Mato Grosso

Ações do programa Evasão Zero, Gestão 10 promovem a melhoria na educação pública

Publicado


Com o objetivo de melhorar os indicadores de aprendizagem, e incentivar que os alunos do ensino médio concluam os estudos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) começou a implantar neste ano as ações do plano Evasão Zero, Gestão 10.

O objetivo é tornar o ambiente escolar mais atrativo para que os estudantes sigam o seu processo de formação rumo ao ensino profissional e superior. Outro objetivo é melhorar o conhecimento dos alunos e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ibeb), cuja média estadual é de 5,6 para os anos finais do ensino fundamental e 3,4 no nível médio.

“Nosso projeto Evasão Zero, Gestão 10 visa melhorar a aprendizagem dos alunos. Nosso planejamento está baseado em evidências, diálogo com os profissionais da educação e, principalmente, com os alunos e professores, para execução dos trabalhos voltados para a área pedagógica”, afirma o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

O plano está dividido nos eixos pedagógico e operacional, cada um com dez elementos de atuação. “A partir de janeiro de 2021, teremos mais mudanças e uma série de investimentos na infraestrutura das escolas. A Seduc está trabalhando para remodelar o ensino, os investimentos vão garantir material didático de excelência aos alunos e chromebooks – computadores portáteis especifico para a educação”, destacou o secretário de educação.

O processo licitatório para a aquisição do material e das ferramentas tecnológicas já está em andamento para garantir que os alunos tenham acesso aos novos materiais no início do ano letivo de 2021.

Veja Mais:  Perito Criminal realiza reuniões para promover prevenção a acidentes de trânsito

Projeto em Execução

Uma das ações do projeto que já está sendo executada para combater a evasão escolar é o Pré-Enem Digital Gold. O projeto prepara estudantes da rede estadual de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020.

São ofertadas aulas presenciais em quatro polos; Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Para expedir e alcançar o maior número de alunos, uma parceria entre a Seduc e a TV Assembleia transmite ao vivo às aulas pelo canal 30.1. Além disso, o conteúdo pode ser assistido pela página do Facebook e no canal do Youtube.

Atuação pedagógica e operacional

O programa prevê como ações pedagógicas a montagem do protocolo para volta às aulas, aplicação de programa sócio emocional, o incentivo ao protagonismo juvenil, o envio de mensagens por SMS aos pais para fomentar a proximidade das escolas e o novo sistema estruturado de ensino, Sistema de Avaliação Permanente, Sistema de Proficiência em Português e Matemática.

Na área operacional serão trabalhadas a reorganização Seduc e portal respective, otimização de escolas, diretores indicados por processo seletivo, ambiência digna/manutenção em toda a rede, escala nas compras da alimentação escolar e em serviços como apoios, Sistema de Matrículas/Diminuição de fraudes/turmas, revisão das normativas de matrículas, promoção e reprovação, municipalização dos anos iniciais do EF, aprofundar regime de colaboração com municípios, revisão e otimização do quadro de pessoal, mantendo efetivos e diminuindo PSS.

Veja Mais:  Sexta-feira (22): Mato Grosso registra 206.761 casos e 4.930 óbitos por Covid-19
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Cuiabá Esporte Clube representará Mato Grosso na série A do Brasileirão

Publicado


O Cuiabá Esporte Clube vai representar Mato Grosso na Série A do Campeonato Brasileiro de 2021. Com 61 pontos e o 3º lugar na tabela da Série B, a equipe garantiu a classificação antes mesmo de subir no gramado na Arena Pantanal, graças ao empate do 5º colocado, CSA-AL, que enfrentou o Brasil de Pelotas-RS, que jogaram antes em Maceió nesta sexta-feira (22.01).

Dentro de campo, o Cuiabá acabou derrotado por 3×1 para o Sampaio Corrêa, do Maranhão, mas isso não impediu a realização do feito. Há 35 anos uma equipe mato-grossense não disputava a primeira divisão do campeonato brasileiro. O último representante estadual na elite estadual foi o Operário de Várzea Grande, em 1986, quando os campeões estaduais se classificavam para a competição nacional, que contava com 48 participantes.

“Parabéns ao Cuiabá, à diretoria, aos jogadores e torcedores. Vamos fazer da nossa Arena Pantanal um palco de espetáculos do futebol, trazer um grande público para a nossa querida capital”, destacou o governador Mauro Mendes. Devido aos protocolos de segurança da Covid-19, o jogo desta sexta-feira (22) foi realizado sem público, assim como as demais partidas da Série B.

O Cuiabá Esporte Clube foi fundado em 2001 e desde então foi campeão mato-grossense nove vezes. Além disso, já ganhou duas vezes a Copa Verde, competição realizada entre equipes do Norte e Centro-Oeste. Em 2011 a equipe subiu da Série D para a Série C, e em 2018 conseguiu o acesso para a Série B. 

Veja Mais:  Sexta-feira (22): Mato Grosso registra 206.761 casos e 4.930 óbitos por Covid-19

“Estamos orgulhosos em ter Mato Grosso na elite do futebol brasileiro. O Governo do Estado está de braços abertos para apoiar todos os representantes do nosso futebol”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Envolvidos em roubo com restrição de liberdade da vítima são presos pela Polícia Civil no interior

Publicado


Dois envolvidos em um roubo majorado ocorrido no município de Tabaporã (643 km ao norte de Cuiabá), na véspera do ano novo, foram presos pela Polícia Civil em duas cidades do interior do estado.

Com auxílio da Delegacia de Roubos e Furtos de Sinop, a Delegacia de Tabaporã cumpriu um mandado de apreensão contra um adolescente identificado nas investigações como um dos envolvidos diretamente no crime.

Já o adulto, de 30 anos, foi preso pela Polícia Civil de Cáceres.

De acordo com o delegado de Tabaporã, João Antônio Batista Ribeiro Torres, a vítima, de 73 anos, estava em sua residência, no centro da cidade, quando foi rendida pelos criminosos armados, no dia 31 de dezembro. Os suspeitos roubaram a camionete modelo Toyota Hillux, dinheiro que estava em um cofre, cartões bancários com as senhas, joias e uma arma da vítima.

Os criminosos amarraram, vendaram a vítima e a levaram para Sinop, onde foi obrigada a permanecer vigiada pela dupla até o dia seguinte, quando o deixaram em uma área de mata.

O idoso relatou à Polícia que após ser deixado na mata caminhou até uma estrada e pegou uma carona para Sinop.

A camionete da vítima foi encontrada na zona rural de Sinop, queimada.

Após o registro do fato, a Polícia Civil de Tabaporã iniciou diligências até a identificação dos criminosos. O delegado representou à Justiça pela prisão do adulto e pela apreensão do adolescente, que à época do crime tinha 17 anos.

Veja Mais:  TCE-MT fiscaliza Centro de Vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá e pede lista nominal de vacinados

Os envolvidos responderão por roubo majorado com restrição de liberdade da vítima.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Multas de trânsito podem ser pagas com até 40% de desconto em aplicativo

Publicado


Mais de 74 mil motoristas de Mato Grosso já aderiram ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para obter de 20% a 40% de desconto no pagamento das multas de trânsito.

Conforme a Coordenadora de RENAINF e Defesa de Autuação do Detran-MT, Carine da Silva Bezerra, frequentemente o proprietário toma conhecimento das infrações de trânsito quando licencia o seu veículo. 

“Com a adesão ao SNE, além do pagamento das multas com os descontos de 20% e 40%, o proprietário do veículo é notificado do cometimento da infração de trânsito com maior rapidez, pois esta chega através do aplicativo, não sendo enviada via Correios. Desta forma, o condutor pode regularizar o veículo de forma imediata, bem como fazer a indicação de condutor enviando ao órgão autuador correspondente”, explicou Carine.

O SNE está disponível dentro do aplicativo Carteira Digital de Trânsito – que contém também a CNH e o CRLV digital. O aplicativo pode ser baixado em aparelho celular com sistema Android ou IOS.

Com o SNE o pagamento da multa pode ser feito com 20% de desconto para os condutores que desejarem entrar com recurso e com desconto de 40% para os proprietários que abrirem mão do recurso.

Para o pagamento, o usuário deve solicitar o código de barras da infração ou copiar o código para pagamento no aplicativo, instalado no smartphone, da agência bancária a qual é cliente.

Com a adesão do SNE por parte dos motoristas, o Detran-MT ainda economiza recursos públicos com a emissão e postagem das notificações via Correios, bem como os recursos emanados destas.

Veja Mais:  TCE-MT fiscaliza Centro de Vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá e pede lista nominal de vacinados

Em Mato Grosso, já aderiram ao sistema o Detran-MT, a Prefeitura de Cuiabá e a Prefeitura de Sinop. Órgãos Federais como PRF e DNIT também estão aderidos ao sistema.

SNE

Para ter acesso ao sistema, o proprietário do veículo deve baixar no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível no Google Play ou na Apple Store. Em seguida, o condutor cadastra seu veículo e inclui ou exclui veículos a qualquer tempo, podendo acompanhar de forma detalhada todas as informações.

Os cidadãos que possuem veículos registrados em seu nome, mas que não são habilitados, devem preencher os dados de: CPF, e-mail, senha, número e código de segurança do Renavam. Todas as informações cedidas são validadas na base do Renavam.

Os veículos cadastrados com CNPJ devem utilizar o SNE Web. A solução tem os mesmos benefícios e também garante até 40% de desconto nas infrações.

Pessoas físicas podem acessar as informações pelo aplicativo e pelo site (sne.denatran.serpro.gov.br). Já pessoas jurídicas acessam apenas pelo site, utilizando o certificado digital. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana