conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Vereador entrega homenagens em solenidade alusiva ao aniversário de Rondonópolis

Publicado

Nessa semana, Rondonópolis completou 65 anos de emancipação política e em comemoração à data a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene para entrega de honrarias as pessoas que contribuíram e contribuem ainda hoje para o desenvolvimento do município.
O vereador Subtenente Guinancio (PSDB), entregou a Comenda Marechal Rondon ao Tenente Coronel Anderson Alves Pinto, 46 anos, que serviu no 18º GAC de 2004 a 2007 e nesse ano retornou ao município na função de Subcomandante.
Outro homenageado pelo vereador, foi o pioneiro Capitão da Reserva do Exército Edemir Martins de Souza, 84 anos, que veio para cidade em 1984 quando a cidade ainda era pouco desenvolvida e trabalhou e viveu todo esse tempo de progresso.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Programa Adote uma Praça gera frutos em Rondonópolis

Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis e Senai oferecem mais 100 vagas em três cursos de capacitação

Publicado

Foto: Assessoria

Estão abertas as inscrições para três cursos de qualificação profissional: salgadeiro, produção de brigadeiros e cupcakes e de montador de computador. Os cursos são oferecidos pela parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da secretaria municipal de Promoção e Assistência Social, e o Serviço de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai/MT). Gratuitas, as inscrições podem ser feitas na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Conjunto São José.

De acordo com a gerente de apoio do Cras do Conjunto São José, Carmen Divina Boaventura Ferreira, os cursos atendem prioritariamente os inscritos no CadÚnico, visando a capacitação profissional da população de baixa renda para o mercado de trabalho. “Por meio desta parceria com o Senai, que possibilitou a realização de vários cursos de capacitação profissional, a prefeitura de Rondonópolis está dando a muitas pessoas a chance de melhorar a renda familiar, aprender uma profissão e também criar uma expectativa de um futuro melhor”.

No total, 100 pessoas serão beneficiadas diretamente com os três cursos de qualificação, que estão previstos para aulas começarem na próxima segunda-feira (21). Os cursos de salgadeiro e montador de computador oferecem 25 vagas cada um, com carga horária de 160 horas. Já para o de produção brigadeiros e cupcakes são 50, divididas em duas turmas, sendo uma de manhã e outra no período da tarde, com cinco dias de duração.

Veja Mais:  Programa Adote uma Praça gera frutos em Rondonópolis

A gerente informa que as aulas dos cursos de salgadeiro e o de brigadeiro e cupcake serão ministradas na “unidade móvel do Senai”, uma carreta que possibilita a realização de cursos itinerantes. Sendo que o curso de salgadeiro será no Residencial Dom Osório e o de brigadeiro e cupcake, no bairro Marechal Rondon. Já o curso de montador de computador será realizado na própria sede do Cras do Conjunto São José.

Carmen frisa que não haverá custo algum para aqueles que se inscreverem. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (18), no CRAS do Conjunto São José, instalado na rua Carlos Ribeiro, sem número, ao lado da Escola Municipal CPAC, no bairro de mesmo nome da unidade, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Ela destaca que para se inscrever é preciso ter mais de 15 anos e apresentar cópia do CPF, RG e comprovante de endereço atualizado. A matrícula de menores necessitará da assinatura dos pais ou responsáveis, que também devem apresentar CPF e RG. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (66) 3422-5098 ou 98413-2034.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Agentes de combate a endemias de Rondonópolis devem receber incentivo financeiro adicional pelo 2º ano consecutivo

Publicado

Foto: Assessoria

Os agentes de combate a endemias da Prefeitura de Rondonópolis devem receber pelo segundo ano consecutivo um abono financeiro no valor de um salário mensal líquido da categoria, que é de R$ 1,3 mil. O projeto de lei que autoriza o executivo municipal a conceder o incentivo financeiro adicional, em parcela única, aos agentes foi assinado pelo prefeito Zé Carlos do Pátio, na manhã desta terça-feira (15), em seu gabinete no Palácio da Cidadania.

A assinatura do projeto pelo prefeito ocorreu durante reunião com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Combate a Endemias no Estado de Mato Grosso (Sintrace), Wilson Cutas, que estava acompanhado da representante da entidade no município, Odete Maria de Freitas. Participaram ainda da reunião os secretários municipais de Saúde e de Gestão de Pessoas, Izalba Albuquerque e Argemiro Ferreira, respectivamente, além da gerente de departamento da Saúde Coletiva, Geraldina Ribeiro.

“Agora, vamos encaminhar o projeto à Câmara, a fim de que os vereadores possam votar o mais rápido possível este incentivo financeiro aos agentes de endemias, que têm se redobrado para manter a cidade livre das doenças. Como reconhecimento a toda dedicação e esforço em prol da nossa população, vamos recompensá-los com esta gratificação”, explicou o prefeito, reconhecendo o trabalho de destaque que estes profissionais têm feito.

Os agentes de combate a endemias atuam principalmente no combate à proliferação dos mosquitos que são transmissores de doenças, como Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. “A atividade deles têm gerado resultados positivos, protegendo toda a população”, salientou Pátio. Rondonópolis nos últimos anos vem mantendo baixos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, o que mostra um trabalho eficaz dos agentes de combate de endemias.

Veja Mais:  Saúde cria novas regras para a obtenção do Cartão SUS em Rondonópolis

Condições de trabalho

Como forma de valorização do esforço desses profissionais, que possuem função de extrema relevância à manutenção da Saúde Pública, a Prefeitura tem se empenhado para fazer a regularização profissional e, também, melhorar as condições de trabalho da categoria, com a entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPIs).

O processo de regularização profissional da classe, que conta hoje com 137 agentes, abaixo do que é necessário para cobrir todas as áreas da Rondonópolis, está sendo finalizado, possibilitando assim a contratação de mais 116 agentes, por meio de processo seletivo.

“Isto mostra que os agentes atuais estão se redobrando para cobrir a cidade, segurando praticamente na mão os índices baixos de infestação do mosquito transmissor da dengue, por exemplo. Com a finalização do processo de certificação (regularização) dos que trabalham atualmente, vamos fazer o seletivo e praticamente dobrar o número de agentes de combate de endemias, cobrindo toda cidade”, destacou o prefeito.

O processo de certificação para adequação ao que exige a legislação vigente está próximo de ser concluído. Segundo o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Argemiro Ferreira, o município está praticamente com tudo pronto para realização do processo seletivo para contratação de 137 novos agentes de combate de endemias. “Estamos com tudo pronto, assim que o processo de certificação dos 116 atuais agentes for concluído, podemos lançar o edital do seletivo”.

Veja Mais:  Com abertura nesta quinta-feira 'Rodeio Beneficente' está acontecendo na Gleba Rio Vermelho em Rondonópolis

Salário extra

O projeto de lei proposto pela Prefeitura de Rondonópolis estabelece que o pagamento desse salário extra será feito em parcela única, no valor de um salário líquido da categoria, que é de R$ 1,3 mil, a todos os agentes que encontrem em pleno exercício das atividades de vigilância, prevenção e controles de doenças e promoção da saúde, mediantes ações domiciliares e comunitárias, sob responsabilidade da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Izalba Albuquerque, destacou que o pagamento do abono pelo segundo ano consecutivo pela prefeitura de Rondonópolis é importante para a valorização desses profissionais que estão diariamente trabalhando nas ruas e com a comunidade, atuando tanto na parte da promoção da saúde quanto na prevenção com o controle químico.

Satisfeitos

O presidente do Sintrace-MT, Wilson Cutas, ressaltou que ficou muito feliz com a atitude da Prefeitura de Rondonópolis em reconhecer e valorizar a categoria com o pagamento deste incentivo financeiro.

Odete Maria de Freitas, representante do sindicato no município, também comemorou a assinatura do projeto de lei que garante o benefício para categoria pelo segundo ano consecutivo. “É a valorização e o reconhecimento do nosso trabalho”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Defesa Civil do Estado realiza visita de cortesia a Rondonópolis

Publicado

Foto: Assessoria

Rondonópolis recebeu a visita da equipe da capacitação da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso que se colocou à disposição para demonstrar ao município tudo que pode usufruir da parceria com a Defesa Civil estadual e federal, conforme informações do 2º sargento do Bombeiro Militar e coordenador de prevenção e preparação, José Bruno de Souza Filho.

“A Defesa Civil é um sistema que funciona a nível estadual, federal e municipal. Aqui no estado de MT, a municipal é o elo mais frágil dessa corrente, por isso o sistema como um todo o ente federal e o ente estadual está pronto para apoiar a coordenadoria municipal no que precisar, tanto para projeto de obras preventivas, corretivas, reconstrutivas após um desastre”, relatou o coordenador.

Outro fato reforçado é a necessidade na prevenção feita por meio de capacitação da população e do coordenador Municipal para que ele possa ter uma visão mais ampla de todos os recursos disponíveis para o município para melhorar a qualidade de vida da população em uma época de eventos adversos.

O coordenador do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp) e coordenador interino da Defesa Civil, Valdemir Castilho de Araújo, agradeceu pela visita, vista por ele como essencial e muito favorável.

“Uma visita produtiva, bem-vinda e orientativa uma vez que Rondonópolis é referência para 22 municípios. Tendo uma Defesa Civil forte aqui, serve como referência para os outros municípios além de cuidar dos próprios problemas que nós temos, pois é uma cidade muito pulverizada e demanda alguns problemas nesse período crítico”, comentou Araújo.

Veja Mais:  Abrigos para ônibus, táxis e mototáxis serão objeto de licitação Rondonópolis-MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana