conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Saúde faz pit stop pelo fim da violência contra as mulheres na Campanha do Laço Branco

Publicado

Em alusão ao Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres, instituído no Brasil pela lei 11.489/07 e destacado no calendário em 06 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e com a Vara Especializada de Violência contra a Mulher de Rondonópolis, realizou, nesta quinta-feira (6), na Praça Brasil, um pit stop com distribuição de cartilha com o tema “Homens que agradam não agridem” e de laços brancos aos homens e, também, às mulheres passantes para que entregassem a seus companheiros.

Foto: Assessoria

A data foi motivada por um crime ocorrido em 6 de dezembro de 1989, quando o jovem de 25 anos, Marc Lepine, invadiu uma sala da turma de engenharia da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, determinando que os alunos homens se retirassem do ambiente. Assim, permanecendo no recinto somente as 14 estudantes do grupo, Marc descarregou a arma que portava matando-as. Após cometer o homicídio, se suicidou, deixando uma carta em que justificava a atitude pelo repúdio que sentia em ver mulheres frequentando um curso, segundo ele, eminentemente masculino.

Sensibilizados com o fato, homens canadenses se uniram para refletir sobre desigualdades entre homens e mulheres e criaram a Campanha do Laço Branco, tendo como mote o alerta contra qualquer tipo de violência contra as mulheres e a necessidade de denunciá-la e combatê-la.

Veja Mais:  Tradicionais em Rondonópolis, feiras livres acontecem em vários pontos da cidade

Abraçando a causa, homens brasileiros fundaram a Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) que reúne várias organizações não governamentais e núcleos acadêmicos visando promover ações para divulgar a luta para acabar com a violência contra a mulher.

Ainda no ensejo da Campanha do Laço Branco, está programado para acontecer, no dia 13 de dezembro, na Câmara Municipal, a partir das 8 horas da manhã, um seminário sobre violência, mídia e direitos humanos.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Nome de Iriana é aprovado pelos vereadores para diretoria financeira da Coder

Publicado

Foto: Assessoria

A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) tem nova diretora financeira e administrativa. Indicado pelo prefeito Zé Carlos do Pátio, o nome de Iriana Aparecida Cardoso foi aprovado pelos vereadores na sabatina realizada na sessão ordinária desta quarta-feira (20).

A sabatina cumpre o rito determinado por lei municipal de 2006, que prevê a inquisição na Casa de Leis, ao indicado pelo poder executivo para ocupar tal cargo na Coder. Com a aprovação do seu nome na sabatina, Iriana poderá começar a responder pelo cargo, assim que houver a publicação da sua nomeação no Diário Oficial do Município (DioRondon).

Iriana substituirá Erazilene Valentim Silva, que estava no cargo desde novembro do ano passado, realizando um trabalho de reestruturação organizacional e o equilíbrio financeiro e econômico da empresa de economia mista, que tem o município como acionista majoritário.

“Agora, após passar pela sabatina, irei tomar pé de toda situação e darei continuidade ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido para reestruturação financeira e administrativa da Coder”, disse Iriana, que, antes de ser indicada pelo prefeito à diretoria na Coder, ocupava o cargo de gerente de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Show com a 'Banda Prymmus' fecha a última noite do Rodeio Beneficente na Gleba Rio Vermelho neste sábado (17)
Continue lendo

Rondonópolis

Secretaria Municipal de Educação entregará parques, kits pedagógicos e livros de literatura infantil para escolas

Publicado

As unidades de educação infantil de Rondonópolis serão beneficiadas com a entrega de parques infantis, sendo 27 creches e 22 unidades do ensino fundamental onde estudam crianças de quatro e cinco anos. A ação vai ao encontro da proposta pedagógica para a educação infantil que consta tanto no Plano Nacional de Educação como no Plano Municipal de Educação elaborado pela Prefeitura de Rondonópolis.

A secretária municipal de Educação, Carmem Garcia Monteiro, destacou que a creche deve ser um local para cuidados com os pequenos e também para aprender brincando, sendo assim os parques proporcionarão aos alunos um espaço para as atividades de lazer.

Da mesma forma acontecerá entrega de kits de brinquedos pedagógicos, incluindo dominó, jogos educativos, bonecas, entre outros visando facilitar tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o psicossocial das crianças, preservando a brincadeira em um ambiente de interação com os outros alunos, ensinando a compartilhar o material.

Os professores estão participando da primeira etapa da formação do Projeto Leitura para Além da Escola, durante esta semana. O curso orienta o trabalho dos docentes das 67 unidades que têm alunos de três a cinco anos, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que receberão kits de literatura infantil composto por oito livros classificados de acordo com a faixa etária de cada matriculado. Além de materiais didáticos e pedagógicos.

Veja Mais:  Show com a 'Banda Prymmus' fecha a última noite do Rodeio Beneficente na Gleba Rio Vermelho neste sábado (17)

“Entregaremos todo material que poderá ser utilizado durante o ano letivo de 2019. Uma forma de estar inovando ainda mais a pratica pedagógica na sala de aula e contribuindo para melhoria da qualidade de ensino da nossa rede como um todo”, declarou a gestora da pasta.

O material está sendo separado de acordo com o número de alunos de cada unidade, trabalho feito pela equipe do almoxarifado junto com o representante do departamento do ensino infantil. A previsão de entrega é até o dia 12 de março, devido ao calendário escolar que prevê feriado prolongado de carnaval.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Moura deixa o PV municipal e deve seguir novo projeto a convite de Biliu

Publicado

Da esq. para dir. Toninho Pinheiro, Biliu, Moura e João Mototáxi- Foto: Assessoria

Os vereadores João Mototáxi e Beto do amendoim ambos do (PSL), estarão acompanhando Valdemir Castilho o ‘Biliu’ para o próximo partido a serem filiados. Os edis aguardam a próxima janela de transferência prevista para acontecer no mês de abril para migrar a nova  sigla no qual Biliu irá assumir.

Com facilidade de articulação no meio político e mostrando liderança, Biliu afirma que será um projeto onde todos terão a igualdade de se eleger em 2020 e já cogita uma chapa com bons nomes com chances de eleger quatro candidatos. “Essa semana que passou fizemos uma reunião com os companheiros antigos e já recebemos confirmações de 15 nomes para o novo projeto. Já iniciamos o processo de montar chapa pura para o próximo pleito eleitoral e com muito prazer já apresentamos o mais novo companheiro nessa caminhada o Tenente Coronel da PM Odair Moura”. Afirmou Biliu.

Odair Pereira de Moura é Advogado em Rondonópolis, Tenente Coronel reformado da Policia Militar de Mato Grosso. Estava como vice-presidente do Partido Verde (PV) municipal, e na última semana tomou a decisão de cunho pessoal sair do Partido. “Comuniquei a decisão ao Presidente Municipal Carlos Naves e o agradeci pelo tempo que estivemos juntos. Vale ressaltar que aprendi a respeitar e admirar o Partido Verde que possui muitos companheiros e companheiras valorosos, os quais tenho o maior respeito”. Disse Moura.

Comandante Moura- Foto: Assessoria

Sobre o futuro: “Recebi um convite do amigo Valdemir Castilho ‘Biliu’ para compor um grupo em que busca unidade, companheirismo, respeito e acima de tudo um projeto que procure melhorias efetivas para o cidadão Rondonopolitano, então aceitei o desafio de colaborar com o projeto. Tenho uma vasta experiência na área da segurança pública, projetos sociais e conheço muito bem os problemas dessa área, pois aqui em Rondonópolis já fui Comandante de Companhia de Polícia Comunitária, Comandante do 5º Batalhão e Comandante Regional Adjunto. Eu defendo a responsabilidade do Município na Segurança Pública, não no combate frente a frente, esse é papel do Estado, mas sim na área preventiva, com trabalhos, com os grupos mais vulneráveis frente a violência, sendo elas as crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos. Enfatizo, o município tem o dever de proteger essas pessoas, com a efetivação de assistência social, projetos sociais que envolvem esporte lazer e cultura. Ressalto ainda, que os Conselhos de Segurança devem ser mais valorizados e ouvidos, pois são eles o elo de ligação com a sociedade e o Poder Público, por isso devem ser parceiros nas tomadas de decisões e parceiros nos projetos”. Disse Moura.

Veja Mais:  Empresas recebem incentivo e estão de mudança para os distritos industriais

Moura ainda aponta outras demandas que vislumbra  no futuro ter condições de colaborar com a sociedade; “Tenho ainda uma preocupação enorme com a defesa do consumidor, defendo uma atuação mais efetiva do PROCON, pois diariamente vejo pessoas sofrendo com abusos, tenho alguns projetos a serem apresentados, oportunamente serão divulgados. Contribuí muito com o Estado e o Município quando líder militar e sei que na esteira de renovação posso contribuir como líder político também, tal decisão está respaldada por inúmeros amigos e parceiros”. Finalizou o comandante.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana