conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Visando incentivar a prática de exercícios e apontar novo rumo de vida, Smel oferece Mais Esporte, Mais Cidadania a alunos de Rondonópolis

Publicado


Garantir às crianças e aos adolescentes desenvolvimento de valores através da prática de esportes, ensinando-lhes não apenas equilíbrio postural, resistência e controle muscular, mas também respeito ao próximo, autocontrole, foco e persistência são alguns dos benefícios perseguidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) ao proporcionar a estudantes de sete a 17 anos a possibilidade de escolherem entre as sete modalidades do cardápio do  Projeto Mais Esporte, Mais Cidadania ofertado pela Prefeitura Municipal aquelas que lhes provoquem interesse.

Futebol de campo, handebol, vôlei de quadra e de areia, basquete, judô e futsal são as opções disponíveis distribuídas ente os 39 polos do município. Ao integrarem uma equipe, além de não ficarem sem uma atividade que os ocupe no contraturno escolar, esses alunos permanecem em ambiente seguro enquanto aprendem um esporte, já que, em casa, sozinhos enquanto os pais trabalham, estariam sem qualquer supervisão ou orientação.

Somente no ano passado, integraram os times do Mais Esporte, Mais Cidadania aproximadamente 1.200 alunos, segundo a gerente do Departamento de Esporte e Lazer da Smel, Roseane Prado. Ela frisa as vantagens de participar do programa: “A idade em que essas crianças e jovens se encontram é aquela em que elas, quando não estão na escola, ficam ociosas à procura de algo a fazer que lhes dê prazer. E é aí que o Poder Público entra ao lhes proporcionar uma atividade atrativa para que elas gostem e permaneçam”. Assim, o programa estimula não apenas aptidões físicas, mas também qualidades morais.

Veja Mais:  Vereador Fábio Cardozo vota favorável ao pagamento de incentivo aos Agentes de Combate as Endemias

Apesar do intuito do projeto ser social, propiciando a inclusão de estudantes que, de outra forma, estariam em situação de vulnerabilidade que poderia abrir caminho para a criminalidade e as drogas, o Programa Mais Esporte, Mais Cidadania, em alguns casos, acaba apontando vocações. 

Roseane lembra que, das turmas anteriores, já despontaram diversos talentos. “Dessas escolinhas municipais já saíram, inclusive, atletas de ponta que foram contratados por clubes esportivos. Mesmo tendo como objetivo o social, e não o rendimento, sempre existem aqueles que se destacam”, comenta a gerente e completa: “Na verdade, o Mais Esporte, Mais Cidadania é uma oportunidade dos participantes aprenderem mais sobre cada modalidade e, também, sobre regras, disciplina, respeito ao oponente, ajuda mútua, trabalho em grupo, além de se sociabilizarem, porque observamos que muitos começam retraídos, mas, em pouco tempo, se soltam e se integram”. Como única condição para participar do projeto, Roseane enfatiza que é preciso estar assistindo as aulas em uma escola, seja pública ou particular.

Aqueles que quiserem se inscrever podem procurar a Smel na Rua Otávio Pitaluga 20.007, La Salle II munidos de comprovante de residência e de frequência escolar, e, ainda, certidão de nascimento ou RG ou CPF. Qualquer dúvida pode ser sanada pelo telefone 3411-4327.

Fonte:

Comentários Facebook

Rondonópolis

Mais de 600 pessoas se divertiram no Baile Carnavalesco da 3ª Idade

Publicado


Mais de 600 pessoas integrantes dos Grupos de Convivência dos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade, participaram na tarde desta quinta-feira (20), do Baile Carnavalesco da 3ª idade promovido pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, nas dependências da Vila Olímpica.

Músicos da Banda Musical de Rondonópolis, animaram a festa que começou por volta das 13h e se estendeu até por volta das 17h, quando então os foliões foram transportados para casa.

Durante o Baile de Carnaval, a banda animou a festa tocando sambas e marchinhas antigas que animaram os velhos carnavais de salões; e que para muitos foliões, proporcionou uma viagem no tempo, despertando velhas reminiscências de outrora, na trilha sonora de suas juventudes.

Durante a festa, os participantes degustaram deliciosos caldos de feijão e de frango, com refrigerantes, que reanimaram as baterias e os ânimos de cada um, completando a festa.

De acordo com a secretária Iriana Aparecida Cardoso, equipes da secretaria, da própria Vila Olímpica e, dos sete CRAS da cidade trabalharam durante 15 dias organizando a festa, que foi um sucesso!

A confirmação, podia ser vista facilmente através da alegria estampada nos rostos das pessoas que se divertiram a valer durante o baile de carnaval.

Fonte:

Comentários Facebook
Veja Mais:  Vereador Fábio Cardozo vota favorável ao pagamento de incentivo aos Agentes de Combate as Endemias
Continue lendo

Rondonópolis

Saúde reforça atendimento na UPA e mantém as unidades de Terceiro Turno abertas na segunda e terça de feriado

Publicado


Em função do aumento na demanda de atendimento de casos de urgência e emergência no feriado de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, irá reforçar o serviço médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e manterá o atendimento nas cinco unidades de terceiros turnos na segunda-feira (24) e terça-feira (25).

O município conta hoje com os terceiros turnos na Policlínica Itamarati e nos Posto de Saúde da Família (PSFs) Cidade de Deus, Vila Olinda, Nossa Senhora do Amparo e Vila Rica. As cinco unidades estarão abertas na segunda e terça das 18 às 24h para atendimentos de urgência e emergência. Assim, pacientes que necessitem de atendimento médico podem procurar o terceiro turno mais próximo de casa com maior comodidade.

Os terceiros turnos funcionam normalmente de segunda a sexta-feira, das 18 às 24h, com equipe para atendimentos de urgência e emergência. Aos sábados e domingos, as urgências e emergências são atendidas exclusivamente pela UPA.

Além do reforço no atendimento por meio das unidades de terceiro turno, a coordenação da UPA irá aumentar a quantidade de médicos plantonistas como o objetivo de garantir maior rapidez no atendimento, já que o período tem aumento na demanda de casos de emergência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também dará suporte para as unidades de terceiro turno, bem como à UPA e ao Pronto Atendimento Infantil, que funciona normalmente.

Veja Mais:  Sanear realiza obra para melhorar o abastecimento no setor Monte Líbano

A coordenação do Samu explica que os pacientes dos terceiros turnos que necessitarem de transporte em casos de solicitação do médico para transferências entre unidades de saúde para casos graves, serão atendidos normalmente no feriado. Casos menos graves, mas que ainda precise de transferência são feitos pela central de ambulâncias.

Postos de saúde fechados

Na segunda e terça de Carnaval, as unidades básicas de saúde não funcionam. O atendimento médico volta ao normal na quarta-feira (26).

Fonte:

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Saúde alerta população para a prevenção contra as ISTs

Publicado


Com a chegada das festividades de um dos eventos mais populares do Brasil, o carnaval, aumenta a preocupação dos profissionais da saúde quanto à prevenção de doenças, principalmente as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nesta sexta-feira (21) a Secretaria Municipal de Saúde começa a intensificar a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Todas as unidades de saúde receberam lotes de preservativos e estão disponibilizando gratuitamente para a população. A gerente do departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Mariuva Valentin Chaves, reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar complicações futuras com a saúde e pede que as pessoas procurem as unidades e retirem seus preservativos.

Para a campanha durante o carnaval a Saúde também vai disponibilizar os preservativos para retirada em postos de combustíveis, casas noturnas, casas de shows, espaços onde serão realizados eventos alusivos à festividade e também em associações de moradores.

A ação intensificada neste período tem o foco voltado para a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis por meio de relação sexual sem uso de preservativo ou de outras formas de contato. “Queremos que a população curta o carnaval com consciência, segurança e tranquilidade para evitar preocupações depois da folia”, comenta.

Apesar da concentração de esforços para orientação e conscientização da população o número de pessoas infectadas pelo HIV tem aumentado. Em Rondonópolis, no ano passado foram 160 homens e 61 mulheres, sendo que em 2018 foram registrados 141 homens e 42 mulheres, de acordo com dados do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Veja Mais:  Em Brasília Força tarefa busca destravar certidões, cobra reforma e peritos para o INSS

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde em Mato Grosso, entre os anos de 2011 a 2019, foram notificados 3.376 casos de HIV em adultos o que continua sendo um grande desafio para a saúde pública. Em caso de suspeito de contagio é fundamental buscar um diagnóstico precoce para que sejam tomadas as devidas ações de adesão, tratamento e acompanhamento.

Fonte:

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana