conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Teatro para bebês é atração do Sesc neste final de semana em Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

Sucesso junto ao público infantil, o espetáculo Achadouros – Teatro para bebês, concebido especialmente para crianças de 6 meses a 3 anos de idade, circulará nas cidades de Primavera do Leste, Alta Floresta e Rondonópolis no estado do Mato Grosso. Serão doze apresentações gratuitas entre os meses de maio e junho de 2019, com patrocínio da Petrobrás Distribuidora S.A.

Sob a direção de José Regino, o espetáculo traz para a cena as atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria, que convidam o público a se aventurar com elas em seu “quintal imaginário”. Num pequeno cercado de madeira, envoltas em mais de 4 mil sacolas plásticas que compõem o cenário, as atrizes conduzem os espectadores a uma arqueologia das memórias da infância e apresentam a cada um a possibilidade de escrever sua própria história. Por meio de encenação poético-teatral e da exploração da linguagem não verbal, a peça propõe uma reflexão sobre a chegada do ser humano ao mundo e sobre sua capacidade transformadora e criativa.

Livremente inspirado no livro Memórias inventadas – para crianças, do renomado poeta Manoel de Barros, Achadouros – Teatro para bebês é resultado de um trabalho autoral desenvolvido em Brasília, em agosto de 2015, num processo de criação colaborativa entre Regino, Caísa e Nara. Em cena, as descobertas acontecem dentro de um universo que é a própria metáfora da vida, com o nascimento, encontros e frustrações. Ao mesmo tempo, a dramaturgia traz à tona o mundo invisível e mágico, que extrapola a consciência cotidiana e ingressa no campo das sensações e emoções comuns à humanidade.

Veja Mais:  Secretaria de Saúde de Rondonópolis recebe resultado de exames de pacientes suspeitos de H1N1

Durante o processo de criação, os idealizadores estudaram e mergulharam no universo infantil em visitas a uma creche. O resultado desse aprendizado foi essencial para a montagem. “A primeira infância é um lugar onde o jogo poético surge de brincadeira. Nela, encontramos fecundo material para o ‘fazer artístico’, pois, nessa fase, o espanto com as coisas ‘óbvias’ da vida é evidente. As crianças estão em ‘estado de poesia’, a linguagem e o corpo estão ainda brincando na sua formação”, afirma José Regino. O diretor traz, em sua bagagem, a experiência de outros projetos teatrais para crianças da primeira infância e bebês, como Panapanã e Alma de Peixe.

Desde a sua estreia em Brasília, em agosto de 2015, a peça integrou a programação de diversos festivais brasileiros e encenou em teatros e creches do Distrito Federal e outros estados, como São Paulo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco. Foi contemplado com o Prêmio SESC do Teatro Candango 2015 como Melhor Espetáculo Infantil, além de ter recebido Menção Honrosa do 4º Prêmio CBTIJ de Teatro para Infância 2017.

Em cada sessão do espetáculo haverá uma ação de formação de plateia com o público presente, desde a entrada, apreciação do espetáculo e bate-papo com a equipe no final. Além das apresentações o projeto oferecerá, em cada cidade, a oficina Desmontagem artística ministrada pelo diretor José Regino, com o objetivo de abordar os princípios e condutas utilizados para a construção teatral dirigida à primeira infância, tendo como referência básica o processo de montagem do espetáculo. O projeto ainda prevê um intercâmbio cultural com um grupo local de cada cidade: Teatro Faces de Primavera do Leste, Teatro Experimental de Alta Floresta e Cia Art’Arteiros de Rondonópolis. Todas as atividades serão gratuitas graças ao Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

Veja Mais:  Sanear realiza serviços na Dom Pedro com a Duque de Caxias e pista fica interditada

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura é uma seleção pública que  tem como  objetivo  contemplar  projetos  de  circulação  de  espetáculos  teatrais  não  inéditos, em  parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos 15 milhões de reais. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do país, com apresentações em todos os estados.

Toda apresentação disponibilizará equipamentos e profissional de tradução simultânea em audiodescrição para 10 deficientes visuais. O trabalho de audiodescrição transforma imagens em palavras, possibilitando que cenários, figurinos, personagens e ações sejam conhecidos pelas pessoas com deficiência visual.

Ficha técnica:

Elenco: Caísa Tibúrcio e Nara Faria

Direção e Figurino: José Regino

Dramaturgia: Criação coletiva

Criação musical: Caísa Tibúrcio e Nara Faria

Cenografia: Chico Sassi

Iluminação: Marcelo Augusto

Produção Executiva: Pedro Caroca

Produção local: Ana Dorst, Ronaldo Adriano e Marcos Leque

Audiodescrição: Clarissa Barros

Designer gráfico: Jana Ferreira

Fotografia: Diego Bresani e Débora Amorim

Registro Videográfico e Edição: Fabiano Morari – Cachecol Filmes

Patrocínio: Petrobrás Distribuidora S.A.

Rondonópolis

Espetáculo Achadouros – Teatro para bebês

21, 22 e 23 de junho de 2019

Sexta às 19h, sábado às 15h e 19h e domingo às 15h

Oficina Desmontagem artística

22 de junho de 2019

Sábado das 08h às 12h

Sesc Rondonópolis

Entrada franca

Comentários Facebook

Rondonópolis

Decisão emocionante; União E.C conquista o título Mato-grossense de Futebol Sub-19

Publicado

Foto: Ilcimar Aranhas

O União Esporte Clube é o campeão Mato-grossense Sub-19. Após o empate no tempo na etapa complementar pelo placar de 1 a 1. O Colorado venceu o Cuiabá nos pênaltis por 3 a 2 e levantou o troféu da categoria.

A grande decisão ocorreu na noite deste sábado (13) no estádio Luthero Lopes.

Na primeira etapa com o Cuiabá bem melhor em campo sufocando as saídas de bola do União, o Dourado saiu na frente com gols do zagueiro Felipe Matheus.

Já na segunda etapa o União voltou a campo determinado para virar o placar, mas esbarrava sempre na forte marcação cuiabana, mas conseguiu equilibrar a partida com gol marcado por Douglas Natan. Como a primeira decisão ficou empatada pelo mesmo placar de 1 a 1, a decisão do título foi decidido nas cobranças de pênaltis.

Nas cobranças de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro do União Evandro Galinna, que defendeu 3 pênaltis e garantiu a vitória colorada por 3 a 2 e o título de Campeão Mato-grossense Sub-19.

Cuiabá e União garantiram vaga na Copa São Paulo de Futebol Juniores 2020, por chegar na final da competição. O colorado com a conquista do título, garantiu também a vaga da Copa do Brasil Sub-19/2020.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Prefeitura inicia execução de canaletas na região central
Continue lendo

Rondonópolis

Projeto de inclusão digital oferece 360 vagas gratuitas à população de Rondonópolis

Publicado

None

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o curso de operador de computador voltado para a população rondonopolitana, preferencialmente de baixa renda, que será ofertado a partir do dia 5 de agosto. Totalmente gratuito, o curso atenderá pessoas acima de 14 (quatorze) anos de idade.

Ao todo são ofertadas 360 vagas, sendo 200 na modalidade presencial e 160 à distância, por meio da parceria da Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Governo do Estado.

Com o objetivo de promover a inclusão digital, qualificação profissional e oportunidades à população, preferencialmente a de maior vulnerabilidade social, o curso de operador de computador (informática básica), ofertado por meio da parceria, visa capacitar os interessados a se tornarem aptos ao mercado de trabalho, adquirindo competências essenciais para os dias atuais em que o uso de computadores é cada vez mais presente.

“Esta é mais uma parceria que vem para reforçar o trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção de Assistência Social, para oferecer a nossa população, principalmente a de baixa renda, a oportunidade de aprender um pouco sobre como operar um computador e interagir melhor na área de informática, para ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, destacou o gerente do Departamento de Política de Trabalho da pasta, Welington Pereira.

Veja Mais:  Secretaria de Saúde de Rondonópolis recebe resultado de exames de pacientes suspeitos de H1N1

Para fazer a inscrição, ele informou que os interessados devem procurar o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) “mais próximo de sua casa” para a retirada da autorização (voucher) à realização da matrícula no Senai.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura identifica ruas por meio de parcerias

Publicado

None

Wheverton Barros – Gcom

Buscando facilitar a localização e o reconhecimento dos endereços de Rondonópolis, a Prefeitura tem feito a identificação das vias com placas indicativas. Quem passa pela região central da cidade pode ver algumas placas que já foram instaladas nos principais cruzamentos informando o nome de cada logradouro.

A instalação dos equipamentos está sendo feita por meio de parcerias com empresas privadas autorizadas pelo município que seguem o modelo oficial aprovado e indicado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (Ippur). A fabricante das placas tem direito de explorar comercialmente os espaços publicitários com o nome dos patrocinadores.

A coordenadora do Ippur, Cláudia Lugli, informou que a lei municipal número 9.323 de 2017 autoriza o poder executivo a firmar parcerias com a iniciativa privada para afixação de placas indicativas de endereçamento das vias públicas, mediante a apresentação de um documento emitido pelo setor municipal competente.

Com isso, a revitalização da região central da cidade que está recebendo revitalização asfáltica, sinalização horizontal e vertical, vai ter também a contribuição de parceiros com a instalação das placas de endereçamento das vias.

As placas estão sendo produzidas conforme a indicação do Ippur, são de fácil leitura e reflexivas, que ficam mais claras que estão expostas aos faróis dos carros. O local de colocação de cada placa é escolhido de acordo com o interesse do patrocinador, tanto no centro como nos bairros da cidade, sendo que em cada esquina só pode haver uma placa.

Veja Mais:  Retirada dos kits de participante do Circuito SEST SENAT acontece amanhã

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana