conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Secretário pede para evitar contato com animais silvestres na área urbana

Publicado

Foto: Assessoria

Um tamanduá-bandeira foi flagrado “passeando” pelo bairro Copa Rondon, na manhã desta terça-feira (13). O aparecimento do animal silvestre, considerado de grande porte, nas primeiras horas dia, despertou a curiosidade de moradores e o registro do “tranquilo passeio” pelas ruas e a praça do bairro ganhou repercussão nas redes sociais.

O bicho acabou capturado pelo corpo de bombeiros, com auxílio de equipamentos apropriados (cambões). Posteriormente, ele foi solto em uma área de mata afastada da cidade.  Porém, antes, dos Bombeiros serem acionados, segundo relatos, um morador teria tentado, sem sucesso, fazer captura, o que não é o mais recomendado. O tamanduá, assim como outros animais silvestres, pode atacar quando sentir-se ameaçado.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Boher, a presença de animais silvestres em áreas urbanas, perto de reservas, locais onde há água e mata ciliar, por exemplo, é mais comum do que se possa imaginar.

“É com grande frequência que a gente avista animais, inclusive de grande porte no perímetro urbano, como foi o caso deste tamanduá-bandeira. A gente tem uma série de registros, embora muitos casos não se tornam público”, destacou o secretário.

A explicação, segundo ele, não é só a rápida expansão urbana por qual passa a cidade. “O aumento da atividade agrícola vai diminuindo o percentual de áreas nativas que os abriga (animais silvestres), fazendo com que vão explorando novas áreas as margens de rios e córregos. Com isso, acabam encontrando regiões urbanas e partir daí eles (animais silvestres) acabam deixando os eixos que seriam naturais deles (margens de rios e mata ciliares) e vão se aventurando pelas ruas da cidade”.

Veja Mais:  Palestra debate mitos e fakes news sobre efeitos do uso de defensivos agrícolas

No caso do tamanduá visto na terça-feira nas ruas da Copa Rondon, a oferta de alimento, provavelmente, o atraiu para o bairro, que fica nas proximidades do Rio Vermelho e “de uma mata nativa considerável, como é o caso do Parque da Seriema e Área de Preservação Permanente, em ambas margens do leito”.

Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e cursando mestrado em Geografia na Universidade Federal de Rondonópolis, João alerta para os riscos do contato com os animais silvestres.

“Ao avistar um animal silvestre, principalmente de grande porte, como é o caso do tamanduá-bandeira, sempre é bom manter a distância deles e não perturbar para que não fique nervoso”, orienta, observando que se deve acionar, imediatamente, os órgãos competentes responsáveis, para que façam o resgate ou monitoramento do bicho até o local onde vive.

Nestes casos deve-se: ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou à Polícia Militar Ambiental (PMA), no 99657-0919; e à secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), na gerência de Fiscalização Ambiental, no 3411-5108 e 99657-0919.  Em qualquer circunstância, somente profissionais habilitados, e com equipamentos adequados, podem ser aproximar, reforçou João.

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Escola municipal realizou a ‘1ª Gincana Animated Games Alfredo de Castro School’

Publicado

Foto: Assessoria

A Escola Municipal Alfredo de Castro, unidade escolar da rede municipal de ensino de Rondonópolis, realizou na manhã da última quinta – feira (14), a “ 1º Gincana Animated Games Alfredo de Castro School”. Na qual reuniu todas as turmas da escola, do 1º ciclo da I fase, II fase e III fase dos períodos, matutino e vespertino.

Segundo o professor Alexander Sanches, – “Gincana Animated Games Alfredo de Castro School foi um sucesso. As crianças participaram de várias atividades e brincadeiras lúdicas, o intuito da gincana foi promover a interação e a cooperação dos alunos, assim melhorar o convívio em grupo, onde cada aluno superou os desafios proposto pelo professor”. Disse Alexander.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Educação está com período de matrículas aberto na rede municipal de Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Jardim Sumaré terá novo posto de saúde

Publicado

Foto: Assessoria

A área onde será construído o novo Posto de Saúde do bairro Jardim Sumaré em Rondonópolis já foi comprada e desapropriada para o inicio da obra. Trata-se de um espaço de 20 mil metros quadrado, localizado na divisa com o Jardim Sumaré e Jardim Reis.

A indicação para a construção do novo PSF é do vereador Vilmar Pimentel (SD) ao prefeito Zé Carlos do Pátio desde 2017, ano que segundo o parlamentar foram feitos vários levantamentos de áreas públicas nessa região, porém só em 2018 é que começaram as negociações e no inicio desse ano, entrou com o pedido de desapropriação.

“Esse novo PSF vai atender os moradores dos bairros da região, desafogando assim, a policlínica, o PSF do Padre Rodolfo, da Vila Verde, e dará mais condições de trabalho para os profissionais que ali estão, e mais qualidade no atendimento a população. Acredito que até o final da gestão, mais essa obra será entregue a população”, falou Vilmar Pimentel.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Palestra debate mitos e fakes news sobre efeitos do uso de defensivos agrícolas
Continue lendo

Rondonópolis

Obra de drenagem na W11 evolui com duas frentes de trabalho

Publicado

 

w11.

Realizada pela Prefeitura de Rondonópolis, a obra à implantação do sistema de drenagem das águas pluviais na parte final da avenida W11, mais precisamente no trecho que passa ao lado do condomínio Terra Nova, avança com bom ritmo de trabalho.

A intervenção irá solucionar definitivamente um problema antigo de vazão das águas da chuva que descem de outros bairros da região em grande velocidade na direção ao Rio Vermelho, causando transtornos aos moradores das imediações da via. No local, chegou a se formar uma grande erosão.

No momento, as equipes da empresa contratada pelo município para a execução dos serviços atuam em duas frentes simultâneas. “Estão trabalhando no aterramentos das aduelas de concretos já instaladas. E, também, à finalização da concretagem de berços para na próxima semana assentar mais uma etapa de aduelas”, comentou o fiscal da obra, o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Victor Araújo Rodrigues.

Executado com recursos próprios, o projeto prevê a instalação ao longo de 443 m de duas linhas de aduelas de concreto, medindo 2m x 2m. Essa dimensão foi projetada para suportar ao grande volume de água que se acumula no local em época de chuvas.

Dos 443 m previstos para receber aduelas, já foi executado o assentamento em 256m, o que corresponde a 886 unidades das peças pré-moldadas em concreto armado. “A empresa fornecedora conseguiu normalizar a entrega das aduelas e, com isso, o serviço de instalação está evoluindo bem”.

Veja Mais:  Prefeitura entrega novos EPIs para agentes de combate a endemias

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana