conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Sétima edição do O Rio é Nosso recolhe 26 toneladas de lixo do Arareau

Publicado

Foto: Assessoria

 Munidos de luvas e sacos de lixo, os participantes do Projeto O Rio é Nosso encararam, no sábado (8), novamente o desafio de retirar os entulhos encontrados às margens e no leito do Riberão Arareau. Ao longo dos 18 trechos demarcados, os voluntários removeram 26 toneladas de detritos. Da coleta saíram mobiliários e utilidades domésticas como sofás, colchões e tábuas de passar roupas entre outros, além de eletrodomésticos como televisões e computadores, peças de carros e os mais variados resíduos.

Organizado por uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), o projeto reuniu membros de entidades do setor público e privado, além do terceiro setor.

Na sua sétima edição, O Rio é Nosso já faz parte do calendário de mobilizações envolvendo a sociedade de Rondonópolis e, segundo o secretário de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Boher, a quantidade de pessoas engajadas na causa superou as expectativas que, inicialmente, previa 650 colaboradores.

“Tivemos 850 voluntários dedicando sua manhã de sábado e oferecendo sua mão de obra e esforço para a limpeza desse rio maravilhoso. Nós só temos a agradecer a eles e, como o nome do projeto afirma, O Rio é Nosso, é de todos nós. Por isso, insistimos em dizer que todos devem se envolver nessa questão do meio ambiente. Saúde ambiental é qualidade de vida para a população e a cidade merece esse apreço”, reforça. Copetti ainda lembra que toda a sociedade pode contribuir para o O Rio é Nosso durante o ano inteiro e de uma maneira muito simples: não depositando lixo no Arareau.

Veja Mais:  Track & Field abre as portas no Rondon Plaza Shopping

Traçando um paralelo entre o volume de material coletado na primeira edição, em 2015 – que contabilizou 300 toneladas – e o deste ano, Copetti avalia que o evento tem atingido seu objetivo, que é de educar ambientalmente as pessoas para que cuidem da natureza e não descartem lixo em rios – que são locais inapropriados para isso. “Quando a quantidade retirada é cada vez menor, fica evidenciado que o cidadão está descartando menos detritos no Arareau e, assim, está mais consciente sobre a atitude correta em relação ao meio ambiente”, observa.

No entanto, ao se comparar a massa de resíduos entre o ano passado – 22 toneladas – e o atual, constata-se que houve um aumento desta vez. O secretário contextualiza, mas também, acredita que o fato é um alerta: “Por um lado tivemos mais pessoas participando do projeto e, em consequência, é possível pegar mais objetos. Porém, se ainda há o que recolher é porque alguém tem sido negligente e continua depositando o que não deve no Arareau. O ideal é termos muita gente ajudando mas, de preferência, nenhum descarte ou, pelo menos, uma porção cada vez menor de sujeira”.

Copetti também frisa que não é só o dia da coleta dos entulhos que marca a ação. Funcionando como motor para despertar a consciência ecológica e dinamizar reações práticas que beneficiem a natureza, O Rio é Nosso é um processo que começa bem antes do dia do evento. “Mais do que um ato de limpeza, propriamente dito, o projeto é um trabalho de conscientização ambiental. São 50 dias, em média, de preparação, divulgação e orientação dos colaboradores que vêm voluntariamente participar. E, mais do que isso, com esses cuidados, passamos para a população da área do entorno a ideia da importância da limpeza desses trechos”, assinala o secretário.

Veja Mais:  Semed anuncia vencedores da etapa municipal da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa

Aqueles que identificarem qualquer descarte irregular devem denunciar à Semma. Além do telefone da Pasta – 3411-5108 –, pode-se entrar em contato com a Gerência de Fiscalização da Semma – 9 9231-0174 – ou com o Disque Denúncia – 9 9234-4005.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Avenida dos Estudantes e Jacarandás serão interditadas na tarde deste sábado (21) para obras de drenagem

Publicado

Foto: Assessoria

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Rondonópolis (SETRAT) comunica aos usuários da Avenida dos Estudantes, que o trecho onde encontra com á Avenida Jacarandás, estará interditada para obras a partir da tarde deste sábado (22) com previsão para ser liberada a via na próxima terça-feira (24).

A Prefeitura de Rondonópolis segue avançando com a obra de implantação do sistema drenagem das águas pluviais na Avenida dos Estudantes, entre as ruas A-24 e Jacarandás. Aguardada há muitos anos, a obra de drenagem irá dar vazão à água das chuvas que desce com velocidade dos bairros da região e desaguam no canal que se inicia a partir da rotatória nas proximidades do Residencial Mariela. A sua conclusão deverá evitar alagamentos e erosões na via, que traziam riscos para motoristas e pedestres.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Com 12 unidades escolares em construção, mais de 2,6 mil vagas serão abertas no município
Continue lendo

Rondonópolis

Leilão anual de animais em prol da Apae acontece domingo (22) em Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

A 12ª edição do leilão de gado de corte e doações em prol da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Rondonópolis (Apae) vai acontecer no próximo domingo (22/09), no recinto da Lance Livre Leilões, a partir das 11 horas.

Toda a arrecadação do leilão será revertida para a própria Apae em sua manutenção e no atendimento de 290 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, onde é oferecido o transporte, alimentação, acompanhamento especializado, consultas médicas e alguns programas de assistências as famílias.

A diretora da Apae, Karla Paes destaca que o leilão é de fundamental importância para estes serviços possam ser continuados durante todo o ano. “Para nos mantermos nós dependemos da realização destes tipos de eventos, como o leilão de animais e o Costelão, então nós da Apae convidamos a comunidade, os pecuaristas para prestigiarem lá no dia. E também teremos outros itens além dos animais, que foram doados pelo comercio local, por que além de estar fazendo bons negócios estará colaborando com a Apae”, comentou.

Ainda segundo Karla Paes, a instituição ainda está aberta a receber mais doações de gado, e outros animais como carneiro, porcos e cães. Antes do leilão será servido aos presentes um almoço e logo a seguir começaram os lances solidários. O evento conta com a organização do Rotary Club de Rondonópolis Rondon em parceria com a empresa Lance Livre Leilões.

Veja Mais:  Avenida dos Estudantes e Jacarandás serão interditadas na tarde deste sábado (21) para obras de drenagem

A Apae é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que há mais de quatro décadas proporciona atendimento à pessoa portadora de necessidades especiais em Rondonópolis, visando inclusão social aos atendidos. A entidade fica localizada na avenida Padre Anchieta, nº 890, na Vila Aurora. Outras informações pelo telefone (66) 3422-2985.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Filme rondonopolitano Veneta estréia amanhã

Publicado

Será lançado amanhã (21) no cinema do Rondon Plaza Shopping o filme Veneta, do cineasta Joelson Santos, produzido e filmado em Rondonópolis. O filme tem um elenco principal de seis atores, todos locais, e foi produzido e filmado pela vanguardista “Rocky Fimes”, comandada pelos profissionais Clayton Rezende, Paulo Yoshihara e Willian Oliveira, têm como produtor, o escritor Hermélio Silva.

Foram cerca de dois anos até ficar pronto. Será  exibido em três sessões, a Sessão Première exclusiva para convidados às 12h00, uma Sessão Especial às 13h00, e às 13h30, com os ingressos disponíveis no local 30 minutos antes do início.

“A expectativa está muito grande, todos muito ansiosos, e é maravilhoso poder ver uma obra cinematográfica  sendo exibida no cinema, ainda mais uma cidade como a nossa que não tem um histórico positivo de incentivo a cultura. Eu espero que lançando esse  filme, a gente marque a história na cidade,  esperamos que desperte nas pessoas o desejo em  valorizar a arte, patrocinar, incentivar a quem produz, e que os munícipes sintam-se presenteados em ver Rondonópolis nas telas”, falou Joelson Santos.

SOBRE O FILME

Baseado em uma peça de teatro homônima, o filme Veneta conta a história uma mulher apaixonada que se encontra perdida em seus pensamentos e lembranças de uma dura realidade, vivendo uma trama onde caberá somente a ela descobrir o que verdadeiramente aconteceu com o seu amor.

Veja Mais:  Sindicato da Alimentação lança a 8ª edição da Campanha Panificação Solidária

Porque o homem que ela ama sumiu da sua vida? Para responder essa pergunta ela vai revirar a sua mente e isso vai levá-la a um final inesperado.

O filme conta com roteiro e direção do rondonopolitano formado em direito Joelson Santos, premiado como o melhor ator de teatro de Mato Grosso em 2002 e 2004, e já tem outros filmes na bagagem.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana