conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Unidades de Educação começam a receber coletores de resíduos recicláveis

Publicado

Foto: Assessoria

Incentivar a coleta seletiva e aumentar os pontos de coletas de materiais recicláveis. Esse é o objetivo do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear e Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma com a instalação de coletores em instituições de ensino e outros órgãos públicos da cidade. O Palácio da Cidadania, sede da Prefeitura, foi o primeiro local a receber o coletor e a equipe do Sanear iniciou a distribuição nas unidades de educação.

A Escolas Municipais Firmício Alves Barreto, Melchiades Figueiredo Miranda, Alfredo de Castro entre outros, estão com os seus coletores devidamente instalados e prontos para receberem os materiais recicláveis. “No ano passado fizemos inúmeras palestras nas escolas e, na oportunidade, pude conversar com cada diretor que se colocou à disposição do projeto. Neste ano, com tudo funcionando, começamos a efetivar a instalação dos coletores, a fim de facilitar a vida dos trabalhadores da coleta, bem como, instigar a comunidade a reciclar”, explicou a educadora ambiental do Sanear, Patrícia Karina Barbosa Ereio.

Ao todo, serão instalados 500 coletores e outros pontos de grande circulação de pessoas e fácil acesso também estão na lista para receber coletores, como o Horto Florestal, 18ª Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e o Arquivo Público Municipal, além de outros órgãos públicos municipais e estaduais. O responsável pela retirada dos materiais em todos os pontos é a cooperativa Nova Esperança, formada por catadores que antes atuavam no lixão, sem nenhuma condição de saúde e segurança.

Veja Mais:  Obras de recuperação da Rodovia do Peixe têm início em Rondonópolis

O gerente de educação ambiental da Semma, Higor Hoffmann, ressaltou que podem ser descartados nos coletores apenas papel, plástico e metal, desde que estejam secos. Materiais eletrônicos podem ser descartados na Semma que fica na Avenida Poguba, em frente ao Horto Florestal e também no Mesa Brasil, localizado nos fundos do Sesc.

Comentários Facebook
publicidade

Rondonópolis

Vereadores ouvem esclarecimentos do Sanear quanto ao aumento em contas de água

Publicado

Foto: Assessoria

Os vereadores ouviram na manhã de hoje (19) durante uma reunião realizada na Câmara Municipal de Rondonópolis a diretoria do Saneamento Básico de Rondonópolis – Sanear, formada pela diretora geral Terezinha Souza, responsável técnico Hermes Ávila e a responsável pela manutenção e administrativa financeira Antonieta de Almeida, para prestarem esclarecimentos quanto ao aumento em algumas contas de água dos munícipes.

As reclamações chegaram aos vereadores por meio das redes sociais, a maioria foi de moradores que tiveram os hidrômetros de suas casas trocados. De acordo com os parlamentares, em alguns aumentos chegaram a triplicar de uma conta para outra, sendo que o consumo é o mesmo.

A direção da autarquia disse que não houve aumento na tarifa de água, que o que teve foi um índice de correção inflacionária no mês de março desse ano, que é determinado por lei. Disse ainda, que essa mudança no valor pode ter sido causado por alguns fatores, entre eles a ligação de esgoto de muitos bairros que não tinham e também a troca de hidrômetros de residências que já tinham mais de dez anos de uso.

“A norma diz que os hidrômetros têm que ser trocados a cada cinco anos, e nessa troca verificamos que existia alguns com mais de 13 anos, e que não marcava o consumo do contribuinte, e ao ser colocado um hidrômetro novo ele passou a registrar de forma correta e por isso houve o aumento da fatura”, falou Terezinha Souza.

Veja Mais:  Rondonópolis é o único município de MT a ofertar van para transporte de renais crônicos

A reunião durou cerca de duas horas, e várias dúvidas e informações sobre os trabalhos da autarquia foram repassadas aos vereadores.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Semed abre matrículas para alunos transferidos nesta quinta (21)

Publicado

Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que nesta quinta-feira (21) tem início o processo de matrículas de alunos transferidos entre unidades escolares do município, das creches da Cáritas Diocesana e da creche Santa Lúcia. O período de transferências segue até a próxima terça-feira (26). Já, do dia 2 a 13 de dezembro ocorrem as matrículas para alunos novos nas 67 unidades de educação que compõem a rede municipal.

A secretária municipal de Educação, Carmen Garcia Monteiro, explica que os pais ou responsáveis devem comparecer no período das matrículas na unidade de educação onde pretendem que a criança estude munidos da certidão de nascimento e CPF da criança e da caderneta de vacinação.

A Semed já realizou o processo das rematrículas na semana passada e inicia as transferências para após contabilizar qual a atual disponibilidade de vaga em cada uma das unidades para alunos novos.

No caso específico da escola do Residencial Padre Miguel, recém-inaugurada para atender alunos da Educação Infantil – 4 e 5 anos – as matrículas serão abertas em período especial, com data a ser definida pela Semed.

Para o ano letivo de 2020, a Semed prevê ainda a inauguração de mais três novas creches, localizadas nos bairros Dom Bosco Brunier, Padre Rodolfo e Jardim das Hortências. Segundo a secretária, as três creches têm previsão para serem entregues ao município com as obras de construção finalizadas no dia 9 de fevereiro e após esta data as matrículas serão abertas.

Veja Mais:  Reginaldo cobra solução para falta de água no complexo Caic

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeito participa de sessão da Câmara para entrega de projeto de lei nº 500

Publicado

Foto: Assessoria

O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio fez questão de participar na tarde desta terça-feira (19) da sessão da Câmara Municipal onde fez a entrega do projeto de lei do Executivo nº 500/2019 para apreciação. O projeto dispõe sobre firmar um termo de colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) por interveniência da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

“O motivo desta visita é de agradecimento. Hoje está inteirando 500 projetos de lei que eu já mandei esse ano para Câmara Municipal, o máximo que um prefeito mandou foram 200. Eu acho que vamos terminar o ano com mais de 600 projetos de lei sendo encaminhados à Câmara. Em sua maioria, a Câmara aprovou os projetos, mas também rejeitou alguns, acho o mais importante essa relação democrática que existe entre os poderes constituídos que são independentes,” ressaltou Pátio.

PROJETO DE LEI

Conforme o projeto, o termo de colaboração tem por objetivo o serviço de Proteção Especial de Média Complexidade, visando a promoção e articulação das ações de defesa dos direitos, serviços ao apoio à família e a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadores de necessidades especiais.

A Apae atende cerca de 290 pessoas, por meio do projeto, o município fará a contribuição anual de R$ 28.919,81 para a entidade.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Semana do Idoso foi lançada hoje na Câmara de Vereadores
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana