conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Semob reforça Operação Carga Pesada e realiza mais de mil atuações em 2018

Publicado

Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana autuaram 1.400 veículos pesados circulando pela área central de Cuiabá entre janeiro a dezembro de 2018. O trabalho faz parte da ampliação da “Operação Carga Pesada” e vem garantindo maior tranquilidade e segurança aos que trafegam pela região. Além disso, a força tarefa tem por objetivo promover o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o titular da Semob, Antenor Figueiredo, está em consonância com as demais ações da Prefeitura de Cuiabá. “Na questão da mobilidade, sempre citamos que parceria com a saúde. Se conseguimos coibir práticas irregulares –  que causam acidentes e mortes –, diminuiremos os gastos em atendimentos a essas demandas, e poderemos aplicar essa economicidade em melhorias dos serviços das duas pastas.”

Entre as infrações registradas estão o tráfego de veículos com Autorização Especial de Trânsito (AET) vencida, em horários proibidos à sua categoria de Peso Bruto Total (PBT) e horário de circulação diferentes do especificado na AET.  Como definido pelo CTB, estas irregularidades são classificadas como médias e equivalem a perca de quatro pontos na habilitação, além de multa no valor R$ 130,16.

Esse valor pode ser multiplicado por 20, caso o condutor cometa danos, use o veículo, deliberadamente ou perturbe a circulação na via sem autorização de alguma entidade de fiscalização. Nestes casos, a infração é considerada gravíssima.

Veja Mais:  Prefeito recebe comitiva do Banco do Brasil e fortalece parceria

Antenor acrescenta que os agentes também fazem as ações de educação no trânsito.  “Pode parecer algo pequeno, mas faz diferente quando o assunto é fiscalização e salvar vidas. Pois quando autuamos, também orientamos, para que o condutor-infrator entenda a relevância desse trabalho e o quanto sua postura pode interferir de forma negativa na vida dos demais”, ressalta o gestor.   

De acordo com a legislação, a restrição de veículos pesados circulando por vias centrais de Cuiabá variam com o Peso Bruto Total (PBT) de cada categoria. Até dez toneladas podem circular livremente; de dez a 24 toneladas não podem rodar na área central em horário de grande fluxo, que seria das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h30, e veículos acima de 24 toneladas só podem entrar na cidade das 20h às 6h. 

O diretor de Trânsito, Michell Diniz, observa ainda que dentre as diretrizes de circulação, existem as exceções. Ele explica que para alguns cumprimentos de serviços, a lei permite que esses veículos circulem fora desse quadro de horários, desde que haja uma autorização prévia para isso. Assim, os mesmo podem rodar nas vias, desde que sigam as especificações da autorização. 

“São veículos de grande porte, que excedem essas toneladas. Esses ficam permitidos circularem devido à sua demanda, em atendimento ao setor industrial de Cuiabá. Mas, somente, é permitido transitar nas vias periféricas da cidade, para não causar transtornos à fluidez do trânsito e este permanecer em harmonia” ressalta. 

Veja Mais:  Prefeitura de Cuiabá planeja maior evento de sustentabilidade das Américas

Os principais trechos de alta circulação desses veículos são as Avenidas Antártica e Fernando Correa, onde acontece a entrada e saída de cargas pesadas, para atender o setor industrial de Cuiabá. Além desta operação, a Semob está em constante monitoramento dessas regiões.

Comentários Facebook

Na Capital

SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito assina ordem de serviço para construção do Galpão do Produtor

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro assina, nesta quinta-feira (21), a ordem de serviço para a obra do Galpão do Produtor, na Central de Abastecimento de Cuiabá. O espaço beneficiará centenas de agricultores familiares da Baixada Cuiabana, que, há alguns anos, anseiam por sua construção. A ação, da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, soma-se a uma série de iniciativas de fortalecimento do setor, como diagnósticos de produção, capacitação e captação de recursos junto ao Governo Federal.

O que: Assinatura da ordem de serviço para construção do Galpão do Produtor

Onde: Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC), – Av. A, 4202-4500 – Distrito Industrial

Quando: 21/2 às 14h30

Comentários Facebook
Veja Mais:  Audiência para debater o transporte público acontecerá no dia 19 de dezembro
Continue lendo

Na Capital

SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro entrega praça completamente revitalizada no bairro Alvorada

Publicado

Luiz Alves

Seguindo a linha de facilitação do acesso a espaços de lazer, a Prefeitura de Cuiabá entrega à população uma nova praça pública, nesta quinta-feira (21). Desta vez, a medida beneficiará centenas de famílias do bairro Alvorada, situado na região Oeste da Capital. A solenidade de inauguração está marcada para as 19h, na área localizada entre as ruas São Domingos e Luis Philippe Pereira Leite.

O Município promoveu uma verdadeira reestruturação no espaço, possibilitando que a população volte a utilizá-la para o desenvolvimento de atividades físicas, de recreação e socialização. No local, foram executadas as atividades de pintura, melhoria na iluminação, instalação de bancos e lixeiras, calçamento e jardinagem. Além disso, compôs o processo de revitalização: a reforma da quadra poliesportiva e instalação de uma academia ao ar livre.

A praça leva o nome de Maria Benvinda, moradora tradicional do bairro, que faleceu em dezembro de 2006, aos 52 anos. Benvinda foi, por muitos anos, líder comunitária da região e com importantes serviços comunitários prestados no bairro. Dentre eles, destaca-se a luta para construção da Escola Municipal Marechal Cândido Rondon, durante seu mandato como presidente da Associação de Moradores.

A construção ou revitalização de espaços de lazer tem sido uma atividade contínua dentro da atual gestão do Município. A medida segue a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de promover a democratização da atuação da poder público, levando para os bairros mais afastados da região central ações que elevem a qualidade de vida do cidadão.

Veja Mais:  Prefeitura garante apoio para a Parada da Diversidade 2018

Serviço

Assunto: Entrega da revitalização da Praça Maria Benvinda

Data: 21 de fevereiro, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Rua São Domingos, Alvorada

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeitura disponibiliza listas dos pré-aprovados e não aprovados para o Nico Baracat III

Publicado

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá já disponibilizou as listas dos inscritos pré-aprovados e os não aprovados para o bloco III do Conjunto Habitacional Nico Baracat, compreendido por 461 casas. As listas estão disponíveis para consulta no Portal Habitanet, que pode ser acessado pelo endereço http://habitanet.cuiaba.mt.gov.br/portalhabitanet.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praieiro, explica que as listas são referentes aos nomes selecionados para a segunda fase do processo. “Estamos dando celeridade e transparência a esse processo habitacional, cumprindo com as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro. Essas listas contém os nomes das pessoas que até o momento estão aptas para esta fase e das que não estão aptas”, explica o secretário.

Praeiro ainda informa que as pessoas que estão na lista das não aprovadas, podem recorrer a partir do dia 25 de fevereiro até o dia 1 de março, na sede da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, localizada à Rua 13 de Junho, 1.289 A, Centro Sul, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. “É importante que a população se atente às informações prestadas, para evitarmos transtornos”, observa.

O gestor acrescenta ainda que somente após o período para recurso é que o município fará a fase de sorteio dos endereços do bloco III. Praeiro lembra que a entrega das chaves não depende da Prefeitura.” O Município está cumprindo com sua parte nesse processo. Agora dependemos da Águas Cuiabá e da Caixa Econômica Federal para a finalização dele, para passarmos as unidades às mãos das famílias”, esclarece Praeiro.

Veja Mais:  Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico avançam em diagnóstico e execução de projetos

  

Blocos I e II –  O processo de ambos os blocos já está na terceira fase. A Prefeitura já realizou o sorteio de endereços, com listas também divulgadas no Portal.  Esses dois blocos totalizam 803 unidades habitacionais e, ao todo, o Conjunto é formado por 1.264 casas.  

Todo esse processo está sendo realizado de acordo com a Portaria 412 de 06 de agosto de 2015 do Ministério das Cidades e Portaria 003/2018, como aprovação da Caixa Econômica Federal, órgão gerenciador do Programa Minha Casa Minha Vida.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana