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Mato Grosso

Workshop mostra importância da tecnologia na preservação de documentos

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A Secretaria de Estado de Gestão, por meio da Superintendência de Arquivo Público, realizou nesta quarta-feira (05.12) a segunda edição do Workshop “Boas Práticas na Gestão de Documentos nos Órgãos e Entidades do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso”. O evento reuniu servidores de diversos órgãos para troca de informações sobre as boas práticas desenvolvidas, os desafios e o planejamento de ações para o próximo ano.

Foram apresentados resultados positivos das secretarias de Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente (Sema), Direitos Humanos (Sejudh), Segurança (Sesp) e Casa Militar, além de palestras sobre a importância da informação para a gestão de documentos e a experiência do Ensino a Distância (EaD) no Executivo.

Segundo a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, o evento mostra a importância da tecnologia na gestão de documentos. Na ocasião foi lançado o curso de Gestão de Documentos em EaD, que será promovido em 2019 em parceria com a Superintendência da Escola de Governo. A intenção é ampliar a capacitação de servidores que ocorre atualmente de forma presencial atingindo servidores do interior do Estado.

Outro projeto importante apresentado no evento foi o “Sigadoc”, que será implantado para tornar os processos dentro do governo inteiramente eletrônicos. O projeto é uma parceria do Arquivo com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). Inicialmente, serão exclusivamente digitalizados, os processos de férias dos servidores.

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“Esse é o momento de encontro onde as secretarias podem mostrar as práticas que desenvolveram dentro das secretarias com a orientação do Arquivo como órgão central. Nós capacitamos, tiramos dúvidas, atendemos, e esse é o momento de mostrar efetividade dessas ações. Sem o trabalho conjunto a gestão de documentos não avançaria”, comenta a superintendente sobre o trabalho apresentado.

A superintendente lembra que os arquivos e documentos representam informações valiosas sobre o Estado, e devem ser manuseados e armazenados corretamente para garantir a sua preservação histórica.

Uma das participantes do evento, a servidora da Casa Militar, Maria Luísa Ratacaso, apresentou os avanços na gestão de documentos alcançados no último ano. Ela elogiou a troca de experiências com outros órgãos, que só foi possível graças ao encontro.

“Fizemos um curso, nos aperfeiçoamos e levamos esse conhecimento para trabalhar internamente mostrando aos colegas como deve funcionar o sistema, o passo a passo do início ao fim do processo”, conta sobre a gestão implementada.

Indicadores

A servidora do Arquivo Público, Lucineide Alves Ferreira, apresentou os avanços na gestão de documentos pela visão do órgão central. Ela conta que um dos indicadores monitorados é o Índice de Implementação da Política de Gestão de Documentos, que chegou a 67% em todo o poder Executivo.

Este índice é medido por meio de parâmetros, servidores capacitados, eliminações corretas de documentos conforme legislação, arquivos setoriais criados, entre outros.

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Com a implantação do Business Intelligence (BI), em conjunto com a secretaria de Planejamento e o MTI, em 2016, atualmente é medida a taxa de congestionamento de documentos. Mesmo com o aumento de entrada de processos, esta taxa mostra que mais de 70% das demandas estão sendo atendidas.

 “São indicadores que usamos para acompanhar como as demandas são atendidas. Quando há um protocolo significa que existe uma demanda, e quando esse protocolo é concluído, significa que a ação foi realizada”, explica.

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Mato Grosso

Safra 2018/19: tráfego de veículos pesados na BR-163 cresce 13,4%

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Rota do Oeste faz o monitoramento do fluxo durante o período de escoamento

Foto: Assessoria

O início do período da safra 2018/19 foi marcado pelo aumento de 13,4% no tráfego de caminhões e carretas na BR-163, em Mato Grosso. O índice de janeiro é maior que a média nacional entre as rodovias concedidas, que chegou a 1,8%, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Principal via de escoamento de grãos do país, a BR-163 deve receber um número ainda maior de veículos pesados.

Conforme estudo da Concessionária Rota do Oeste, em janeiro, a alta no volume de exportações no trecho concessionado da BR-163 foi de 8%. Na semana passada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou levantamento que apontava um crescimento de 2,3% na produção de grãos para esta safra. São esperadas para o período, mais de 234 milhões de toneladas de produtos.

O gerente de Operações, Wilson Ferreira, destaca que o movimento no tráfego de veículos pesados deve ser intensificado nos meses de fevereiro e março, podendo chegar a uma alta de até 20%.  Por este motivo, ele reforça a importância dos motoristas ao limite de velocidade na rodovia, respeito às leis de trânsito e a revisão dos veículos.

“Estamos no começo da safra e o movimento de veículos pesados já vem crescendo. É um período que requer muita atenção e cuidado dos motoristas, principalmente, nos trechos de maior fluxo”, pontua Ferreira.

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Um dos pontos de tráfego intenso é a região sul da BR-163, em Rondonópolis, que registrou o maior volume de veículos em janeiro. Ao todo, passaram pelo trecho cerca de 190 mil caminhões e carretas.

Ação – Durante a época de escoamento na BR-163, a Rota do Oeste, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), promove a campanha Safra Segura, que visa a segurança de caminhoneiros na rodovia neste período. Em 2019, o tema é “A carga mais valiosa é a vida” e destaca  descuidos de motoristas que podem ser fatais. A Concessionária alerta, principalmente, aos caminhoneiros a ações que possam tirar sua atenção na direção do veículo. O objetivo da campanha é reduzir o número de acidentes envolvendo caminhões e carretas na época da safra.

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Mato Grosso

Servidores participam da 1ª Ação de Integração após mudança em estrutura

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Servidores que compõem a nova estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) participaram esta semana da primeira atividade de integração, após a junção da pasta com a extinta Secretaria de Estado das Cidades (Secid).

A ação foi coordenada pelo Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho e abre oficialmente a programação da Coordenadoria de Gestão de Pessoas. O evento reuniu 101 pessoas, entre efetivos e comissionados, e ocorreu no auditório do antigo prédio da Secretaria de Infraestrutura.

Conforme a psicóloga da Sinfra Soyanne Almeida Santana, integrante do comitê, a “1ª Integração” teve como objetivo dar boas-vindas aos novos servidores e também àqueles que estão se adequando a diferentes cargos implantados após a união entre a Sinfra e a Secid.

“Essa foi a primeira ação do psicossocial visando promover a integração dos servidores. Nesse evento nós abordamos assuntos diversos, como ética no trabalho, postura profissional dentro do órgão público e a questão do relacionamento interpessoal”, explicou.

A assiduidade e do controle do ponto também fizeram parte dos temas debatidos durante a atividade, abordando ainda pontos como a entrega de atestados e licenças. “Esse foi um momento extremamente rico, os servidores da antiga Secid (que não tinham na programação esse tipo de atividade) foram muito receptivos. Falamos um pouco da dificuldade que as pessoas têm de mudar, os conflitos, os impactos dessa fase, enfatizando que aos poucos vai ocorrendo a adaptação”, pontuou Soyanne Santana.

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Os integrantes do Comitê de Saúde e Segurança no Trabalha abordaram ainda as reponsabilidades dos servidores públicos frente às suas funções e aos trâmites burocráticos, bem como sua autonomia, pontuando a necessidade da manutenção do respeito mútuo nas relações interpessoais de trabalho.

A psicóloga acrescentou que a Ação de Integração e Desenvolvimento do Servidor faz parte de uma política voltada aos servidores implantada na Sinfra em 2015 pela Gestão de Pessoas. Essas atividades já fazem parte do cotidiano de trabalho na secretaria e agora terão continuidade.

A programação e o cronograma de 2019 estão sendo elaborados e serão informados aos profissionais via sistema de intranet, o qual está em fase de implantação pela coordenadoria de Tecnologia de Informação. “Assim que migrarem os e-mails da Secid para Sinfra vamos informar toda nossa programação”, afirmou ela.

O Comitê de Saúde e Segurança no Trabalho foi instituído pela portaria n°010/2019 publicada no Diário Oficial do Estado, que circulou no início de fevereiro deste ano.

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Bope comemora 31 anos com entrega de medalha de reconhecimento

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Nesta quinta-feira (21.02), às 18h, ocorre a solenidade alusiva ao 31º aniversário de criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), unidade da Polícia Militar de Mato Grosso.

No quartel da ‘Tropa de Elite’, na Avenida historiador Rubens de Mendonça(do CPA), em Cuiabá, autoridades civis e militares que contribuíram com as ações do Bope serão agraciadas com a medalha ‘Mérito de Operações Policiais Especiais’.

Criada pelo Decreto Estadual 429/2016, essa medalha é o reconhecimento da Polícia Militar àqueles que, de maneira direta ou indireta, trabalharam e demonstraram empenho, esforço e zelo pela causa das operações especiais.

Entre os homenageados deste ano estão o governador do Estado, Mauro Mendes, e o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho. O evento ainda terá desfile militar com a tropa do Bope.

Como parte da programação, o Batalhão Especial inaugurou semana passada um novo tatame do projeto ‘Judô Bope’ e agora está recebendo crianças com idade entre 4 e 8 anos. Esse projeto já existe há 9 anos e atende 350 crianças, jovens e adultos. Também promoveu, no domingo (17), a 4ª Corrida do Bope, que reuniu 3 mil atletas.

Batalhão Especial

Criado em fevereiro de 1988, o Bope tem como referência a atuação no combate e repressão aos crimes de maior potencial ofensivo – roubo a bancos, tráfico de drogas, assaltos com reféns, e ações com uso de artefato explosivo, entre outros. É uma das unidades que compõem o Comando de Policiamento Especializado (Cesp), da Polícia Militar.

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Fonte: GOV MT
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