conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Política MT

Servidores públicos acompanham o recebimento do pacote de reformas na ALMT

Publicado

Servidores e representantes de sindicatos trabalhistas lotaram as galerias do plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (10), para acompanhar o recebimento do pacote de medidas para reequilibrar as contas do Estado entregues à Assembleia Legislativa pelo governador do Mauro Mendes. Durante a tarde, os trabalhadores participaram de audiência pública para debater o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2019.

Dentre os três projetos recebidos pelo legislativo, está a proposta que estabelece critérios para a concessão da Revisão Geral Anual (RGA). O assunto está na pauta de discussões do funcionalismo público do Poder Executivo que, desde dezembro, está com salários atrasados e teme novas perdas. “O servidor público já esta sendo bastante penalizado e, com o projeto que está sendo proposto, é o servidor quem mais será sacrificado”, afirma uma das lideranças do Fórum Sindical, o presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig), Edmundo César Leite.

“Não estamos propondo a revogação da RGA. A lei apresentada muitos anos atrás diz que pagamento do RGA é feito quando existem condições financeiras. O que estamos apresentando é uma regulamentação legal do que é essa condição financeira”, afirmou o governador Mauro Mendes em entrevista coletiva.

Mendes afirmou que existindo condição financeira, o Estado recuperando sua capacidade de honrar seus compromissos, o estado continuará pagando a RGA. “Não se trata de congelamento. É o estabelecimento de critérios para pagamento”, reforçou.

Veja Mais:  Sancionada a lei que insere “Fest Bugres” no calendário oficial de eventos de MT

Para a servidora da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Evanete Figueiredo,  o servidor publico não pode ser encarado e tratado como onerador das contas do Estado. “Ao contrário, são profissionais técnicos e capacitados que trabalham para o desenvolvimento com toda dedicação possível, considerando a situação precária de diversos órgãos”, defendeu.

Segundo Edmundo, o problema financeiro do estado não é folha de pagamento, o problema é ingerência. O Fórum defende que antes de cortar do servidor, é preciso exigir de quem pode mais e diminuir a renúncia fiscal, taxar o agronegócio e cobrar os devedores.

Outra questão levantada pelos servidores é a legislatura que vai apreciar e votar o pacote de medida. “Não concordamos que a votação fique a critério dos deputados que estão no fim do mandato”, afirma. Segundo ele, se for a atual legislatura, o debate amplo sobre os projetos, na Casa Cidadã, fica comprometido porque muitos não se reelegeram e outros já confirmaram que assumem secretarias no atual governo.

Os projetos, que já foram lidos na sessão de quinta-feir, receberam parecer favorável para dispensa de pauta e foram encaminhados para apreciação das comissões pertinentes, antes de serem votados.

Além da regulamentação da RGA, incluída da proposta de Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os projetos que compõem o pacote de medidas tratam da reforma administrativa e da reedição do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab).

Veja Mais:  Guilherme Maluf defende reativação da loteria estadual de Mato Grosso

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, garantiu que a Casa vai cumprir sua função para aprofundar as discussões sobre as propostas. “Vou estabelecer um calendário de votação, até porque existe um prazo para que medidas entrem em vigor. As secretarias estão funcionando e a reforma administrativa precisa ser regulamentada”, afirmou Botelho.

Comentários Facebook

Política MT

70 anos | Deputado apresenta Moção de Aplausos para escola Sagrado Coração de Jesus

Publicado

Foto: Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa Moção de Aplausos para a Escola Sagrado Coração de Jesus em Rondonópolis. O parlamentar explicou que a entidade de ensino comemora no próximo dia 29 de março, 70 anos de atuação ininterrupta no município, sendo a mais antiga em atividade da história de Rondonópolis.

A escola que começou com o nome de Escolas Reunidas Cândido Mariano da Silva Rondon em 1949 teve as primeiras aulas ministradas em uma casa de palha bastante rústica. A escola foi fundada pelo então Bispo Dom Wunibaldo Telleur, teve também o nome de Escola Paroquial e com o passar do tempo passou a se chamar Sagrado Coração de Jesus.

A fundação da escola deve-se a necessidade de ensino para os filhos dos primeiros pioneiros que chegaram a Rondonópolis e não tinham nenhuma opção de ensino e de formação. A unidade de educação nasceu inclusive antes da emancipação do município datada no dia 10 de dezembro de 1953.

A unidade de ensino teve durante a sua história a participação das Irmãs Franciscanas, que ajudaram a formar alunos e também professores que continuaram o legado das irmãs: Maria Romani,Maria Bona e Maria Ossemer, as primeiras professoras da escola, quando a sede ainda era na chamada casa de palha.

O Sagrado, como é conhecida a unidade de ensino, formou uma geração de rondonopolitanos que hoje atuam em diversos setores da sociedade.

Veja Mais:  Assembleia inicia cadastro da imprensa e de assessores para posse de deputados

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Deputado presta homenagem a pastor José Genésio

Publicado

Deputado prestas homenagem para pastor

Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou uma Moção de Aplausos pelos serviços prestados à sociedade mato-grossense ao pastor José Genésio da Silva,  que completou no dia 19 de março, 77 anos de idade e 24 anos em que é o pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Rondonópolis.

Thiago lembrou que o pastor tem história na evangelização no município e região, além do grande trabalho social que tem feito nos últimos anos. Ele, por exemplo, participou da criação da Rádio Shalon, e ajudou em ações importantes como na construção de 50 casas populares no residencial Ebenezer.

O pastor ainda liderou a construção do maior centro de evangelismo da região com capacidade de receber mais de 9 mil pessoas sentadas. O local ainda conta com auditórios, refeitórios, alojamentos, banheiros e salas administrativas.

José Genésio é uma das poucas personalidades que já recebeu a Comenda Senador Felinto Müller considerada a mais alta honraria que uma pessoa pode receber em Mato Grosso. A honraria foi entregue em 2017.

Ele é mato-grossense, nascido na cidade de Santo Antônio do Leverger (MT), casado com Antonieta Camargo da Silva e tem três filhas: Eude Camargo, Edineia Camargo e Edilene Camargo.

Antes de se instalar em Rondonópolis em 1995, ele passou pelas cidades de Várzea Grande, Poconé, Tangará da Serra e Jaciara

Veja Mais:  Faissal propõe Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Rio Cuiabá

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Indicações pedem obras de infraestrutura para Cuiabá e Porto Alegre do Norte

Publicado

Foto: Karen Malagoli

Três indicações foram apresentadas pelo de deputado Paulo Araújo (PP), na sessão matutina da última quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Duas indicações para Cuiabá e outra para Porto Alegre do Norte (1137 km da capital) “São demandas das áreas de infraestrutura, revitalização e pavimentação asfáltica, que visam promover maior bem estar aos moradores, da capital e do interior do Estado”, disse o parlamentar. 

Para os moradores da região do Parque Cuiabá, em Cuiabá, o parlamentar indicou ao governador Mauro Mendes e ao secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a necessidade de limpeza e revitalização dos canteiros da Rodovia Palmiro Paes de Barros. “Essa ação acarreta grande resultado para este grande bairro da capital. No fim, quem ganha com todo esse esforço é o cidadão, que a cada dia passa a ter uma cidade mais limpa, bela, e melhor para se viver”, pontuou Araújo.

Outra indicação do deputado Paulo Araújo propõe a necessidade de realizar uma operação tapa buraco emergencial no bairro residencial Altos do Parque, também n capital.  Conforme os moradores do bairro, o atendimento deste pleito é importante, pois, permitirá que os motoristas que ali transitam tenham maior segurança, além de evitar maiores danos aos seus veículos.

Para Porto Alegre do Norte, o deputado apresentou a indicação ao prefeito Daniel Rosa do Lago e ao secretário Municipal de Obras de Porto Alegre, Uiires Maciel a necessidade da pavimentação das vias urbanas.  “A pavimentação beneficiará a população para que não enfrente transtornos no seu direito de ir e vir, sofrendo com poeira nos dias secos, ou com o barro e enxurradas no período de chuvas, propiciando aos moradores uma melhor infraestrutura urbana para melhor qualidade de vida”, concluiu Paulo Araújo.

Veja Mais:  Guilherme Maluf defende reativação da loteria estadual de Mato Grosso

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana