conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Unidades de Saúde de Cuiabá seguem com programação do Agosto Dourado para gestantes e lactantes

Publicado

Gustavo Duarte

Seguindo o calendário do mês de conscientização da importância do aleitamento materno, as unidades básicas de saúde de Cuiabá estão intensificando as ações de orientação às gestantes, lactantes e puérperas. 

São encontros, palestras e rodas de conversas sobre a importância da amamentação e os benefícios para as mães e seus bebês, como amamentar, cuidados com os recém-nascidos e a importância dos bancos de leite.

A diretora de Atenção Básica, Mirian Naschenveng explica que a iniciativa é uma das estratégias do Programa Saúde da Criança do Ministério da Saúde, para dar maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno exclusivo, pelo menos nos seis primeiros meses de vida da criança. “O Agosto Dourado foi criado para alertar a sociedade sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças. O ato de amamentar até os primeiros seis meses de vida é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão”, destacou.

Além dessas informações que contribuem para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, algumas unidades de Saúde estão inovando nas temáticas. É o caso do Centro de Saúde do bairro Tijucal, que na última sexta-feira (09) formou parceria com os hospitais/maternidades Santa Helena e Geral e levou para mais de 100 mulheres, informações que vão desde a melhor posição para facilitar o nascimento da criança, o pós parto, e o conhecimento prévio da maternidade. 

Veja Mais:  Provas serão no próximo domingo (16) em vários locais da Capital

Segundo a enfermeira e Responsável Técnica do Santa Helena, Vanusa Cristina Pinto, que foi uma das palestrantes do evento, momentos como estes fazem com que as mães sintam-se mais acolhidas. “A gestação é o maior vínculo que mãe e filho podem estabelecer um com o outro. Mas em um momento em que todas as atenções estão voltadas para o bebê, informações simples como posições e situações que diminuem a dor na hora e após o parto e o fato de poder conhecer a maternidade a partir da trigésima semana faz com que essa mãe se sinta acolhida e protegida nesse momento tão importante”, enfatizou. 

As participantes também receberam orientações sobre o Núcleo de Planejamento Familiar da regional Sul, que fica na Policlínica do Coxipó. Momento crucial para as famílias, segundo a enfermeira chefe do Tijucal, Lucimara Magalhães. “Nossas famílias atendidas possuem em sua maioria mais de três filhos. Então quisemos proporcionar também um momento para que elas conhecessem melhor o programa que vem como uma opção para os que desejam laquear e no caso dos homens fazer vasectomia”, completou.

Dentre as unidades que darão sequência ao Agosto Dourado nesta semana, estão os Programas de Saúde da Família (PSF) dos bairros Serra Dourada e Ouro Fino e a Clinica de Saúde da Família do CPA II.

Comentários Facebook

Na Capital

Programa Siminina recebe palestras sobre violência e diversidade racial

Publicado

Davi Valle

As 16 unidades do Programa Siminina recebem periodicamente no decorrer do ano, palestras educativas. Esta semana, as meninas das unidades dos bairros Dr. Fábio e Sucuri, participaram de palestras voltadas na formação e crescimento pessoal. Temas como prevenção de violência contra criança e diversidade foram abordados e discutidos.

Um forma de fácil entendimento em formatado em vídeos, slides, dinâmica e com uma linguagem fácil e simples, totalmente adequada para a faixa etária do programa, foi assim que cerca de 30 meninas participaram das palestras.

Na unidade do bairro Dr. Fábio, a professora Carmem Cenira, abordou o tema “Vozes da infância com a diversidade”, o principal foco da palestra era mostrar para as alunas sobre a diferença racial que existe na sociedade. Ela destaca que a abordagem desta temática da diversidade, especificamente a questão racial, se torna fundamental para a mudança de posturas e atitudes tendo em vista uma sociedade mais justa e humanizada. Ao problematizar essa questão com crianças e adolescentes permite que ideias e concepções equivocadas sejam desconstruídas. “É fato que ainda vivemos em uma sociedade racista e sexista. Isso significa que a escuta e diálogo são necessários para que haja o respeito as diferenças”, observa.

De acordo com Carmem, a partir do suporte didático, o livro Cabelo Ruim? As história de três meninas aprendendo a se aceitar. Da autora Neuza Batista Pinto e possível estabelecer um debate sobre os vários temas que configuram verdadeiros dilemas como identidade, auto estima, discriminação, preconceito racial, etc. “Penso que tratar sobre essa questão, nos espaços educativos e sociais permite que nossas crianças cresçam aprendendo a respeitar o diferente e não hostilizar outras pessoas porque têm características diferentes da sua, ou uma religião diferente. Por isso a ideia de dialogar com crianças e adolescentes do Programa Siminina sobre o tema”, reforça Carmem.

Veja Mais:  Ministro confirma presença e prefeito adia a entrega da 2ª etapa do HMC para o dia 22

Já na unidade do bairro Sucuri, a professora Vânia Araújo, destacou o tema “Prevenção de violência contra criança e adolescente”, ela ressalta que essas abordagens que envolvem violência sexual, psicológica e física são, na maioria das vezes, descobertas por meio deste trabalho que é realizado em projetos e escolas.

Um dos principais temas de violência abordados durante a palestra foi de casos ligados à internet, dado o fato de que a criança e ao adolescente, muitas vezes, não fazem a ideia de quem está por trás das redes sociais. “Atualmente um grande perigo que temos que atentar as crianças é o uso da internet, na maioria das vezes por inocência e falta de orientação a criança acaba sendo assediada por meio deste meio de comunicação por isso a atenção deve ser redobrada”, observa.

A metodologia desse trabalho preventivo é realizada, em primeiro momento, com orientação desenvolvida junto às coordenadoras e monitoras do programa Siminina e, posteriormente, é levado para as salas de aula.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Prefeitura auxilia na realização de evento esportivo e cultural no Quilombo

Publicado

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá, seguindo o trabalho de fortalecimento das atividades culturais e esportivas, é parceira da edição de 2019 do Festival Subiu. O evento acontece neste domingo (13), das 13h às 22h, no Centro Esportivo João Balduino Curvo, popularmente conhecido como Ginásio do Quilombo. O espaço será palco de diversas competições esportivas e apresentações artísticas. 

Para que fosse possível a realização do festival, o Município prestou todo o auxílio necessário na preparação da estrutura. O trabalho foi promovido por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e garantiu a execução de uma série ações.

O local recebeu serviços de reparos na iluminação pública, uma ampla atuação de zeladoria, que abrangeu área completa, melhoria nas quadras poliesportivas, além da ajuda com materiais esportivos. 

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que nossa secretaria se colocasse sempre à disposição de medidas como esta. Mais uma vez estamos dando nossa contribuição para levar lazer, esporte, cultura e integração social à população. Ficamos felizes em estar sempre ao lado quem promove essas iniciativas. Essa é uma bandeira que carregamos dentro de uma gestão humanizada”, explica o secretário-adjunto de Esporte, Edilson Odilon. 

A programação do evento conta com as seguintes competições: Futsal (masculino/feminino); Basquete 3×3 (masculino/feminino); Skateboard (masculino/feminino); Patins (masculino/feminino). O público que comparecer ao festival também poderá desfrutar de apresentações como a “Tenda Hip Hop” e outras atrações musicais. 

Veja Mais:  Exposição na Praça Alencastro marca as comemorações do Dia Mundial de Defesa Animal

SERVIÇO

Assunto: Festival Subiu 2019

Local: Ginásio do Quilombo ( Rua Pres. Café Filho; Bairro Quilombo)

Horário: Das 13h às 22h

Data: 13 de outubro, domingo

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Pinheiro destaca importância dos líderes comunitários em entrega de espaços de lazer no Planalto

Publicado

Davi Valle

A comunidade do bairro Planalto esteve em festa na noite da última quinta-feira (11) com a entrega de duas novas praças revitalizadas. Os dois espaços de lazer vão beneficiar cerca de 5 mil moradores do bairro Planalto. Na solenidade de entrega, o prefeito Emanuel Pinheiro fez questão de destacar a importância das lideranças comunitárias para a melhoria da qualidade de vida e alcance das políticas públicas à população.

“Eu sou do tempo do Juvino, do Aristeu, sou do tempo de grandes lideranças comunitárias que me ajudaram desde vereador de Cuiabá, a fazer a história do movimento comunitário e a entender toda a ação em benefício das comunidades começa nos bairros, porque o povo mora nos bairros, os mais distantes. E o povo quer o bem estar, qualidade de vida mais próxima da sua família. O morador do Planalto merece tudo do bom e do melhor, assim como os do Centro merecem. É valorização do bairro, da rua, mas mais que isso, é valorização da vida”, declarou o prefeito de Cuiabá.

Paranaense de nascimento, cuiabano de coração, o homem que deu nome à praça, Ananias Faustino dos Santos foi o primeiro presidente do bairro Planalto, sendo reconhecido pela comunidade até hoje como um grande líder comunitário, lutou pela regularização fundiária do bairro e pelos direitos dos guardas municipais. Até a sua morte, aos 75 anos, se manteve envolvido nos assuntos do Planalto e suas melhorias.

Veja Mais:  Prefeito entrega nova praça pública no bairro Alvorada

“Hoje está aqui essa recompensa, essa luta. Eu tenho certeza que toda a família está agradecida pelos vereadores e pelo prefeito que lembrou do meu falecido pai. Ele lutou por várias famílias carentes e hoje podemos dizer que todos estão bem”, agradeceu Ismael César dos Santos, filho do homenageado.

Na Praça Ananias Faustino dos Santos, o Município executou um completo trabalho de revitalização em todo o espaço que, tradicionalmente, já era utilizado pela população. Fizeram parte do processo, os serviços de jardinagem e paisagismo, pintura, instalação de bancos e lixeiras, melhoria na iluminação e construção de pista de caminhada. No local, ainda foram edificados uma academia ao ar livre e um playground.

“Adentramos ao bairro há cerca de 90 dias, revitalizamos toda a praça central e por indicação dos próprios moradores, lideranças e vereadores identificamos a necessidade de revitalizar também o espaço próximo ao ponto final. Talvez o Planalto seja o único bairro de Cuiabá com duas academias, uma no entro e outra no lado mais periférico, isso tudo para que as pessoas possam ter uma maior qualidade devida, esse é o nosso objetivo principal”, pontuou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Já o segundo trabalho resultou em uma melhoria estrutural em um espaço que também recebe um grande fluxo de pessoas. Na área fixada na Rua dos Penitentes, foram realizadas ações de reparo em todo calçamento, iluminação, colocação de novos bancos, pintura, jardinagem e também a construção de um playground. O trabalho, que é executado 100% pela administração Municipal, gera economia aos cofres públicos e traz agilidade na execução dos projetos pela cidade.

Veja Mais:  Exposição na Praça Alencastro marca as comemorações do Dia Mundial de Defesa Animal

“A gente tem aí uma economia de no mínimo 50% se fosse licitado. Por isso que a gente tem um volume muito grande de obras já executadas. Nós temos dentro da Secretaria de Meio Ambiente, dois fundos: o Fundo Municipal de Meio Ambiente e o Fundo Urbanístico de Cuiabá. Então, parte do recurso para revitalizações de Cuiabá vêm destes fundos, outra parte vem dos Termos de Ajustamento de Conduta, em questão de multas ambientais, obras irregulares, que colocamos para serem aplicados em praças e parques de Cuiabá. E também temos recursos oriundos da Fonte 100”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.

O trabalho de revitalização segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, executada por meio das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Com esse projeto, a gestão municipal entregou mais de 40 praças e parques em quase três anos de gestão e tem contribuído para a democratização do acesso aos equipamentos de lazer, levando para os bairros mais afastados da região central estruturas que elevem a qualidade de vida do cidadão.

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana