conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Política MT

Thiago Silva atende demandas de 10 municípios da região do Araguaia

Publicado

Região do Araguaia ponte improvisada- Foto: Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) aproveitou o recesso parlamentar na Assembleia Legislativa para fechar agenda com compromissos no Vale do Araguaia e levantar as demandas da região. Em uma semana o parlamentar percorreu mais de 2 mil km e visitou 10 municípios.

O legislador participou de várias reuniões com lideranças sociais, políticas, comerciantes e pequenos produtores rurais. A pautas observadas como a de mais relevância foram a pavimentação das estradas estaduais e federais, regularização fundiária e mais investimentos para saúde e educação.

O último item dominou as conversas no primeiro ponto de parada do deputado. Em Nova Xavantina, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa foi informado que a Escola Estadual Coronel Vanique espera por uma reforma há mais de 30 anos. A unidade atende 220 alunos do ensino fundamental e está com sérios problemas estruturais. “Essa escola precisa de uma reforma completa. Do teto ao chão está quase tudo comprometido. Vou acionar a Comissão de Educação e conversar com o governo pela urgência dessa obra. Vamos trabalhar também pela construção de um refeitório e uma quadra coberta”, conta Thiago Silva.

Educação também foi tema de muita discussão em Canarana.  O parlamentar ouviu muita reclamação com o governo anterior, pois a comunidade demoliu a antiga Escola Estadual 31 de Março porque o Governo havia prometido a construção de um novo prédio. Fato que nunca se concretizou. Os 650 alunos estudam em local improvisado. “A situação é preocupante. Tenho reunião agendada com a Secretaria Estadual de Educação para debater o problema. É preciso dar uma resposta para estes estudantes e toda a sociedade e iniciar a obra da nova escola”.

Veja Mais:  Projeto permite visita de animal doméstico e de estimação em hospitais

Ainda em Canarana, Thiago Silva ouviu pedido coletivo pela construção de uma ponte de concreto para ligar o município com Querência. As duas cidades aparecem no mapa da economia do Estado como fontes de alta produção na pecuária e agricultura.

Mais ao norte, precisamente a 129 km de distância, Thiago Silva também esteve em Ribeirão Cascalheira. O deputado participou de um encontro com lideranças de movimentos rurais que solicitaram apoio para perfuração de poços artesianos e a construção de uma quadra coberta. “Essa região tem centenas de famílias que vivem da agricultura familiar e precisam de mais atenção. Essa é uma bandeira que carrego desde quando era vereador e sempre procuramos ajudar o pequeno produtor. Já fizemos encaminhamentos junto ao deputado federal Carlos Bezerra e Funasa. Estarei contato constante em busca de datas e respostas”.

A preocupação em Serra Nova Dourada é com a regularização fundiária de áreas urbanas e rurais. Boa parte dos pouco mais de 1.300 moradores do município ainda não possuem documentos de posse definitiva de seus lotes. “Isso causa insegurança e implica diretamente no desenvolvimento do município que é novo e precisa de estímulos para crescer”, comenta Thiago.

O parlamentar também levantou um pedido de pavimentação da BR-158, via utilizada para escoamento da produção de soja da região e também pela viabilidade de uma nova ambulância.

Veja Mais:  Cuiabá 300 anos!

O legislador seguiu viagem pelo Vale do Araguaia até São Félix do Araguaia. No município foi recebido por autoridades locais, reuniu com pescadores da região para debater o projeto de lei cota zero, em tramitação na Assembleia Legislativa e conversou com professores da rede estadual de educação, que estiveram em greve por mais de 70 dias. “A categoria tem meu apoio irrestrito. Temos trabalhado junto ao governo para que a lei 510 seja cumprida. Acredito que com o fim da greve vamos iniciar uma nova fase do diálogo”.

O deputado também foi em Bom Jesus do Araguaia. Nas terras mais produtivas do Araguaia, Thiago Silva recebeu a missão do prefeito Roni e da Câmara de Vereadores a construção do asfalto na Br-158 e na MTs – 433/243. “Essa região precisa e muito de estradas pavimentadas para escoamento da produção. São mais de 900 famílias vivendo da agricultura familiar, precisando de infraestrutura para gerar agilidade no escoamento. A agricultura de larga escala também avança a passos largos no município, que hoje é o 36º mais produtivo de Mato Grosso. É sem dúvida uma região que merece ser olhada com mais cuidado. Com relação as MTs vamos conversar com a Sinfra e ver como está o caixa para o próximo ano. No caso da Br-158 já acionamos o deputado Carlos Bezerra e vamos conversar com toda a bancada federal e lutar pelo asfalto, que pode ser um divisor para o crescimento em toda a região”, finaliza Thiago.

Veja Mais:  Câmara Temática da AL quer debater comércio Internacional

Os municípios de Luciara e Alto da Boa Vista fecharam a agenda do deputado no Araguaia. Neste último conheceu a nova estação de captação de água e  recebeu das mãos de vereadores e autoridades locais sobre a pavimentação de ruas na cidade.

Comentários Facebook

Política MT

Governo atende pedido do Deputado Thiago Silva e professores e faz chamamento de concursados

Publicado

Foto: Assessoria

A secretária de Educação  do estado de Mato Grosso, Marioneide Klimascheski  confirmou o chamamentos de 221 professores que estavam classificados no último concurso público da educação. A confirmação foi feita em uma reunião com o deputado estadual Thiago Silva (MDB) realizada na quarta-feira (21).

O chamamento atende um pedido do parlamentar e da categoria que no mês passado apresentou esse pedido como uma das propostas para o fim da greve,  que ocorreu na semana passada. “Essa iniciativa é muito importante para a educação que necessita de novos professores, e em breve também serão  chamados os técnicos classificados”, disse o deputado.
Thiago ainda lembrou que a Seduc recomeçou em Rondonópolis as obras que estavam paradas de reforma das escolas Emanuel Pinheiro e Marechal Dutra e a construção da Escola do Maria Tereza, todas em Rondonópolis. “Estamos acompanhando a situação de todas as escolas e sempre conversando com a secretaria em busca de soluções”, disse Thiago, que também preside a comissão  de educação na Assembleia.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Botelho diz que não há constrangimento em operação do Gaeco
Continue lendo

Política MT

Assembleia Social participa de ação voltada para crianças e adolescentes aptas à adoção

Publicado

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Uma manhã festiva, voltada para crianças e adolescentes que aguardam reinserção familiar ou um novo lar. Assim poderia ser resumida a parceria firmada entre a Assembleia Social  e o Sicoob União (MT/MS) em prol do Dia de Cooperar (Dia C), organizado pela cooperativa de crédito, e concretizada no último sábado (17). O foco: atender a duas unidades da Casa da Criança Cuiabana, uma que atende a bebês e outra, a meninas adolescentes.

A campanha, promovida pelo Sicoob União, consistia em arrecadar leite em pó, fraldas – especialmente para a Casa da Criança Cuiabana I, que acolhe bebês e primeira infância – e itens de higiene bucal – distribuídos também para a segunda casa atendida – o projeto Nosso Lar, que abriga meninas de 12 a 18 anos. 

A parceria com a Assembleia Social incluiu alimentos não perecíveis e acolhimento na casa onde foram entregues os mantimentos e onde foi promovida a confraternização – o projeto Nosso Lar, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.  O evento contou com a presença de 13 das 15 meninas que lá convivem e outras quatro crianças da outra unidade, ambas geridas pela Ong Associação Cultural Cena Onze. O Sicoob proporcionou um café da manhã e distribuiu picolés e a Assembleia Social ofereceu Oficina de Chaveiros Artesanais e maquiagem às garotas vaidosas.

A Ana Paula*, uma das adolescentes do lar, ajudou a servidora da equipe da Assembleia Social, Daniela Lélia Bomtempo, na valorização da beleza externa das meninas. Pegou pincéis, batons e outros produtos e também maquiou as colegas. A adolescente, com quase 17 anos, disse que sonha em ser repórter e contou de seus sonhos para a fase adulta – quando não mais terá a estrutura da casa-lar.

Veja Mais:  Projeto Ubuntu oferece esporte e arte a 60 crianças de bairro de Cuiabá

Infelizmente, a garota não tem esperança de ser acolhida por uma nova família, já que percebeu, na prática, que são raras as adoções tardias. Mesmo assim, constrói o futuro: é aluna do Ensino Médio de manhã, estagiária em uma empresa pública à tarde e faz teatro aos finais de semana. “O teatro me ajuda na escola, no trabalho, para mim é como uma faculdade, porque a gente cresce muito com a convivência com tantas formas diferentes de pensar”.

O vice-presidente do Sicoob União MT/MS, Alexandre Bustamante, destacou que “muito mais que muito mais que a entrega de bens materiais, [o que importa] é a presença, o abraço, o carinho…”. O diretor executivo da cooperativa, José Augusto Indalécio, ressaltou que “todo dia é Dia de Cooperar” e enalteceu o empenho de todos os envolvidos na ação em Cuiabá e Várzea Grande.

Foram arrecadadas pela cooperativa 322 latas de leite em pó e 260 pacotes de fraldas descartáveis de tamanhos variados, além de escovas de dente e tubos de creme dental. A Assembleia Social repassou 100 quilos de alimentos não perecíveis recebidos como ingresso ao Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, além do atendimento de membros da equipe e parceiros.

*Sobrenome omitido para proteger a identidade da entrevistada

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Thiago Silva quer garantias de embarque e desembarque em locais acessíveis para idosos e deficientes

Publicado

Foto:: Assessoria

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa, o projeto de Lei 829/2019 que trata da garantia dos Idosos que utilizam o transporte coletivo intermunicipal, optar em qualquer horário, por um local mais seguro e acessível para embarque e desembarque, mesmo que no local indicado não haja ponto de parada regulamentado e também o projeto de Lei 819/2019 que versa sobre a mesma situação mas para atender passageiros com deficiência física.

As duas propostas pedem que as empresas do transporte coletivo intermunicipal rodoviário façam campanhas com orientações para que os motoristas cumpram a determinação contida na Lei. A empresa ainda deve colocar adesivos em local com grande visibilidade no espaço interno.
As medidas também valerão para os acompanhantes e os locais indicados para o embarque e desembarque deverão obedecer ao trajeto regular da linha. Por outro lado, as medidas proíbem, o embarque e desembarque em locais de parada e estacionamento proibidos, devidamente sinalizados, nos termos do Artigo 118, XIX, do CTB. Vale destacar que pela Lei é considerado idoso, pessoas com idade acima dos 60 anos.
Na justificativa, o deputado argumenta que a Lei  é importante, em razão do grande número de idosos que dependem de ônibus para se locomover e ainda que a população idosa no Brasil tem crescido nos últimos anos.
Fora isso, a idade pode causar limitações nas atividades ou restrição da participação social.  “Além dos obstáculos correspondentes dessa fase da vida, existem ainda comprometimentos como perdas de cognição, capacidade de decisão, de associar informações, alterações nas articulações e músculos, assim como surgimento de várias patologias que fazem dos idosos uma categoria diferenciada dos demais passageiros do transporte urbano”, destacou o parlamentar na justificativa da proposta.

Comentários Facebook
Veja Mais:  CCJR analisará 17 proposições na terça-feira (4)
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana