conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Na Capital

Unidades de Saúde de Cuiabá seguem com programação do Agosto Dourado para gestantes e lactantes

Publicado

Gustavo Duarte

Seguindo o calendário do mês de conscientização da importância do aleitamento materno, as unidades básicas de saúde de Cuiabá estão intensificando as ações de orientação às gestantes, lactantes e puérperas. 

São encontros, palestras e rodas de conversas sobre a importância da amamentação e os benefícios para as mães e seus bebês, como amamentar, cuidados com os recém-nascidos e a importância dos bancos de leite.

A diretora de Atenção Básica, Mirian Naschenveng explica que a iniciativa é uma das estratégias do Programa Saúde da Criança do Ministério da Saúde, para dar maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno exclusivo, pelo menos nos seis primeiros meses de vida da criança. “O Agosto Dourado foi criado para alertar a sociedade sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças. O ato de amamentar até os primeiros seis meses de vida é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos e reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão”, destacou.

Além dessas informações que contribuem para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, algumas unidades de Saúde estão inovando nas temáticas. É o caso do Centro de Saúde do bairro Tijucal, que na última sexta-feira (09) formou parceria com os hospitais/maternidades Santa Helena e Geral e levou para mais de 100 mulheres, informações que vão desde a melhor posição para facilitar o nascimento da criança, o pós parto, e o conhecimento prévio da maternidade. 

Veja Mais:  Apoio da Prefeitura oportuniza Dia das Crianças para ‘garotada’ da região Norte

Segundo a enfermeira e Responsável Técnica do Santa Helena, Vanusa Cristina Pinto, que foi uma das palestrantes do evento, momentos como estes fazem com que as mães sintam-se mais acolhidas. “A gestação é o maior vínculo que mãe e filho podem estabelecer um com o outro. Mas em um momento em que todas as atenções estão voltadas para o bebê, informações simples como posições e situações que diminuem a dor na hora e após o parto e o fato de poder conhecer a maternidade a partir da trigésima semana faz com que essa mãe se sinta acolhida e protegida nesse momento tão importante”, enfatizou. 

As participantes também receberam orientações sobre o Núcleo de Planejamento Familiar da regional Sul, que fica na Policlínica do Coxipó. Momento crucial para as famílias, segundo a enfermeira chefe do Tijucal, Lucimara Magalhães. “Nossas famílias atendidas possuem em sua maioria mais de três filhos. Então quisemos proporcionar também um momento para que elas conhecessem melhor o programa que vem como uma opção para os que desejam laquear e no caso dos homens fazer vasectomia”, completou.

Dentre as unidades que darão sequência ao Agosto Dourado nesta semana, estão os Programas de Saúde da Família (PSF) dos bairros Serra Dourada e Ouro Fino e a Clinica de Saúde da Família do CPA II.

Comentários Facebook

Na Capital

Mutirão da Limpeza será realizado neste sábado (24) no bairro Poção

Publicado

Davi Valle

O Mutirão da Limpeza, realizado todos os finais de semana pela Prefeitura de Cuiabá acontece no bairro Poção, neste sábado (24). A 45ª edição do programa permanente do Município será das 7h às 11h.

Mais de 250 servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos participam da ação de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública do bairro Poção. Contando com o auxílio de vários maquinários, também será realizado o trabalho de limpeza em áreas utilizadas irregularmente para o descarte de lixo.

Os moradores ainda terão a oportunidade de fazer o descarte de materiais inservíveis, de maneira segura e dentro da lei, por meio do programa Cata-treco. A medida é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros, sejam jogados em locais inapropriados e formem bolsões de lixo. A orientação é que, antecipadamente, o cidadão faça a limpeza de seu quintal e já deixe esses materiais separados para o recolhimento.

SERVIÇO

Assunto: Programa Mutirão da Limpeza

Local: Bairro Poção

Horário: 7h às 11h

Data: 24 de agosto, sábado

Comentários Facebook
Veja Mais:  Estações Alencastro e Shopping Pantanal são consideradas boas ou ótimas por quase 90% dos usuários
Continue lendo

Na Capital

Participantes do Seminário Educação Étnico-racial defendem a Escola Inclusiva

Publicado

Jorge Pinho

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e a Interculturalidade e as Implicações Curriculares para a parte Diversificada na Perspectiva da Base Nacional foram os temas do Seminário Educação Étnico-racial – Perspectiva Inclusiva, Diversificada e Intercultural na manhã desta quinta-feira (22). O evento, uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reúne até sexta-feira (23), no Hotel Fazenda Mato Grosso, profissionais da Educação de 40 municípios do interior do Estado e da capital para discutir temas ligados aos direitos humanos e educação inclusiva.

Na noite de ontem (21), durante a abertura da formação, a secretária-adjunta, Edilene Machado, representando o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos falou sobre o evento, que tem como objetivo discutir a Educação Inclusiva como direito de todas as pessoas, com respeito a individualidade, que flexibilizem as práticas pedagógicas eliminando as barreiras, arquitetônicas, digitais, metodológicas e atitudinais.

“A escola inclusiva é aquela que discute todas as diferenças. Nós precisamos conhecer e trazer essas diferenças para as nossas unidades. Todos têm direito à Educação. Hoje em Cuiabá atendemos de zero a 14 anos e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não tem uma limitação de idade. Por isso que na nossa política educacional, a Escola Cuiabana, trabalhamos com ciclos de vida começando na primeira infância, de zero a três anos até o adulto e idoso. A importância maior dessa formação é que reconhecemos a questão étnico-racial com todas as suas etnias e diversidades. Esse seminário vem enriquecer a parte diversificada do nosso currículo, dentro da Escola Cuiabana, com a participação dos profissionais de toda a rede, consolidando essa proposta  e, acredito que os profissionais vão levar várias experiências que poderão ser implantas nos seus municípios”, disse.

Veja Mais:  Alunos da rede municipal de Cuiabá participam de aulas de campo no premiado prédio do Sebrae

No período da tarde, a palestra será ministrada pelo Prof. Me. Felix Adugoenau, que falará sobre o tema Inclusão, Diversidade e Pluralidade Cultural: novos olhares, novas práticas e narrativas indígenas.

Logo depois acontece a conferência Educação das Relações Étnico-raciais e a Formação do Professor, com o Prof. Me. Carlos Alberto Caetano, e a mesa redonda sobre Memória e Esquecimento Social no Contexto da Educação Inclusiva, com a Profª. Drª. Karen Welmer e o Prof. Me. Rogério da Silva Melo.

Participaram da solenidade de abertura do seminário, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Luiz Jorge, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município de Nova Olímpia, Debora Ferreira, o conselheiro Escolar Indígena, Filadelfio de Oliveira, do Povo Umutima, representando as instituições étnico-raciais e culturais, a presidente do Conselho Municipal dos Idosos,  Ayr Guimaraes, a diretora geral de Gestão Educacional, Mabel Strobel e a diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Zileide Lucinda dos Santos.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Na Capital

Pinheiro inaugura UBS Jockey Clube e beneficia famílias de 10 bairros da Regional Sul

Publicado

Gustavo Duarte

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na noite desta quinta-feira (22) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jockey Clube. Com investimento de R$ 859.250,14, viabilizados por meio de recursos do Ministério da Saúde e do Município, a unidade recebeu o nome de um dos ícones da ortopedia em Mato Grosso, Dr. Augusto Antônio de Carvalho, e vai beneficiar famílias de 10 bairros da Regional Sul.

Com capacidade de acolher duas Equipes de Saúde da Família (ESF) – o que corresponde a uma capacidade operacional de 10 mil atendimentos/mês, o local foi entregue totalmente climatizado, equipado com novas mobílias e ainda com salas odontológicas.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a entrega faz parte da continuidade do trabalho de humanização da Saúde, que está verdadeiramente virando a página e mudando para melhor a vida daqueles que dependem exclusivamente dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

“Essa entrega é mais uma prova de que meu compromisso em melhorar e humanizar os atendimentos em saúde nos bairros, onde se encontra 100% da população que depende exclusivamente dos serviços públicos, está sendo honrado. Já revitalizamos e entregamos 27 Programas de Saúde da Família, que são os PSFs que estavam sem reformas há décadas e, no mesmo molde de qualidade, as 500 famílias do Jockey Clube e mais 9.500 pessoas dos outros nove bairros adjacentes terão um local de qualidade, moderno e aconchegante para receberem serviços humanizados e com a atenção que a população merece para cuidar de sua saúde”, frisou Pinheiro.

Veja Mais:  Apoio da Prefeitura oportuniza Dia das Crianças para ‘garotada’ da região Norte

Marcelo Mendes Cardoso, representante da Associação de Moradores do Jockey Clube agradeceu o empenho do prefeito e do secretário municipal de saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho em trazer esse benefício para a comunidade. “Aguardamos por muitos anos a construção desta UBS, mas estávamos largados por gestões anteriores e sabíamos que este era um recurso que estava praticamente perdido. Por isso, queremos agradecer de coração a esta gestão, que vem fazendo a diferença. Essa unidade vai melhorar significativamente a vida de toda a nossa comunidade, que até então não tinha posto de saúde. E essa inovação trará, sobretudo, crescimento a uma região que há 30 anos estava à mercê de marginais”, disse.

Para a moradora do Jockey Clube, Camila Silvanério a UBS é a realização de um sonho. “Após tantos anos morando em frente a um matagal que era esconderijo de bandidos, a construção da UBS é mais que um sonho. Eu pensava inclusive em mudar da região por conta do medo. Agora essa possibilidade está descartada. Vou poder abrir minha porta e contemplar uma unidade de saúde. Quero parabenizar a gestão Emanuel Pinheiro, porque todos os outros gestores queriam fazer pista de caminhada. Estou muito feliz, é um ganho inestimável. Agora é só aguardar o comércio que virá movimentar a economia do nosso bairro após essa aquisição”, contou.

De acordo com o secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, a unidade já entra em funcionamento na próxima segunda-feira (26). “Aos moldes de um PSF, a unidade prestará todos os atendimentos inerentes da Atenção Básica com um diferencial de humanização do prefeito, que será a odontologia. Preparamos tudo e a equipe já está preparada e qualificada para iniciar os atendimentos de livre demanda à população na próxima segunda-feira, fortalecendo a virada de página na Saúde”, finalizou.

Veja Mais:  Nova proposta de 7.53% de reajuste põe fim à greve da Educação

AUTORIDADES PRESENTES

Além do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário municipal de saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, fizeram parte do dispositivo de honra os vereadores Adevair Cabral, Adilson Levante, Zidiel Coutinho, Juca do Guaraná Filho, o presidente do bairro Jockey Club, Mauro César Gonçalves, Cleiciane Tábile, enfermeira chefe da unidade, Fernando Augusto de Carvalho, irmão do homenageado com o nome na UBS, a pastora Gideonita Venância e o presidente da União Coxipoense das Associações dos Moradores de Bairros – UCAM, José Maurício Pereira. Várias outras autoridades e lideranças comunitárias da região também estiveram presentes ao evento.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana