conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Policial

Sesp supera meta de operações e ações integradas em 18%

Publicado

A Coordenadoria de Planejamento e Monitoramento (Coplam) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) superou a meta de 13 mil operações e ações integradas a serem realizadas anualmente. De janeiro a junho de 2018 já foram desenvolvidas 15.466, cerca de 18% a mais que o previsto para todo o ano. Em 2017 e 2016, este número também foi superado, com a contabilização de 20.730 e 18.079 operações e ações integradas, respectivamente.

Em 2018, até outubro, já foram elaboradas 54 ordens de operações integradas oriundas da Sesp, e 14 produzidas nas regionais, totalizando um montante parcial de 68 ordens de operações. O coordenador de Planejamento e Monitoramento da Sesp, tenente-coronel PM Jean Klebber Britto da Silva, ressaltou que o resultado é reflexo da dedicação dos integrantes de todas as forças de segurança. “Isso demonstra o empenho de todos em promover a sensação de segurança à população, o que contribuiu sistematicamente para a redução dos índices de criminalidade no estado”.

Vale ressaltar que desde 2017 a parametrização considera uma operação a cada município participante. Já no caso das ações são consideradas as atividades desempenhadas pelas forças de segurança dentro das operações, quais sejam: inopinada; asfixia; start; mandados de busca e apreensão; mandados de prisão; prisão temporária e internação cautelar; flagrante delito; Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO); e fiscalização dos bombeiros.

Entre janeiro e julho deste ano, as 54 operações integradas resultaram nas apreensões de aproximadamente 700kg de drogas, 1.699 veículos e 228 armas de fogo, além de 161 veículos recuperados e 1.923 pessoas presas. No total, houve abordagem de 50.940 veículos e 92.989 pessoas, em 5.884 ações inopinadas (bloqueio), 7.504 de asfixia (saturação), e 11.250 starts (P.E.).

Veja Mais:  Condenados suspeitos de dispararem contra policiais durante cerco policial

Com efetivo de 16.877 policiais militares, 5.160 policiais civis e 363 bombeiros militares, foram cumpridos 290 mandados de busca e apreensões; 534 mandados de prisões, internações cautelares e prisões temporárias; e efetuados 1.450 flagrantes delitos. As fiscalizações do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) ao longo deste período somaram 357 e os TCO’s foram 1.320.

O coordenador da Coplam acrescenta que, com base nos dados das atividades ordinárias das instituições de segurança realizadas de janeiro a junho de 2018, as operações integradas auxiliaram em média em 14% dos resultados obtidos. A média mensal de atividades integradas é de oito dias por mês.

Dados do ano passado

De janeiro a dezembro de 2017 foram realizadas 44 ordens de operações, para execução de atividades integradas em todo o estado, que resultaram na apreensão de 1,3 toneladas de drogas; apreensão de 2.670 veículos; recuperação de 611 veículos roubados; e 478 armas de fogo apreendidas. Para tanto, foram empregados 26.568 policiais militares, 10.591 policiais civis, 1.006 bombeiros militares, em 8.285 ações inopinadas (bloqueio), 11.446 de asfixia (saturação), e 12.886 Start (P.E.).

Neste período, houve cumprimento de 924 mandados de busca e apreensões, e 1.248 mandados de prisões, internações cautelares e prisões temporárias, além da realização de 2.120 flagrantes delitos; 1.588 TCO’s; 1.434 fiscalizações do CBM. Durante as operações, os profissionais da Segurança abordaram 181.919 pessoas e 75.852 veículos, e prenderam 3.745 pessoas.

Veja Mais:  Homem é encontrado morto com golpes de faca na manhã desta sexta-feira em Rondonópolis

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil prende autor de furto de cabeamento de telefonia em VG

Publicado

 

A Polícia Judiciária Civil prendeu o autor do furto 42 metros de cabeamento telefônico ocorrido na Avenida da Feb, no bairro da Manga, em Várzea Grande na quinta-feira (17/01). Após denúncia, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande prendeu em flagrante, Valdeir Ramos da Silva, 42 anos, conhecido por Parente.

Ao prender o suspeito, os policiais recuperam o cabeamento subtraído, do qual Valdeir já tinha derretido, convertendo em 11 quilos de cobre. Ao ser indagado acerca do furto, Valdeir confessou que escalou uma placa de sinalização de aproximadamente três metros e meio de altura e cortou o cabeamento de telefonia.

O representante da empresa OI, informou que o prejuízo sofrido pela empresa em decorrência do furto está avaliado em 10 mil reais e que além do prejuízo material, 200 unidades consumidoras da região ficaram sem telefone e internet devido ao fato.

O suspeito possui diversas passagens pela polícia pelo crime de roubo e furto. Ele também tem condenação criminal por furto e mandado de prisão por descumprimento de medidas judiciais. Além da autuação em flagrante, o suspeito teve mandado de prisão foi cumprido.

Comentários Facebook
Veja Mais:  DERF prende homem por estelionato ao aplicar o golpe da OLX em Rondonópolis
Continue lendo

Policial

Adolescente autor de roubos em Várzea Grande é apreendido pela Polícia Civil

Publicado

Um adolescente, identificado como autor de diversos roubos,  foi apreendido pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande, na noite de quinta-feira (17).

O jovem C.S.S, 17, foi detido durante diligências que apuravam um roubo ocorrido na segunda-feira (14). Na ocasião, quatro criminosos invadiram um sítio (na região do “Engordador”) e, munidos de arma de fogo, renderam os moradores, vindo a subtrair do local joias, aparelhos de Tv, notebook, celular, entre outros objetos, totalizando um prejuízo estimado em R$ 40 mil.

As investigações apontaram que o crime foi cometido por uma associação criminosa armada, que age de modo reiterado, e atua com truculência com as vítimas, em roubos realizados no município de Várzea Grande.

As investigações prosseguem pela especializada no sentido de identificar e prender os comparsas do adolescente.

O adolescente foi apreendido no bairro Vila Arthur após diligências ininterruptas desde a comunicação do crime. No momento da abordagem policial, o suspeito empreendeu fuga, com a mão na cintura, demonstrando estar armado. Mesmo cercado, o menor continuou correndo, vindo a cair ao solo e machucando o rosto.

A equipe constatou que o menor portava um simulacro de arma de fogo, tipo pistola. Em sua residência foram apreendidas diversas porções de maconha, embaladas para a comercialização, além de balança de precisão e o valor de R$ 340 em dinheiro.

O menor foi levado para atendimento médico no Pronto Socorro de Várzea Grande, onde foi realizado corretivo na face. Em seguida, ele foi conduzido à Derf VG, e autuado em atos infracionais análogos aos crimes de roubo majorado em concurso de pessoas e com o emprego de arma de fogo, associação criminosa armada, tráfico de drogas, desobediência e resistência.

Veja Mais:  DERF prende homem por estelionato ao aplicar o golpe da OLX em Rondonópolis

Além do roubo, pelo qual foi flagranteado, o adolescente infrator foi reconhecido como sendo um dos autores de uma tentativa de latrocínio, ocorrida no dia 29 de dezembro, quando 04 criminosos armados invadiram uma confraternização, renderam todos os presentes, e efetuaram um disparo de arma de fogo que atingiu de raspão a cabeça de um homem.

O adolescente também foi reconhecido como autor de um roubo majorado ocorrido a uma residência no bairro Jardim Paula I. Nessa oportunidade ele chegou a agredir fisicamente uma criança de cinco anos de idade.

As investigações visando desarticular essa associação criminosa armada prosseguem pela especializada. Também são realizados levantamentos para identificar outros roubos em que o menor possa ter participado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil busca informações de suspeitos para esclarecer homicídio em São José dos Quatro Marcos

Publicado

A Delegacia Municipal de São José dos Quatro Marcos solicita informações do paradeiro de dois homens que seriam os autores do homicídio que vitimou Valtemir Caetano Valente, alvejado por disparos de arma de fogo, no dia 09 novembro de 2016, no município.

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar motivos e circunstâncias em torno do homicídio e dentre outras informações foi apurado que a vítima, conhecida por Valtinho, foi visto pela última vez, no dia 08 novembro de 2016, na cidade de Mirassol D’Oeste MT.

Na ocasião, ele estava na companhia de ciganos comerciantes, sendo um em uma caminhonete cor branca, 4 portas, e o outro em uma pick-up, de cor vermelha. O proprietário da caminhonete, seria um indivíduo do sexo masculino, de cor branca, magro, estatura baixa, usava cavanhaque e de boa aparência, tendo, possivelmente, envolvimento com o tráfico de drogas.

A identificação dos suspeitos poderá contribuir para o deslinde do crime em apuração, uma vez que tais vendedores ambulantes não tem moradia fixa e podem estar em outras cidades. Sendo assim a Polícia Civil pede para quem tiver informações que faça contato com a Unidade Policial, através do telefone 65 3251-1322 ou no 197.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Operação integrada entre Polícia Civil, PF e PRF apreende tabletes de cocaína na BR 070
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana