conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Mulher

Será que é seguro? Tire suas dúvidas sobre suspender a menstruação

Publicado

Vamos admitir: sangrar todo mês não é uma das coisas mais legais de ser mulher. Além da preocupação em conter o sangue, seja com absorventes internos, externos, calcinhas especiais ou coletor, a menstruação ainda envolve sintomas nada agradáveis, incluindo TPM, inchaço, cólicas
e outras dores no corpo. 


Absorvente com bolinhas vermelhas que representam sangue e ilustram a ideia de quem quer suspender a menstruação
shutterstock
Suspender a menstruação não é, necessariamente, algo ruim para o organismo da mulher, segundo médico

Apesar de ser um processo natural e sinal de desenvolvimento do corpo feminino, o fenômeno gera alguns desconfortos que, sinceramente, muitas mulheres não gostariam de ter. É por isso que muitas delas acabam considerando suspender a menstruação

A decisão, no entanto, vem sempre cercada de muitas dúvidas, afinal, o assunto “menstruação”  por si só já é um tabu
e tanto e a discussão sobre o tema nunca é aberta e clara. “Será que é seguro?”, “Qual é o melhor método?” e “Há risco de eu ficar infértil?” são alguns dos questionamentos que pairam sob a cabeça de quem pensa em cortar esse processo. 

O ginecologista e infertileuta da clínica Criogênesis Renato de Oliveira garante que foi-se o tempo em que a menstruação era o melhor termômetro do bom funcionamento do organismo e um sinal evidente que não ocorreu gravidez.

Ele ainda defende que “desde o momento que ocorreu uma mudança no papel da mulher na sociedade, aumenta-se o número de pacientes que desejam suspender a menstruação”.

Veja Mais:  Os cinco partos mais marcantes de 2018

Seja por simplesmente querer parar de menstruar
ou para evitar sintomas como cólicas, mudanças de humor, enxaqueca, alergias, endometriose, sangramento intenso ou irregular e até a descamação do endométrio, parede interna do útero, o fato é: bloquear o sangramento pode ser uma opção e as mulheres devem começar a falar sobre isso. 

Atualmente, a medicina conta com diversos itens para a realização dessa ação. Entre os mais utilizados estão os anticoncepcionais orais de progesterona ou combinados de estrogênios e progesterona, DIU ou implante de progesterona, injeção de progesterona de depósito, anel vaginal e adesivos contraceptivos 

“O bloqueio da menstruação não é causador de nenhuma doença e não afeta a fertilidade
da mulher, já que após a sua interrupção os ciclos menstruais se restabelecem normalmente em períodos de semanas ou meses, dependendo do método utilizado. Porém, a maioria dos métodos podem provocar algum efeito colateral, como aumento de peso e retenção de líquido”, explica a ginecologista de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler. 

Tira-dúvidas sobre como parar de menstruar


Imagem mostra um absorvente, um absorvente interno, um relógio, calendário e cartela de anticoncepcionais
shutterstock
Fazer o uso contínuo do anticoncepcional é um dos métodos mais tradicionais para suspender a menstruação

Para esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto, o ginecologista Renato de Oliveira respondeu algumas das questões mais comuns levadas ao seu consultório. Confira.

  • Todas as mulheres podem suspender a menstruação?

Sim, porém qualquer método que possua estrogênio não deve ser utilizado por mulheres com hipertensão não controlada, que tenham passado por cirurgia de grande porte com imobilização prolongada, que tenham antecedente de acidente vascular cerebral, doenças cardíacas isquêmicas, enxaquecas severas, tumores hepáticos ou hepatites agudas.

  • Quem tem mioma e/ ou endometriose pode se beneficiar com a suspensão?
Veja Mais:  Noiva se sente ‘traída’ com noivado de madrinha meses antes do seu casamento

Sim, bloquear a menstruação também pode ser tratamento para algumas doenças como mioma e/ ou endometriose. Para o mioma, por exemplo, o possível sangramento intenso pode ser controlado ao parar de menstruar.

“No caso da endometriose, que caracteriza-se pela presença de tecido endometrial implantado fora da cavidade uterina, pode cursar, para algumas pacientes durante sua menstruação, com intensas dores, diarreia e até mesmo sangue na urina. Nesta situação, a suspensão seria uma excelente alternativa para diminuir esses sintomas, porém lembrando que, essa técnica pode tornar a chance de gravidez praticamente nula”, explica Oliveira.

  • Parar de menstruar causa infertilidade?

Não, os métodos hormonais não causam infertilidade permanente. “A interrupção do método e o retorno aos ciclos menstruais sugere o retorno à fertilidade. No entanto, há outros fatores que podem associar-se à dificuldade de engravidar, como a idade, por exemplo”.

“Dessa forma, não é o fato de ter usado 10 a 15 anos de anticoncepcional, que dificulta a gravidez, mas sim o fato da paciente ter perdido esses anos de vida reprodutiva”, esclarece o especialista. 


Mulher está em um consultório médico, conversando com uma ginecologista
shutterstock
Antes de qualquer decisão, o ideal é conversar com um ginecologista para sanar qualquer dúvida que tenha ficado


  • Como parar de menstruar?

O método mais comum é o uso contínuo da pílula anticoncepcional. Neste caso, a paciente toma o medicamento, que pode ser uma combinação dos hormônios estrogênio e progesterona, ou somente a progesterona, sem interrupções.

Veja Mais:  Como sentir prazer em uma das posições sexuais mais clássicas?

Dentre os outros métodos estão: DIU liberador de levonorgestrel, opção que pode evitar a menstruação e a gravidez, sendo aconselhado mantê-lo por até cinco anos; Implante subcutâneo – um pequeno bastão flexível, mais fino que um palito de dente, é fabricado à base de progesterona e deve ser colocado sob a pele no antebraço; e a Injeção trimestral de acetato de medroxiprogesterona.   

  • Como escolher o melhor método?

A suspensão da menstruação
deve ser indicada por um especialista. “A prescrição de qualquer método deve considerar a segurança para cada paciente conforme os critérios de elegibilidade da Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, a consulta médica é fundamental para evitar os riscos da automedicação”, finaliza.

Leia também: Como a pílula anticoncepcional e do dia seguinte influenciam o ciclo menstrual?

É importante ressaltar que antes de interromper a menstruação ou tomar qualquer atitude que envolva a saúde do seu corpo, converse com um especialista para saber qual o método mais adequado para seu organismo.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
publicidade

Mulher

Não erre! Veja como escolher a bolsa certa para você

Publicado

source

Há escolhas extremamente pessoais na vida de toda mulher. E a bolsa é uma delas . O que não quer dizer que uma ajudinha não seja bem-vinda. Escolher a bolsa certa pode ser optar por diversas bolsas para ocasiões distintas ou escolher uma versátil para todas as ocasiões possíveis. Vai da mulher, da sua relação com acessórios, da rotina, etc.

É possível, no entanto, estabelecer alguns critérios para orientar essa escolha. Em primeiro lugar é preciso definir o que se espera da bolsa. Ela é apenas um utilitário ou um complemento do seu look? Há mulheres que preferem ter uma bolsa de grande qualidade para bater e outras que preferem variar diária ou semanalmente.

Leia também: Fim de ano perfeito: como listas podem te ajudar na organização nesta época

Para as primeiras, o ideal é uma  bolsa de couro em tons neutros. Para as outras, dá para apostar em  materiais sintéticos e cores e tamanhos variados.

Pequenos dilemas

É importante considerar as roupas e o ambiente na hora de decidir por uma bolsa. Se a opção for por roupas coloridas e casuais, a bolsa deve ter um tom neutro como caramelo, marrom, bronze ou preto. Se o look for mais monocromático, vale a pena apostar em cores fortes para o acessório como o vermelho, bordô ou azul escuro.

O tamanho, claro, depende muito do que a pessoa costuma carregar, mas não exclusivamente disso. É importante ter em mente que as bolsas ajudam na percepção sobre quem as usa e, portanto, uma bolsa grande para uma mulher baixa e gordinha pode não ser o ideal. Por isso, o mais recomendável é fazer o teste do espelho e, se for o caso, resistir à tentação de comprar apenas porque gostou do produto.

Veja Mais:  Horóscopo do dia: previsões para 14 de outubro de 2019

Listras , por exemplo, se ajustam bem a mulheres esguias, que podem apostar sem medo em bolsas com alças transversais . Franjas e fivelas são boas pedidas para aquelas que gostam de expressar personalidade em seus acessórios e de variar rotineiramente suas bolsas.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Bebê tem clavícula trincada durante o parto: “Ele gritava de dor”

Publicado

source

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o filho de Kimberly Fernandes, 19 anos, sofreu uma lesão na clavícula durante o parto. “Quando o peguei nos braços, percebi que ele gritava muito de dor, até achei que tivesse quebrado o braço. Então, pedi para a pediatra fazer um raio-x para saber se estava tudo bem”, relata à Crescer .

Leia também: “Amarraram meus tornozelos à mesa de parto”, diz vítima de violência obstétrica

bebê chorando após o parto arrow-options
shutterstock
Em Campo Grande, bebê tem clavícula fissurada durante o parto

Segundo a mãe, a médica afirmou que era normal o bebê chorar, pois fica dolorido quando nasce. “Insisti para fazer o exame e foi comprovado que ele teve a clavícula quebrada durante o parto”, relata.

“A enfermeira ainda me disse que isso era normal acontecer e que o osso ia ‘colar rápido’, era só eu fazer a mobilização dele em casa e levar para a fisioterapia em outro hospital. Se é normal isso acontecer eu não sei, mas, para nós que somos mães, é desesperador”, desabafa.

Kimberly diz que sua mãe sabe fazer a imobilização, pois, caso contrário, o bebê ficaria 15 dias com dor, já que ela não teve a assistência necessária. “Só conseguimos marcar atendimento em outro hospital para essa semana”.

A família será atendida no Hospital Universitário de Campo Grande nesta quarta-feira. “Não quero que isso aconteça com mais nenhuma criança. Dá muita dó. Meu filho chora muito de dor”, diz ao afirmar que denunciará o caso.

Veja Mais:  Astrologia ajuda pais a encontrarem soluções para lidar melhor com filhos

Leia também: Mãe revela truque incrível para fazer bebê parar de chorar em segundos

Este não foi o primeiro caso de bebê com a clavícula fraturada durante o parto. Também em Campo Grande , dia 2 de novembro, segundo o site Midiamax , os médicos da Maternidade Cândido Mariano utilizaram um fórceps para ajudar a saída da criança, o que teria causado a lesão.

“Não deram nenhuma justificativa. As enfermeiras ainda comentaram: ‘O bom é que o osso cola rápido’. Dá uma dó dela, ela chora o tempo todo com dores”, fala a tia da criança.

Posicionamento dos hospitais

A assessora do Hospital Santa Casa de Campo Grande afirma que Kimberly passou por um parto normal sem intercorrências nem qualquer sintoma de gerasse desconfiança da anormalidade por parte dos profissionais. “O bebê nasceu com uma fissura (trincado) na clavícula direita, não houve fratura, que foi avaliada pela equipe da ortopedia”.

Eles ainda acrescentam: “Bebês choram normalmente após o parto sobre fraturas e/ou fissuras de clavícula, embora, seja uma situação desagradável e que gera transtornos, o evento apontado é fato fortuito, bem estabelecido na literatura e com estatística relevante na prática obstétrica, não configurando, desta forma, má assistência ou ato violento. Portanto, não há qualquer evidência de erro no atendimento prestado à referida paciente e seu recém-nascido”.

Leia também: Mãe dá à luz 2 pares de gêmeos seguidos e celebra: “Família é uma em um milhão”

Veja Mais:  De R$ 1200 por date a casamento: jovem conta como suggar daddy virou marido

A Maternidade Cândido Mariano também se posicionou. Apesar da evolução normal, em dado momento, ”quando estava com dilatação total e o bebê bem encaixado no canal de parto, houve dificuldade para expulsão espontânea do mesmo, apesar de todo o esforço feito pela paciente”. A assessoria ainda diz “para evitar que o bebê entrasse em sofrimento fetal, o médico plantonista se utilizou de um fórceps de alívio, abreviando o nascimento”.

“De imediato, o bebê foi avaliado pelo pediatra de plantão que constatou uma fratura na clavícula e imediatamente já iniciou o tratamento (imobilização). Esse tipo de complicação pode ocorrer subitamente, já no período expulsivo do parto, quando os ombros não tem espaço suficiente para atravessar o canal.

E como o bebê já estava muito encaixado, não havia mais como realizar uma cesariana. Hoje, o bebê está em boas condições e será encaminhado para acompanhamento especializado até recuperação completa da fratura”.

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Mulher

Qual o signo mais buscado na web? Veja ranking e motivos para tanta curiosidade

Publicado

source

Qual é o seu signo? Se você é aquele tipo de pessoa que se preocupa com astrologia, costuma ler o horóscopo do dia  ou pesquisa sobre o seu mapa astral internet, essa pergunta pode ter relação com você. Isso porque existem uma lista de signos mais buscados na internet.

Leia também: Evolução astrológica: em qual nível do seu signo você está? Faça o teste

mulher com expressão de dúvida arrow-options
shutterstock
Segundo estudo, o signo de Touro é o mais buscado pelos brasileiros na internet, e Sagitário o menos buscado

Para descobrir qual é esse “ranking” de signos mais pesquisados, a empresa de marketing digital SEMrush mapeou os principais termos e palavras-chave que os brasileiros buscaram na internet entre janeiro de 2018 e setembro deste ano.

Os resultados do estudo indicam que, entre os doze signos, Touro foi o mais buscado, com 3,2 milhões de pesquisas – curiosamente, aqui no iG, o signo de Touro também é o mais clicado no nosso horóscopo do dia . Em seguida, Câncer teve 3 milhões de buscas na web por seu nome e Peixes ficou em terceiro lugar, com 2,1 milhões.

Virgem ficou em quarto lugar, com 2 milhões de buscas, seguido por Gêmeos, que foi buscado 1,99 milhão de vezes e ficou quase empatado com Libra, que totalizou 1,96 milhão de pesquisas.

Houve também 1,84 milhão de pesquisas online por Leão, 1,6 milhão por Áries e  Aquário ficou atrás, com 1,3 milhão. Os três signos com menor número de procura são Escorpião, com 1,2 milhão, Capricórnio, com 1 milhão, e, por último, Sagitário, que alcançou 730 mil pesquisas.

Veja Mais:  Como sentir prazer em uma das posições sexuais mais clássicas?

Outra descoberta é que termos astrológicos mais gerais, como “horóscopo”, ” signos” e “mapa astral” também estão entre os mais buscados, tendo  27 milhões, 18 milhões e 8,2 milhões de pesquisas, respectivamente. Confira todos esses resultados no infográfico abaixo: 

Leia também: Como ler mapa astral? Entenda o que os astros dizem sobre sua personalidade

Existe alguma explicação astrológica para isso?

Como é bem provável que os próprios taurinos sejam os mais interessados em saber do signo, o Delas conversou com uma astróloga Paula Bueno  para entender se existe uma razão astrológica para Touro ser o pesquisado na internet. 

Segundo ela, essa relação pode ser explicada pelas características principais dos signos: “Touro é regido por Vênus e, para os nativos deste signo,os relacionamentos são muito importantes, não só pela necessidade que eles têm de se relacionar, como de controlar seus relacionamentos.”

“Esta é uma característica comum entre os signos do elemento Terra e tanto Capricórnio como Virgem têm também essa característica de querer estar no controle”, continua a astróloga. 

A pesquisa indicou que o signo menos buscado é Sagitário. Seriamos sagitarianos os mais desencanados do zodíaco? De acordo com Paula, Sagitário é um signo do elemento Fogo, voltado para a ação e aventura e, por isso, pode não ser tão ligado em previsões. 

Paula ressalta, porém, que é importante não generalizar as características centrais do signo solar, já que nem sempre é ele que tem a maior influência sobre a personalidade de alguém. “Muitas vezes o Sol está em um signo, mas pode haver vários planetas, Lua e ascendente em outro signo. Assim, a força deste outro signo pode ser maior e a pessoa terá características diferentes”, finaliza.

Veja Mais:  Astrologia ajuda pais a encontrarem soluções para lidar melhor com filhos

Fonte: IG Delas
Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana