conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

UPA e PSFs têm responsabilidades diferentes no atendimento à população

Publicado

Febre, dor de cabeça, tosse, resfriado, infartos, fraturas, acidentes, e AVCs, entre outros agravos, são problemas de saúde de intensidades diferentes e que geram impactos mais ou menos graves no organismo do indivíduo. Assim, é importante que, ao sentir o mal-estar, a pessoa saiba para onde se dirigir de modo a ser atendida da forma mais apropriada e ágil para o seu caso. Buscando facilitar a oferta do atendimento adequado à população, o sistema de saúde divide as atribuições entre Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), de acordo com a gravidade da situação.

Responsáveis por casos de média complexidade, as UPAs funcionam por 24 horas por dia durante os sete dias da semana e são destinadas a circunstâncias como acidentes e ocorrências que requerem atendimento emergencial.

Integrando a mesma rede de atendimento, mas em outra frente, estão as unidades do PSF, cuja competência são indisposições mais simples do dia a dia. Os PSFs têm como foco a promoção da saúde, a prevenção de doenças e ainda a recuperação e reabilitação de patologias mais simples de se tratar.

“A UPA é voltada para urgência e emergência. Então, quando alguém se dirige à UPA e não está enquadrado nesses casos, vai demorar a ser atendido, muitas vezes, desnecessariamente. Isso porque lá ocorre a classificação de risco em verde e azul, que não são prioridade”, explica a secretária de Saúde de Rondonópolis, Izalba de Albuquerque, referindo-se ao instrumento utilizado para identificar os pacientes de acordo com o grau de sofrimento e potencial de risco por meio de cores.

Veja Mais:  Atenção candidatos veja local para realização das provas para o Processo Seletivo da Semed de Rondonópolis

Izalba ainda ressalta as consequências desse tipo de conduta: “Esse comportamento causa tumulto na UPA, já que, se a pessoa que não é indicada como prioridade se encaminhasse a um PSF, receberia atendimento mais rapidamente. Sem falar que, muitas vezes, enquanto o médico está se dedicando a prestar atendimento em um caso mais simples chega um paciente de emergência, que precisa aguardá-lo para receber os cuidados devidos”.

Os PSFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17 horas. Há ainda três unidades que ficam abertas no terceiro turno, das 18h às 24h: PSF Cidade de Deus, PSF Vila Olinda e PSF Vila Itamaraty.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Revendedora ‘Cheff Gás’ inaugura neste sábado (25) em Rondonópolis

Publicado

A Cheff Gás inaugura neste sábado (25) em Rondonópolis, na Avenida Jacuí no Bairro Cidade Alta.

Com o objetivo de aumentar a eficiência na distribuição de botijões em Rondonópolis e atender o cliente mais rápido, a Cheff Gás chegou em Rondonópolis.

Pague no seu endereço com máquina de cartão de crédito, a empresa aceitará os cartões, Visa, Master, Rede e Elo como forma de pagamento.

A nova instalação da empresa em Rondonópolis irá gerar empregos e renda na cidade.

Para manter contato o cliente poderá ligar nos números Telefone (66)3422-7701, 9.9625-0446 ou 9.9999-1522 whats

Comentários Facebook
Veja Mais:  Centro de evangelismo da Assembleia de Deus é inaugurado em Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

Boca Sports realiza ‘Feirão de Tênis’ neste sábado (25) em Rondonópolis

Publicado

A loja Boca Sports preparou grande ofertas de qualidade e promoção para este final de semana. Neste sábado (25) será realizado o Feirão de Tênis com diversos modelos e preço especiais.

Esta é a hora de você comprar aquele tênis dos sonhos por um precinho bem em conta. Será um dia de promoção com preços especiais em tênis e muito mais. Serão mais de 300 Pares do número 34 ao 43.

Além da super promoção de tênis, o cliente será recepcionado com um delicioso café da manhã.

A Boca Sports fica localizada na Rua Arnaldo Estevão em frente a caixa econômica federal no centro de Rondonópolis. Maiores informações (66) 9.9958-7099.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Com investimento de R$70mil da Prefeitura, Liquidaqui tem recorde de lojistas participantes e grande adesão do público
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura disponibiliza local com triturador de galhos e podas de árvores

Publicado

Foto: Assessoria

Essa semana a Prefeitura de Rondonópolis começou a receber e fazer a trituração de galhos e podas de plantas. O local preparado para fazer o serviço fica nos primeiros metros da Rodovia do Peixe e está aberto de manhã e à tarde para receber esses materiais que podem ser levados pela população em geral e também por jardineiros e grandes gerados desse tipo de resíduo.

Em um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), o município passa a oferecer um local apropriado para a população fazer o descarte desses materiais. Os galhos de árvores e restos de podas de plantas estão sendo triturados e descartados de forma adequada e ambientalmente correta.

O secretário de Meio Ambiente do município, João Fernando Copetti Bohrer, comentou que com a nova máquina está sendo possível fazer o descarte ambientalmente correto desse tipo de material, além de levar eficiência na utilização dos recursos públicos disponíveis no município.

Copetti destacou que a área na Rodovia do Peixe é o único local autorizado para os jardineiros e carroceiros fazerem o descarte legalizado de galhos e podas de plantas na cidade e também que não é aceito nenhum outro tipo de material que não seja o indicado.

O ponto de coleta e trituração fica aberto de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Veja Mais:  Vereador Beto do Amendoim diz que projeto para creche está pronto

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana