conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Seminário sobre a BR-163 e pavimentos sustentáveis é amanhã (28)

Publicado

Evento da Rota do Oeste será realizado na UFMT, em Cuiabá

 

A Rota do Oeste promove amanhã (28) o 2º Seminário de Pavimentos Sustentáveis da BR-163/MT. O evento tem como tema “Tecnologia + Sustentabilidade: Aproveitamento do RAP em regiões de alta temperatura e tráfego pesado” e contará com mesas redondas e palestras ministradas por especialistas nas áreas de engenharia e pavimentação. Organizado pela Concessionária em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Seminário será realizado das 8h às 18h, no Teatro da UFMT, em Cuiabá.

Como parte da programação, o evento terá ainda a apresentação “Estudos e resultados da utilização do RAP em misturas mornas na BR-163”, coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Civil da UFMT, na Área de Geotecnia e Transportes, Luiz Miguel de Miranda. O resultado é fruto das pesquisas do Laboratório de Pavimentos, implantado na Rota do Oeste em 2018, que realiza estudos, análises e testes de novas técnicas de reaproveitamento do fresado para atender à demanda da BR-163.

PROGRAMAÇÃO

8h15 – Palestra: Investigação e desenvolvimento em mecânica dos pavimentos – Prof.ª Drª Laura Motta (COOPE/URFJ)

9h15 – Palestra: Misturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada – Profª Draª Kamilla Vasconcelos Savasini (USP)

Veja Mais:  Hospital São Luiz de Cáceres é credenciado Amigo da Criança

10h30 – Palestra: Reciclagem de pavimentos com adição de cimento: proposição de um método de dosagem preliminar – Prof. Dr. Washington Perez Núnez (UFRGS)

11h30 – Apresentação: Estudos e resultados da utilização do RAP em misturas mornas na BR-163 – Prof. Dr. Luiz Miguel de Miranda (UFMT) e Prof. Ms. Régis de Bel (UFMT)

13h30 – Mesa redonda: Sustentabilidade e reciclagem de materiais em pavimentação

15h45 – Palestra: Tratamento superficial com asfalto-borracha – José Antônio Antosczezem Júnior

16h45 – Palestra: Efeito da consistência do CAP e a escolha da faixa granulométrica nas propriedades das misturas asfálticas (deformação permanente e fadiga) – Prof. Dr. José Barbosa Soares (UFC)

Comentários Facebook

Mato Grosso

Secretaria de Saúde esclarece ações sobre Coronavírus

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19, informa que está monitorando os rumores acerca de suspeitos de contaminação da doença em Mato Grosso.  E ressalta que, imediatamente, tem acionado os serviços de saúde local para esclarecimento e tomada de medidas.

A SES informa ainda que todos os casos suspeitos de coronavírus foram verificados e, até o momento, nenhum caso foi enquadrado nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde.

O órgão estadual ainda ressalta que o site da SES e do Ministério da Saúde dispõem de dados acerca do coronavírus e que estas são as informações oficiais.

A orientação é de que não sejam divulgadas as informações não oficiais e checadas a veracidade dos conteúdos, pois a divulgação de notícias falsas causa pânico e atrapalha a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  •  Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  •  Manter os ambientes bem ventilados;
  •  Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Veja Mais:  Hospital São Luiz de Cáceres é credenciado Amigo da Criança

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS-MT.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Mato Grosso Saúde libera informes para declaração do Imposto de Renda

Publicado


Os beneficiários do plano Mato Grosso Saúde já podem retirar os informes de pagamentos para declaração ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) do ano de 2020 pelo site: www.matogrossosaude.mt.gov.br ou clicando aqui. Para tal é necessário informar o número CPF do titular e a data de nascimento para visualizar a documentação.

Os valores apresentados no documento emitido pelo Instituto não podem ser somados à cédula C, emitida pelo Estado, para não gerar duplicidade nas informações repassadas à Receita Federal. Os valores contidos no documento do Mato Grosso Saúde já sãos os descontados em folha. 

Os pagamentos via Documento de Arrecadação (DAR), as coparticipações, parcelamentos, renegociações, juros e multas, além da mensalidades do Mato Grosso Saúde Odonto também constarão no arquivo.

O Instituto orienta que qualquer divergência ou dúvida, o beneficiário deve procurar o Mato Grosso Saúde em um dos seus canais de comunicação, na Central de Relacionamento com o Beneficiário: (65) 3613-7700; ou pessoalmente, na sede localizada na Av. das Flores, 941, bairro Jardim Cuiabá.
 

IRPF 2020

Deverão realizar as informações àqueles que tiveram rendimentos cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 ou tenham recebido rendimentos isentos, não tributáveis, ou ainda tributados exclusivamente na fonte, em que a soma foi superior a R$ 40 mil. O prazo para o envio é até às 23h59 do dia 30 de abril, pela internet.

Veja Mais:  ‘Servidores querem acertar’, diz conselheiro no Gestão Eficaz em Rondonópolis
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

TCE-MT compartilha iniciativas positivas dos municípios para capacitar outras gestões

Publicado


  CONHECIMENTO AVANÇADO
 Presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf em reunião com prefeito do município de Sorriso, Ari Lafin

As iniciativas pioneiras e positivas dos municípios serão compartilhadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para aprimorar outras gestões e melhorar a prestação dos serviços para a população.
De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, como o foco dos próximos dois anos não é de apenas julgar contas, mas também de atuar fortemente na orientação e prevenção junto à sociedade, prefeituras e câmaras municipais, é importante que a Corte de Contas compartilhe as iniciativas pioneiras e positivas para repercutir em outros municípios.

“Precisamos mostrar as iniciativas pioneiras que tiveram êxito em um município para repercutir nas outras cidades. Queremos divulgar as boas iniciativas”, comentou Maluf.

Precisamos mostrar as iniciativas pioneiras que tiveram êxito em um município para repercutir nas outras cidades. Queremos divulgar as boas iniciativas”
______
Guilherme Antonio Maluf
PRESIDENTE DO TCE-MT 

Em reunião com o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, na semana passada, Maluf recebeu detalhes sobre o andamento de dois projetos na cidade: o trabalho com reeducandos que atuam em obras nas escolas, postos de saúde, horto florestal e áreas verdes; além da gestão de controle de frotas que subiu da 39º para a 1º posição no ranking da Corte de Contas.

Veja Mais:  Hospital atenderá 100% SUS e será referência em alta complexidade, diz secretário

“Desde 2017, estamos reformulando a oficina da Prefeitura de Sorriso, que hoje tem o padrão de uma concessionária. Levantamos as demandas apontadas pelo controlador do TCE-MT e lançamos metas de trabalho para os servidores. Mudamos toda a estrutura, organizamos, implantamos o banheiro e agora o vestiário, construimos rampa e fizemos varias ações. A auto-estima dos servidores e o ambiente foi melhorando. A segurança no trabalho se torna uma verdade e, principalmente, o controle porque não tem como perder nada quando tem organização”, comentou o prefeito.

Segundo Ari Lafin, a equipe técnica do TCE-MT foi fundamental para essa reestruturação da oficina do município. “A organização traz economicidade. A controladoria e os métodos passados pelo TCE-MT, fizeram com que a gente se movimentasse e mudasse toda a realidade. Quando a gestão aplica as orientações, o resultado aparece de forma verdadeira e positiva”, afirmou.

Sobre o trabalho com reenducandos, Lafin explicou que a Prefeitura de Sorriso possui parceria com o fórum, onde é cedida a mão de obra dos reenducandos em mutirões. Para três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido. “Reformamos escolas, postos de saúde, mantemos as áreas verdes, foi um ganho fantástico. Lançamos o programa Revitalização, de reformas das nossas unidades com a mão de obra dos reenducandos”, explicou;

Maluf avaliou que as duas iniciativas realizadas em Sorriso podem ser compartilhadas com outros municípios para implementação. “Um dos assuntos que já vamos abordar é de estimular os municípios a utilizar a mão de obra de reenducandos, pois tem uma ação social fantástica, além da capacitação e aumento de mão de obra para a prefeitura. No caso da oficina, têm cidades que estão terceirizando e essa experiência de Sorriso pode contribuir com outras gestões”.

Veja Mais:  MT Hemocentro divulga agenda do Hemobus para doação de sangue em agosto
Fonte: TCE MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana