conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mato Grosso

Seplag finaliza ciclo de treinamento em Gestão de Documentos

Publicado

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) encerrou nesta segunda-feira (12.08) o ciclo de treinamento em Gestão de Documentos. Ao todo, 148 servidores da pasta responsáveis pelo registro, instrução, tramitação e arquivo de documentos foram capacitados.

O treinamento foi iniciado em maio deste ano e direcionado para todas as áreas da Secretaria. A estratégia foi adotada para atender as particularidades de cada setor, bem como dos assuntos e prazos dos documentos produzidos.

A ação faz parte da política de Gestão de Documentos do Estado e foi ministrada pelas Coordenadorias de Arquivo e de Protocolo, unidades ligadas à Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag.

“O curso é mais uma das ações da pasta no intuito de modernizar e trazer mais eficiência à administração pública”, ressaltou a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Eliane Albuquerque, ao acrescentar que os objetivos da qualificação também foram melhorar a transparência das ações governamentais e aprimorar a eficiência na execução dos processos de trabalho referentes à gestão de documentos.

O treinamento foi dividido em 11 turmas e abordou entre os temas a execução correta dos procedimentos de registro, tramitação e manuseio dos documentos oficiais, bem como a instrução dos processos e arquivamento dos documentos nas fases corrente, intermediária e permanente, e a eliminação de documentos públicos.  Aliado a isso, a Coordenadoria Arquivista fez visitas técnicas para conhecer os acervos sob custódia das unidades e ajudar com o início dos trabalhos de organização.

Veja Mais:  Processo de atribuição de efetivos para 2019 começa em novembro

“O treinamento em gestão de documentos visa não só tratar o passivo do acervo que existe na Seplag, mas implementar a política desse trabalho na rotina das unidades de negócio. Dessa forma, o acesso a informação será mais eficaz e a gestão documental iniciará na produção do documento”, comentou a Coordenadora Arquivista, Joana D’arc.

Segundo ela, nas visitas às unidades foi constatado que alguns setores já estão organizando documentos e descartando arquivos corretamente, liberando espaços em seus acervos. A ideia é que esse treinamento ocorra na Seplag duas vezes ao ano.

Para a coordenadora de Protocolo, Helena Lazarini, antes mesmo de encerrar o treinamento percebeu uma movimentação positiva entre os servidores. “Percebo os servidores mais predispostos para classificar o assunto dos processos e temos recebido ligações de outras secretarias do governo para tirar dúvidas”, disse. “A capacitação superou as minhas expectativas. Estamos todos muito contentes com o resultado alcançado”, acrescentou Lazarini.

Documento é Patrimônio

Outra medida adotada pelas Coordenadorias de Arquivo e de Protocolo para massificar a importância do cuidado específico com as documentações é a campanha “Documento é Patrimônio”, lançada na última semana, em parceria com a Assessoria de Comunicação da Seplag.

Através dela, semanalmente serão enviados lembretes para todos os servidores da Secretaria com o objetivo de solucionar problemas do dia a dia como extravios, guarda incorreta que origina a falta de espaço físico e dificuldades para localizar documentos arquivados.

Veja Mais:  Conselheira Jaqueline Jacobsen emite alerta de LRF a cinco municípios

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Trabalho preventivo do TCE resulta em avanço na gestão de medicamentos de VG

Publicado

Assunto:CUMPRIMENTO DE DECISOES DO TCE-MT
Interessado Principal:PREFEITURA MUNICIPAL DE VARZEA GRANDE
LUIZ HENRIQUE LIMA
CONSELHEIRO INTERINO
DETALHES DO PROCESSO
INTEIRO TEOR
VOTO DO RELATOR
ASSISTA AO JULGAMENTO

As mudanças implementadas pela Prefeitura de Várzea Grande com a finalidade de aperfeiçoar o armazenamento e a distribuição de medicamentos da rede pública de saúde do município são um exemplo da importância da atuação preventiva, orientativa e corretiva do Tribunal de Contas de Mato Grosso. A avaliação foi feita pelo conselheiro interino Luiz Henrique Lima, relator do Monitoramento instaurado pelo Tribunal para acompanhar o cumprimento de uma decisão (Acórdão nº 317/2019) que continha recomendações à gestão de Várzea Grande no sentido de melhorar o setor de estoque e distribuição de medicamentos.

Na sessão ordinária do Tribunal Pleno de terça-feira (10/12), ao julgar o Monitoramento (Processo nº 220000/2019), o conselheiro relator afirmou que a Prefeitura de Várzea Grande, na gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos, cumpriu todas as recomendações previstas no referido acórdão. Tanto que o Monitoramento foi declarado quitado e, posteriormente, arquivado, por decisão unânime do colegiado, em consonância com parecer do Ministério Público de Contas. “Esse é um caso exemplar que merece a atenção da sociedade”, destacou Luiz Henrique Lima.

Entre as recomendações do TCE-MT atendidas pela gestão de Várzea Grande estão: aperfeiçoamento das práticas de armazenamento de distribuição de medicamentos, a fim de reduzir desperdícios; inclusão nos editais de compra de exigência mínima de prazo de validade dos medicamentos, diante da necessidade de prolongar o armazenamento de estoques; atualização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), para atender os programas oferecidos à população; boas práticas de estocagem; capacitação de pessoal; e elaboração de fluxos e instruções dos processos de trabalho.

Veja Mais:  Conselheira Jaqueline Jacobsen emite alerta de LRF a cinco municípios

“Hoje, a gestão de medicamentos em Várzea Grande funciona melhor, não existem mais estoques de medicamentos vencidos, como já aconteceu, e a principal beneficiada com essa ação do TCE e da gestão de Várzea Grande é a sociedade. Melhorar a gestão de medicamentos resulta em economia de recursos e na melhor qualidade da prestação do serviço ao cidadão. É um trabalho do TCE que dá respostas à sociedade”, afirmou o conselheiro Luiz Henrique Lima.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Contas de governo de Tangará da Serra recebem parecer favorável

Publicado

Assunto:CONTAS ANUAIS DE GOVERNO MUNICIPAL
Interessado Principal:PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARA DA SERRA
ISAIAS LOPES DA CUNHA
CONSELHEIRO INTERINO
DETALHES DO PROCESSO
INTEIRO TEOR
VOTO DO RELATOR
ASSISTA AO JULGAMENTO

O Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo, do exercício de 2018, da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, de responsabilidade do prefeito, Fábio Martins Junqueira. O processo nº 16.674-0/2018 foi relatado pelo conselheiro Isaias Lopes da Cunha que apresentou seu voto na sessão plenária extraordinária do dia 3/12.

Foram cumpridos os percentuais de aplicação dos recursos. No que diz respeito à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, foi aplicado o correspondente a 26,21% das receitas provenientes de impostos municipais e transferências estadual e federal, cumprindo o disposto no artigo 212, da Constituição Federal. Em relação ao Fundeb, foram aplicados 69,07% dos recursos recebidos na valorização e remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública. Na área da saúde, foram aplicados 37,50% do produto da arrecadação dos impostos.

Ainda foi recomendado ao chefe do Poder Executivo Municipal que implante e execute programa de capacitação continuada de servidores públicos, especialmente para os servidores que atuam nas áreas de de gestão de pessoas, planejamento e orçamento, finanças, contabilidade, patrimônio, previdência, assessoria jurídica e controle interno.

Veja Mais:  Governo do Estado repassa R$ 7,7 milhões aos municípios para transporte escolar

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Publicontas lança 4ª edição do livro ‘Perguntas e Respostas ao Cidadão’

Publicado

O Tribunal de Contas de Mato Grosso, por meio da Publicontas, está lançando a 4ª Edição do livro ‘Perguntas e Respostas ao Cidadão’, que tem por finalidade facilitar a busca e consulta dos usuários quanto ao entendimento sobre a gestão dos recursos públicos, melhorando a qualidade do exercício da cidadania e do controle social. As questões estão listadas por assunto para facilitar a pesquisa.

Perguntas e Respostas Frequentes ao Cidadão é uma ferramenta de informação social sobre questões técnicas abordadas durante as palestras, os encontros e diálogos com a sociedade, realizados anualmente pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. É uma publicação voltada para facilitar a busca e consulta dos usuários por determinados assuntos, no site do TCE-MT.

Com mais de uma década, o Perguntas e Respostas Frequentes ao Cidadão está em sua 4ª Edição e se consolida como uma publicação técnica do TCE-MT. Criado pela Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), a cartilha possui, inclusive, registro no International Standard Book Number (ISBN) – código internacional de catalogação de livros, controlado no Brasil pela Fundação Biblioteca Nacional – sendo referência em pesquisa para outras instituições.

As perguntas foram selecionadas a partir das dúvidas e questionamentos feitos pela sociedade nos eventos promovidos pela SAI como, por exemplo, TCEstudantil e Consciência Cidadã, que visam o estímulo ao controle social. Os questionamentos são respondidas pelos líderes de diversas unidades do Tribunal de Contas e, para facilitar a sua compreensão, foram organizadas por temas.

Veja Mais:  Aneel divulga cobrança em bandeira amarela para dezembro; valor será de R$ 1,34 por kw/h

A nova edição tem 185 perguntas respondidas, divididas em 33 tópicos como: Controle Social, Controle Externo, Licitação, Tributos, Conselhos de Políticas Públicas, Ministério Público de Contas, Educação, Comunicação, Ouvidoria, entre outras. Os conteúdos abordados, trazem um panorama geral sobre o tema e permite ao leitor conhecer melhor os assuntos numa linguagem cidadã.

Desde a 1ª Edição, percebe-se a necessidade de democratizar as informações, tornando-a uma ferramenta relevante para o fortalecimento no vínculo do TCE-MT com a sociedade, uma vez que contribui para o entendimento da gestão dos recursos públicos, melhorando a qualidade do exercício da cidadania e do controle social.

Fonte: TCE MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana