Rondonópolis

Ações da Semana Nacional do Trânsito este ano serão no formato digital

Publicado


.

Inicia nesta sexta-feira (18) e segue até o próximo dia 25, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), mudou a abordagem das ações que costumeiramente são realizadas no município durante a Semana Nacional de Trânsito.

Ao invés de realizar palestras educativas, teatros de fantoches, blitze educativas com a distribuição de panfletos em diversos pontos da cidade, a semana ocorrerá no formato digital. “Serão divulgados vídeos de orientação no site da prefeitura de Rondonópolis, como, por exemplo, a maneira correta de atravessar a faixa de pedestre”, destaca a agente Maria Izabel Cruvinel Martins, que é a responsável pelo núcleo de educação para o trânsito da Setrat.

Os vídeos educativos que serão divulgados fazem parte da campanha voltada para a proteção da vida no trânsito que foi desenvolvido pelo Sistema Nacional de Trânsito, juntamente com Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Por causa dos cuidados sanitários necessários para o enfrentamento do novo coronavírus, como o distanciamento social, não iremos realizar este ano as ações especiais que todos anos acontecem no mês de setembro. Mas, não podemos deixar passar batida a data que foi criada para chamar atenção dos motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres para os cuidados necessários para termos um trânsito mais seguro. Então, iremos usar o site da prefeitura para divulgar estes vídeos educativos voltados para a proteção da vida no trânsito”, disse a agente Maria Izabel, observando que a Setrat realiza ao longo do ano várias outras ações de conscientização.

Veja Mais:  "Eles batem, e nós apresentamos propostas", rebate Zé do Pátio em resposta aos ataques de adversários

Década de ações

A realização da SNT 2020 coincide com o fim da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. 

Em 2020, a campanha brasileira tem foco na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. 

“Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito.

Rondonópolis

“Investir na saúde pública é cuidar da vida das pessoas” diz Luizão

Publicado

Olhar pela Saúde não é promessa, é compromisso. É respeito à vida das pessoas.

Foto: Assessoria

Luizão, candidato a prefeito de Rondonópolis, fala de seu compromisso em investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), que atenda a carência na qualidade e falta de prioridade que a população vem sofrendo. “Nós não podemos aceitar o descaso que vem acontecendo no SUS, principalmente agora na pandemia. É desumano fazer o que está sendo feito com a população. Liberar exames médicos faltando um mês para eleição, não é olhar para quem mais precisa, é fazer politicagem.”, afirma Luizão.

Sobre ter um olhar diferente para Saúde Pública, o candidato fala que se eleito, o Hospital de Câncer irá funcionar em seu pleito e grande parte dos tratamentos de Quimioterapia e Radioterapia será atendida na cidade, hoje Rondonópolis não conta com o atendimento em Radioterapia “Os tratamentos que tiverem que ser realizados em Barretos, eu assumo o compromisso de ter um ônibus para o transporte dos pacientes, como também a casa de apoio com assistência da prefeitura” pondera, Luizão.

Foto: Assessoria

O candidato esclarece que a vulnerabilidade da doença é algo que merece uma atenção especial. Ao identificar o tumor em seu estágio inicial, além de gerar economia durante o tratamento, também aumenta as chances de salvar vidas.

Veja Mais:  Nilson Avelino destaca necessidade de projetos sociais em Rondonópolis
Continue lendo

Rondonópolis

“Eles batem, e nós apresentamos propostas”, rebate Zé do Pátio em resposta aos ataques de adversários

Publicado

Prefeito e candidato à vice participaram de mobilização na Praça dos Carreiros, no fim da tarde deste domingo (18.10). Pátio e Aylon reforçam compromisso em tornar Rondonópolis referência nacional.

Foto: Assessoria

“Eles batem, e nós apresentamos propostas. Eles atiram, e nós damos flores. Eles falam mal da gente, e nós falamos bem da cidade. Porque nós queremos a cidade maior”. Estas foram as palavras do prefeito de Rondonópolis (212 Km de Cuiabá) e candidato à reeleição, José Carlos do Pátio (SD), durante o evento de mobilização, na Praça dos Carreiros, no fim da tarde deste domingo (18.10).
Ao lado do companheiro de chapa, o candidato à vice Aylon Arruda (PSD), o atual gestor do Palácio da Cidadania se emocionou ao falar das dificuldades de campanha. Em discurso à militância, eleitores e cidadãos que passavam pelo local, Pátio pediu serenidade e determinação à coligação, para que todos sigam firmes e unidos até o dia 15 de novembro.
“Eleição é algo muito difícil, porque você ganha e perde no mesmo dia. E mais do que nunca, precisamos de humildade e de Deus no nosso coração, para que possamos no dia da eleição chegarmos unidos em torno do melhor para Rondonópolis, que é Zé do Pátio e Aylon Arruda”, disse emocionado.
Pátio e Aylon Arruda fazem parte da coligação ‘Rondonópolis, nos Trilhos do Desenvolvimento Econômico e Social’. A chapa é formada pelos partidos Solidariedade, PSD, PCdoB, Rede, PV, PP e PTB.
Mobilização
Alvo de ataques constantes por parte dos adversários políticos, o prefeito e candidato à reeleição mostrou determinação em continuar com o projeto de crescimento da cidade. Rodeado de apoiadores e candidatos à vereadores da chapa, o atual gestor reforçou a mobilização dos presentes e, acima de tudo, o compromisso com Rondonópolis.
“Os adversários não vão aceitar o que está acontecendo até o dia da eleição. Eles vão vir tentar detonar a gente, mas não vamos responder a eles no mesmo tom. A resposta à eles será em cima de propostas, apresentar propostas para o nosso povo”, disse Pátio.
O candidato à vice, o empresário Aylon Arruda, tonificou o discurso do prefeito e criticou a falta de compromisso com a população das chapas opositoras. Reforçou o apoio à Pátio e reafirmou a satisfação de estar ao lado dele neste pleito eleitoral.
“Todos os dias eles procuram forma de nos desgastar politicamente a imagem do José Carlos e a minha imagem. Só que isso não adianta, porque Deus colocou a mão em cima dele e eu não duvido de Deus. E é como falam, ele é igual massa de pão, quanto mais bate mais cresce. Não adianta bater. Se quer ganhar, venha com propostas”, destacou o vice.
Após discurso, os candidatos ao pleito pela representação do Palácio da Cidadania seguiram com a carreata pelas ruas de Rondonópolis. Passaram pelas principais vias centrais da cidade e chamaram a população para conhecer as propostas da chapa, que visa continuar o projeto de tornar o município referência nacional.

Veja Mais:  Caso seja reeleito, Zé do Pátio quer criar autarquia do transporte coletivo
Continue lendo

Rondonópolis

Associação de Skate reclama da falta de apoio e diz que esporte pode contribuir para economia e inclusão social

Publicado

Foto: Assessoria

Os skatistas de Rondonópolis precisam de mais apoio do Poder Público. Esta foi a principal conclusão da reunião realizada neste domingo (18) entre integrantes da Associação Rondonopolitana de Skate (ARS) e o candidato, Ibrahim Zaher (PSB), que disputa como vice-prefeito na chapa liderada por Thiago Muniz (DEM). Eles conversaram sobre a estrutura disponível e os potenciais do Skate – que é um esporte olímpico e tem muitos praticantes principalmente entre os jovens.

A conversa começou no Parque das Águas, principal ponto de encontro dos skatistas de Rondonópolis. O espaço construído durante a gestão do ex-prefeito Percival Muniz tem a principal pista para a prática do esporte, mas precisa de manutenção. O papo, muito animado, acabou sendo interrompido pela chuva e foi concluído na sede do comitê central do Democratas, que fica próxima ao Parque das Águas.

“Recebemos muitas ideias boas. O skate, assim como outros esportes, pode ajudar na formação dos nossos jovens e promover inclusão social. Há um potencial enorme. Se tivermos um calendário de competições, por exemplo, podemos atrair muita gente de fora. Isso ajuda a aquecer a economia e cria oportunidades para que nossos jovens se destaquem de forma saudável”, disse Ibrahim.

O presidente da ARS, Rodrigo Dondé Castro, ressaltou que o Skate já reúne muitos praticantes e pode ter resultados ainda melhores se houver apoio municipal. “O skate é uma realidade no Brasil e no mundo. Além de ter grande potencial socioeconômico, o esporte também motiva as crianças a serem cidadãos de bem no futuro. A realidade é que nós tentamos o apoio dos líderes do município, mas os projetos não andam. Ficamos apenas nas promessas sem concretizar nada”, Lamentou.

Veja Mais:  Associação de Skate reclama da falta de apoio e diz que esporte pode contribuir para economia e inclusão social

Ibrahim criticou a falta de visão da gestão atual. Para ele o município erra ao não oferecer políticas de esporte e lazer e ao recusar o diálogo com a juventude. “Nós queremos que Rondonópolis volte a ser uma cidade alegre e feliz. Queremos principalmente que o jovem volte a confiar que a política é capaz de fazer transformações. Eu e o Thiago representamos a juventude e vamos trabalhar juntos para garantir mais opções de lazer, cultura e esporte para todos”, finalizou.

A coligação “Unir para Crescer” é composta pelos seguintes partidos MDB, PSB, PDT, PSC e Democratas.

Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana