Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Segunda etapa de vacinação vai de 1º a 30 de novembro em Mato Grosso

Publicado

Em Mato Grosso, cerca de 13,6 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados durante a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. O lançamento oficial foi realizado nesta terça-feira (30.10), na Fazenda Novapec, em Rondonópolis. De 1º a 31 de novembro devem ser imunizados todos os bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade.

De acordo com a presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), Daniella Bueno, “o produtor já poderá adquirir a vacina nas revendas autorizadas, a partir desta quarta-feira (31.10)”. Após a imunização do rebanho, o produtor deve fazer a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo, juntamente da Nota Fiscal da compra das vacinas e apresentar no Indea do seu município, até o dia 10 de dezembro.

A exceção fica para as propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense. Nesta etapa é obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos, de mamando a caducando. O prazo é de 1º de novembro a 15 de dezembro para vacinar e comunicar a vacinação junto ao Indea.

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Veja Mais:  Empresa do ramo de produções artísticas é acionada pelo MPMT

Plano Estratégico

Em maio deste ano, o Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como país livre de febre aftosa com vacinação. E está em andamento o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a implementação de ações para a retirada da vacinação até 2023.

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996. Segundo Daniella Bueno, a última vacinação a ser realizada no estado será em maio de 2021, porém já em 2019 cerca de 300 mil animais terão a última vacinação. “Estamos caminhando para a retirada da vacinação, mas até lá nós temos que continuar com os índices de vacinação acima de 99% para darmos garantia ao mercado exportador de que somos livres da doença e competentes no que fazemos”.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte Soares, este é um momento muito importante para o setor produtivo, haja vista as conquistas nos últimos anos. “A conquista de mercados para os nossos produtos foi graças ao reconhecimento desse trabalho, exportamos para mais 150 países. E os índices de vacinação mostram o comprometimento da defesa agropecuária e da responsabilidade do setor produtivo”.

O evento contou com a presença dos servidores da Unidade Local de Execução e Unidade de Supervisão Regional do Indea em Rondonópolis, do diretor técnico do Indea, Thiago Augusto Tunes, do gerente regional de Rondonópolis, Ricardo Oliveira Alves, do vereador Gilberto Lima dos Santos (Beto do Amendoim), representantes da Empaer e de revendas agropecuárias.

Veja Mais:  Bope faz simulação de ação contra terroristas em curso na Arena Pantanal

Cuidados

É importante que o produtor fique atento aos cuidados ao realizar a vacinação do rebanho, como comprar vacinas somente de revendas registradas; manter as vacinas na temperatura correta entre 2°C e 8°C; manter a vacina no gelo até o momento da aplicação, respeitando a medida de 3 partes de gelo para uma de vacina; lembrar que a higiene e a limpeza são fundamentais; agitar o frasco antes de usar e aplicar a dosagem de 5 ml em cada animal; aplicar na tábua do pescoço, embaixo da pele.

Brucelose

O produtor pode aproveitar o manejo do rebanho para vacinar as fêmeas com idade de 03 a 08 meses contra brucelose. A segunda etapa da campanha teve início em 1º de julho e vai até 31 de dezembro. A vacinação precisa ser feita uma única vez. A comunicação deve ser feita até o dia 10 de janeiro de 2019, nos escritórios do Indea.

É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 08 meses. As bezerras vacinadas com RB51 deverão receber a marca com a letra “V”, no lado esquerdo da cara. Já as bezerras vacinadas com B19 deverão receber a marca do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: “8”, último dígito do ano 2018. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Governo entrega 30 mil uniformes escolares confeccionados por reeducandos em MT

Publicado

O Governo de Mato Grosso vai entregar, nesta quarta-feira (24.04), 30 mil uniformes escolares confeccionados por reeducandos de seis penitenciárias do Estado. A cerimônia será às 8h na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, e contará com a presença do governador Mauro Mendes, e dos secretários estaduais de Segurança Pública, coronel César Roveri, e de Educação, Alan Porto. 

Serão contemplados com os uniformes alunos de baixa renda de 26 escolas da Polícia Militar e seis do Corpo de Bombeiros. Também serão beneficiadas 22 unidades prisionais, que receberão camisetas personalizadas das respectivas instituições educacionais que operam no Sistema Prisional.

A confecção dos uniformes é realizada através de termo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Fundação Nova Chance (Funac) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

Serviço
Entrega de 30 mil uniformes produzidos por reeducandos em MT
Data: Quarta-feira (24.04), às 8h
Local: Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, no bairro Jardim Industriário I, em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Aluno de escola plena cria clube de astronomia para reforçar ensino de matemática aos colegas
Continue lendo

Mato Grosso

Sine-MT disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

Publicado

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), disponibiliza, nesta semana, 2.787 novas oportunidades de trabalho.

Em Cuiabá e Várzea Grande são 293 vagas. As áreas de atuação são diversas, sendo que o maior número de vagas são de pedreiro (27), ajudante de carga e descarga de mercadoria (23), auxiliar de limpeza (22), motorista de automóveis (20), motorista entregador (16), operador de caixa (12), motorista de ônibus urbano (11) e mecânico de motocicletas (10). Também há vagas para vendedor interno (7), operador de telemarketing (5), técnico em eletromecânica (5), atendente de lanchonete (4), estoquista (3), azulejista (2), auxiliar de logística (2), professor de Língua Portuguesa (1), professor de Matemática no Ensino Médio e carpinteiro (1).

Ainda em Cuiabá e Várzea Grande, são ofertadas 42 vagas para Pessoa Com Deficiência (PCD), entre elas: frentista (10), operador de caixa (10), atendente de lavanderia (5), repositor de mercadorias (5), auxiliar de limpeza (2), atendente de bar (1), recepcionista atendente (1) e atendente de lanchonete (1).  

Em Diamantino (183 km de Cuiabá), estão disponibilizadas 527 oportunidades de emprego nas áreas de: operador de processo de produção (200), retalhador de carne (150), desossador (100), motorista carreteiro (15), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (11), operador de empilhadeira (10), cozinheiro geral (6), servente de obras (4), farmacêutico (1) e garçom (1).

Veja Mais:  Detran-MT arrecada R$ 1,36 milhão com leilão de 628 veículos

No município de Sinop (475 km de Cuiabá), a oferta é de 278 vagas, em funções como auxiliar de linha de produção (42), consultor de vendas (22), ajudante de eletricista (12), auxiliar administrativo (10), pintor de obras (10), servente de pedreiro (10), ajudante de estruturas metálicas (8), vendedor interno (7), eletricista de instalações (3), operador de secador (produtos agrícolas) (2), agende de segurança (2), assistente de prevenção de perdas (2), fonoaudiólogo geral (1), psicólogo hospitalar (1), motorista de caminhão-guincho pesado com munk (1) e atendente de padaria (1).

O município de Primavera do Leste (239 km de Cuiabá) disponibiliza 262 vagas, dentre elas: trabalhador da avicultura de postura (65), auxiliar de expedição (65), ajudante de obras (20), vendedor em domicílio (15), corretor de imóveis (15), pedreiro (10), operador de máquinas agrícolas (4), perfurador de poços artesianos (3), porteiro (1), atendente balconista (1), mecânico diesel (exceto de veículos automotores) (1), estoquista (1) e caseiro (1).

As vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e a todo momento novas oportunidades são cadastradas. A lista completa e atualizada pode ser acessada diariamente utilizando o Portal Emprega Brasil.

Os interessados devem procurar a unidade mais próxima, dentre os 35 postos do Sine-MT instalados em 31 municípios do Estado, com os documentos pessoais e o comprovante de residência.

Veja Mais:  Juízes militares tomam posse nesta quarta

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine-MT realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente.

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais, facilitando os trâmites do atendimento.

Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento é das 10h às 18h.

Para ter acesso completo a todas as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso, acesse o documento em anexo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Setasc realiza Mutirão da Cidadania em três municípios nesta semana

Publicado

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realiza, entre esta terça e quinta-feira (23 a 25.04), o Mutirão da Cidadania nos municípios de São José do Rio Claro, Rosário Oeste e Jangada. A ação idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, levará serviços sociais e de cidadania aos moradores da região, como, por exemplo, plastificação de documentos, solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Identificação do Autista, entre outros.

“Quero agradecer o esforço de toda a equipe da Setasc em nome da secretária Grasielle Bugalho, e aos municípios pela parceria. Todo esse trabalho é possível porque contamos com o apoio do Governo do Estado. Os serviços disponíveis no Mutirão da Cidadania ajudam muito, principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e nem sempre conseguem ter acesso a esses serviços. Meu coração se enche de alegria por saber que podemos levar esses atendimentos para as pessoas que precisam”, enfatizou a primeira-dama de Mato Grosso.

O primeiro município a receber os serviços do Mutirão da Cidadania será São José do Rio Claro, nesta terça-feiral. Os atendimentos serão realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no Centro, das 8h às 16h. 

Será realizada a confecção de foto 3×4; atendimento do Sine Estadual, com captação de vagas de emprego, informações sobre seguro-desemprego, atualização de dados do trabalhador no sistema Sine, carteira de trabalho digital e conta no Gov.br.

Veja Mais:  Detran-MT arrecada R$ 1,36 milhão com leilão de 628 veículos

Além disso, servidores da Setasc irão orientar sobre os cursos dos SER Família Capacita, e também sobre direitos humanos, com rodas de conversa e palestras.

Já na quarta-feira (24.04), os serviços serão oferecidos no município de Rosário Oeste, na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8h às 17h. Além de todos os serviços já citados, também serão dadas orientações por meio do SER Família Comunitário, sobre a regularização de entidades filantrópicas.

Os atendimentos do Mutirão da Cidadania, no município de Jangada, serão realizados no dia 25 de abril, a partir de 8h, na Secretaria Municipal de Assistência Social.  

Outros municípios

A expectativa é de que, ainda em abril, o Mutirão da Cidadania seja realizado no município de Acorizal. A programação para o mês de maio é de levar os serviços para os municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Tangará da Serra, Porto Estrela, Glória D’Oeste, Barra do Garças e Pedra Preta. 

Atendimentos realizados

Entre os dias 16 e 18 de abril, a Setasc realizou 2.455 atendimentos em Mutirões da Cidadania realizados nos municípios de Planalto da Serra, Nova Brasilândia e Chapada dos Guimarães.  

Diversos serviços foram ofertados aos cidadãos locais, entre eles 802 plastificações; 158 requerimentos de segunda via de certidões; 734 fotocópias; 314 confecção de fotos 3×4; 240 orientações e informações sobre o Programa SER Família Capacita; 37 orientações, captação de vagas e seguro-desemprego pelo Sine Estadual; 4 Carteira do Autista e 5 orientações gerais. 

Veja Mais:  Escola de Governo abre inscrições para curso de gamificação no serviço público

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana