrescante de vez em quando, é melhor apostar em opções mais saudáveis.

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Fonte: IG Saúde
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Saúde

Campanha Setembro Laranja alerta para a obesidade infantil

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Agência Brasil

Criança com hambúrguer e batata frita nas mãos arrow-options
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Setembro laranja alerta para obesidade infantil



A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove, neste mês, a campanha Setembro Laranja, de combate à obesidade infantil . O intuito é conscientizar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância de práticas alimentares saudáveis em casa e nas escolas, bem como estimular a prática de atividades físicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 41 milhões de crianças menores de cinco anos estejam acima do peso. Para a Sociedade de Pediatria esse dado é alarmante e a entidade está empenhada para que seja drasticamente reduzido. A conscientização é imprescindível para prevenir a obesidade infantil e outros problemas decorrentes de uma alimentação inadequada, defende a sociedade.

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De acordo com o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, membro do Departamento de Nutrição da SPSP, as principais implicações do excesso de peso podem ser divididas em problemas de curto, médio e longo prazo. “A curto prazo é a falta de diagnóstico, principalmente falta de conscientização, porque parte das famílias e parte dos profissionais da saúde muitas vezes não avaliam ou interpretam as curvas de crescimento adequadamente e assim deixam de fazer o diagnóstico precoce do excesso e controle de peso”.

A segunda situação, de acordo com o pediatra, são as características emocionais como o bullying, “que começa dentro da própria casa; as características que levam alterações da dinâmica familiar ou de comportamento”. Segundo Fisberg, a carência nutricional é outro fator importante. “Apesar do excesso de peso, quase sempre as crianças nessa condição são seletivas, comem pouco de alguns alimentos e muito de outros. Elas podem ter alterações de pele, de postura, podem ter aumento do colesterol, dos triglicérides, e pode ter aumento da resistência insulínica [levando ao diabetes]. Isso pode causar no futuro um obesidade mais grave, hipertensão, doenças cardiovasculares, alterações lipídicas e todas os aspectos comportamentais e emocionais ligados ao excesso de peso”, alerta.

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O pediatra orienta também sobre a prevenção, que deve envolver toda a família. “É importante prevenir através de uma mudança global em todo o sistema de comportamento da família e da sociedade, modificando a alimentação, reduzindo a ingestão de alimentação inadequada e aumentando a atividade física, mas principalmente tendo um comportamento mais consciente em relação a esses aspectos: alimentação, atividade física e de uma forma geral a forma como encaramos o comportamento da alimentação dentro das famílias”.

Fisberg alerta que a obesidade é mais fácil de ser prevenida do que tratada nas crianças. “Hoje aproximadamente uma para cada quatro crianças apresenta excesso de peso, e provavelmente dessas, em torno de 8% a 10% tem obesidade e quase todas tem obesidade grave. Por isso ela deve ser prevenida, porque não é muito simples perder peso exatamente numa fase de crescimento e desenvolvimento, onde faz parte da vida que se ganhe peso, ganhe massa muscular e massa gordurosa, então é preciso equilibrar crescimento e desenvolvimento com restrição de energia e que não modifique o crescimento, por isso é muito mais importante prevenir do que tratar”, adverte.

Orientação

Como parte da programação, está prevista a realização do evento Prevenção da Obesidade Infantil – Setembro Laranja, com transmissão ao vivo pela página da SPSP no Facebook. Segundo a coordenadora da campanha, pediatra Maria Arlete Escrivão, o objetivo é abrir um novo canal de diálogo com a comunidade, levando informações e respondendo as dúvidas sobre a prevenção da obesidade.

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“Queremos alertar sobre o aumento da prevalência da obesidade infantil, orientar como preveni-la e explicar suas consequências. Além disso, ressaltar a importância do acompanhamento do peso e da estatura de crianças e adolescentes pelo pediatra, com o objetivo de detectar precocemente o aumento excessivo de peso”, disse a especialista.

A transmissão acontecerá no dia 27 de setembro, das 14h às 15h30.

Fonte: IG Saúde
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Saúde

Alterações nas unhas podem ser sinais de problemas sérios; saiba identificar

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A estética das unhas é prioridade para muita gente, mas alguns problemas mais sérios podem estar por trás de diferenças no aspecto dessa parte do corpo. De acordo com Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia , existem sinais importantes que devem ser levados em conta. 

mãos sobre fundo branco usam lixa de unha arrow-options
Getty Images

Alterações nas unhas devem ser observadas

Leia mais: Suas mãos dão o alerta

As alterações nas unhas mais comuns são quebra e manchas brancas, que podem ser indícios de alergias provenientes do uso de esmaltes, detergentes e sabonetes. Outra possibilidade é a  carência nutricional, principalmente de elementos como ferro, ácido fólico e  vitamina B12.

Quais alterações nas unhas podem ser sinais de alerta? 

 Entretant, algumas alterações merecem mais atenção e podem indicar problemas mais graves de saúde. Veja alguns exemplos:

✓ Unhas arroxeadas, largas e curvadas para baixo
O aspecto pode ser o indício de doenças cardíacas ou respiratórias que interferem na circulação sanguínea, como crises de asma e bronquite.

 ✓ Unhas amareladas, grossas e com dificuldades de crescer 
Doenças pulmonares e artrite reumatoide podem estar por trás das unhas com essa aparência, embora existam outras causas possíveis, como uso prolongado de antibióticos

 ✓ Unhas com estrias brancas
 Marcas brancas e transversais no formato de estrias podem ligar o alerta para doenças                renais. Nesse caso, o sinal – que pode ser confundida com a marca após uma pancada, por exemplo – se repete em mais de uma unha. 

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 ✓ Unhas rugosas e fracas
Quando ocorre em adultos, esse aspecto pode ser sinal de doenças de pele, como a psoríase nas unhas, também chamada psoríase ungueal.

 ✓ Unhas de coloração preto-esverdeada 
Esse sintoma pode indicar infecção fúngica ou bacteriana grave. Além da alteração na cor, também existe a possibilidade de inchaço ou descolamento da unha. 

 ✓ Manchas sob as unhas 
Apesar de estar mais frequentemente relacionado a micoses ou traumatismo na região, esse aspecto pode ser um sinal de alerta para o melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. 

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Percebi alterações nas unhas, o que fazer? 

Antes de tudo, a profissional recomenda uma observação atenta dessa parte do corpo. Para isso, pelo menos 10 dias sem esmalte é o indicado. “Se nesse período você notar qualquer tipo de alteração nas unhas, o mais importante é que você consulte um dermatologista”, alerta Paola.

A partir desse ponto, o paciente deve ser encaminhado para exames que conduzam ao diagnóstico final e, só então, o médico responsável poderá indicar o tratamento adequado. 

Além disso, é fundamental estar ciente de que nem todas as alterações nas unhas indicam uma doença grave, podendo surgir de pequenos traumas como roer as unhas ou reações alérgicas a produtos de limpeza e cosméticos. 

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Para proteger a saúde das unhas, a médica diz que “é importante a adoção de uma alimentação saudável , consumo de 2 a 3 litros de água diariamente e, principalmente, não retirar completamente as cutículas. Esse pequeno pedaço de pele que envolve as unhas é responsável por protegê-las, impedindo que a água e outras substâncias nocivas atinjam a matriz da unha e favoreçam o crescimento de fungos e bactérias”.

Fonte: IG Saúde
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